Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito

Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito PROVA MANHÃ Textos para as questões de 1 a 6 . Sobre o autor: Alphonsus de Guimaraen...
logotipo-unifenas-indagacao-indaguei
Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito

PROVA MANHÃ

Textos para as questões de 1 a 6.

Sobre o autor: Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) é considerado o maior poeta místico da Literatura Brasileira. Seu lirismo amoroso, quase sempre de caráter elegíaco, gravita em torno do amor e da morte, sendo decorrente de uma particularidade bastante pessoal: a morte de sua prima Constança. Esta parece, na maioria das vezes, identificada com a Virgem Maria, num clima permanente de sonho e de mistério. Trata-se, portanto, de um lirismo de base platônica, apresentando, não raro, uma tonalidade medieval, lembrando o amor cortês.

Texto 1: Eras a sombra no poente

Eras a sombra do poente
Em calmarias bem calmas;
E no ermo agreste, silente,
Palmeira cheia de palmas.

Eras a canção de outrora,
Por entre nuvens de prece;
Palidez que ao longe cora
E beijo que aos lábios desce.

Eras a harmonia esparsa
Em violas e violoncelos:
E como um voo de garça
Em solitários castelos.

Eras tudo, tudo quanto
De suave esperança existe;
Manto dos pobres e manto
Com que as chagas me cobriste.

Eras o Cordeiro, a Pomba,
A crença que o amor renova...
És agora a cruz que tomba
À beira de tua cova.
(Alphonsus de Guimaraens. Poesias – I.
Rio de Janeiro: Org. Smões, 1955, p.284.)


Texto 2: Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E no desvario seu
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao Céu,
Seu corpo desceu ao mar...
(Alphonsus de Guimaraens. Melhores Poemas.
Seleção: Alphonsus de Guimaraens Filho- 4ª
Ed. São Paulo: Global, 2001.p.101).

Nas questões de 1 a 3, siga o código.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- incorreto: II e III- corretos.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I- correto; II- incorreto; III- correto.

QUESTÃO 01
UNIFENAS 2019: I – Em ambos os textos, empregou-se o verso redondilho maior, o mais comum na lírica popular portuguesa, profundamente ligado à tradição poética e musical que remonta à Idade Média.

II – Ambos os textos, filiados ao Simbolismo, confirmam uma característica marcante dessa estética: o emprego de um vocabulário incomum, raro, exótico que, inclusive, compromete o entendimento do leitor.

III – No texto II, os dois versos finais de cada estrofe, além de se caracterizarem pela presença da antítese, apresenta o chamado paralelismo, o qual consiste na repetição da mesa estrutura sintática.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- incorreto: II e III- corretos.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I- correto; II- incorreto; III- correto.

GABARITO.

QUESTÃO 02
UNIFENAS 2019: I – No texto 2, a loucura e a morte são tematizados como elementos que permitem atingir o absoluto, uma vez que a personagem alcança, a um só tempo, a lua do céu (com a alma) e a lua do mar (com o corpo).

II – Em ambos os textos, observa-se o emprego de maiúsculas alegorizantes, as quais conferem aos vocábulos uma conotação mais expressiva, absolutizante , intensificando a dimensão metafísica dos versos.

III – Religiosidade, espiritualidade e misticismo são elementos recorrentes na estética simbolista, os quais estão presentes nos dois textos em questão.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- incorreto: II e III- corretos.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I- correto; II- incorreto; III- correto.

GABARITO.

QUESTÃO 03
UNIFENAS 2019: I – O sensorialismo, obtido por meio das sugestões de cor e de som, é bastante expressivo no texto II, mas não é um recurso significativo no texto I.

II – No texto I, especialmente nos três últimos versos, observa-se uma atmosfera lúgubre, reforçando ao tom geral do poema de desistência, de abandono da vida, o que faz lembrar o Romantismo.

III – O tom do texto II é de positividade: a personagem, através da loucura e da morte, atingiu seu objetivo, sendo, inclusive, favorecida por Deus, que se compadece de sua condição.

(A) I, II e III – corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- incorreto: II e III- corretos.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I- correto; II- incorreto; III- correto.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UNIFENAS 2019: Considere, tendo por base os textos, as seguintes afirmações.

I – O primeiro verso de cada estrofe do texto I, encerra, sem exceção, uma metáfora (emprego de uma palavra ou expressão por outra, por haver entre elas uma relação de semelhança).

II – A forma verbal “Eras”, repetida no início de cada verso do texto I, constitui exemplo de uma figura de construção denominada anáfora.

III – Na terceira estrofe do texto I, ocorrem, ao mesmo tempo, os seguintes recursos de estilo: metáfora, aliteração, assonância, comparação, zeugma.

IV – Em “Eras a canção de outrora” (texto I, estrofe 2), o vocábulo destacado formou-se pela mesmo processo verificado em todas os seguintes: boquiaberto, pernilongo, lobisomem, pontiagudo, natimorto, agridoce, planalto.

V – Em “Palidez que ao longe cora” (texto I, estrofe 2), o fonema destacado no vocábulo “palidez” preencherá todas as seguintes lacunas: torpe__a, catequi__ar, coti__ar, pequene__, destre__a, profeti__ar, aspere__a, reve__ar, economi__ado, vile__a, lhane__a, ironi__ar.

a) todas corretas, sem exceção.
b) todas corretas, com única exceção.
c) todas corretas, exceto I e V.
d) todas corretas, exceto IV e V.
e) todas corretas, exceto III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 05
UNIFENAS 2019: Avalie as seguintes afirmações sobre aspectos presentes nos textos em questão.

I – “Pôs-se na torre a sonhar...” (texto II, estrofe I)
*A função sintática destacada nesse verso será mantida em todos os seguintes : “No sonho em que se perdeu” (texto II, estrofe II)/ “Banhou-se toda em luar.” (texto II, estrofe II)/ “As asas que Deus lhe deu...” (texto II, estrofe 5).

II – “Na torre pôs-se a cantar...” (texto II – estrofe 3)
*Destacou-se nesse verso a função sintática que também ocorre, sem exceção, em todos os seguintes: “Estava perto do céu” (texto II, estrofe 3)/ “E no ermo agreste, silente...” (texto I, estrofe 1)/ “E beijo que dos lábios desce” (texto I, estrofe 2)/ “Com que as chagas me cobriste” (texto I, estrofe 4)

III – “És agora a cruz que tomba...” (texto 1, estrofe 5)
*A forma verbal destacada poderá sem mantida, sem qualquer alteração, nas lacunas dos seguintes períodos: Somos nós quem ____à beira de estrada./ À beira da estrada ____ele e todos os seus amigos./ Uma ou outra cruz ____à beira da estrada. / Alguns de nós ____à beira da estrada./ Grande número de soldados ____à beira da estrada.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 06
UNIFENAS 2019: Examine as seguintes afirmações quanto a aspectos presentes em ambos os textos.

I – “Com que as chagas cobriste” (texto I, estrofe 4)
*O segmento destacado nesse verso será mantido, sem nenhuma alteração, em todas as seguintes ocorrências: “São apenas palavras as armas ____combato meus inimigos. / “Esta é chave ____destranco qualquer dificuldade”, disse tal frase exibindo um maço de notas de dólar. / Deixo de lado as ideias ____não simpatizo./ Naquela ocasião, os amigos ____contamos eram muito poucos./ Qual o destino da caneta ____Getúlio Vargas assinou sua famosa carta-testamento?

II – “As asas para voar...” (texto II, estrofe 4)
*A palavra destacada estabelece uma relação entre “pendeu” (termo regente) e “voar” (termo regido). A mesma relação, quanto ao seu sentido, será mantida em todos os seguintes períodos: De madrugada, saíram a trabalhar./ Dei-lhe alguma coisa de comer./ Emocionado, eu a pedi em namoro./ Estou aqui - para o concurso de oratória./ Drummond nasceu para a poesia.

III – “E como um voo de garça” (texto I, estrofe 3)
*O processo pelo qual se formou o vocábulo destacado nesse verso é o mesmo também assinalado em todos os seguintes períodos: Peço-lhe uma ajuda material. / Não há castigo para quem diz a verdade./ Incomoda-me o choro dos famintos. / Entre amigos não deve haver nenhuma disputa.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 07
UNIFENAS 2019: Analise o heredograma abaixo.

unifenas-2019-analise-o-heredograma-abaixo

Os indivíduos marcados (5 e 7) são portadores de uma doença autossômica recessiva neurodegenerativa. O casal 3 x 4, preocupado com a genealogia paterna, resolve consultar um especialista.

A frequência do alelo recessivo nessa população é de 60%. Desconsidere fatores como mutação, seleção, migração, desvio meiótico e deriva genética. Qual a probabilidade desse casal ter uma criança com a anomalia?

a) 4%.
b) 8%.
c) 16%.
d) 25%.
e) 32%.

GABARITO.

QUESTÃO 08
UNIFENAS 2019: Sobre a teoria de Dixon, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A planta, através das folhas, perde água por transpiração sob condições de alta umidade do ar. O conteúdo celular fica mais concentrado, e a falta de água é reposta com água vinda das células vizinhas. Eventualmente, esta água pode provir diretamente dos vasos liberianos.

b) As folhas passam a exercer uma tensão ou força de sucção, que se faz sentir ao longo da coluna dos vasos lenhosos do caule.

c) Sujeitos a esta força de sucção, a água e os sais minerais circulam desde a raiz até às folhas, numa coluna contínua.

d) A continuidade da coluna líquida é explicada pelas forças de coesão das moléculas de água e adesão das moléculas de água às paredes dos vasos estreitos do xilema.

e) De acordo com a Teoria da Coesão-Tensão, a força propulsora para a ascensão da água pelo lenho está exatamente na perda de água pelas folhas ou, simplesmente, transpiração.

GABARITO.

QUESTÃO 09
UNIFENAS 2019: Identifique os processos biológicos abaixo.

I. É uma via metabólica para a síntese de carboidratos presente em certas espécies de plantas, especialmente plantas suculentas, sendo uma adaptação a condições áridas, onde os vegetais ficam expostos a uma grande luminosidade e estresse hídrico. Essas plantas possuem a capacidade de abrirem seus estômatos à noite e fechá-los durante o dia, reduzindo significativamente a perda excessiva de água e CO2. Em épocas de estiagem, algumas dessas plantas são capazes de manter seus estômatos fechados durante todos os períodos do dia.

II. O eucalipto, árvore originária da Austrália, é um ótimo exemplo de restrição germinatória. Suas folhas contêm substâncias que impedem ou reduzem a germinação de sementes de algumas espécies de plantas. Muitas pesquisas demonstram que os elementos químicos produzidos pelo eucalipto podem prejudicar o cultivo de algumas hortaliças.

III. O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

IV. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela cancerização das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.

Portanto, I, II, III e IV se referem, respectivamente, à(ao):

a) Hipótese da enzima fosforilase, antibiose, competição intraespecífica e tumor maligno;

b) Metabolismo ácido das crassuláceas, alelopatia, antibiose e neoplasia maligna;

c) Transporte ativo de potássio, amensalismo, antibiose e tumor benigno;

d) Metabolismo ácido das euforbiáceas, competição intraespecífica, sinfilia e neoplasia benigna;

e) Metabolismo ácido das crassuláceas, sinfilia, esclavagismo e neoplasia maligna.

GABARITO.

QUESTÃO 10
UNIFENAS 2019: Sobre as hipovitaminoses, considere:

I. Essa vitamina é de grande importância para o bom funcionamento cerebral, relaxamento do sistema nervoso e fortalecimento do músculo do coração. Quando, contudo, há carência dela no organismo desenvolve-se uma patologia conhecida como beribéri.

II. O escorbuto é uma doença atualmente rara que se manifesta através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao se escovar os dentes, e de difícil cicatrização. O seu tratamento é feito com a suplementação de vitamina, indicada pelo médico ou nutricionista.

III. A deficiência dessa vitamina é bastante rara em países desenvolvidos. Níveis baixos dos hormônios da tireoide podem levar à diminuição da absorção dessa vitamina. Os sintomas da hipovitaminose são lesões nos cantos da boca, problemas de pele, excesso de células sanguíneas, perda de cabelo e de peso, problemas reprodutivos e lesões no fígado e no sistema nervoso.

As vitaminas identificadas em I, II e III são, respectivamente:

a) piridoxina, ácido ascórbico e tiamina;

b) biotina, retinol e ácido pantotênico;

c) tiamina, ácido ascórbico e riboflavina;

d) cianocobalamina, riboflavina e nicotinamida;

e) riboflavina, tocoferol e filoquinona.

GABARITO.

QUESTÃO 11
UNIFENAS 2019: Sobre as bacterioses, examine as seguintes considerações.

I. A cárie dentária é causada pela ação de um ácido que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão, estando relacionada à presença de um agente bacteriano primordial. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal e a frequente ingestão de alimentos açucarados.

II. Escarlatina é uma reação do organismo à toxina bacteriana produzida principalmente durante uma amidalite ou dor de garganta. Em casos raros, esta reação pode ocorrer durante um episódio de erisipela ou impetigo. Além das doenças citadas anteriormente, esta bactéria é a mesma que provoca glomerulonefrite infecciosa aguda e febre reumática. A toxina desencadeia uma reação inflamatória na pele, com típicas manchas vermelhas. Afeta principalmente crianças de 5 a 15 anos. Após essa idade, os indivíduos adquirirem imunidade à toxina produzida pela bactéria. É uma bactéria extremamente contagiosa, e com apenas 12 horas de contágio, o indivíduo já pode transmiti-la, mesmo sem sintomas aparentes. Uma curiosidade: o nome da doença é devido à cor das manchas que são vermelho escarlate, daí o nome escarlatina.

Os agentes etiológicos da cárie dentária e da escarlatina são, respectivamente:

a) Clostridium perfringens e Treponema durans;

b) Rickettsia prowazekii e Treponema pallidum;

c) Treponema durans e Staphylococcus aureullus;

d) Streptococcus mutans e Streptococcus pyogenes;

e) Escherichia coli e Clostridium perfringens.

GABARITO.

QUESTÃO 12
UNIFENAS 2019: Sobre os tecidos vegetais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os meristemas primários são provenientes do sistema embrionário, localizam-se no ápice da raiz e do caule e são responsáveis pelo crescimento longitudinal (em altura) desses órgãos vegetais. São divididos em protoderme ou dermatogênio, que dá origem à epiderme; meristema fundamental ou periblema, que origina os tecidos fundamentais e o procâmbio ou pleroma, que dá origem aos tecidos vasculares primários.

b) Os meristemas secundários, câmbio e felogênio, são responsáveis pelo crescimento diametral (em espessura) da raiz e do caule de árvores e arbustos. O câmbio forma células do líber ou floema para o lado externo, e células do lenho ou xilema para o lado interno. O felogênio forma súber ou cortiça para o lado externo, e células de um parênquima chamado feloderma, para o lado interno.

c) Os tecidos de sustentação são divididos em colênquima e esclerênquima. O colênquima é composto de células vivas, com cloroplastos e ocorre em caules verdes e no pecíolo das folhas. O esclerênquima é formado por células mortas ricas em lignina (polímero fenólico).

d) Os tecidos de condução são responsáveis pelo transporte das seivas inorgânica e orgânica. O lenho é o tecido especializado em transporte de seiva bruta, formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignificada. O líber tem a função de conduzir a seiva elaborada e é constituído por células vivas, alongadas, com paredes transversais dotadas de poros e anucleadas.

e) O caule de uma árvore periodicamente cresce em espessura. Esse crescimento força a ruptura do súber, que racha em muitos pontos e acaba se descascando juntamente com outros tecidos. Antes, porém, a árvore elabora novo súber, que substituirá o que vai cair. A este material periodicamente descascado dá-se o nome de ritidoma ou lenticela que, antes da queda, substitui os estômatos permitindo a aeração do caule e a formação do aerênquima.

GABARITO.

QUESTÃO 13 - ANULADA.

QUESTÃO 14
UNIFENAS 2019: As essências são usadas na indústria alimentícia porque são capazes de conferir variados aromas e sabores aos produtos artificiais. Nos alimentos naturais, o sabor depende de uma série de compostos químicos como os açúcares, responsáveis pelos sabores adocicados e os ácidos, que dão o sabor azedo.

Já nos alimentos industrializados, é preciso usar extratos naturais ou flavorizantes para se chegar a um gosto semelhante ao real. Por exemplo, o sabor e aroma de fruta, adicionados aos sucos artificiais, gomas de mascar, bombons, gelatinas, sorvetes e iogurtes, são efeitos das essências de ésteres. Confira alguns exemplos:

• Acetato de pentila: esse aromatizante do grupo de ésteres é responsável pelo aroma artificial de banana
nos produtos.

• Etanoato de butila: é a essência que dá o sabor de maçã verde às gomas de mascar, balas, sucos, entre outros.

• Butanoato de etila: esse é o éster utilizado nos alimentos para fornecer o aroma de abacaxi.

• Metanoato de etila: o metanoato de etila está presente nos itens com aroma artificial de groselha.

• Acetato de propila: a presença desse éter nos alimentos confere-lhes o sabor artificial de pera.

Das reações abaixo, a que representa a formação do éster responsável pelo aroma artificial de groselha é:

a) CH3COOH + CH3OH →
b) CH2O + CH3COOH →
c) CH3CH2OH + CH3COOH →
d) CH3CH2OH + HCOOH →
e) HCOOH + CH3OH →

GABARITO.

QUESTÃO 15
UNIFENAS 2019: O fosfato de sódio pode ser produzido pela reação entre soda cáustica e ácido fosfórico, segundo a equação não balanceada

NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + H2O

Considere a mistura de 10 mols de hidróxido de sódio com 2,5 mols de ácido fosfórico. Marque a alternativa que contenha a massa em gramas do reagente que sobrará após o término da reação, o reagente limitante e o número de mols do fosfato de sódio formado.

Dados:
Na=23g/mol O=16g/mol H=1g/mol P=31g/mol

a) 100g, NaOH e 410 mol.
b) 7,5g, NaOH e 164 mol.
c) 300g, H3PO4 e 2,5 mol.
d) 100g, H3PO4 e 2,5 mol.
e) 300g, NaOH e 7,5 mol.

GABARITO.

QUESTÃO 16
UNIFENAS 2019: Considere quatro soluções aquosas:

I - 1,0 mol/L de cloreto de sódio (α=100%).

II - 2,4 mol/L de glicose.

III - 0,6 mol/ L de cloreto de magnésio (α=100%).

IV – 0,3 mol/ L de sulfato de alumínio (α=100%).

Analise as afirmativas e marque a única correta.

a) a solução IV possui maior pressão de vapor.

b) a solução que possui maior temperatura inicial de ebulição é a I.

c) as temperaturas iniciais de ebulição das soluções I e II são iguais.

d) a solução que apresenta menor pressão osmótica é a III.

e) a solução com menor ponto inicial de congelação é a IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UNIFENAS 2019: Há centenas de anos, o sabão era feito a partir da fervura de gordura animal com água e cinzas. Hoje sabemos o princípio geral da esterificação e podemos dizer que a produção de sabão se dá pelo processo oposto, ou seja, pela hidrólise de um óleo ou uma gordura.

Assinale a alternativa que contém a substância mais apropriada para ser usada como sabão.

a) CH3(CH2)5COO⁻Na⁺

b) CH3(CH2)16COO⁻Na⁺

c) CH3(CH2)15CH3

d) CH3(CH2)3COH

e) CH3(CH2)5NH2

GABARITO.

QUESTÃO 18
UNIFENAS 2019: Considere os seguintes compostos orgânicos:

I – etilmetilamina
II – heptan-2-ona
III – pent-2-eno
IV- propilamina
V- butanoato de metila
VI - heptan-3-ona
VII – ácido pentanoico

Identifique o que for correto.

a) Os compostos I e IV são isômeros de posição.

b) Os compostos V e VII são isômeros de cadeia.

c) O composto II é isômero de posição do composto VI.

d) O composto III pode apresentar isômeros ópticos.

e) O composto V é um ácido carboxílico e o composto VII um éster.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UNIFENAS 2019: Sobre um corpo de 2 Kg, atua a força resultante que incrementa ao corpo uma aceleração de 5 m/s². Caso esta mesma força resultante, atue sobre outro corpo de 4 Kg, o módulo da aceleração que o corpo adquirirá, em m/s², será de:

a) 10.
b) 8.
c) 5,5.
d) 3,5.
e) 2,5.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UNIFENAS 2019: Numa plaqueta metálica de um projetor de multimídia, estão escritos a intensidade de corrente elétrica, 10 A e a tensão 110 V. Qual é o consumo de energia elétrica mensal (30 dias), em KWH?

Sabe-se que, em média, o equipamento permanece funcionando 5 horas por dia.

a) 165.
b) 155.
c) 145.
d) 126.
e) 110.

GABARITO.

QUESTÃO 21
UNIFENAS 2019: Um novo planeta, descoberto recentemente, possui o triplo da massa da Terra e seu raio é a metade do raio da Terra. Sabendo-se que a gravidade na superfície da Terra é g, encontre o valor da aceleração da gravidade na superfície deste novo planeta.

a) g/4.
b) g/2.
c) g.
d) 7g.
e) 12 g.

GABARITO.

QUESTÃO 22
UNIFENAS 2019: Sobre capacitores, assinale V para verdadeiro e F para falso.

I. Os capacitores podem ser esféricos, cilíndricos e planos.

II. A unidade de capacitância, no sistema internacional, é FARADAY.

III. A capacitância é uma grandeza diretamente proporcional à área da placa do capacitor e inversamente proporcional à distância que separa as suas placas.

IV. A energia potencial armazenada nas placas do capacitor pode ser dada por: Epot=Q.U/2

a) V – V – V – V.
b) V – F – V – V.
c) V – V – F – V.
d) F – V – V – V.
e) F – V – F – V.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UNIFENAS 2019: Um objeto real é colocado, segundo as condições de Gauss, diante de um espelho esférico convexo, posicionado a uma distância igual a 1,5f, onde f é a distância focal. Quais são as características da imagem fornecida?

a) Real, direita e menor.
b) Virtual, direita e maior.
c) Virtual, direita e menor.
d) Real, invertida e maior.
e) Imprópria.

GABARITO.

QUESTÃO 24
UNIFENAS 2019: Considerando que a RÁDIO UNIFENAS, localizada em Alfenas, transmita na frequência de 100 MHz e que a velocidade de propagação das ondas seja de 3.10⁸ m/s, determine, em função do comprimento de onda, λ, o espaço percorrido pela onda em 1 milionésimo de segundo.

a) 1λ.
b) 10λ.
c) 100λ.
d) 1000λ.
e) 10000λ.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UNIFENAS 2019: Um balde de plástico tem o formato de um tronco de cone, cujos raios das bases são: 5 e 2 e que possua geratriz igual a 5.

Obtenha a área lateral do balde.

a) 10π.
b) 15π.
c) 20π.
d) 35π.
e) 40π.

GABARITO.

QUESTÃO 26
UNIFENAS 2019: Sendo dados: sen(x) = 0,8 e cos (x)= 0,6, qual é o valor do sen(2x)?

a) 0,96.
b) 0,90.
c) 0,80.
d) 0,70.
e) 0,60.

GABARITO.

QUESTÃO 27
UNIFENAS 2019: Um triângulo possui os seguintes lados: 12, 16 e 20. Encontre o raio da circunferência inscrita neste triângulo.

a) 2.
b) 3.
c) 4.
d) 5.
e) 6.

GABARITO.

QUESTÃO 28
UNIFENAS 2019: Pensando-se no triângulo de Pascal, qual é a soma dos números que estão localizados na quinta linha?

a) 45.
b) 39.
c) 28.
d) 21.
e) 16.

GABARITO.

QUESTÃO 29
UNIFENAS 2019: Caso um triângulo cujos lados são: 9, 12 e 15 esteja circunscrito a uma coroa circular, cujo menor raio seja igual a 1; qual é a área da coroa circular?



GABARITO.

QUESTÃO 30
UNIFENAS 2019: Na tabela periódica dos elementos químicos, segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), existem 118 elementos, dos quais existem os metais representativos, metais de transição (números atômicos de 21 a 112) dos quais temos duas séries: a dos lantanídeos (números atômicos de 57 a 71) e a dos actinídeos (números atômicos de 89 a 103), acrescidos de semimetais, não metais e gases nobres.

Qual é a probabilidade de escolhermos, aleatoriamente, um lantanídeo na tabela periódica?

a) 15/118.
b) 13/118.
c) 21/112.
d) 19/118.
e) 15/103.

GABARITO.

QUESTÃO 31
Leia o fragmento a seguir:

Jogadores da Suíça são investigados pela Fifa por comemoração polêmica
Xhaka e Shaqiri festejaram gols contra Sérvia com gestos imitando bandeira da Albânia, o que pode ser interpretado como provocação política.

Jogadores da Suíça são investigados pela Fifa por comemoração polêmica

Disponível em: http://www.paraiba.com.br/2018/06/25/
03156-fifa-multa-jogadoressuicos-alem-de-tecnico-e-
presidente-da-federacao-servia. Acesso em 18.jul.2018

A Fifa anunciou neste sábado (23/6) que o seu Comitê Disciplinar vai investigar os gestos de Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri nas comemorações dos gols da Suíça na vitória sobre a Sérvia por 2 x 1, na sexta-feira, pelo Grupo E da Copa do Mundo 2018. Ambos os jogadores, que tem origem em Kosovo festejaram seus gols com as duas mãos formando uma águia sobre o peito. A ave aparece na bandeira albanesa.

De acordo com a Fifa eles desrespeitaram o artigo 57 do Código Disciplinar por "comportamento contrário aos princípios do fair play. As comemorações geraram rápida
polêmica, ao fim da partida. (...).”

*Fair play: expressão do inglês que significa modo leal
de agir; conduta ética no meio esportivo.
Disponível em: https://www.metropoles.com/esportes/futebol/
jogadores-da-suica-sao-investigados-pela-fifa-porcomemoracao
-polemica. Acesso em 18.jul.2018. Com adaptação.

UNIFENAS 2019: Considerando o episódio exposto no fragmento e mais seus conhecimentos relacionados à geopolítica da região dos Bálcãs, em especial sobre a questão iugoslava, assinale a alternativa correta.

a) O reino da Iugoslávia foi o último reduto socialista europeu a ingressar no bloco capitalista no limiar do século XX.

b) A república da Sérvia, que compõe a atual Iugoslávia, opõe-se à Albânia pelo fato desse país apoiar a causa nacionalista pró-independência da República de Kosovo.

c) A Albânia reconhece e apoia a existência do estado de Kosovo, cuja população é de maioria albanesa. Kosovo separou-se da Sérvia ao declarar sua independência unilateral em 2008, não reconhecida por outros estados, entre eles, os adversários desta partida na Copa.

d) A população de maioria albanesa em Kosovo deseja anexar seu território à Albânia, fato não aceito pela Sérvia por considerar Kosovo parte integrante do seu país.

e) Os jogadores da seleção Suíça Xhaka e Shaquiri, ambos de origem kosovar, fizeram referência à bandeira da Albânia, após marcarem os gols suíços, por apoiarem a proposta de anexação de Kosovo ao território albanês através do projeto separatista “Sociedade Unificada”, opondo-se à rival Sérvia, que não apoia esta ideia.

GABARITO.

QUESTÃO 32
Os Javalis Selvagens: as histórias dos garotos que saíram da caverna

Resgate de time de crianças tailandesas foi finalizado nesta terça-feira. Alguns dos garotos sonham com a seleção do país.

A Copa do Mundo da esperança tem um campeão. O time de futebol amador tailandês Moo Pa, ou Javalis Selvagens, foi resgatado com vida do complexo de cavernas de Tham Luang, em Bangkok, capital da Tailândia, na manhã desta terça-feira, 10/07, após ter entrado no local no dia 23 de junho, para uma trilha no intervalo de um treino. Eles já conheciam a região, mas foram surpreendidos por uma tempestade, que inundou os túneis do complexo de cavernas, no norte do país. (...).”
Disponível em: https://www.terra.com.br/esportes/lance/os-javalis-selvagens-as-historias-dos-garotos-que-sairam-dacaverna,eb1ceacd2b8e9f0a98176cbbb6c2d2b4fe3n2m9q.html. Acesso em 19.jul. 2018. Com adaptação.

UNIFENAS 2019: Posicionada no sudeste asiático, a região tailandesa é influenciada pelo.

a) Clima mediterrâneo, marcado por verões chuvosos e invernos secos.

b) Clima temperado oceânico, que nesta época do ano provoca chuvas torrenciais com grandes inundações em toda a Tailândia e até em outros países.

c) Clima equatorial, com chuvas anuais e abundantes em todo o país, acarretando fortes tempestades tropicais.

d) Clima mesotérmico úmido, com duas estações bem definidas, verões brandos e chuvosos e invernos amenos e com fortes estiagens.

e) Clima tropical monçônico, que, em meados do ano, durante o verão, favorece a ocorrência de chuvas e até inundações em certas áreas do país, causadas pelo avanço de ventos úmidos em direção ao continente.

GABARITO.

QUESTÃO 33
Analise a imagem a seguir:

jerusalem is the capital of palestine

UNIFENAS 2019: O conteúdo implícito na charge faz uma referência crítica à (ao)

a) Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas.

b) Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região.

c) Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino.

d) Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel.

e) Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional.

GABARITO.

QUESTÃO 34
UNIFENAS 2019: Considere a imagem a seguir:

manifestações de ódio nas redes sociais

Tendo em vista os dados apresentados na imagem a respeito do crescimento das manifestações de intolerância nas redes sociais globais, em especial, no Brasil, analise as assertivas a seguir.

I - O avanço da “Era da Informação” verificado nas últimas décadas proporcionou intercâmbios globais, a exemplo do uso da internet, porém facilitou, através das mídias sociais, o alcance de diferentes posicionamentos de ideias, entre eles, os episódios de intolerância, que ganham cada vez mais exposição pública em escala global.

II - Problemas de ordem econômica e política e a falta de perspectivas de ascensão social fomentam a proliferação de posicionamentos extremistas, xenófobos, racistas e de intolerância cultural nos meios digitais.

III - No período considerado, a apologia e incitação ao crime contra a vida e os posicionamentos racistas abrangem os maiores percentuais sobre o tipo de denúncias de crimes cibernéticos no Brasil.

IV - O mundo virtual é hoje uma forma dinâmica e rápida dos usuários intolerantes se manifestarem e ampliarem o seu alcance. Assim, a intolerância nas redes é resultado direto de desigualdades e preconceitos sociais em geral, sendo, portanto, uma invenção da internet.

Dos itens acima, estão corretos

a) Todos, exceto I.
b) Todos, exceto II.
c) Todos, exceto III.
d) Todos, exceto IV.
e) Todos.

GABARITO.

QUESTÃO 35
Leia o trecho da canção apresentada a seguir:

Nuvem Passageira
Hermes de Aquino

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai.
(...)

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar.
(...).
Disponível em: https://www.letras.mus.br/hermes-deaquino/46354/. Acesso em 19.jul.2018

UNIFENAS 2019: A respeito do trecho da canção destacada pelos versos acima, relacionado às condições do tempo atmosférico que caracterizam padrões climáticos de um lugar, especialmente sobre determinados tipos de precipitações no globo, observa –se corretamente que:

a) As nuvens passageiras provocam as chuvas orográficas, comuns na região pantaneira e no litoral atlântico do Brasil, especialmente nos trechos serranos do Sudeste, serras do Mar e do sistema Mantiqueira.

b) A quantidade e periodicidade de chuva de uma região dependem fundamentalmente de dois fatores climáticos: a pressão atmosférica que orienta a direção dos ventos e a duração do tempo de permanência das nuvens em um determinado lugar.

c) A direção dos ventos sentido oceano-continente, entre dezembro a março, acarreta as monções de verão, com chuvas torrenciais no sudeste asiático.

d) As chuvas convectivas são formas de precipitações predominantes na zona climática temperada do globo, tendo o relevo como fator determinante de sua ocorrência.

e) As chuvas frontais são formadas a partir do encontro ou choque entre duas massas de ar com características opostas, ou seja, quentes e frias. São comuns no litoral sul do Brasil.

GABARITO.

QUESTÃO 36
Observe a charge abaixo para responder à questão.

Sim, aceito

UNIFENAS 2019: As charges correspondem a um estilo de ilustração que tem por finalidade tecer algum tipo de crítica sobre variadas situações do cotidiano. Sobre o contexto da ilustração do chargista Duke, assinale a alternativa incorreta.

a) Cada vez mais se consolida na sociedade atual uma forma ainda mais integrada no modo de se comunicar, marcada pela lógica da comunicação em redes.

b) As transformações tecnológicas proporcionadas pelo avanço do meio técnico-científico-informacional favorecem uma maior interatividade digital na sociedade atual.

c) A Era da Informação, que caracteriza o século atual, propicia novos hábitos comportamentais e de cultura de massa; maior inclusão social e rompe com padrões tradicionais como as mudanças verificadas nas celebrações matrimoniais atuais, a exemplo do diálogo implícito no conteúdo da charge.

d) Verifica-se no mundo atual uma convergência da cultura e da técnica favorecida e articulada pelas tecnologias digitais que atuam na formação de ciberespaço, consolidando cada vez mais uma maior interação entre pessoas em diferentes lugares.

e) A interconexão mundial de computadores abriga um amplo universo de informações de alcance planetário, com os meios digitais sendo utilizados como ferramentas para os mais variados intercâmbios via internet, onde as pessoas compartilham vivências e experiências comuns, entre outros vínculos e interesses.

GABARITO.

QUESTÃO 37
UNIFENAS 2019: Houve duas razões principais para a guerra. A primeira foi a pretensão de Eduardo III, rei da Inglaterra, ao trono francês. Em 1337, intitulando-se rei da França, iniciou a invasão a fim de fazer valer os seus direitos.

A segunda causa da guerra era de natureza econômica. A Flandres, rica região produtora de tecidos, servia de disputa entre franceses e ingleses.

Assinale a alternativa que aponta corretamente a guerra ao qual o texto faz referência.

a) Guerra Santa.
b) Guerra dos Cem Anos.
c) Guerra das Duas Rosas.
d) Guerra Franco-Prussiana.
e) Guerra dos Reis.

GABARITO.

QUESTÃO 38
UNIFENAS 2019: Embora seja episódio menos difundido do que a França Antártica, uma outra invasão francesa ao Brasil provocou riscos muito maiores à soberania lusa na América Portuguesa, ameaçando gravemente a unidade territorial da colônia por mais de uma década. Foi a ousada aventura colonizadora da chamada “França Equinocial”.
(Brasil Uma História, Eduardo Bueno, ed. Leya, SP, 2012, p. 84).

A ocupação francesa, que deu origem à chamada “França Equinocial,” ocorreu

a) na Bahia.
b) no Rio de Janeiro.
c) em Pernambuco.
d) no Pará.
e) no Maranhão.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UNIFENAS 2019: A arte barroca nasceu na Península Itálica no final do século XVI e difundiu-se por países católicos da Europa, como Portugal, Espanha e França, e posteriormente, pela América. Com o objetivo de educar pelo olhar, convencer e envolver emocionalmente o observador, o estilo barroco utilizou-se excessivamente do esplendor, da exuberância, da dramaticidade, da exaltação dos sentimentos e da religiosidade católica.

Considerando as informações contidas no texto, podemos afirmar que o surgimento da arte barroca pode ser relacionado

a) ao fortalecimento da nobreza feudal europeia.

b) ao apoio dos religiosos católicos ao antropocentrismo renascentista.

c) ao movimento da contrarreforma católica.

d) à crise da atividade comercial italiana.

e) à decadência do absolutismo monárquico.

GABARITO.

QUESTÃO 40
UNIFENAS 2019: D. Pedro I foi capaz de atrair os conservadores para o golpe que fechou a Assembleia Constituinte. Os parlamentares, com José Bonifácio à frente, resistiram e foram presos ou deportados. A Constituição apresentou uma divisão de poderes mais palatável ao Imperador. No lugar dos três poderes tradicionais, Executivo, Legislativo e Judiciário, incluiu um quarto, o Moderador, definido no artigo 98 da Carta como a “chave de toda a organização política”.
(História do Brasil Nação, 1808-2010, vol. 1, ed. Objetiva, RJ, 2011, p.198).

O episódio do fechamento da Assembleia Constituinte, em 1823, ficou conhecido na história brasileira como

a) golpe da maioridade.
b) noite das garrafadas.
c) golpe conservador.
d) noite da agonia.
e) avanço liberal.

GABARITO.

QUESTÃO 41
“Enterrem os políticos corruptos” era um dos slogans de uma manifestação da década de 1920 de um grupo de mulheres japonesas, vestidas na última moda ocidental. As mulheres foram essenciais para a industrialização do Japão, constituindo mais de oitenta por cento dos operários têxteis. O direito de comparecer a manifestações públicas foi conquistado por elas em 1922, mas o de votar só chegou em 1946.
(O Mundo em Armas, Abril Livros, RJ, 1992, p.116).

UNIFENAS 2019: Tendo como base a leitura do texto, é possível afirmar que o direito de voto das mulheres japonesas foi alcançado

a) ainda no século XIX, na transição para a economia de mercado.

b) no início do século XX, durante a chamada Era Meiji.

c) logo após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.

d) devido à participação do país na elaboração do Tratado de Versalhes.

e) somente nos dias atuais, após a Guerra Fria.

GABARITO.

QUESTÃO 42
UNIFENAS 2019: O fim do regime monárquico, em 1889, facilitou a aproximação do Brasil com seus vizinhos continentais, todos sob regime republicano, rompendo o isolamento político em que o país se encontrava. Esse quadro não oculta, entretanto, o fato de que a Primeira República testemunhou altos e baixos na política externa em relação aos países vizinhos. Fato importante e dramático foi a disputa territorial com a Bolívia, que envolvia, dentre outras, coisas os lucros da exploração da borracha.

A vitória do Brasil, na questão mencionada no texto, permitiu a incorporação do seguinte território:

a) Acre.
b) Amazonas.
c) Tocantins.
d) Mato Grosso.
e) Goiás.

GABARITO.

PROVA TARDE

Nas questões de 1 a 6, utilize os textos a seguir.

O autor: Marcus Vinícius de Melo Moraes (1913-1980) formou-se em Direito e ingressou ,em 1946, na carreira diplomática. Como poeta, atingiu seu ponto mais alto por meio de um lirismo amoroso de tom erótico em que a mulher torna-se o tema principal. Glorificando o amor físico, sem qualquer traço de moralismo, Vinícius de Moraes, exibe sempre, através de seus versos, forte paixão e amor pela vida – panteísmo erótico. Além de poeta, foi cronista e autor de textos teatrais .Grande parte de sua fama decorre especialmente da projeção adquirida com a Bossa-Nova e a MPB. Convém assinalar que ele nunca se definia como músico, não separando o letrista (e eventualmente cantor) do poeta propriamente dito. Era só o poeta, ou o “poetinha”, como era tratado com carinho.

Texto I - Soneto da Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face de maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quer vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Texto II -Soneto do maior amor

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê triste, dá risada.

E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida mal-aventurada.

Louco amor meu, que quando toca, fere
E quando fere vibra, mas prefere
Ferir a fenecer – e vive a esmo

Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido, delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.
Fonte: Vinícius de Moraes/ seleção de textos,
notas, estudo biográfico, histórico e crítico e exercícios
por Carlos Filipe Moisés. S. Paulo: Abril Educação, 1980.
- Literatura Comentada . Página 34.

Nas questões de 1 a 3, siga o código:

(A) I, II e III- corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- correto; II- incorreto; III- correto.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I e II – incorretos; III – correto.

QUESTÃO 01
UNIFENAS 2019: I – Ambos os textos apresentam uma estrutura formal, além da clareza e da concisão da linguagem que, assim, recuperam características clássicas.

II – Ambos os textos filiam-se à tradição maneirista de Camões, sobretudo pelo emprego expressivo de oposições.

III – Usando rima e métrica tradicional, o autor destes sonetos vai ao encontro de um propósito dos modernistas brasileiros do primeiro momento, que têm com meta a valorização de autores clássicos.

(A) I, II e III- corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- correto; II- incorreto; III- correto.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I e II – incorretos; III – correto.

GABARITO.

QUESTÃO 02
UNIFENAS 2019: I – No texto I, a voz poética estabelece um plano, um projeto de amor. Assim, entende—se que a “fidelidade” do título não é dirigida a alguém em especial, mas à ideia do amor.

II – No texto II, para a voz poética, o amor verdadeiro (“maior amor”) é aquele que traz paz e tranquilidade ao “amado coração”, não se resumindo apenas a uma aventura.

III – No texto I, a voz poética considera que o amor deve ser vivido em sua totalidade, o que inclui momentos de alegria e momentos de tristeza.

(A) I, II e III- corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- correto; II- incorreto; III- correto.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I e II – incorretos; III – correto.

GABARITO.

QUESTÃO 03
UNIFENAS 2019: I- Para ser intenso, o amor tem que ser finito, pois, dessa maneira, não corre o risco de se extinguir na apatia e no marasmo. É o que afirma a voz poética do texto I.

II – No texto II, fica claro que, para se manter vivo, o amor não pode se concretizar; por isso, a voz poética resiste a ele.

III – “Mas que seja infinito enquanto dure” (texto I) e “fiel à sua lei de cada instante” (texto II) são versos que contrapõem concepções totalmente opostas sobre o amor.

(A) I, II e III- corretos.
(B) I e II – corretos; III- incorreto.
(C) I- correto; II- incorreto; III- correto.
(D) I- incorreto; II- correto; III- incorreto.
(E) I e II – incorretos; III – correto.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UNIFENAS 2019: Avalie as seguintes afirmações sobre aspectos presentes nos textos.

I – Suprimindo-se o acento gráfico do vocábulo angústia (texto 1 – terceira estrofe), obtém-se uma forma verbal correta, tal como ocorrerá em todas as seguintes palavras: água, secretária, mágoa, remédio, mobília, rótulo, módulo.

II – Em “De tudo, ao meu amor serei atento” (texto I – primeira estrofe) e “Fiel à sua lei de cada instante” (texto II – quarta estrofe), destacaram-se termos de igual função sintática.

III – Os vocábulos encantE, procurE, vivE, amA, possA, durE, presentes nos versos do texto I, têm destacados, sem exceção, o mesmo elemento mórfico.

IV- Na segunda estrofe do texto I, ocorreram, pela ordem dos versos, as seguintes figuras de linguagem: hipérbato, catacrase, pleonasmo e antítese.

V- “Maior amor nem mais estranho eXiste”(texto I, primeira estrofe). O fonema destacado em “existe” preencherá todas as seguintes lacunas: en__urrada, en__erido, deslei__o, mi__órdia, me__ilhão, en___ovalhar, en___aqueca, ___ilogravura, sei__o, __isto.

a) todas corretas, sem exceção.

b) todas corretas, com única exceção.

c) todas corretas, exceto I e III.

d) todas incorretas, com única exceção.

e) todas incorretas, exceto II e V.

GABARITO.

QUESTÃO 05
UNIFENAS 2019: Avalie as afirmações feitas sobre certas ocorrências dos textos em questão.

I – “QUE mesmo em face de maior encanto...” (texto I, primeira estrofe)
*A conjunção destacada nesse verso terá seu valor semântico mantido em todas as seguintes ocorrências: Fiquei tão nervoso que mal podia respirar./ Fiquei muito tempo fora do país, de modo que desaprendi certas palavras./ Não podem ver uma moça bonita sem que lhe dirijam elogios duvidosos./ Tamanho foi meu espanto que me faltaram palavras./ Chovia que era um horror.

II – “E quando a sente alegre, fica triste/E se a descontente, risada.” (texto II- primeira estrofe)
*Nesses versos, destacaram-se, com única exceção, verbos de ação transitiva.

III- “Quem sabe a morte, angústia de quem vive/ Quem sabe a solidão, fim de quem ama” (texto I, terceira estrofe)
*Os segmentos sublinhados nesses versos enquadram-se na seguinte definição: “palavra ou expressão que explica ou esclarece outro termo da oração”.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 06
UNIFENAS 2019: Avalie as afirmações feitas sobre aspectos constantes dos textos em questão.

I – “Ferir a fenecer – e vive a esmo...” (texto II, terceira estrofe)
*A forma verbal destacada poderá preencher todas as seguintes lacunas: Nenhum de nós ____como gostaria./ A maior parte dos homens _____muito longe da verdade./ _____ela e eu neste fim de mundo. / Uma ou outra pessoa_____da caridade alheia. / _____na minha aldeia um grande número de imigrantes. / Um prefeito, um governador, um presidente ______de votos.

II- “Mais da eterna aventura em que persiste...” (texto 2, segunda estrofe)
*O segmento assinalado neste verso se manterá o mesmo, sem nenhuma alteração, em todas as seguintes ocorrências: A cidade _____chegamos não tinha nenhuma rua calçada./ São incontáveis as ciladas ______cairemos ao longo da vida./ O banco _____mais confiava foi à falência./ Quais são os amigos _____você mais acredita? / Comprei um sítio _____desejo descansar todos os finais de semana.

III- “Mas que seja infinito enquanto dure” (texto I, quarta estrofe)
*O recurso (ou figura) de linguagem usado neste verso consta, sem exceção, das seguintes ocorrências: “Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultrafechado” (Drummond)// “Começa o mundo enfim pela ignorância,/E tem qualquer dos bens por natureza/A firmeza somente na inconstância.” (Gregório de Matos)// “A explosiva descoberta/Ainda me atordoa./Estou cego e vejo. Arranco os olhos e vejo.” (Drummond)// “O tempo cobre o chão de verde manto,/que já coberto foi de neve fria,/e, enfim, converte em choro o doce canto.” (Camões)//”Enquanto com gentil descortesia/o ar, que fresco Adônis te namora...” (Gregório de Matos)

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II, III.

GABARITO.

QUESTÃO 07
UNIFENAS 2019: Analise parte de uma árvore genealógica como abaixo descrito:


Considere que, no heredograma, os indivíduos marcados (5 e 7) são portadores de uma doença autossômica recessiva e que os indivíduos 3 e 6 são clinicamente normais e homozigotos. Desconsidere qualquer influência da consanguinidade na manifestação da patologia.

Qual a probabilidade do casal 8 x 9 ter duas crianças, em duas gestações consecutivas, portadoras dessa anomalia?

a) 1/4.
b) 1/12.
c) 1/36.
d) 1/72.
e) 1/144.

GABARITO.

QUESTÃO 08
UNIFENAS 2019: Sobre a Teoria de Münch, indique a alternativa INCORRETA.

fluxo em massa de água e açúcar

a) O tubo de vidro 1 corresponde ao lenho e o tubo de vidro 2 ao líber; enquanto que o osmômetro 1 corresponde a uma célula do parênquima foliar e o osmômetro 2, a uma célula da raiz;

b) As células do parênquima foliar realizam fotossíntese e produzem glicose. A concentração dessas células aumenta, o que faz com que absorvam água do xilema. O excesso de água absorvida é deslocado para o floema, arrastando moléculas de açúcar em direção aos centros consumidores ou de reserva.

c) Observando a figura, conclui-se que haverá ingresso de água por osmose, do frasco A para o osmômetro 1, e do frasco B para o osmômetro 2. No entanto, como a solução do osmômetro 1 é mais concentrada, a velocidade de passagem de água do frasco A para o osmômetro 1 é maior.

d) Como o osmômetro 2 passa a receber mais água, esta passa para o frasco B. Do frasco B, a água passa para o tubo de vidro 2, em direção ao frasco A.

e) Por essa teoria, o transporte de compostos orgânicos seria devido a um deslocamento rápido de moléculas de água que arrastariam, no seu movimento, as moléculas em solução. É a teoria do arrastamento mecânico da solução, também chamada de teoria do fluxo em massa da solução.

GABARITO.

QUESTÃO 09
UNIFENAS 2019: Sobre o tecido sanguíneo, marque a alternativa EQUIVOCADA.

a) Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sanguínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias.

b) Os eosinófilos, também conhecidos como acidófilos, são células do sistema imunológico responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Eles constituem uma pequena porcentagem dos leucócitos granulócitos circulantes de indivíduos normais. Tanto em parasitoses quanto em casos de alergia, há um aumento no número de eosinófilos (eosinofilia).

c) O timo acompanha o crescimento do indivíduo até a puberdade. Após este período, devido à presença dos hormônios sexuais, o timo começa a atrofiar e parte dele é substituída por tecido adiposo. Apesar deste processo, o timo continua funcional na vida adulta, participando da maturação dos linfócitos T. No entanto, é importante salientar que a regressão do timo não prejudica o sistema imune.

d) A linfopenia é uma diminuição do número de linfócitos. Os linfócitos, produzidos pela medula óssea, garantem o bom funcionamento do sistema imunológico e participam ativamente na defesa do organismo contra os agentes microbianos. Uma taxa de linfócitos baixa pode causar déficit imunológico e predisposição para infecções. A baixa dos linfócitos pode ser causada por medicamentos, como os usados durante tratamentos quimioterápicos ou no combate de doenças autoimunes e infecções virais importantes, como o HIV.

e) A anemia perniciosa, também conhecida como eritrocitose de Addison, é uma forma de anemia causada pela carência de fator intrínseco necessária na absorção da vitamina B12 (piridoxina) pelo trato gastrointestinal. A falta da vitamina B12 resulta em anemia megaloblástica. Apenas quando ocorre má absorção em consequência da falta de fator intrínseco é que essa anemia recebe o nome de eritrocitose perniciosa. Este é um dos fatores relacionados com a epidemiologia do desenvolvimento do carcinoma gástrico.

GABARITO.

QUESTÃO 10
UNIFENAS 2019: Sobre a histologia animal, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão onde se localizam.

b) Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios são vascularizados e sangram demais quando feridos. Esses epitélios são derivados do epiblasto, neuroblasto e da lâmina cordomesoblástica.

c) Abaixo da derme, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido celular subcutâneo (também conhecido como tela subcutânea e hipoderme), que não faz parte da pele, mas estabelece a sua ligação com as estruturas adjacentes, permitindo o seu deslizamento. Em determinadas regiões do corpo, a hipoderme contém um número variável de camadas de células adiposas, formando o panículo adiposo (o popular “toucinho de porco”), importante como reserva de energia, isolante térmico e facilitador da flutuação na água.

d) A célula muscular estriada apresenta, no seu citoplasma, pacotes de finíssimas fibras contráteis, as miofibrilas, dispostas longitudinalmente. Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de proteínas: as miosinas, espessas, e as actinas, delgadas. Essas proteínas estão organizadas de tal modo que originam bandas transversais, claras e escuras, características das células musculares estriadas, tanto as esqueléticas como as cardíacas.

e) Na contração muscular, o encurtamento dos sarcômeros ocorre em função do deslizamento dos miofilamentos delgados sobre os espessos, havendo maior sobreposição entre eles: a banda I diminui de tamanho, pois os filamentos de actina deslizam sobre os de miosina, penetram na banda A e reduzem a largura da banda H.

GABARITO.

QUESTÃO 11
UNIFENAS 2019: Sobre o sistema renal, considere as seguintes afirmações.

( ) Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. Os túbulos renais são identificados como túbulo contorcido proximal, alça néfrica (alça de Henle) e túbulo contorcido distal. No interior da cápsula glomerular, penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo renal. A cápsula glomerular continua no túbulo contorcido proximal, que se prolonga em uma alça em forma de U chamada alça néfrica.

( ) A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula. O líquido extravasado é chamado filtrado. Esse filtrado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. Contudo, contém também substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a ureia e o ácido úrico. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais. O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais.

( ) Dos néfrons, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres são dois tubos musculosos e elásticos, que saem dos rins e chegam à bexiga. A bexiga é um saco elástico, em que a urina é acumulada. Este reservatório está ligado a um canal - a uretra - que se abre no exterior pelo meato urinário, e a sua base está rodeada pelo esfíncter uretral, que pode permanecer fechado e resistir à vontade de urinar. Válvulas existentes entre os ureteres e a bexiga impedem o retrocesso da urina.

( ) A quantidade de sódio no sangue é controlada pelo hormônio aldosterona, secretado pela medula da glândula adrenal (suprarrenal). Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais, sobre os túbulos coletores e parte descendente da alça nefrética, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular.

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) de cima para baixo:

a) V-V-V-V.
b) V-V-V-F.
c) V-V-F-F.
d) V-F-F-F.
e) F-F-F-F.

GABARITO.

QUESTÃO 12
UNIFENAS 2019: Sobre os fatores que influenciam a fotossíntese, avalie os seguintes aspectos:

( ) Como a clorofila é a responsável principal pela captação da energia luminosa, a sua falta restringe a capacidade de captação da energia e a possibilidade de produzir matéria orgânica. Todas as reações fotossintéticas envolvem a participação de enzimas e de co-fatores, como os aceptores de elétrons e os citocromos. A sua quantidade deve ser ideal, para que a fotossíntese aconteça com a sua intensidade máxima.

( ) O CO2 é o substrato empregado na etapa química como fonte do carbono que é incorporado em moléculas orgânicas. As plantas contam, naturalmente, com duas fontes principais de CO2: o gás proveniente da atmosfera, que penetra nas folhas através de pequenas aberturas chamadas estômatos, e o gás liberado na respiração celular. Sem o CO2, a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO2, a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.

( ) Quando uma planta é colocada em completa obscuridade, ela não realiza fotossíntese. Aumentandose a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. Todavia, a partir de um certo ponto, novos aumentos na intensidade de iluminação não são acompanhados por elevação na taxa da fotossíntese. Quando todos os sistemas de pigmentos já estiverem sendo excitados e a planta não tem como captar essa quantidade adicional de luz, atingiu-se o ponto de saturação luminosa. Aumentandose ainda mais a intensidade de exposição à luz, chega-se a um ponto a partir do qual a atividade fotossintética passa a ser inibida. Trata-se do ponto de inibição da fotossíntese pelo excesso de luz.

( ) A abertura e o fechamento dos estômatos são determinados por mudanças na células-guarda. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico. Durante o dia, as plantas C3 convertem glicose em amido sob ação da fosforilase em meio ácido. As células-guarda retiram água das células anexas abrindo o ostíolo para o “sequestro” do CO2 atmosférico.

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) de cima para baixo.

a) V-V-V-V.
b) V-V-V-F.
c) V-V-F-F.
d) V-F-F-F.
e) F-F-F-F.

GABARITO.

QUESTÃO 13
UNIFENAS 2019: A maioria dos líquidos de nosso corpo, como a lágrima, o sangue e a bile, possui pH entre 6 e 8. O suco gástrico é uma importante exceção. Muito ácido, com pH entre 1 e 3, ele é produzido pelas células de uma mucosa que reveste nosso estômago e é formado principalmente por ácido clorídrico.

Um adulto produz entre 2L e 3L de suco gástrico por dia. Quando os alimentos chegam ao nosso estômago, essa produção aumenta. Má alimentação ou fatores emocionais podem provocar um excesso dessa produção, o que ocasiona um desconforto conhecido como azia, acidez estomacal ou má digestão.

Assinale a alternativa que contenha respectivamente a fórmula do principal ácido responsável pelo baixo pH do suco gástrico, de uma substância de caráter básico encontrada nos antiácidos mais comuns, do produto da reação de neutralização total do ácido clorídrico com o hidróxido de alumínio e de uma substância, que, quando dissolvida em água pura, obtém-se uma solução com pH menor que 7.

a) HClO, NaHCO3, Al(OH)3, H2CO3.
b) HCl, NaOH, Al(OH)3, H2SO4.
c) HCl, Mg(OH)2, AlCl3, (NH4)2SO4.
d) HClO, NaOH, AlClO, NaCl.
e) HCl, NaHCO3, AlCl3, CaCO3.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UNIFENAS 2019: A amoxilina é um fármaco indicado no combate a várias infecções. Trata-se de um dos antibióticos mais receitados pela medicina no Brasil. Isso porque os seus resultados são bem positivos, rápidos e causam poucos efeitos colaterais. Sua fórmula estrutural é dada a seguir.

amoxilina

Suponha que a dosagem da amoxilina seja de 2.10⁻⁷ mol/kg/dia. Considerando que uma pessoa que pesa 60 quilogramas recebe esse fármaco em três doses iguais por dia, que massa em miligramas, de amoxilina deve estar presente em cada dose ministrada ao paciente?

Dados: Massas molares C=12g/mol, N=14g/mol, O=16g/mol, H=1g/mol, S=32g/mol.

a) 4,38.
b) 0,01.
c) 2,34.
d) 1,46.
e) 3,15.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UNIFENAS 2019: A palavra Vitamina foi introduzida em 1912 pelo bioquímico polonês Casimir Funck. Ao descobrir essa substâncias, Funck pensou que fossem aminas de importância vital. Daí a origem do nome (vita + amina).

Hoje sabemos que as vitaminas realmente são de importância vital para o organismo dos seres vivos, mas nem todas são aminas.

Veja alguns exemplos de fórmulas de vitaminas:

vitamina c
Nicotinamida
Vitamina a

Com relação a estas representações, é correto afirmar:
Dados: Massas Molares C=12g/mol, H=1g/mol, O=16g/mol.

a) A vitamina C é lipossolúvel e apresenta somente hidroxilas alcoólicas.

b) A nicotinamida apresenta seis carbonos híbridos sp² e pode apresentar isômeros cis/trans.

c) Na vitamina A estão presentes as funções orgânicas éster e álcool.

d) Somente as vitaminas C e A podem apresentar atividade óptica.

e) A vitamina A, de massa molar 286g/mol, pode sofrer oxidação devido à presença de grupo hidroxila em sua estrutura.

GABARITO.

QUESTÃO 16 - ANULADA

QUESTÃO 17
UNIFENAS 2019: A glutamina, um aminoácido encontrado naturalmente no organismo, aumenta a imunidade e os níveis de hormônio do crescimento.

glutamina

Sobre a glutamina, assinale a alternativa incorreta.

a) Apresenta as funções orgânicas amina, cetona e ácido carboxílico.

b) Possui caráter anfótero.

c) Faz ligações de hidrogênio entre suas moléculas e com a água.

d) Possui grupamento amino de caráter básico.

e) Não apresenta isômeros geométricos, mas apresenta isômeros ópticos devido à presença de carbono assimétrico.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UNIFENAS 2019: A pilha comum de lanterna, conhecida como pilha seca , foi inventada em 1866 pelo engenheiro francês George Leclanché.

A expressão pilha seca é apenas uma designação comercial que foi criada há muitos anos para diferenciar esse tipo de pilha (revolucionário, na época) das pilhas então conhecidas, que utilizavam recipientes com soluções aquosas, como a Pilha de Daniel.

As semirreações que ocorrem nessa pilha são:

(I) Zn(s) → Zn⁺²(aq) + 2e⁻

(II) 2 MnO2(s) + 2NH4(aq) + 2e⁻ → Mn2O3(s) + 2 NH3(g) + H2O(l)

É correto afirmar que

a) o Zn(s) é o polo positivo desta pilha.

b) os elétrons migram do cátodo para o ânodo.

c) o agente oxidante da célula será o Mn2O3.

d) é um processo não-espontâneo.

e) no cátodo ocorre a redução do MnO2.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UNIFENAS 2019: Sabendo que as cargas: Q1 = Q e Q2 = -2Q estando separadas por uma distância (d), atua sobre elas uma força de atração, cujo módulo é F.

Caso Q1 = 2Q e a nova distância entre Q1 e Q2 seja duplicada, qual é o novo módulo da força elétrica que atua sobre tais cargas?

a) F/2.
b) F/3.
c) F.
d) 2F.
e) 3F.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UNIFENAS 2019: Um aparelho de TV, 4K, apresenta potência de 20 W e funciona 5 horas por dia. Considerando um mês (30 dias) e que o custo do KWH seja de R$ 0,80, obtenha o custo energético mensal deste aparelho.

a) R$ 1,80.
b) R$ 2,40.
c) R$ 2,80.
d) R$ 18,00.
e) R$ 10,80.

GABARITO.

QUESTÃO 21
UNIFENAS 2019: Um corpo apresenta uma temperatura, em graus Fahrenheit, que excede em duas unidades ao triplo da indicação em graus Celsius. Que temperatura, em Kelvin, teria este corpo?

a) 273.
b) 298.
c) 303.
d) 25.
e) 77.

GABARITO.

QUESTÃO 22
UNIFENAS 2019: Num circuito elétrico existem 4 resistores ôhmicos em paralelo, cuja d.d.p. entre seus terminais vale 100 Volts. Sabendo-se que 3 resistores são de 40 Ohms, qual é o valor do quarto resistor , em Ohms, de modo que a corrente total que flua pelo paralelo seja de 10 Ampères?

a) 10.
b) 20.
c) 30.
d) 40.
e) 50.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UNIFENAS 2019: Um metrô parte do repouso de uma estação X, acelera uniformemente por 5 segundos, atingindo velocidade máxima de 40 m/s. Em seguida, mantém sua velocidade por mais 5 segundos. E, finalmente, desacelera no intervalo de 10 segundos, parando. Considerando o trajeto retilíneo, obtenha a distância percorrida, em metros.

a) 50.
b) 100.
c) 150.
d) 250.
e) 500.

GABARITO.

QUESTÃO 24
UNIFENAS 2019: Considerando o primeiro princípio da termodinâmica, um gás sofre uma expansão isobárica, realizando o trabalho de 350 Joules. Contudo, o calor recebido pelo sistema gasoso foi de 200 calorias.

Assim, qual foi a variação da energia interna? Adote 1 caloria igual a 4 joules.

a) 450 J.
b) 400 J.
c) 350 J.
d) 250 J.
e) 100 J.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UNIFENAS 2019: Considerando que a tg(10°) = X e tg(40°) = Y, qual é o valor da tg(50°)?



GABARITO.

QUESTÃO 26
UNIFENAS 2019: Um quadrado está inscrito em uma circunferência de raio 10. Qual é a área do quadrado?

a) 100.
b) 150.
c) 200.
d) 250.
e) 300.

GABARITO.

QUESTÃO 27
UNIFENAS 2019: Dada a matrizencontre o valor do seu determinante.

a) 12.
b) 18.
c) 22.
d) 24.
e) 30.

GABARITO.

QUESTÃO 28
UNIFENAS 2019: Dada a equação do 2º grau: 2𝑥² − (4+ √12 )𝑥¹ + 4√3 = 0, encontre a opção correta para as suas raízes.

a) -2 e √3.
b) 2 e √3.
c) -2 e -√3.
d) 2 e √2.
e) -4 e √3.

GABARITO.

QUESTÃO 29
UNIFENAS 2019: Considerando as cônicas: x² + y² – 16 = 0 e (x²/9) + (y²/4) = 1, obtenha a solução para a intersecção das mesmas.

a) ( 1;2) e ( 3;4).
b) ( -1;2) e ( 3;-4).
c) ( 1;1) e ( 3;3).
d) ( 2;1) e ( 4;3).
e) S = ∅.

GABARITO.

QUESTÃO 30
UNIFENAS 2019: Retornando à questão anterior, qual é a menor distância entre as duas cônicas?

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

GABARITO.

QUESTÃO 31
UNIFENAS 2019: A Copa do Mundo 2018, sediada na Rússia, envolveu a rotina dos brasileiros quanto à diferença de fuso horário, tendo em vista a posição geográfica do território russo situado a leste do Brasil, gerando uma diferença de fuso horário de 6 horas em relação ao nosso país (horário de Brasília), tendo em vista a demarcação atual dos fusos horários brasileiros.

Considerando a partida disputada entre Brasil e Sérvia no dia 27 de junho, no Otkrytie Arena (ou Spartak Stadium), na cidade de Moscou, iniciada às 21 horas (horário local), os torcedores residentes em Rio Branco (AC) estariam assistindo ao evento no mesmo momento em que ele ocorreu às

a) 16 horas.
b) 15 horas.
c) 14 horas.
d) 13 horas.
e) 12 horas.

GABARITO.

QUESTÃO 32
Analise a imagem a seguir:

não queremos aço estrangeiro

UNIFENAS 2019: O conteúdo crítico contido na charge sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aumentar a tributação do aço importado de outros países, gerando repercussões globais, com impactos negativos nas relações multilaterais de comércio, deixa implícita

a) A prática de uma política protecionista dos Estados Unidos sobre o comércio mundial de aço em relação aos seus parceiros globais.

b) A violação das normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), que não permitem este tipo de prática no comércio global.

c) A aplicação ilegal de cartel nas relações multilaterais globais, prejudicando as exportações dos parceiros comerciais norte-americanos.

d) A desvalorização das commodities globais de alto valor estratégico, afetando os países exportadores, podendo inclusive leva-los à falência econômica e financeira.

e) A adoção de uma política protecionista de truste ou holding, amparada no lema “A América em primeiro lugar”, para dominar preços de vários produtos no mercado global, abalando assim as estruturas produtivas dos países concorrentes.

GABARITO.

QUESTÃO 33
Leia o fragmento a seguir:

Lei aprovada define Israel como 'Estado-nação do povo judeu'

Proposta diz que assentamentos são de "interesse nacional"; opositores afirmam que texto é discriminatório

O Parlamento de Israel aprovou nesta quinta-feira, 19, um projeto de lei que define o país como um
"Estado-nação do povo judeu". Ele tem como emenda um controvertido artigo que prevê reservar novas áreas para os judeus. (...).
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/lei-aprovada-define-israel-como-estado-nacao-do-povojudeu,5ed40166a7b5f9436ae3678469929b226v8rqrbp.html. Acesso em 21.jul.2018

UNIFENAS 2019: Com base na informação destacada no fragmento e mais seus conhecimentos sobre a geopolítica de Israel, considere as afirmações a seguir:

I - Esta lei define Israel como um estado nacional do povo judeu, com direito exclusivo à autodeterminação, institui apenas o hebraico como língua oficial e proclama “Jerusalém unificada” como sua capital.

II - Para os opositores, esta proposta fere princípios democráticos, especialmente por assegurar a autodeterminação apenas ao povo judeu e é discriminatória contra minorias árabes, como os palestinos que residem em Israel, compondo cerca de 20% da sua população.

III - Um Estado-Nação, em sua organização política, compreende uma região geográfica com governo legítimo, ou seja, soberano, além de abranger aspectos geopolíticos, étnicos e culturais de uma nação.

IV - Nação é uma grupo social que compartilha a mesma origem étnica e possui laços culturais, históricos e linguísticos próprios, ou seja, possui uma identidade própria;

Sobre as afirmações anteriores, estão corretas

a) Todas, exceto I.
b) Todas, exceto II.
c) Todas, exceto III.
d) Todas, exceto IV.
e) Todas.

GABARITO.

QUESTÃO 34
UNIFENAS 2019: Leia o fragmento da canção e analise o mapa a seguir:

Petrolina Juazeiro
Luiz Gonzaga

“(...)

Do outro lado do rio tem uma cidade
E na minha mocidade eu visitava todo dia
Atravessava a ponte mas, que alegria!
Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia

(...)

Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina
Todas as duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro, e adoro Petrolina.”

Regiões hidrográficas do Brasil
Disponível em: https://www.letras.mus.br/
luiz-gonzaga/1148332/. Acesso em 22.jul.2018

A canção do compositor Jorge de Altinho faz referência a uma bacia hidrográfica de grande importância energética e de destaque na integração nacional brasileira.

Relacionando os versos da canção com o mapa, a bacia e sua localização geográfica no território brasileiro estão indicadas corretamente na alternativa:

a) Bacia Amazônica, 1.
b) Bacia do São Francisco, 2.
c) Bacia Platina, 3.
d) Bacia do Paraguai, 4.
e) Bacia do Tocantins-Araguaia, 3.

GABARITO.

QUESTÃO 35
Observe a charge abaixo:

um dia, meu filho a amazônia será sua

UNIFENAS 2019: A charge acima apresenta um enfoque crítico sobre o avanço da atividade pecuarista no espaço amazônico. Considerando a ideia exposta e mais seus conhecimentos sobre o avanço da agropecuária no país, avalie as afirmações a seguir:

I - O conteúdo crítico contido na charge expõe a ideia sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre uma cadeia de produção sustentável no país, em especial, sobre o avanço da pecuária e sua relação com o desmatamento da floresta amazônica.

II - A atividade pecuarista está entre as principais causas de desmatamento na Amazônia, com a remoção temporária ou parcial da floresta para a sua conversão em áreas de pastos, especialmente para a pecuária bovina.

III - Os avanços da urbanização e da industrialização, verificados nas últimas décadas, fundamentam as principais dinâmicas de expansão do desmatamento em toda a Amazônia Legal.

IV - A concentração da produção agrária no Centro-Oeste favorece a expansão da fronteira da agropecuária em direção à Amazônia, causando desmatamento à medida que são ampliadas novas áreas de pastos e lavouras de soja.

Estão corretas as afirmações:

a) Todas, exceto I.
b) Todas, exceto II.
c) Todas, exceto III.
d) Todas, exceto IV.
e) Todas.

GABARITO.

QUESTÃO 36
Analise a crítica implícita na charge a seguir:

crítica ao uso indiscriminado de agrotóxicos

UNIFENAS 2019: A charge apresentada ilustra uma crítica ao uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Sobre o assunto são feitas as seguintes observações.

I - O uso indiscriminado de agrotóxicos na produção alimentar gera impactos socioambientais relacionados a problemas de saúde da população por meio de contaminações agudas ou crônicas.

II - Problemas de contaminação de água e solo afetando a biodiversidade local estão entre os pontos polêmicos sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil.

III - O Brasil ocupa o topo do ranking global na utilização e consumo de agrotóxicos e obtém posição destacável em relação às áreas cultivadas por produtos transgênicos.

IV - Atualmente o Projeto de Lei 6299/2002, apelidada de “PL do Veneno” pela bancada do meio ambiente, sofre rejeição na sociedade brasileira pelo propósito em tornar mais branda a liberação, controle e a fiscalização de pesticidas.

Estão corretas

a) Todas.
b) Todas, exceto I.
c) Todas, exceto II.
d) Todas, exceto III.
e) Todas, exceto IV.

GABARITO.

QUESTÃO 37
UNIFENAS 2019: Os estudiosos do período medieval costumam empregar a expressão Baixa Idade Média para o período da história que vai do século XI ao século XV.

De maneira geral, podemos reconhecer nesse período duas fases distintas: num primeiro momento, de expansão (séculos XI, XII e XIII), num segundo momento, uma crise profunda (séculos XIV e XV).

Podemos assinalar como características e acontecimentos da Baixa Idade Média, exceto:

a) crise do feudalismo.
b) peste negra.
c) Cruzadas.
d) renascimento comercial.
e) decadência do metalismo mercantilista.

GABARITO.

QUESTÃO 38
UNIFENAS 2019: Convencido de sua relevância social, um grupo de comerciantes pediu ao rei de Portugal, D. João V, que seu povoado fosse elevado à categoria de vila. Queriam, dessa forma, ver Recife independente de Olinda e, assim, não ter de pagar-lhe impostos ou submeter-se às suas ordens. D. João V atendeu ao pedido dos comerciantes. Não aceitando a decisão do rei, os senhores de engenho de Olinda organizaram uma rebelião.
(História Global – Brasil e Geral, Gilberto Cotrim,
 ed. Saraiva, SP, 2012, p.305).

Com base na leitura do texto, podemos afirmar tratar-se,

a) da Guerra dos Alfaiates.
b) da Revolta de Beckman.
c) da Guerra dos Mascates.
d) da Insurreição Pernambucana.
e) da Revolta de Vila Rica.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UNIFENAS 2019: Os primeiros protestos de trabalhadores visavam destruir as máquinas das fábricas. Descontentes com as condições de trabalho, os manifestantes quebravam as máquinas procurando paralisar a produção.

Um dos episódios mais conhecidos ocorreu em abril de 1812, quando mais de cinquenta trabalhadores invadiram uma fábrica e destruíram boa parte dos equipamentos. Treze participantes foram identificados, presos, condenados à morte e executados.
(Patrícia Ramos Braick, historiadora).

Sobre os movimentos de resistência dos operários no contexto da Revolução Industrial, o texto faz referência aos

a) anarquistas.
b) sindicalistas.
c) comunistas.
d) ludistas.
e) terroristas.

GABARITO.

QUESTÃO 40
UNIFENAS 2019: Em 23 de outubro de 1869, o banqueiro brasileiro João Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, considerado o patrono da industrialização brasileira, escreveu uma carta ao ministro barão de Cotegipe: “Nosso inimigo fica reduzido a mulheres e nós, a mendigos”. Cotegipe diria em resposta, em carta de 12 de maio de 1870: “Maldita guerra, atrasou-nos meio século”.
(Nem Heróis Nem Vilões, Moacir
Assunção, ed. Record, RJ, 2012, p.233).

As informações contidas no texto permitem identificar

a) a Guerra do Paraguai.
b) a Guerra de Independência do Brasil.
c) a Guerra da Cisplatina.
d) a Guerra do Uruguai.
e) a Guerra de Secessão.

GABARITO.

QUESTÃO 41
UNIFENAS 2019: Em 1805, quando a marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, foi derrotada na Batalha de Trafalgar, consolidando dessa forma o poder naval dos ingleses. Inconformado com a derrota, Napoleão Bonaparte procurou outros meios para enfraquecer a Inglaterra. Em 1806, Napoleão decretou o fechamento dos portos europeus ao comércio inglês.

Aponte a alternativa que indica corretamente a medida descrita no texto.

a) Tratado de Comércio e Navegação.
b) Regime de porto único.
c) Liga Aduaneira.
d) Bloqueio Continental.
e) Pacto de Aliança e Amizade.

GABARITO.

QUESTÃO 42
UNIFENAS 2019: Leia este trecho do Diário de Anne Frank

Quarta-feira, 8 de julho de 1942
- Papai recebeu uma notificação da SS, sussurrou ela.
Fiquei pasma. Uma notificação: todo mundo sabe o que isso significa. Visões de campos de concentração e celas solitárias passaram por minha mente. Como poderíamos deixar papai ir para um destino assim?

- Claro que ele não vai, declarou Margot. Mamãe foi procurar o Sr. Van Daan, para perguntar se podemos ir amanhã para o esconderijo. Esconder? Onde nos esconderíamos? Na cidade? No campo? Numa casa? Numa cabana? Onde? Como?
(p.32-33).

O relato de Anne Frank em seu diário permite identificar um importante momento histórico. Trata-se

a) do avanço militar alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

b) da perseguição nazista aos judeus.

c) da tentativa da população se esconder dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

d) da fuga de famílias alemãs diante do avanço aliado na Europa.

e) do movimento de resistência contra a invasão alemã na França.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito
Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGsPIohpuUGoiIyqTRlB5cbJpBVBhgHpMjTL0iNCj_iGGLEQlEczUIqhakF1ImXQPEA1OWGwP85VccL_cHeRmKZ9slh93xPw_kNvXsul0TS_MnTktCrTq2FmlhR3B8HguwPBh8ffOqgh8/s320/logotipo-unifenas-indagacao-indaguei.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGsPIohpuUGoiIyqTRlB5cbJpBVBhgHpMjTL0iNCj_iGGLEQlEczUIqhakF1ImXQPEA1OWGwP85VccL_cHeRmKZ9slh93xPw_kNvXsul0TS_MnTktCrTq2FmlhR3B8HguwPBh8ffOqgh8/s72-c/logotipo-unifenas-indagacao-indaguei.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/08/prova-unifenas-20191-questoes-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/08/prova-unifenas-20191-questoes-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo