UNIFENAS 2019: Sobre os fatores que influenciam a fotossíntese, avalie os seguintes aspectos

UNIFENAS 2019: Sobre os fatores que influenciam a fotossíntese, avalie os seguintes aspectos:

( ) Como a clorofila é a responsável principal pela captação da energia luminosa, a sua falta restringe a capacidade de captação da energia e a possibilidade de produzir matéria orgânica. Todas as reações fotossintéticas envolvem a participação de enzimas e de co-fatores, como os aceptores de elétrons e os citocromos. A sua quantidade deve ser ideal, para que a fotossíntese aconteça com a sua intensidade máxima.

( ) O CO2 é o substrato empregado na etapa química como fonte do carbono que é incorporado em moléculas orgânicas. As plantas contam, naturalmente, com duas fontes principais de CO2: o gás proveniente da atmosfera, que penetra nas folhas através de pequenas aberturas chamadas estômatos, e o gás liberado na respiração celular. Sem o CO2, a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO2, a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.

( ) Quando uma planta é colocada em completa obscuridade, ela não realiza fotossíntese. Aumentandose a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. Todavia, a partir de um certo ponto, novos aumentos na intensidade de iluminação não são acompanhados por elevação na taxa da fotossíntese. Quando todos os sistemas de pigmentos já estiverem sendo excitados e a planta não tem como captar essa quantidade adicional de luz, atingiu-se o ponto de saturação luminosa. Aumentandose ainda mais a intensidade de exposição à luz, chega-se a um ponto a partir do qual a atividade fotossintética passa a ser inibida. Trata-se do ponto de inibição da fotossíntese pelo excesso de luz.

( ) A abertura e o fechamento dos estômatos são determinados por mudanças na células-guarda. A abertura acontece quando essas células tornam-se mais túrgidas, já o fechamento ocorre quando se tornam mais flácidas e murchas. Esse mecanismo de turgescência acontece graças a um movimento osmótico. Durante o dia, as plantas C3 convertem glicose em amido sob ação da fosforilase em meio ácido. As células-guarda retiram água das células anexas abrindo o ostíolo para o “sequestro” do CO2 atmosférico.

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) de cima para baixo.

a) V-V-V-V.
b) V-V-V-F.
c) V-V-F-F.
d) V-F-F-F.
e) F-F-F-F.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: Sobre o sistema renal, considere as seguintes afirmações

GABARITO:
b) V-V-V-F.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: A maioria dos líquidos de nosso corpo, como a lágrima, o sangue e a bile, possui pH entre 6 e 8.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.1; Questões com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.