FASA 2019: Conceito biológico de espécie

FASA 2019: Conceito biológico de espécie:

Espécies são grupos de populações naturais que podem cruzar entre si e que são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Assim, uma nova espécie deve adquirir isolamento reprodutivo como resultado de um processo de especiação; também deve adquirir um novo, estabilizado e integrado genótipo, que a possibilitará adquirir, na maioria dos casos, também um nicho espécie-específico.

A compatibilidade de genótipos de parceiros co-específicos – documentada pela produção de novos genótipos viáveis na sua prole – indica que a população dessa espécie tem o tipo de “harmonia interna” que se esperaria encontrar em partes de um sistema único.

Considerando o conceito de espécie descrito acima:

a) a mula, cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus), pertence à espécie Equus caballus que a gerou.

b) os liquens são seres vivos que teríamos dificuldades em aplicar o conceito de espécie, pois são associações entre dois seres vivos (mutualismo).

c) animais gerados a partir de indivíduos de espécies diferentes são chamados híbridos e serão capazes de reproduzir somente entre eles.

d) as bactérias que fazem reprodução assexuada, como o bacilo de Koch, se enquadram no conceito de espécie descrito acima.

e) os seres vivos que são capazes de gerar descendentes, independente da fertilidade da sua prole, podem ser considerados como sendo da mesma espécie.

QUESTÃO ANTERIOR:
FASA 2019: O esquema abaixo e a figura ao lado mostram o processo de fermentação alcoólica e a produção de pão

GABARITO:
b) os liquens são seres vivos que teríamos dificuldades em aplicar o conceito de espécie, pois são associações entre dois seres vivos (mutualismo).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FASA 2019: Com relação ao transporte de água e reprodução nos vegetais, pode-se afirmar que

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FASA 2019 com Gabrito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.