Prova FASA 2019 com Gabrito

Prova FASA 2019 com Gabrito
- Faculdades Santo Agostinho -

BIOLOGIA

QUESTÃO 01
Água com protozoários em São Paulo:

“Alguns mananciais paulistas estão contaminados com protozoários. Uma análise feita em 28 pontos de 16 bacias e subbacias hidrográficas do estado, correspondendo a uma área de 121.876 quilômetros quadrados habitada por mais de 30 milhões de pessoas, detectou dois parasitas que podem causar diarreia, náusea, vômito, cólicas e mal-estar gástrico. Em 27% das 278 amostras coletadas, foi encontrada a Giardia lamblia, que pode causar a morte de pessoas com imunidade baixa, como portadores de HIV, transplantados, idosos e crianças. O estudo verificou que locais com altas concentrações de Giardia também continham altos índices dos chamados coliformes fecais, as bactérias presentes nas fezes.”

FASA 2019: Os altos índices de coliformes fecais encontrados nos mananciais contaminados com Giardia lamblia pode ser explicado:

a) pela presença de ovos e larvas dos mosquitos vetores da giardíase que se reproduzem no ambiente aquático.

b) pela presença de ovos do protozoário proveniente da sua reprodução que depende do ambiente aquático.

c) pela ausência de predadores das larvas e adultos da Giardia lamblia que poderiam controlar sua população evitando o surto de giardíase.

d) pela ausência de políticas públicas esclarecedoras das medidas profiláticas, principalmente no que diz respeito ao combate do vetor.

e) pela contaminação dos mananciais por esgotos, visto que a Giardia lamblia apresenta um ciclo fecal-oral.

GABARITO.

QUESTÃO 02
FASA 2019: Dois estudos publicados na revista Science no início de julho renovaram a esperança de que um dia, ainda que distante, se produza uma vacina eficaz e segura contra o HIV.

Em um dos trabalhos pesquisadores de duas universidades norte-americanas e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), isolaram dois anticorpos altamente potentes do sangue de um portador do vírus da Aids. Cada um dos anticorpos – o VRC01 e o VRC02 – mostrou-se capaz de neutralizar 91% das 190 variedades mais comuns do HIV, desempenho bem superior ao dos anticorpos mais eficientes encontrados anteriormente, que bloqueavam a ação de 40% das cepas.

No segundo estudo uma equipe da qual participou o imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, da Universidade Rockefeller, analisou a estrutura e as características moleculares do VRC01 e identificou a região do vírus a que esse anticorpo adere, impedindo o HIV de infectar as células humanas.

A análise dos estudos mostra que:

a) estamos caminhando para um novo tratamento mais eficaz que os atuais que envolvem drogas inibidoras de uma série de etapas da replicação do HIV.

b) a vacina já está praticamente pronta com capacidade de neutralizar mais de 90% das variedades do HIV existentes.

c) a cura da Aids está muito próxima, pois com a descoberta dos anticorpos mais efetivos os vírus seriam atacados mesmo que no interior da célula hospedeira.

d) a obtenção de uma vacina seria viável pois o anticorpo VRC01 funcionaria como um bloqueador da entrada do vírus na célula.

e) A possível vacina apresentaria características terapêuticas pois os anticorpos foram isolados de pacientes HIV positivos.

GABARITO.

QUESTÃO 03
Novo antibiótico promete evitar resistência à tratamento:

Um antibiótico capaz de vencer patógenos resistentes a drogas foi descoberto por meio de uma bactéria de solo encontrada logo abaixo da superfície de um campo gramado no estado americano de Maine.

Embora o novo fármaco ainda não tenha sido testado em pessoas, há sinais de que organismos causadores de doenças serão lentos para desenvolver resistência a ele.

Uma equipe liderada por Kim Lewis, da Northeastern University em Boston, Massachusetts, relatou na revista Fature que o antibiótico, ao qual deram o nome teixobactina, era ativo contra a fatal bactéria MRSA (sigla, em inglês, para Staphylococcus aureus resistente a meticilina) em camundongos, e contra uma série de outros patógenos em culturas celulares.

Se o composto se comportar de forma similar em pessoas, ele pode revelar-se um triunfo muito necessário na guerra contra a resistência antibiótica.

FASA 2019: O novo antibiótico promete ser promissor no tratamento contra algumas doenças bacterianas pois:

a) muitos antibióticos atuais não conseguem combater infecções bacterianas em função de gerarem bactérias cada vez mais resistentes.

b) poderia ser capaz de impedir a resistência da Staphylococcus aureus e de uma série de outros patógenos em culturas celulares.

c) as bactérias teriam dificuldade em desenvolver resistência a ele, mostrando-se então eficiente no combate a algumas bacterioses.

d) o antibiótico impede a resistência de muitas bactérias, o que seria uma grande vantagem comparada aos antibióticos atuais.

e) ele atuaria na reprodução bacteriana, impedindo a ocorrência de mutações no DNA que poderiam levar à resistência bacteriana.

GABARITO.

QUESTÃO 04
FASA 2019: O esquema abaixo e a figura ao lado mostram o processo de fermentação alcoólica e a produção de pão.

O esquema abaixo e a figura ao lado mostram o processo de fermentação alcoólica e a produção de pão

Sabe-se que o processo de fermentação alcoólica é feito por leveduras unicelulares. A respeito do processo e dos microrganismos envolvidos nele pode-se afirmar que:

a) trata-se de um processo anaeróbio de obtenção de energia feito pelas leveduras pertencentes ao reino dos fungos.

b) o processo de fermentação é uma etapa da respiração celular feita pelos microrganismos do reino fungi.

c) o produto final, o etanol, não é produzido durante a fabricação de pães, mas durante a fabricação de bebidas alcoólicas pelos fungos.

d) trata-se de um processo de degradação total da glicose por todos os fungos, onde são formados 38 ATPs de saldo positivo.

e) trata-se de um processo realizado por um grupo específico de fungos, que tem como objetivo principal a fabricação do pão.

GABARITO.

QUESTÃO 05
FASA 2019: Conceito biológico de espécie:

Espécies são grupos de populações naturais que podem cruzar entre si e que são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Assim, uma nova espécie deve adquirir isolamento reprodutivo como resultado de um processo de especiação; também deve adquirir um novo, estabilizado e integrado genótipo, que a possibilitará adquirir, na maioria dos casos, também um nicho espécie-específico.

A compatibilidade de genótipos de parceiros co-específicos – documentada pela produção de novos genótipos viáveis na sua prole – indica que a população dessa espécie tem o tipo de “harmonia interna” que se esperaria encontrar em partes de um sistema único.

Considerando o conceito de espécie descrito acima:

a) a mula, cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus), pertence à espécie Equus caballus que a gerou.

b) os liquens são seres vivos que teríamos dificuldades em aplicar o conceito de espécie, pois são associações entre dois seres vivos (mutualismo).

c) animais gerados a partir de indivíduos de espécies diferentes são chamados híbridos e serão capazes de reproduzir somente entre eles.

d) as bactérias que fazem reprodução assexuada, como o bacilo de Koch, se enquadram no conceito de espécie descrito acima.

e) os seres vivos que são capazes de gerar descendentes, independente da fertilidade da sua prole, podem ser considerados como sendo da mesma espécie.

GABARITO.

QUESTÃO 06
Acredita-se que os vegetais surgiram nos oceanos a partir de um grupo de primitivas algas verdes e que conquistaram o ambiente terrestre há cerca de 500 milhões de anos.

Em terra, tiveram vantagem de um local praticamente sem competidores, além de maior quantidade de luz e gases disponíveis. Entretanto, a conquista da terra também trouxe dificuldades: Como obter água? Como se reproduzir? Essas dificuldades, aos poucos foram sendo superadas com o desenvolvimento de adaptações fundamentais.

FASA 2019: Com relação ao transporte de água e reprodução nos vegetais, pode-se afirmar que:

a) as briófitas não apresentam vasos condutores de seiva e não depende da água para a fecundação.

b) as pteridófitas são as primeiras plantas vasculares e independem da água para a fecundação.

c) as gimnospermas apresentam vasos condutores de seiva e independem da água para a fecundação.

d) as angiospermas não apresentam vasos condutores de seiva e dependem da água para a fecundação.

e) as algas são as primeiras plantas vasculares e dependem da água para a fecundação.

GABARITO.

QUESTÃO 07
Nutrição no Futebol:

Nutrição é o processo de assimilação dos alimentos a fim de obter os carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas necessários para manter o crescimento e a saúde do nosso corpo. Nos últimos anos a nutrição tem sido alvo de crescente interesse por partes dos atletas e praticantes de atividades físicas, cada vez mais conscientes dos seus benefícios.

As necessidades energéticas de jogadores de futebol dependem da função tática do jogador na equipe, da distância percorrida e do estilo de jogo. O treinamento regular exige demandas nutricionais extras e o gasto energético é aumentado na proporção em que o exercício é realizado.

Assim, a maior contribuição da nutrição para o futebol, é sua sustentação nos treinos, e não apenas em refeições pré-jogos, o que vem mostrar que é um trabalho que deve ser desenvolvido ao longo de toda uma temporada.

FASA 2019: A respeito da nutrição energética dos jogadores de futebol podemos afirmar:

a) os carboidratos e lipídios são as principais fontes de energia para os seres vivos, porém os lipídios não são recomendados pois por serem gorduras acumulam na parede das artérias provocando aterosclerose.

b) durante uma partida de futebol sempre ocorre depleção das reservas de carboidratos, em particular do glicogênio, o que provoca uma fadiga muscular diminuindo o rendimento do jogador.

c) os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São as principais fontes de energia para os seres vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação.

d) o corpo armazena e sintetiza carboidratos no fígado e músculos, na forma de glicogênio, e no sangue, na forma de glicose.

e) os carboidratos são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, todos eles apresentam somente função energética, diferentemente das proteínas que desempenham função estrutural, transportadora, de defesa, dentre outras.

GABARITO.

QUESTÃO 08
Síndrome de Down:

Identificada pela primeira vez pelo geneticista francês Jérôme Lejeune em 1985. O Dr. Lejeune dedicou sua vida à pesquisa genética visando melhorar a qualidade de vida dessa síndrome.

Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e são sensíveis e interessantes. Quase sempre o “grau” de acometimento dos sintomas é inversamente proporcional ao estímulo dado a essas crianças durante a infância.

FASA 2019: Sobre a síndrome de Down marque a alternativa correta:

a) a síndrome é uma anomalia genética, onde os portadores apresentam erros nos cromossomos sexuais, sendo, portanto, estéreis.

b) o indivíduo portador apresenta três cromossomos a mais, totalizando 49 cromossomos, o que justifica as características da anomalia.

c) a síndrome é causada pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 21, a pessoa possui três.

d) a síndrome é sempre causada em função de um erro na separação dos cromossomos durante a meiose materna.

e) o indivíduo, apresenta um cariótipo 47XX ou 47XY, caracterizando como uma herança genética restrita ao sexo.

GABARITO.

QUESTÃO 09
A flexibilidade sexual das fêmeas:

Várias espécies de lagartos exibem formas surpreendentes de se reproduzirem. As fêmeas geram filhotes de modo assexuado, sem a participação de qualquer macho. São independentes, mas não são radicais: em algumas espécies, se um macho passa por perto, permitem a cópula e podem ser fecundadas. A autonomia reprodutiva chega a tal ponto que em algumas espécies só existem fêmeas, que se reproduzem de um modo assexuado conhecido como partenogênese, que parece ser mais flexível do que se pensava.

FASA 2019: Diante do exposto acima e seus conhecimentos sobre reprodução a maior variabilidade genética pode ser observada:

a) na reprodução assexuada descrita, onde as fêmeas por partenogênese trocam gametas geneticamente diferentes.

b) no cruzamento entre fêmeas e machos, partenogênese, onde o gameta masculino fecunda o feminino.

c) na partenogênese, tipo de reprodução que as fêmeas geram filhotes sem a participação de qualquer macho.

d) na fecundação entre as duas fêmeas, pois seus gametas apresentam características genéticas diferentes.

e) na reprodução sexuada - fecundação, onde ocorre a mistura do material genético masculino e feminino.

GABARITO.

QUESTÃO 10
FASA 2019: A figura abaixo mostra o fenômeno do branqueamento dos corais:


O branqueamento acontece quando as microalgas simbiontes – chamadas zooxantelas, que dão cor ao tecido quase transparente do coral – são expulsas do cnidário, como mostra a figura anterior.

Uma possível causa do branqueamento dos corais é:

a) a competição entre algas zooxantelas e algas filamentosas pelos nutrientes produzidos pelo coral.

b) o aumento da temperatura que torna o coral branco, de maneira irreversível.

c) a morte das zooxantelas em função de um estresse térmico prolongado.

d) o aquecimento global, que seria responsável pela “expulsão” das zooxantelas.

e) a perda de habitat das zooxantelas em decorrência da morte dos corais.

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 11
FASA 2019: Considerando-se o movimento de uma partícula expresso pelo gráfico (v x t) dado abaixo, podemos afirmar que o espaço percorrido por ela, sua aceleração e o tipo de movimento que se verifica no intervalo representado são, respectivamente:


a) s = 0,0 m; a = 0,0 m/s²; M.U.V.

b) s = 20,0 m; a = 4,0 m/s²; M.R.U.

c) s = 80,0 m; a = 0,0 m/s²; M.R.U.

d) s = 40,0 m; a = 2,0 m/s²; M.R.U.V.

e) s = 10,0 m; a = 2,0 m/s²; M.U.V.

GABARITO.

QUESTÃO 12
FASA 2019: Um corpo desenvolve trajetória retilínea sobre um plano horizontal sem atrito, estando sob a ação de uma força constante. Caso tal força cesse de atuar no corpo, este:

a) continuará seu movimento com aceleração constante.

b) irá se movimentar com velocidade constante.

c) para imediatamente.

d) passará a ter aceleração decrescente.

e) terá sua porção inercial variável.

GABARITO.

QUESTÃO 13
FASA 2019: Os blocos “A” e “B” representados na figura abaixo, possuem respectivamente massas iguais a 5,00 kg e 3,00 kg; são arrastados pela força aplicada “F”, sobre um plano horizontal sem atrito.

A partir destes dados, pode-se concluir que a aceleração escalar adquirida pelo sistema e a tensão no cabo que une os dois blocos, valem:

f40n

a) a = 5,00 m/s² e T = 25 N.

b) a = 3,00 m/s² e T = 10 N.

c) a = 1,00 m/s² e T = 5 N.

d) a = 2,00 m/s² e T = 15 N.

e) a = 4,00 m/s² e T = 20 N.

GABARITO.

QUESTÃO 14
FASA 2019: A Terra atrai a Lua com uma força gravitacional que é:

a) de natureza cósmica.

b) idêntica àquela verificada entre os demais planetas.

c) da mesma natureza daquela com que um motor impulsiona um veículo.

d) um pouco menor que a força com que a Lua atrai a Terra.

e) da mesma natureza daquela que faz com que uma fruta caia de uma árvore.

GABARITO.

QUESTÃO 15
FASA 2019: Durante seus estudos sobre os movimentos de queda, do alto da torre de Pisa, Galileu deixou cair corpos de dimensões pequenas. Quanto a esta experiência, abaixo são feitas algumas proposições; a saber:

I - “A velocidade de cada objeto lançado era constante durante o percurso de queda”.

II - “Na comparação entre a queda de dois objetos, soltos ao mesmo tempo, o mais pesado chegava ao solo bem antes daquele mais leve”.

III - “Para todos os objetos lançados, a aceleração observada no movimento era praticamente a mesma”.

Das três proposições, a(s) correta(s) é(são):

a) somente III.
b) somente II.
c) somente I.
d) somente I e II.
e) I, II e III.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 16
FASA 2019: Vários cientistas estudaram e propuseram modelos atômicos, contribuindo assim para elucidação da estrutura desta pequena partícula que nos cerca e é capaz de formar substâncias das mais variadas possíveis.

O cientista J.J. Thomson propôs o modelo para o átomo denominado “Pudim de Passas”, baseado em suas experiências de raios catódicos. Neste pode-se concluir que:

a) o átomo possui níveis eletrônicos dotados de energias estacionárias.

b) a descoberta do elétron está relacionada a esse modelo e levou a comunidade científica crer que o átomo era divisível.

c) o átomo é uma esfera maciça indivisível dotada de cargas elétricas positivas.

d) a descoberta do próton está relacionada ao advento da experiência dos raios catódicos, determinando assim o número atômico do átomo.

e) o átomo possui duas regiões distintas e bem definidas: uma central denominada núcleo e outra periférica denominada eletrosfera.

GABARITO.

QUESTÃO 17
FASA 2019: Três frascos denominados A, B e C contém as substâncias descritas abaixo. Em relação a estes é correto afirmar que:


a) em A observa-se, predominantemente, interações dipolo permanente-dipolo permanente.

b) em B observa-se, predominantemente, forças de London e presença de moléculas apolares.

c) em C observa-se, predominantemente, forças de London e a geometria mais provável da molécula é a linear.

d) em A e B os compostos presentes são apolares, pois suas geometrias são lineares.

e) em B e C os compostos são polares.

GABARITO.

QUESTÃO 18
Leia o texto abaixo e em seguida responda à questão:

Alumina
A matéria-prima necessária para produzir alumínio primário é o óxido de alumínio (Al2O3), também conhecido como alumina. Trata-se de um pó branco produzido pelo refino da bauxita. São necessárias cerca de duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de alumínio pelo processo de eletrólise sem a presença de água no meio reacional.

FASA 2019: O processo eletrolítico no qual o texto se refere para extração do alumínio é caracterizado por:

a) produção de alumínio no cátodo através de uma semirreação de oxidação.

b) uma eletrólise ígnea, pois dessa forma o alumínio é produzido no ânodo através de uma semirreação de oxidação.

c) ausência de uma fonte externa de geração elétrica devido o meio reacional não aquoso, possibilitando a formação do alumínio metálico.

d) uma eletrólise não aquosa porque a água teria a prioridade de descarga no cátodo, produzindo gás hidrogênio.

e) produzir o referido metal pela reação de redução: 2Al(s) → 2Al³⁺(l) + 6e⁻.

GABARITO.

QUESTÃO 19
FASA 2019: De acordo com a tabela abaixo a alternativa correta é:


a) a ordem crescente de raio iônico das espécies é Ca2⁺, K⁺, Cl⁻.

b) a distribuição eletrônica da espécie K⁺ terá na camada de valência a configuração eletrônica ns¹.

c) a espécie Ca²⁺ ao formar compostos tipicamente iônicos com átomos da família dos calcogêneos terá fórmula com índices atômicos 2 e 1.

d) o átomo neutro da espécie Cl⁻ possui maior raio do que seu próprio íon monovalente.

e) as espécies K⁺ e Cl⁻ se ligam tipicamente por compartilhamento de pares eletrônicos.

GABARITO.

QUESTÃO 20
FASA 2019: A imagem a seguir demonstra o rigoroso inverno em alguns países europeus. Se deixarmos um automóvel parado ao relento, durante uma noite de inverno, a água do radiador poderá solidificar-se, arrebentando o próprio radiador ou outras partes do sistema de arrefecimento.

imagem a seguir demonstra o rigoroso inverno em alguns países europeus

Para evitar que isso aconteça, é correto:

a) retirar toda a neve que está em cima do veículo e só depois dar a partida.

b) esperar a neve descongelar por completo até ter certeza de que todos os sistemas radiador e arrefecimento estejam com produtos na forma líquida.

c) acrescentar no radiador substância que deverá abaixar o ponto de congelamento do solvente, criando assim um efeito crioscópico.

d) retirar toda a água do radiador do veículo, armazenar em temperatura superior a 0ºC e pela manhã inserir essa água novamente no radiador, evitando assim um efeito ebulioscópico.

e) acrescentar no radiador do veículo um soluto não volátil que irá interferir na pressão osmótica da solução elaborada, pois assim o solvente irá migrar sempre para um meio mais concentrado e essa movimentação não permite que ele congele.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 21
FASA 2019: Por muito tempo acreditou-se que o território brasileiro é geologicamente estável, portanto, livre de terremotos e abalos sísmicos. Todavia, já foram registrados diversos abalos sísmicos (eventos de magnitude pequena ou moderada) no Brasil, conforme tabela abaixo.

São abalos considerados modestos, se comparados aos da região andina, mas que comprovam que o risco sísmico em nosso país existe e não pode ser ignorado. A seguir, transcrevemos alguns dos principais eventos ocorridos:


São fatores que conferem certa estabilidade ao território brasileiro do ponto de vista dos grandes tremores de terra, EXCETO:

a) posição geográfica do país, situado no centro da placa tectônica Sul-Americana.

b) inexistência de atividade vulcânica.

c) estrutura geológica com idade muito antiga.

d) relevo formado majoritariamente por dobramentos modernos.

e) inexistência de grandes cadeias montanhosas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
FASA 2019: No Planalto Meridional do Brasil destaca-se a ocorrência de solos de terra roxa, caracterizados por elevada fertilidade natural e muito utilizados nas atividades agrícolas.

O tipo de rocha e a estrutura geológica que dá origem ao solo de terra roxa são, respectivamente, o:

a) arenito, uma rocha sedimentar marinha da Bacia Sedimentar do Paraná.

b) granito, uma rocha ígnea intrusiva do Escudo Cristalino do Brasil Central.

c) gnaisse, uma rocha metamórfica do Escudo Cristalino Atlântico.

d) basalto, uma rocha ígnea da Bacia Sedimentar do Paraná.

e) cristalina, rochas formadas a bilhões de anos compostas de minerais metálicos.

GABARITO.

QUESTÃO 23
FASA 2019: A figura abaixo mostra um corte horizontal sobre uma determinada rocha. Nele aparece encravado um tipo de fóssil do Período Jurássico. As rochas onde encontramos fósseis são:

as rochas onde encontramos fósseis são

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.

b) ígneas, já que essas rochas são encontradas no interior da crosta terrestre, local onde estão depositados a maioria dos fósseis.

c) sedimentares, pois os restos de antigos animais pré-históricos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.

d) metamórficas, pois os animais foram comprimidos devido às elevadas temperaturas e pressões no interior da crosta terrestre.

e) cristalinas, pois os atuais escudos cristalinos um dia foram grandes depósitos sedimentares onde estes animais pré-históricos acabaram soterrados.

GABARITO.

QUESTÃO 24
FASA 2019: O território brasileiro possui grande diversidade de formas de relevo como planaltos, planícies, depressões, serras, escarpas, chapadas, cestas, etc. Elas são decorrentes, principalmente, da atuação dos agentes exógenos, como as chuvas e os rios. Analise as alternativas a seguir e marque a INCORRETA.

a) Planície é uma área predominantemente plana, onde os processos de sedimentação superam os de erosão.

b) Planalto é uma forma de relevo em que o processo de erosão predomina sobre o de acumulação. São superfícies formadas por serras, morros, chapadas, etc.

c) Depressão é um relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno, com ocorrência de processos erosivos e de sedimentação. São superfícies suavemente inclinadas.

d) Planalto é um relevo plano e alto, situado acima dos 500 metros de altitude, cuja formação ocorreu no Pré-Cambriano. Neste tipo de relevo, os processos de erosão superam os de sedimentação.

e) Planície é uma unidade de relevo resultante da deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.

GABARITO.

QUESTÃO 25
FASA 2019: Os escorregamentos, também conhecidos como deslizamentos, são processos de movimentos de massa envolvendo materiais que recobrem as superfícies das vertentes ou encostas, tais como solos, rochas e vegetação. Estes processos estão presentes nas regiões montanhosas e serranas em várias partes do mundo, principalmente naquelas onde predominam climas úmidos. No Brasil, são mais frequentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Sobre esses processos, considere as seguintes afirmativas:

I. Os escorregamentos consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução do relevo terrestre, principalmente nas regiões serranas.

II. Nos grandes centros urbanos, os escorregamentos frequentemente assumem proporções catastróficas, uma vez que cortes nas encostas, depósitos de lixo, entre outras ações promovidas pelo homem, geram novas relações com os fatores condicionantes naturais.

III. É necessário que o ser humano deixe de devastar as matas e florestas e de impermeabilizar os solos para que não mais ocorram escorregamentos de grandes dimensões.

IV. A característica serrana do relevo brasileiro em algumas regiões é condição propícia para a intensificação dos escorregamentos, que acarretam grandes prejuízos econômicos e, inclusive, perdas de vidas humanas.

Estão corretas:

a) somente as afirmativas I e II.
b) somente as afirmativas I e IV.
c) somente as afirmativas II e III.
d) somente as afirmativas III e IV.
e) todas as afirmativas.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 26
FASA 2019: Ao afirmar que “em sentido absoluto a boa testemunha não existe; existe só bons ou maus testemunhos”, o grande historiador francês Marc Bloch quis:

a) exaltar o uso de fontes oficiais e não oficiais.
b) censurar o uso das fontes escritas oficiais.
c) alertar para a triagem das fontes orais.
d) criticar os historiadores positivistas.
e) estimular a pesquisa sem fontes.

GABARITO.

QUESTÃO 27
FASA 2019: Leia o texto abaixo: “Aristóteles: história e poesia.”

“A característica do poeta não é relatar o passado real, mas antes o passado possível, levando em conta as possibilidades dos acontecimentos segundo as semelhanças e a necessidade dos encadeamentos. O historiador e o poeta, com efeito, não diferem pelo fato de um narrar em verso e outro em prosa. A verdadeira distinção é a seguinte: um narra o que aconteceu, o outro aquilo que poderia ter acontecido.”

De acordo com Aristóteles:

a) história e poesia não se diferem servindo ambas, na forma de prosa ou de verso, como veículos de resgate do passado.

b) o que aconteceu e o que poderia ter acontecido pode ser escrito em prosa ou verso, alterando a finalidade do texto.

c) a Ilíada, contada em versos pelo poeta Homero seria o relato do passado, por isso repleto de símbolos e metáforas.

d) Tucídides autor de Guerra do Peloponeso, narrativa em prosa daquele conflito, era um poeta e não um historiador.

e) a história da Grécia é superior em relação a história de outras civilizações.

GABARITO.

QUESTÃO 28
“A mitologia grega teve papel fundamental na transmissão de valores que soam familiares a nós ainda hoje. Das noções de ciúme e de inveja, da soberba ao heroísmo, somos herdeiros de determinado jeito de pensar que nasceu na Grécia Antiga”.

FASA 2019: Favorecem a identificação entre as sociedades contemporâneas e as características dos deuses gregos:

a) o politeísmo antropozoomórfico entre as divindades gregas.

b) os sentimentos humanos entre as divindades gregas.

c) a imortalidade e o poder sobrenatural dos deuses gregos.

d) as mensagens de bondade dos deuses gregos.

e) o monoteísmo caracterizado da figura de Zeus.

GABARITO.

QUESTÃO 29
FASA 2019: No filme, “O Gladiador” de Ridley Scott, a trama se desenrola durante o período de apogeu do Império Romano. É neste cenário que uma das personagens, um senador romano, a certa altura afirma: “Roma não é a mármore fria do Senado, Roma é a areia quente do Coliseu.” A afirmativa da personagem do filme refere-se ao:

a) poderio dos gladiadores, que tinham uma força de decisão considerável nas ações políticas de Roma.

b) controle das massas desocupadas de Roma, através de grandes eventos que distraíam a plebe.

c) elo entre a política senatorial e aos espetáculos enaltecedores do Império Romano.

d) confronto entre os senadores do poder legislativo e o Imperador do poder executivo.

e) desprezo pelas tradições militares e expansionistas do Império Romano.

GABARITO.

QUESTÃO 30
Letra 1
O Bonde São Januário
Leva mais um operário
Sou eu
Que vou trabalhar
O Bonde São Januário. Wilson Batista (1937)

Letra 2
Sou Ana das loucas
Até amanhã
Sou Ana, da cama
Da cana, fulana, bacana
Ana de Amsterdam. Chico Buarque (1973)

FASA 2019: Ambas as letras apresentadas foram censuradas e compulsoriamente modificadas. Na Letra 1 Wilson Batista usava o termo otário no lugar de operário e na Letra 2 Chico Buarque utilizava-se da palavra sacana ao invés de bacana.

A ditadura estadonovista de Getúlio Vargas (37-45) foi responsável pela censura ao samba de Wilson, enquanto o regime militar (64-85) censurou a canção de Chico.

Apesar dos episódios se aproximarem tristemente no que tange ao uso da máquina estatal autoritária como forma de limitar a liberdade de expressão dos artistas, um aspecto os diferencia, o fato de a censura ter objetivado:

a) exaltar o trabalho e o nacionalismo em 37 e salvaguardar a moral e os bons costumes familiares em 73.

b) denunciar a indisciplina e o sarcasmo do artista em 37 e evitar o uso de termos politizados em 73.

c) transformar troça e piada em ufanismo em 37 e silenciar as guerrilhas comunistas em 73.

d) limitar o discurso sindicalista e comunista em 37 e exilar o artista do Brasil em 73.

e) subsidiar a obra do artista em 37 e enaltecer o português nacionalista em 73.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 31
FASA 2019: Um vendedor tem um salário fixo de R$ 400,00 e uma comissão de 5% sobre o total de x reais de suas vendas no mês. Seu salário mensal total, em reais, pode ser expresso por:

a) 400 + 5x.
b) 400,05x.
c) 405x.
d) 400 + 0,5x.
e) 400 + 0,05x.

GABARITO.

QUESTÃO 32
FASA 2019: O menor valor que assume a expressão (6 - senx); para x variando de 0º a 360º é:

a) 7.
b) 6.
c) 5.
d) 1.
e) -1.

GABARITO.

QUESTÃO 33
FASA 2019: As raízes da equação x² – 7x + 10 = 0 são o 1º e o 2º termo de uma PA crescente.

Determine o 4º termo dessa PA.

a) 5.
b) 7.
c) 8.
d) 9.
e) 11.

GABARITO.

QUESTÃO 34
FASA 2019: Seja, com n ∈ N. Simplificando a expressão, encontra-se:



GABARITO.

QUESTÃO 35
FASA 2019: Para produzir um objeto, um artesão gasta R$ 1,20 por unidade. Além disso, ele tem uma despesa fixa de R$ 123,50, independentemente da quantidade de objetos produzidos. O preço de venda é R$ 2,50 por unidade.

O número mínimo de objetos que o artesão deve vender, para que recupere o capital empregado na produção deles é:

a) 80.
b) 90.
c) 95.
d) 100.
e) 105.

GABARITO.

PORTUGUÊS

Leia atentamente o texto abaixo, escrito com base em textos publicados na internet e responda as questões de 36 a 43.

Mercado de trabalho perde 1 milhão de vagas até o fim do ano

A crise econômica pela qual passa o Brasil refletiu em cheio no mercado de trabalho e a geração de empregos dos últimos anos deu lugar a demissões em massa, situação que, segundo especialistas, tende a se agravar no segundo semestre, podendo chegar ao fechamento de 1 milhão de postos de trabalho com carteira assinada até o final do ano.

A situação se torna mais grave quando se leva em conta que o rendimento médio real dos salários também sofre uma desaceleração. O processo cria um círculo vicioso: o consumidor, com medo do futuro, não compra ou compra menos e tenta não se endividar; e a indústria freia a produção, já que não há consumidor para os bens produzidos. Com a diminuição do nível de confiança dos empresários e prestadores de serviço, não há expectativas para a reversão do quadro até o final do próximo ano.

Dos 27 estados da federação, em 19 o número de contratações é menor que o de dispensas, situação que deve se agravar nos próximos meses. A agropecuária e o setor de serviço, principalmente nos estados do Sul, ainda apresentam um crescimento no nível das contratações, mas o ritmo de demissão vem aumentando. No Sudeste, a construção civil é o setor que mais dispensa, seguido pelo comércio.

QUESTÃO 36 - ANULADA.

QUESTÃO 37
FASA 2019: “A situação se torna mais grave quando se leva em conta que o rendimento médio real dos salários também sofre uma desaceleração.”

O autor reforça o agravamento de uma situação já citada incluindo um outro fator. A marca idiomática da inclusão desse novo fator é explicitada pela palavra:

a) mais.
b) também.
c) quando.
d) se.
e) que.

GABARITO.

QUESTÃO 38
“Nos 27 estados da federação, em 19 o número de contratações é menor que o de dispensas, situação que deve se agravar nos próximos meses. A agropecuária e o setor de serviço, principalmente nos estados do Sul, ainda apresentam um crescimento no nível das contratações, mas o ritmo de demissão vem aumentando. No Sudeste, a construção civil é o setor que mais dispensa, seguido pelo comércio.”

FASA 2019: Marque a opção em que a oração introduz uma ideia que se opõe a um fato citado anteriormente:

a) nos 27 estados da federação, em 19 o número de contratações é menor.

b) (...)que deve se agravar nos próximos meses.

c) (...)mas o ritmo de demissão vem aumentando.

d) (...)ainda apresentam um crescimento no nível das contratações.

e) (...)que mais dispensa.

GABARITO.

QUESTÃO 39
FASA 2019: A oração que exprime contraste, oposição, ressalva de pensamento citada na questão acima se classifica como:

a) coordenada sindética adversativa.
b) subordinada adverbial causal.
c) adjetiva restritiva.
d) subordinada adverbial temporal.
e) coordenada sindética aditiva.

GABARITO.

QUESTÃO 40
“Dos 27 estados da federação, em 19 o número de contratações é menor que o de dispensas, situação que deve se agravar nos próximos meses”.

FASA 2019: Sobre o período acima, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) “menor” é comparativo de superioridade de “pequeno”.

b) o conector “que” não tem a mesma classificação no período.

c) “menor” funciona como predicativo.

d) o relativo “que” se refere a “dispensas”.

e) na última oração o sujeito é claro.

GABARITO.

QUESTÃO 41
“A crise econômica pela qual passa o Brasil refletiu em cheio no mercado de trabalho(...)”

“(...)e a indústria freia a produção já que não há consumidor para os bens produzidos.

FASA 2019: Substitui adequadamente as expressões sublinhadas:

a) porque, porquê.
b) porquê, por que.
c) por que, porque.
d) por quê, por que.
e) que, porque.

GABARITO.

QUESTÃO 42 - ANULADA.

QUESTÃO 43
“(...)e a indústria freia a produção já que não há consumidor para os bens produzidos.”

FASA 2019: Identifique a opção em que ocorre erro na flexão do verbo frear:

a) eles freiam, nós freiamos, eu freio.

b) nós frearemos, ele freou, eles frearam.

c) os motoristas freiam, o maquinista freava, todos freariam.

d) eu freei, ele freava, nós frearíamos.

e) ele freava, eles freavam, ninguém tinha freado.

GABARITO.

QUESTÃO 44
FASA 2019: Coesão textual é a articulação harmoniosa entre as partes de um texto, de modo a manter uma relação de significância. Leia os trechos abaixo, adaptados do jornal “O Tempo”, e numere-os do 1º ao 4º, de modo a organizá-los formando um texto coerente e coeso.

( ) Os para-atletas conquistaram 31 medalhas, com 15 ouros, 10 pratas e 6 bronzes, obtendo os melhores resultados da modalidade em Parapans e atingindo a meta de títulos estabelecida antes da competição.

( ) O tênis de mesa do Brasil encerrou a sua participação nos Jogos ParapansAmericanos de Toronto, no Canadá, ontem, fazendo história.

( ) Antes disso, os atletas dispunham de muito pouco apoio e ainda estavam buscando visibilidade no esporte. Subir ao pódio 27 vezes foi um estímulo fundamental para atletas e treinadores e essas vitórias abriram caminhos para as conquistas atuais.

( ) Esse índice supera o Parapan de 2003, quando a equipe brasileira conquistou 27 medalhas.

A numeração obtida foi:

a) 2, 1, 3, 4.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 1, 2, 4, 3.
d) 1, 2, 3, 4.
e) 2, 1, 4, 3.

GABARITO.

QUESTÃO 45
FASA 2019: Leia a tirinha abaixo, retirada do jornal “O TEMPO”, e responda as questões.

Leia a tirinha abaixo, retirada do jornal “O TEMPO”, e responda as questões

Charges e tirinhas retratam fatos do cotidiano e normalmente têm uma intenção crítica.

Nessa tirinha, essa intenção está explicitada em:

a) a indefinição dos papéis familiares atualmente.

b) as novas tecnologias de comunicação dificultam o convívio social.

c) por mais que cresçam, os filhos são sempre crianças para os pais.

d) o livro impresso perdeu a importância na era digital.

e) pais e filhos não têm mais uma relação de afeto na sociedade atual.

GABARITO.

INGLÊS

Text 1:

The great six-hour workday experimente (questions 46 e 47)
BBC

Experiments with shorter workdays have revealed some surprising results for workers and their companies.
By Ariana Chirasello

Dreaming of a shorter workday? It might be good for you, and, according to a story published in The Guardian detailing an experiment with a six-hour workday, cutting back may be good for your company, too.

Swedish nursing home Svartedalens has been trialling shorter days, without reducing salaries. The premise: people everywhere are working even longer hours, but that’s not necessarily a guarantee of happier customers or satisfied, productive employees.

After six months of the six-hour day (versus the usual eight hours), the nurses at the home felt less stressed and more energised. That in turn increased their quality of care, according to The Guardian. While researchers said it was too early to fully quantify the results, signs show that productivity improved and staff turnover decreased. There was one financial drawback. Fourteen new employees had to be hired to accommodate the extra shifts.

But don’t shorter workdays mean cramming the same amount of work into fewer hours and even more stress? Researchers in South Korea found that reducing work weeks from 44 hours to 40 hours, and promising Saturdays off, only increased workload strain instead of fostering happiness. The key to making a shorter workday successful is to understand that the change in hours might not be best for everyone or every company - such options need to be altered to meet the specific job and workplace needs, according to Cali Williams Yost, a workplace strategist based in New Jersey.

QUESTÃO 46
FASA 2019: As a consequence to the experiment, what is true?

a) The doctors were more productive.
b) Salaries were not decreased.
c) The nurses felt more stressed.
d) The nurses felt less energised.
e) The nurses work quality was decreased.

GABARITO.

QUESTÃO 47
FASA 2019: According to the experiment:

a) the options to change working hours need to be altered to meet the specific job and workplace needs.

b) the change in working hours might not be best for everyone.

c) cutting back may be good for the employees and for their, too.

d) one of the drawbacks is that new employees had to be hired to accommodate the extra shifts.

e) promising Saturdays off will decrease workload strain and foster happiness.

GABARITO.

Text 2:

Facebook's Mark Zuckerberg pledges refugee camp internet access (questions 48 e 49)
BBC

Facebook founder Mark Zuckerberg has announced plans to help bring the internet to UN refugee camps.

Speaking at a UN forum in New York, Mr Zuckerberg said it would help refugees access aid and maintain family links.

He also said Facebook would be part of a new campaign to make the internet available to everyone on the planet within five years.

He said the internet could help the UN meet its development goals and lift people out of poverty.

Signatories to the campaign, called the Connectivity Declaration, include rock star Bono, actress Charlize Theron, entrepreneurs Bill Gates and Richard Branson, and Wikipedia cofounder Jimmy Wales.

He said Facebook would work with the UN High Commissioner for Refugees.

"Connectivity will help refugees better access support from the aid community and maintain links to family and loved ones," he said. "Facebook is in a unique position to help maintain this lifeline."

Some three billion people around the world have internet access, and the connectivity campaign aims to bring the internet to the other four billion.

Mr Zuckerberg says that Facebook has nearly 1.5 billion users who log in once a month, and achieved a billion users in a single day for the first time last month. He has predicted that the site's reach will continue to grow.

QUESTÃO 48
FASA 2019: The word ‘he’ on the second paragraph refers to:

a) Facebook users.
b) Mark Zuckenberg.
c) Facebook.
d) Charlize Theron.
e) UN.

GABARITO.

QUESTÃO 49
FASA 2019: According to Mr Zuckenberg, what is a benefit from the internet access to the refugees?

a) It will help them start links to family and loved ones.

b) It will help them visit their family and loved ones.

c) The number of Facebook users will increase to 1.5 billion.

d) 3 billion people around the world will have internet access.

e) They will have better access to support from the aid community.

GABARITO.

Text 3:

What a Wonderful World - Louis Armstrong

I see trees of green, red roses too.
I see them bloom for me and you.
And I think to myself,
What a wonderful world.

I see skies of blue and clouds of white,
The bright blessed day, The dark sacred night.
And I think to myself,
What a wonderful world.

QUESTÃO 50
FASA 2019: Which of the following words could replace “roses” on the first line?

a) Pink.
b) Pinks.
c) Flowers.
d) Blue.
e) Red.

GABARITO.

Comentários