FASA 2019: “A situação se torna mais grave quando se leva em conta que o rendimento médio real dos salários também sofre uma desaceleração.”

Leia atentamente o texto abaixo, escrito com base em textos publicados na internet e responda as questões de 36 a 43.

Mercado de trabalho perde 1 milhão de vagas até o fim do ano

A crise econômica pela qual passa o Brasil refletiu em cheio no mercado de trabalho e a geração de empregos dos últimos anos deu lugar a demissões em massa, situação que, segundo especialistas, tende a se agravar no segundo semestre, podendo chegar ao fechamento de 1 milhão de postos de trabalho com carteira assinada até o final do ano.

A situação se torna mais grave quando se leva em conta que o rendimento médio real dos salários também sofre uma desaceleração. O processo cria um círculo vicioso: o consumidor, com medo do futuro, não compra ou compra menos e tenta não se endividar; e a indústria freia a produção, já que não há consumidor para os bens produzidos. Com a diminuição do nível de confiança dos empresários e prestadores de serviço, não há expectativas para a reversão do quadro até o final do próximo ano.

Dos 27 estados da federação, em 19 o número de contratações é menor que o de dispensas, situação que deve se agravar nos próximos meses. A agropecuária e o setor de serviço, principalmente nos estados do Sul, ainda apresentam um crescimento no nível das contratações, mas o ritmo de demissão vem aumentando. No Sudeste, a construção civil é o setor que mais dispensa, seguido pelo comércio.

QUESTÃO 36 - ANULADA.

QUESTÃO 37
FASA 2019: “A situação se torna mais grave quando se leva em conta que o rendimento médio real dos salários também sofre uma desaceleração.”

O autor reforça o agravamento de uma situação já citada incluindo um outro fator. A marca idiomática da inclusão desse novo fator é explicitada pela palavra:

a) mais.
b) também.
c) quando.
d) se.
e) que.

QUESTÃO ANTERIOR:
FASA 2019: Para produzir um objeto, um artesão gasta R$ 1,20 por unidade. Além disso, ele tem uma despesa fixa de R$ 123,50, independentemente da quantidade de objetos produzidos.

GABARITO:
b) também.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FASA 2019: Marque a opção em que a oração introduz uma ideia que se opõe a um fato citado anteriormente

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FASA 2019 com Gabrito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários