FMO 2019: Além da incidência de “santos do pau oco”, bem como de algumas tradições marcadas pelo sincretismo religioso

Texto I

santo do p oco

Texto II
A Coroa Portuguesa, com o objetivo de controlar toda transação de compra e venda de ouro no Brasil, cria uma série de tributações consideradas absurdas aos olhos dos colonos. Indignados, muitos mineradores começaram a criar artifícios para driblar os impostos quando realizavam a compra e venda de ouro. Uma das formas era esculpir imagens de santos em madeira oca e “rechearem” com o ouro.
(Disponível em: http://www.comproourobh.com.br/santo-do
-pau-oconasceu-da-compra-e-venda-de-ouro/)

FMO 2019: Além da incidência de “santos do pau oco”, bem como de algumas tradições marcadas pelo sincretismo religioso, a época colonial brasileira, especificamente o período minerador, é também caracterizado pelo(a):

(A) Inexistência de trabalhadores livres, numa sociedade estamental, ou seja, sem mobilidade social.

(B) Fato do Brasil ser exclusivamente agrário e rural, o que impediu o desenvolvimento de uma cultura urbana e regional.

(C) Emergência de movimentos sociais que, mesmo sem a ideia emancipacionista, logo de início, visavam burlar o fisco metropolitano.

(D) Exclusão econômica de uma classe média colonial (profissionais liberais: médicos, professores, padres), mas com domínio nas atividades culturais.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Os fragmentos de texto referem-se a dois movimentos sociais da República Brasileira que, além de guardarem semelhanças pelo messianismo que os caracteriza, foram considerados também

GABARITO:
(C) Emergência de movimentos sociais que, mesmo sem a ideia emancipacionista, logo de início, visavam burlar o fisco metropolitano.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: Sobre o Milagre Econômico, suas características e consequências, analise as afirmativas a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.