FMO 2019: A notícia, datada de junho de 2009, faz referência à tentativa do governo Chinês

A China censurou, no dia 3 de junho de 2009, as informações sobre a repressão do movimento democrático na Praça da PazCelestial. O veto prossegue e afeta também os canais de TV estrangeiros captados no país. Os internautas chineses não conseguiram acessar vários serviços da Microsoft. O Google com fotos da repressão ainda era acessado. O bloqueio provocou discussões nos fóruns virtuais especializados.
(Disponível em: www.1folha.uol.com.br/folhas/informática/uli124.)

FMO 2019: A notícia, datada de junho de 2009, faz referência à tentativa do governo Chinês de censurar informações sobre a repressão aos manifestantes que protestaram, em 1989, há 30 anos atrás, na Praça da Paz Celestial. Nos dias atuais, em relação à situação da China, é correto afirmar que:

(A) Três décadas depois, os tanques da Praça da Paz Celestial foram substituídos por milhares de câmeras atentas ao menor sinal de protesto, igualmente eficazes para o regime chinês.

(B) A abertura econômica chinesa, iniciada no século passado, foi acompanhada de reformas políticas, com direitos individuais, liberdade de imprensa e de expressão finalmente respeitados.

(C) Desde a chegada do presidente Xi Jinping ao poder, em 2012, a China reduziu ainda mais a vigilância, garantindo, assim, o exercício das liberdades civis, econômicas e religiosas dos cidadãos.

(D) Capitaneados pelos ideais socialistas, os chineses, principalmente após os protestos de 1989, conseguiram uma abertura maior com o governo, sobretudo através das mídias sociais amplamente difundidas no país.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Tendo em vista os contextos colonialista e neocolonialista dos respectivos séculos XVI e XIX, é correto afirmar, acerca da relação entre dominação colonial e capitalismo, que

GABARITO:
(A) Três décadas depois, os tanques da Praça da Paz Celestial foram substituídos por milhares de câmeras atentas ao menor sinal de protesto, igualmente eficazes para o regime chinês.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: Com a morte de D. José I, em 1777, o trono português foi assumido por sua filha: D. Maria I.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários