FMO 2019: Tendo em vista os contextos colonialista e neocolonialista dos respectivos séculos XVI e XIX

Texto I

Na América, contudo, como em escala mundial desde 500 anos atrás, o capital existe apenas como o eixo dominante da articulação conjunta de todas as formas historicamente conhecidas de controle e exploração do trabalho, configurando, assim, um único padrão de poder, histórico-estruturalmente heterogêneo, com relações descontínuas e conflitivas entre seus componentes. [...] A dominação é o requisito da exploração, e a raça é o mais eficaz instrumento de dominação que, associado à exploração, serve como o classificador universal no atual padrão mundial de poder capitalista. [...]
(BALANDIER, Georges. 1993.)

Texto II

O Imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das características fundamentais do capitalismo em geral. Mas o Capitalismo só se transformou em Imperialismo Capitalista quando chegou a um determinado grau, muito elevado, do seu desenvolvimento, quando algumas das características fundamentais do Capitalismo começaram a transformar-se na sua antítese, quando ganharam corpo e se manifestaram em toda a linha os traços da época de transição do Capitalismo para uma estrutura econômica e social mais elevada.
(LENINE, Vladimir Llitch. 1984.)

FMO 2019: Tendo em vista os contextos colonialista e neocolonialista dos respectivos séculos XVI e XIX, é correto afirmar, acerca da relação entre dominação colonial e capitalismo, que:

(A) Em ambos os casos, as alterações sociais estão ligadas apenas às questões culturais e étnicas, como comprovam os textos, e não às questões econômicas de fato.

(B) No Colonialismo do século XVI, a teoria do Darwinismo social possibilitou uma miscigenação não aceita mais tarde, no contexto do Neocolonialismo do século XIX.

(C) Tanto num caso quanto no outro pode-se considerar que as práticas de dominação, com a intervenção maior ou menor do Estado, colaboraram com a expansão capitalista.

(D) No conjunto das relações estabelecidas, em ambos os contextos, nota-se a preocupação com a manutenção do Antigo Regime e de suas características socioeconômicas aristocráticas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Sobre o Milagre Econômico, suas características e consequências, analise as afirmativas a seguir

GABARITO:
(C) Tanto num caso quanto no outro pode-se considerar que as práticas de dominação, com a intervenção maior ou menor do Estado, colaboraram com a expansão capitalista.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: A notícia, datada de junho de 2009, faz referência à tentativa do governo Chinês de censurar informações sobre a repressão aos manifestantes que protestaram, em 1989, há 30 anos atrás, na Praça da Paz Celestial. Nos dias atuais, em relação à situação da China, é correto afirmar que.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.