FMO 2019: Quando o autor menciona “revolução cultural”, ele se refere a

Para Eugenio Garin (1972) trata-se de uma revolução cultural que tem origem nos modos de vida das cidades italianas nos séculos XIV e XV e nas transformações no conhecimento que abrem o mundo para o novo. Essa perspectiva, embora acentuadamente Italiana, dá conta da complexidade de mudanças que ocorreram na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Nossa proposição, no entanto, não toma a ideia de revolução cultural como um processo de ruptura radical, principalmente porque sendo cultural ela se processa de forma mais lenta, indo e vindo, por meio da renovação de ideias que só adquirem o sentido do novo expostas a um debate.
(FALCON, Francisco; RODRIGUES, Antonio Edmilson.
A formação do Mundo Moderno – A construção do ocidente
dos séculos XIV ao XVIII. 2ª ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2006. p 107. Com adaptações.)

FMO 2019: Quando o autor menciona “revolução cultural”, ele se refere a:

(A) Reforma.
(B) Renascimento.
(C) Estado Absolutista.
(D) Revolução Industrial.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Se a discussão atual sobre armas de guerra é permeada por questionamentos sobre os limiares éticos no uso dos drones e pela condenação do uso de armas químicas no conflito da Síria.

GABARITO:
(B) Renascimento.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: Atualmente, fazem parte da União Europeia 28 países; a sede do bloco fica em Bruxelas, capital da Bélgica. Em relação a esse bloco econômico e político, analise as afirmativas a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários