FMO 2019: Se a discussão atual sobre armas de guerra é permeada por questionamentos sobre os limiares éticos no uso dos drones

Uma bomba americana de 100 quilos da II Guerra Mundial foi desativada na madrugada deste sábado (15), após sua descoberta no centro de Berlim, perto da icônica Praça Alexanderplatz, informou a polícia. “O detonador foi destruído com sucesso. Estamos retirando aos poucos os bloqueios. Em breve, vocês poderão retornar a suas casas”, indicou a polícia em uma rede social.
(Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/bomba
-da-segundaguerra-e-desativada-no-centro-de-berlim.shtml)

FMO 2019: Se a discussão atual sobre armas de guerra é permeada por questionamentos sobre os limiares éticos no uso dos drones e pela condenação do uso de armas químicas no conflito da Síria, há 80 anos a humanidade começava a acompanhar o que seria o morticínio generalizado representado pela II Guerra Mundial. Em relação a essa grande guerra, no aspecto tecnológico em específico, é correto afirmar que:

(A) Foi apenas a partir da entrada inusitada dos EUA, após o famoso ataque da base naval do Pacífico, Pearl Harbor, que a tecnologia de fato passou a ser usada em armas de guerra.

(B) Devido às limitações econômicas advindas da II Guerra Mundial, a “Tríplice Aliança” não teve muitas condições de investir muito em tecnologia bélica, o que determinou sua derrota.

(C) A Alemanha se destacou com armas absurdamente modernas e inovadoras para a época, pois o Partido Nazista apostava muito em pesquisas científicas e tinha ótimos engenheiros à disposição.

(D) A retaliação econômica infringida aos derrotados em “Versalhes” refletiu na maneira como os povos passaram a ver a guerra e suas consequências, limitando, a partir daí, o poder de destruição das armas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Com a morte de D. José I, em 1777, o trono português foi assumido por sua filha: D. Maria I.

GABARITO:
(C) A Alemanha se destacou com armas absurdamente modernas e inovadoras para a época, pois o Partido Nazista apostava muito em pesquisas científicas e tinha ótimos engenheiros à disposição.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: Quando o autor menciona “revolução cultural”, ele se refere a

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.