PUC-PR 2019: Agostinho de Hipona, no texto O livre arbítrio, apresenta uma solução para o problema do mal

PUC-PR 2019: Agostinho de Hipona, no texto O livre arbítrio, apresenta uma solução para o problema do mal. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que apresenta a ideia central da obra.

A) O problema da liberdade humana e o da origem do mal moral e o pecado como fonte do mal moral são o tema central da obra agostiniana.

B) Santo Agostinho não refutava e também não tratava a questão dos maniqueus, os quais identificavam-se com o livre-arbítrio da vontade sem pretender fazer recair em Deus a responsabilidade pelo mal e pelo pecado.

C) A obra salienta que o mal visto no conjunto não é mais um malefício, mas sim uma contribuição ao bem comum e à beleza da ordem. Cometer o mal não é nada mais do que submeter sua vontade às paixões, ou preferir aos bens propostos pela fé eterna uma satisfação pessoal.

D) O filósofo não alegava ser a matéria essencialmente má e não era responsável pelo mal. Vontade livre, mesmo fraca, pode recusar um lugar honroso entre os bens criados.

E) Do ponto de vista metafísico-ontológico, existe mal no cosmos, mas apenas graus superiores de ser, em relação a Deus e aos seres humanos, graus esses que dependem da infinitude do ser criado e dos diferentes níveis dessa finitude.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: Os parágrafos podem ser explicados, respectivamente, pelo predomínio

GABARITO:
A) O problema da liberdade humana e o da origem do mal moral e o pecado como fonte do mal moral são o tema central da obra agostiniana.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: Dois comerciantes praticam preços justos e não enganam os clientes.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários