PUC-PR 2019: De acordo com a tabela periódica e as propriedades gerais dos elementos químicos, marque a alternativa CORRETA

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019). O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

PUC-PR 2019: De acordo com a tabela periódica e as propriedades gerais dos elementos químicos, marque a alternativa CORRETA.

A) O raio iônico do Cr3+ é menor que o raio iônico do Cr6+.

B) A quantidade de energia necessária para adicionar o elétron mais afastado de um átomo isolado no estado gasoso é definida como energia de ionização.

C) Dos elementos químicos do segundo período da tabela periódica, o elemento químico oxigênio, no estado neutro, apresenta a maior energia de ionização.

D) A energia de ionização de um metal neutro hipotético M no estado gasoso é maior que a energia de ionização do íon M+ no estado gasoso.

E) Os íons Na+, Mg2+ e Al3+ estão, respectivamente, em ordem decrescente de raios iônicos.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: Os conservantes são usados em muitos cosméticos para aumentar a vida útil dos produtos, impedindo o desenvolvimento de microrganismos que podem causar doenças ou simplesmente prejudicar o bom aspecto do produto final.

GABARITO:
E) Os íons Na+, Mg2+ e Al3+ estão, respectivamente, em ordem decrescente de raios iônicos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: A seguir são relacionados alguns compostos orgânicos, o número de isômeros opticamente ativos e inativos, as misturas racêmicas e as ocorrências de isômero meso, caso existam.  Assinale a alternativa que traz CORRETAMENTE essa relação.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.