PUC-PR 2019: A seguir são relacionados alguns compostos orgânicos, o número de isômeros opticamente ativos e inativos

Leia as informações a seguir.

A isomeria espacial é extremamente relevante na área farmacêutica. Quando um medicamento é prescrito e ingerido, as moléculas que estão presentes na sua composição irão interagir com receptores no organismo. Esses  compostos orgânicos podem estar na forma de isômeros.

Cada isômero, por apresentar um arranjo espacial diferente dos átomos, pode acabar influenciando diretamente na absorção e atividade do medicamento. Em algumas situações, os isômeros, por apresentarem diferentes arranjos espaciais, podem apresentar também comportamentos e funções bastante distintas. Nesse caso, é possível que um isômero tenha uma ação benéfica, enquanto outro cause danos à saúde.

PUC-PR 2019: A seguir são relacionados alguns compostos orgânicos, o número de isômeros opticamente ativos e inativos, as misturas racêmicas e as ocorrências de isômero meso, caso existam.  Assinale a alternativa que traz CORRETAMENTE essa relação.

A) O 2-metilbutanal apresenta dois isômeros ópticos ativos, um dextrogiro e outro levogiro, uma mistura racêmica e um isômero meso.

B) 0 3-cloro-2-metilpentano apresenta dois isômeros ópticos ativos, um dextrogiro e um levogiro, não forma mistura racêmica e nem isômero meso.

C) O ácido 2,3,4-tricloropentanoico forma 4 isômeros ópticos ativos, sendo dois dextrogiros e 2 levogiros, também

forma 2 misturas racêmicas diferentes e não apresenta isômero meso.

D) O 2,3-dimetilbutanodial apresenta três isômeros ópticos, um dextrogiro, um levogiro e um meso inativo, podendo formar uma mistura racêmica.

E) O 2,5-dicloro-hexano apresenta 4 isômeros ópticos ativos, sendo dois dextrogiros e dois levogiros e não forma mistura racêmica.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: De acordo com a tabela periódica e as propriedades gerais dos elementos químicos, marque a alternativa CORRETA.

GABARITO:
D) O 2,3-dimetilbutanodial apresenta três isômeros ópticos, um dextrogiro, um levogiro e um meso inativo, podendo formar uma mistura racêmica.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: O clorato de sódio é um agente oxidante. Ele é principalmente usado para produzir dióxido de cloro para branqueamento de polpa de celulose, mas também é usado como herbicida e para preparar cloratos.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.