PUC-PR 2019: Leia a notícia abaixo e assinale a alternativa que elenca CORRETAMENTE os motivos que levaram à separação da Alemanha

PUC-PR 2019: Leia a notícia abaixo e assinale a alternativa que elenca CORRETAMENTE os motivos que levaram à separação da Alemanha em dois países diferentes (Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental) durante o século XX.

Helmut Kohl, que morreu na manhã desta sexta-feira aos 87 anos em sua casa de Ludwigshafen, [...] foi o chanceler da unificação alemã. [Sem ele], esse acontecimento fundamental para a história da Europa não se teria produzido no curto espaço de onze meses entre 9 de novembro de 1989, dia da queda do Muro de Berlim, e 3 de outubro de 1990, quando os seis landers da antiga República Democrática da Alemanha foram incorporados à República Federal e diretamente integrados à então chamada Comunidade Europeia.
Fonte: Bassets, LLuís. Morre Helmut Kohl, o europeísta
em estado puro que unificou a Alemanha. El País –
edição Brasil. 16 de junho de 2017. Disponível em
http://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/16/internac
ional/1497626619_312475.html. Acesso em: 12/06/17.

A) A separação da Alemanha em dois países (República Democrática e República Federal) consolidou a divisão política do povo alemão durante o domínio nazista: no lado oriental, concentraram-se os partidários do Partido Nacional-Socialista após 1945, enquanto que o lado ocidental reunia a democracia cristã e os partidos liberais.

B) A separação política do território alemão foi um desdobramento da Segunda Guerra Mundial, que criou duas zonas de influência no território europeu: uma, de domínio soviético, englobava a República Democrática da Alemanha, e outra, liderada por Reino Unido, França e Estados Unidos, da qual fazia parte a República Federal.

C) A cisão política do território alemão é uma consequência do impasse militar gerado pela invasão de Berlim pelas tropas soviéticas ao Leste e pelo exército norte-americano a Oeste daquela cidade; como nenhum dos lados conseguiu a hegemonia do território, a solução política foi a separação entre duas Alemanhas.

D) A vitória dos Aliados na Segunda Grande Guerra levou à concentração do que restou do exército nazista na porção oriental do território alemão, reconhecido como país independente na conferência de Potsdam em 1948.

E) A separação das duas Alemanhas reflete a polarização existente na sociedade germânica sobre a integração ou isolacionismo frente à União Europeia pós Segunda Grande Guerra, colocando, do lado oriental, os partidários da adesão ao bloco europeu e, no bloco ocidental, os defensores da soberania do estado alemão.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: Sobre os fatores presentes na transição da Antiguidade ao feudalismo na Europa Ocidental, estão CORRETAS as seguintes afirmações que indicam características desse período

GABARITO:
B) A separação política do território alemão foi um desdobramento da Segunda Guerra Mundial, que criou duas zonas de influência no território europeu: uma, de domínio soviético, englobava a República Democrática da Alemanha, e outra, liderada por Reino Unido, França e Estados Unidos, da qual fazia parte a República Federal.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: As toneladas de lama que vazaram no rompimento das barragens da empresa Vale, em Brumadinho (MG), são protagonistas de um dos maiores desastres ambientais provocado pela indústria da mineração brasileira.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.