PUC-PR 2019: Sobre a relação Europa X Império Otomano, assinale a alternativa CORRETA

Mas o maior desafio muçulmano à incipiente Europa moderna foi feito, é claro, pelos turcos otomanos, ou, antes, pelo seu formidável exército e pelo melhor equipamento de sítio da época. [...] O Império Otomano foi, é claro, muito mais do que uma máquina militar. Elite conquistadora, os otomanos tinham estabelecido uma unidade de religião, cultura e língua oficiais numa área maior do que o Império Romano, e sobre um vasto número de povos
[...].
KENNEDY, Paul. Ascenção e queda das grandes potencias:
transformações econômicas e conflito militar de 1500 a
2000. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991, p. 19-20.

PUC-PR 2019: Sobre a relação Europa X Império Otomano, assinale a alternativa CORRETA.

A) O Império Otomano expandiu suas fronteiras até o Norte da África e só não atingiu o seu objetivo de conquistar a Península Ibérica porque foi barrado, no Marrocos, pelas forças militares do rei português Dom Sebastião.

B) O Império Otomano impôs sua soberania sobre vastos territórios europeus até o início da Segunda Guerra Mundial, quando foi derrotado na região do Mar Egeu e da Turquia pelo exército nazista; no Egito, pelos exércitos italianos de Mussolini; e na região do Mar Negro e Europa Oriental, pelos exércitos soviéticos.

C) Durante séculos, o Império Otomano esteve cultural e tecnologicamente à frente da Europa.

D) Os líderes otomanos aliaram-se ao Império austro-húngaro, em 1945, com a ambição de recuperar seus territórios perdidos na região dos Bálcãs durante a Primeira Guerra Mundial.

E) Após a desagregação do Império Otomano, o islã perdeu força e espaço, enquanto religião, para as doutrinas de matriz europeia, como o catolicismo e as religiões de influência protestante.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-PR 2019: Em 1942, representantes de 26 nações reuniram-se em Washington e, incentivados pelo presidente Roosevelt, elaboraram o primeiro projeto da Organização das Nações Unidas (ONU).

GABARITO:
C) Durante séculos, o Império Otomano esteve cultural e tecnologicamente à frente da Europa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-PR 2019: Sobre os fatores presentes na transição da Antiguidade ao feudalismo na Europa Ocidental, estão CORRETAS as seguintes afirmações que indicam características desse período

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-PR 2019 (Vestibular Inverno) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.