PUC-RJ: Discutir a criminalidade no mundo e compará-la entre países e regiões são exercícios

PUC-RJ: Discutir a criminalidade no mundo e compará-la entre países e regiões são exercícios dos mais complexos para os pesquisadores da área, na atualidade.

Todavia há certa unanimidade entre eles quando são comparados países / regiões mais violentos (notadamente em relação aos homicídios, porque são dados registrados oficialmente), a partir de um indicativo que vem sendo uma importante ferramenta para esses estudos, sobretudo nas Ciências sociais e econômicas, em todo o mundo.

O índice que afere que a criminalidade tende a ser menor quanto maior for o seu valor é o da(do)

(A) Mortalidade Infantil.
(B) Desenvolvimento Humano.
(C) Produto Interno Bruto.
(D) Nível de urbanização.
(E) Fertilidade feminina.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: No Brasil, as regiões metropolitanas são unidades territoriais definidas por lei, que concentram parte expressiva da população nacional.

RESOLUÇÃO:
Estudo das Nações Unidas apresenta índices de assassinatos ao redor do mundo.

(...) Na maior parte do mundo, os homicídios têm caído desde 1995, mas recentemente houve um aumento na América Central e no Caribe (não existem dados confiáveis sobre o índice na África). (...) Esse estudo sugere duas amplas tendências. A primeira é uma ligação entre o desenvolvimento e o crime. Países com baixas pontuações no índice de desenvolvimento humano do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas tendem a apresentar índices maiores de assassinato e vice-versa. Crime organizado, tráfico de drogas, proliferação de gangues... estão ligados a altos índices de homicídios, mesmo em países relativamente desenvolvidos. (...) Um dado é particularmente preocupante: quedas súbitas no desempenho econômico também contribuem para um aumento nos índices criminais.
FONTE: UFJF. Endereço eletrônico:
http://www.ufjf.br/ladem/2011/10/13/um-mapa-da-
criminalidade-global/ Acesso em 21 de julho de 2018.

GABARITO:
(B) Desenvolvimento Humano.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: A charge mostra uma tendência crescente, no mundo ocidental: a busca por alimentos ‘mais saudáveis’ por parte da população. Todavia, a crítica do chargista indica que a

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários