PUC-RJ: A charge mostra uma tendência crescente, no mundo ocidental: a busca por alimentos ‘mais saudáveis’ por parte da população


A charge mostra uma tendência crescente, no mundo ocidental

PUC-RJ: A charge mostra uma tendência crescente, no mundo ocidental: a busca por alimentos ‘mais saudáveis’ por parte da população. Todavia, a crítica do chargista indica que a

(A) grande capacidade de empatia das classes mais abastadas em relação aos mais pobres reduz a disparidade entre os que comem bem e os que nada comem.

(B) sustentabilidade do consumo de produtos ‘mais saudáveis’ esbarra na manutenção de problemas estruturais como o desperdício de alimentos e a pobreza.

(C) falta de educação ambiental a partir da reduzida capacidade de separação dos tipos de resíduos é um dos maiores impeditivos para o aumento da qualidade de vida.

(D) manutenção da pobreza estrutural impede que outras pessoas possam comer melhor, porque os mais pobres só precisam se alimentar com produtos mais básicos.

(E) política agrícola nacional continua focada nos mais pobres e nas suas necessidades, quando eles deveriam se esforçar mais para comer os orgânicos.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Discutir a criminalidade no mundo e compará-la entre países e regiões são exercícios dos mais complexos para os pesquisadores da área, na atualidade.

RESOLUÇÃO:
Os alimentos orgânicos são mais uma frente por busca de saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas, no globo, atualmente. O discurso da sustentabilidade na produção alimentar sem fertilizantes e agrotóxicos, e que, portanto, promoveria uma qualidade melhor de vida para as pessoas esbarra no desperdício de alimentos em escala global nos dias de hoje (1/3 do que é produzido no planeta, por cálculos da ONU). Tal condição impõe aos poderes públicos um discurso de sustentabilidade que não deixe de lado a inclusão de milhões de miseráveis, que vagueiam pelo mundo em busca de alimento, e nem se descuide do desperdício alimentar. Se tal descuido fosse resolvido, parte expressiva dos miseráveis famintos não existiria.

GABARITO:
(B) sustentabilidade do consumo de produtos ‘mais saudáveis’ esbarra na manutenção de problemas estruturais como o desperdício de alimentos e a pobreza.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751-1772), editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, é considerada o texto mais representativo do movimento iluminista francês. Em relação à Enciclopédia e ao Iluminismo francês, analise as afirmações abaixo

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários