PUC-RJ: O documento acima é uma página do Atlas Catalão, produzido por volta de 1375


O documento acima é uma página do Atlas Catalão, produzido por volta de 1375

PUC-RJ: O documento acima é uma página do Atlas Catalão, produzido por volta de 1375, com autoria atribuída ao cartógrafo de Maiorca (Espanha) Abraão Cresques. O Atlas traz informações sobre aspectos geográficos, mercadorias e populações do continente africano. No detalhe, o cartógrafo deu destaque ao rei do Mali, conhecido como mansa Mussa (à direita), ao retratá-lo segurando uma pepita de ouro, seguido pelo desenho da importante cidade de Tombuctu.

Tendo como referência a imagem acima e os conhecimentos produzidos pelos estudos históricos, analise as afirmativas seguintes com relação à história do reino africano do Mali e assinale a afirmativa INCORRETA:

(A) O Mali, um dos reinos mais importantes da África, entre os séculos XIII e XV, se localizava em uma região de intensa circulação de saberes e pessoas.

(B) A origem do reino do Mali está nos povos de língua mandê, e o seu representante político era denominado mansa.

(C) O reino do Mali abarcava Tombuctu, uma cidade economicamente importante por ser um ponto de encontro das caravanas comerciais transaarianas, que traziam diversas mercadorias, como sal, noz de cola, ouro, especiarias e tecidos.

(D) Mansa Mussa era bastante conhecido em todo o mundo árabe e até mesmo no europeu, provavelmente por ter viajado por várias cidades importantes, quando da sua peregrinação à Meca, e por ter expandido o islamismo com a introdução de sábios muçulmanos nas escolas do Mali.

(E) Devido a sua localização geográfica muito próxima ao deserto do Saara, o Mali esteve em situação de isolamento, sem ser influenciado por culturas estrangeiras.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751-1772), editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, é considerada o texto mais representativo do movimento iluminista francês.

RESOLUÇÃO:
A afirmativa E é incorreta: O deserto do Saara não era responsável pelo isolamento dos povos africanos. Pelo contrário, era um importante eixo de comunicação entre as sociedades das savanas e das florestas localizadas ao sul dele e as do norte da África e do Mediterrâneo, promovendo a uma circulação intensa, há séculos, de pessoas, saberes e produtos.

São corretas as afirmativas A,B,C e D que mencionam a importância do reino do Mali formado por povos de língua mandê, cujo rei era denominado mussa, entre os séculos XIII e XV; a cidade de Tombuctu como ponto de encontro das caravanas transaarianas e o comércio de noz de cola, ouro, especiarias e tecidos; e a popularidade de Mansa Mussa com o seu importante papel na expansão do islamismo.

GABARITO:
(E) Devido a sua localização geográfica muito próxima ao deserto do Saara, o Mali esteve em situação de isolamento, sem ser influenciado por culturas estrangeiras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Sobre a conquista e a ocupação da América pelos espanhóis, no século XVI, podemos afirmar que este processo

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários