PUC-RJ: Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751-1772)

PUC-RJ: Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751-1772), editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, é considerada o texto mais representativo do movimento iluminista francês. Em relação à Enciclopédia e ao Iluminismo francês, analise as afirmações abaixo:

I - Considerando como conhecimento válido apenas aquele baseado na Revelação bíblica, a Enciclopédia incluía a maior parte das doutrinas ortodoxas da Igreja.

II - Entre as diferentes formas de conhecimento, a Enciclopédia dava enorme destaque àquelas vinculadas à prática, como as artes e os ofícios, em conformidade com a crença iluminista na capacidade da técnica em dominar a natureza em prol da melhoria da condição humana.

III - A Enciclopédia apresenta uma visão otimista da história como um contínuo progresso material e moral da espécie humana e dos clérigos como os principais agentes desse progresso.

IV - Ao buscar compilar todo o conhecimento humano útil numa obra acessível, a Enciclopédia mostrava-se fi el à convicção iluminista de que a instrução seria capaz de libertar os homens da superstição, do fanatismo e da violência, tornando-os melhores e mais virtuosos.

Estão corretas APENAS as afirmações

(A) II e IV
(B) I e IV
(C) I e II
(D) II e III
(E) III e IV

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: A charge mostra uma tendência crescente, no mundo ocidental: a busca por alimentos ‘mais saudáveis’ por parte da população. Todavia, a crítica do chargista indica que a

RESOLUÇÃO:
A afirmação I está errada. A Enciclopédia considerava como válido apenas o conhecimento baseado na experiência, o que excluía a maior parte das doutrinas ortodoxas da Igreja. A afirmação III está errada. Na visão da Enciclopédia, os agentes do progresso seriam os filósofos, i.e., os próprios enciclopedistas ou philosophes, e não os clérigos.

GABARITO:
(A) II e IV

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: O documento acima é uma página do Atlas Catalão, produzido por volta de 1375, com autoria atribuída ao cartógrafo de Maiorca (Espanha) Abraão Cresques.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários