PUC-RJ: A qual tipo de atividade rural, o autor se refere no trecho acima?

(...) (Agricultores) (...) vêm manifestando uma capacidade organizativa que responde em grande parte pela existência de políticas públicas inovadoras nas atividades agrícolas brasileiras. (...) Por exemplo, o mais importante é o quadro de mudanças institucionais a que esse setor vem dando lugar, por meio das comissões municipais de desenvolvimento rural, das novas cooperativas de crédito e da ampliação (...) da quantidade de agricultores com acesso ao sistema bancário. Independentemente do juízo que se faça destas políticas de governo, (essa agricultura) hoje é uma força política da maior importância no Brasil e responde por aquilo que durante tanto tempo foi tomado como uma espécie de contradição nos termos: a construção de uma sociedade civil no meio rural (...)’.
FONTE: Ricardo Abramovay. Para juntar economia e ética, sociedade
e natureza (entrevista em 08 de outubro de 2010. Trecho adaptado). Endereço
eletrônico: http://ricardoabramovay.com/entrevistas-agricultura. Acesso em 21 de julho de 2018.

PUC-RJ: A qual tipo de atividade rural, o autor se refere no trecho acima?

(A) Agronegócio de exportação.
(B) Associativismo ‘brasiguaio’.
(C) Monoatividade tradicional.
(D) Monocultura empresarial.
(E) Pluriatividade familiar.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: A partir da dinâmica das águas fluviais em uma rede hidrográfica como a mostrada no mapa hipsométrico acima, identifica-se que o sentido do curso do rio Tietê, indicado com o nº 1 no território paulista é

RESOLUÇÃO:
As atividades agrícolas familiares são as que mais modernizam as relações sociais no campo brasileiro, nos dias de hoje. Aqueles produtores, que não retiram de seu estabelecimento o essencial de sua renda, mas que preenchem a função social de manter vivo e povoado o meio rural, são cada vez mais valorizados. Tal processo também se aplica ao mundo ocidental pós-industrial.

Um dos desafios importantes hoje está na concepção de políticas públicas que apoiem os produtores familiares pluriativos por suas funções múltiplas. Constata-se que milhões dessas unidades familiares continuarão existindo, mesmo as unidades de pequenas dimensões com oferta agropecuária irrelevante, já que preenchem papéis significativos na previdência social no campo. A pluriatividade (agricultura-serviços, por exemplo) tende a ser cada vez mais importante politicamente, o que não quer dizer que a agricultura irá desaparecer.

GABARITO:
(E) Pluriatividade familiar.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Com o pós-fordismo, a ‘desmetropolização’ gerou um esvaziamento de investimentos produtivos nas tradicionais metrópoles mundiais e afetou, inclusive, as áreas emergentes da América Latina e Ásia do Sul.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários