PUC-RJ: A respeito da guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai

PUC-RJ: A respeito da guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai, entre 1864 e 1870, são feitas as seguintes afirmações:

I - Durante o governo de Francisco Solano Lopes, a economia paraguaia atingiu o seu ápice, com a instalação de linhas de telégrafo, a construção de estradas de ferro, a criação de fábricas, e a manutenção de uma balança comercial favorável.

II - Refl etiu as disputas no processo de formação dos Estados Nacionais na região platina, onde a livre navegação na Bacia do Rio da Prata, se apresentava como uma questão estratégica para o países envolvidos no confl ito.

III - Visando a manter a escravidão intacta no Brasil, durante o período em que o país estava em guerra, foi proibido o recrutamento de negros e mestiços, tornando impossível o ingresso de escravos fugitivos no exército.

IV - Favorecido por uma economia voltada à exploração agropastoril, o Uruguai passava internamente por um momento político tranquilo, o que explica a sua quase insignifi cante participação no confl ito.

Estão corretas APENAS as afirmações

(A) I e III
(B) II e III
(C) I e II
(D) III e IV
(E) I e IV

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Os anos 1960 foram marcadamente agitados no mundo, especialmente, nos EUA, sob os governos de John Kennedy (1961-1964) e Lyndon Johnson (1965-1969).

RESOLUÇÃO:
O recrutamento de negros e mestiços foi amplamente utilizado para manter o efetivo do Exército do Império do Brasil durante a guerra. A conjuntura política do Uruguai não era tranquila, refletindo as disputas entre Blancos e Colorados.

GABARITO:
(C) I e II

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões de Vestibular.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários