PUC-RJ: Os anos 1960 foram marcadamente agitados no mundo, especialmente, nos EUA

PUC-RJ: Os anos 1960 foram marcadamente agitados no mundo, especialmente, nos EUA, sob os governos de John Kennedy (1961-1964) e Lyndon Johnson (1965-1969).

Sobre a sociedade norte-americana nesse período, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Os distúrbios estudantis generalizaram-se entre os anos 1967 e 1969, quando se protestava, principalmente, contra a continuidade da guerra do Vietnã e o recrutamento obrigatório.

(B) A Contracultura, em oposição ao conformismo da década anterior, apontava rumos alternativos e mais radicais para a juventude, expressos, por exemplo, no movimento hippie, na arte psicodélica, no Rock e no uso de drogas.

(C) Juntamente com um enriquecimento material sem precedente e com a elevação do padrão de vida do cidadão médio, ocorreu um enorme aumento demográfico, resultante do chamado “Baby boom”.

(D) O Movimento Negro e a luta pelos direitos civis, que haviam ganhado grande impulso nos anos 1950, sofreram um declínio significativo com a recusa do governo federal em coibir o aumento do terrorismo racial.

(E) As feministas se organizaram em torno de movimentos de libertação das mulheres, que defendiam um novo papel social para estas, dando impulso a uma das maiores transformações do século XX.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades

RESOLUÇÃO:
O terrorismo racial - como as ações da Ku Klux Klan, os frequentes incidentes de agressão aos negros ou as campanhas incitando a população branca a manter os negros afastados das urnas de votação a qualquer custo cresceu no período, levando ao reconhecimento pela primeira vez, desde o fim da Reconstrução Radical que se seguiu à Guerra Civil, que a proteção dos afro-americanos devia ser responsabilidade do governo federal.

As principais consequências dessa mudança foram a proposta do presidente Lyndon Johnson e a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1965, garantindo, em qualquer estado; a proteção federal para que o negro pudesse votar; a adoção, em 1965 da política de “ação afirmativa”; e a criação da Comissão Especial para Desordens Civis, entre outras.

GABARITO:
(D) O Movimento Negro e a luta pelos direitos civis, que haviam ganhado grande impulso nos anos 1950, sofreram um declínio significativo com a recusa do governo federal em coibir o aumento do terrorismo racial.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: A respeito da guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai, entre 1864 e 1870, são feitas as seguintes afirmações

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários