PUC-RJ: Tendo o combate à corrupção como um dos temas centrais de sua campanha, Jânio Quadros

“Varre, varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre a bandalheira!
Que o povo já tá cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!
Alerta, meu irmão!
Vassoura, conterrâneo!
Vamos vencer com Jânio!”
(Varre, varre vassourinha, varre a corrupção. Jingle da campanha presidencial de Jânio Quadros. Maugeri Neto e Fernando de Almeida. 1960.)

PUC-RJ: Tendo o combate à corrupção como um dos temas centrais de sua campanha, Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de 1960 com expressiva votação. Sete meses após assumir, renunciou ao cargo.

Sobre seu curto governo é INCORRETO afirmar que

(A) administrou de forma suprapartidária e sem diálogo com o Congresso, instalando sindicâncias e negociando diretamente com os governos dos estados.

(B) para tentar moralizar hábitos e costumes, instituiu medidas pontuais como proibição de corridas de cavalos em dias de semana e posturas sobre brigas de galo.

(C) adotou medidas de austeridade econômica, seguindo o receituário proposto pelo FMI, mas não conseguiu conter a inflação e o aumento do custo de vida.

(D) visando a facilitar a obtenção de recursos externos, manteve um alinhamento incondicional com os EUA em sua política internacional.

(E) atuou contra o que chamou de “regalias” do funcionalismo público, cortou benefícios e tentou instituir o horário integral nas repartições federais.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Sobre a conquista e a ocupação da América pelos espanhóis, no século XVI, podemos afirmar que este processo

RESOLUÇÃO:
Um dos pontos mais controversos do governo de Jânio Quadros foi o esforço de adoção de uma política externa mais independente, afastando-se do alinhamento incondicional com o ocidente. Resultado ou não de um esforço progressista para compensar um conservadorismo interno, neste contexto incluem-se, por exemplo, uma tentativa de aproximação com a URSS e o conhecido episódio da condecoração do ministro das relações exteriores cubano, Ernesto Guevara.

GABARITO:
(D) visando a facilitar a obtenção de recursos externos, manteve um alinhamento incondicional com os EUA em sua política internacional.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Movimentos sociais e políticos de caracteres distintos marcaram o final do século XVIII na América portuguesa. Comparando a Inconfidência Mineira de 1789 com a Conjuração Baiana de 1798, assinale a afirmação INCORRETA

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários