PUC-RJ: Movimentos sociais e políticos de caracteres distintos marcaram o final do século XVIII na América portuguesa

PUC-RJ: Movimentos sociais e políticos de caracteres distintos marcaram o final do século XVIII na América portuguesa. Comparando a Inconfidência Mineira de 1789 com a Conjuração Baiana de 1798, assinale a afirmação INCORRETA:

(A) Na Inconfidência Mineira prevaleceram propostas mais anticoloniais do que sociais. A Inconfidência Baiana, além de anticolonial, foi mais voltada para reformas sociais, defendendo melhores condições de vida para os menos favorecidos.

(B) Tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana tinham como objetivos criar uma República e pôr fim ao tráfico de escravos e à escravidão no Brasil.

(C) A Inconfidência Mineira configurou-se como um movimento da elite mineira, enquanto a Conjuração Baiana contava também com a participação de pessoas de origem humilde, como alfaiates, soldados e escravos.

(D) A Inconfidência Mineira foi mais influenciada pelo movimento separatista da América Inglesa, enquanto os insurgentes baianos foram mais influenciados pelos ideais igualitários da Revolução Francesa.

(E) A insatisfação com o sistema tributário metropolitano desempenhou um papel importante em ambos os movimentos.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: Tendo o combate à corrupção como um dos temas centrais de sua campanha, Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de 1960 com expressiva votação.

RESOLUÇÃO:
Não constava dos projetos dos inconfidentes mineiros a abolição da escravidão.

GABARITO:
(B) Tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana tinham como objetivos criar uma República e pôr fim ao tráfico de escravos e à escravidão no Brasil.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: Considere as afirmativas abaixo acerca da chamada reação republicana e da crise enfrentada pelo sistema político da Primeira República no Brasil, no contexto das eleições presidenciais de 1922.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários