ENADE 2019: Os latossolos da região do cerrado, como a maior parte dos solos brasileiros

ENADE 2019: Os latossolos da região do cerrado, como a maior parte dos solos brasileiros, normalmente apresentam baixo teor de fósforo disponível, fazendo com que a adubação fosfatada torne-se necessária para garantir a produtividade máxima econômica das culturas.

Em experimento com um latossolo argiloso (66% de argila), objetivou-se avaliar os resultados na produção de grãos de milho após três modos de aplicação de P2O5, em seis doses diferentes. A Figura 1 representa o efeito dos modos de aplicação do fertilizante fosfatado em sulco duplo, sulco simples e a lanço na produção de grãos da cultura do milho (dados médios de seis doses de fósforo e quatro repetições).

A Figura 2 representa o efeito das doses do fertilizante fosfatado em sulco simples, em sulco duplo e lanço na produção de grãos da cultura do milho.

Colunas com a mesma letra não diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey
PRADO, R. M.; FERNANDES, F. M.; ROQUE, C. G. Resposta da cultura do milho a modos de aplicação e doses de fósforo, em adubação de manutenção. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 25, n. 1, p. 83-90, 2001 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O efeito do modo de aplicação do P2O5 indicou que a produção de grãos de milho no sulco duplo foi superior à do sulco simples, e este, maior do que a aplicação a lanço.

II. Na dose de 45 kg P2O5, houve diferença entre as aplicações localizadas, e o sulco simples proporcionou maior rendimento de grãos.

III. Na aplicação a lanço, não houve efeito significativo de doses e esse resultado deveu-se à alta adsorção de P nesse solo, favorecida pelo elevado teor de argila.

IV. Qualquer modo de aplicação pode ser utilizado para proporcionar maiores rendimentos à cultura do milho, uma vez que não houve diferença estatística entre eles.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: O potencial de crescimento do setor lácteo no Brasil pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento econômico do país.

GABARITO:
B) I e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A agricultura de precisão (AP) permite aumentar a eficiência da produção e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Agronomia com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários