FUVEST 2020: Uma pessoa produz oscilações periódicas em uma longa corda formada por duas porções de materiais diferentes 1 e 2

FUVEST 2020: Uma pessoa produz oscilações periódicas em uma longa corda formada por duas porções de materiais diferentes 1 e 2, nos quais a ...
FUVEST 2020: Uma pessoa produz oscilações periódicas em uma longa corda formada por duas porções de materiais diferentes 1 e 2, nos quais a velocidade de propagação das ondas é, respectivamente, de 5,0 m/s e 4,0 m/s.

Segurando a extremidade feita do material 1, a pessoa abaixa e levanta sua mão regularmente, completando um ciclo a cada 0,5s, de modo que as ondas propagam-se do material 1 para o material 2, conforme mostrado na figura. Despreze eventuais efeitos de reflexão das ondas.


a) Circule, dentre os vetores na folha de respostas, aquele que melhor representa a velocidade do ponto P da corda no instante mostrado na figura.


b) Calcule a frequência e o comprimento de onda no material 1.

c) Calcule a frequência e o comprimento de onda no material 2.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2020: Resolva os três itens abaixo

RESOLUÇÃO:
a) No esquema abaixo está representado um trecho da corda 1 à qual pertence o ponto P. Foi caracterizada a corda em um instante t e em um instante posterior t + Δt.
(Δt é menor que um período de oscilação, isto é, menor que 0,5s).

Material 1

O ponto P oscila verticalmente com movimento harmônico simples (MHS) e no intervalo de tempo t esse ponto se desloca para baixo, como indica a seta a seguir.

↓ (Representação da velocidade vetorial do ponto P.)

b)
(I)
f1 = 2,0 Hz
(II) V1 = λ1f1 ⇒ 5,0 = λ1 . 2,0
Da qual: λ1 = 2,5m

c)
(I) Na refração do pulso da corda 1 para a corda 2, a frequência se mantém.
Logo:
f2 = f1 = 2,0Hz

(III) V2 = λ2f2 ⇒ 4,0 = λ2 . 2,0
Da qual: λ2 = 2,0m

Respostas:
a) ↓
b) 2,0Hz e 2,5m
c) 2,0Hz e 2,0m

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2020: Um mol de um gás ideal monoatômico é resfriado adiabaticamente de uma temperatura inicial T1 até uma temperatura final T1/3.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FUVEST 2020 - 2º Fase, 2º Dia - com Resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo