Prova UFSC/UFFS 2020 3º Dia com Resolução

Prova UFSC/UFFS 2020 3º Dia com Resolução
Prova UFSC/UFFS 2020 3º Dia com Resolução

VEJA TAMBÉM:
- Redação
- Prova 1º dia
- Prova 2º dia

QUESTÃO 01
Texto 1

Uma sombra desceu sobre o cenário até bem pouco iluminado pela vitória aliada. Ninguém sabe o que a [União] Soviética e sua organização comunista internacional pretendem fazer no futuro imediato, ou quais os limites, se os há, de suas tendências expansionistas e de proselitismo. [...] Caiu sobre o continente europeu uma cortina de ferro. Atrás desta linha estão todas as capitais dos antigos Estados da Europa Central: Varsóvia; Berlim; Praga; Viena; Budapeste; Belgrado; Bucareste e Sófia. Essas famosas cidades e suas populações estão sob o que devo chamar de “esfera soviética”.
CHURCHILL, Winston. O discurso em Fulton, 5 de maio de 1946. In: GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado. #Contato
história, 3o ano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016. p. 148.

Texto 2

O recebimento de influência doutrinária, político-partidária, marxista-leninista, de procedência estrangeira, é, ao meu ver, ponto essencial que, em face da sua incontestável veracidade e comprovação feita nos autos, fenômeno, aliás, que é internacional, fortalece a denúncia e desampara a defesa porque ofende o texto constitucional em causa e o art. 26 da Lei Eleitoral. [...] A ninguém é lícito negar que a doutrina do partido seja a marxista-leninista, o que constitui, por outro lado, uma atividade positivamente colidente com os princípios democráticos definidos na Constituição.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Resolução no 1841/TSE, de 7 de maio de 1947.
Disponível em: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-resolucao-1841-cancelamento-do-registro-do-pcb. Acesso em: 25 set. 2019.

UFSC 2020: Com base nos textos acima e nos acontecimentos do período, responda:

a) A qual fato político o Texto 2 se refere?

b) Quem era o presidente do Brasil quando ocorreu o fato político identificado no item “a”?

c) Cite e explique um argumento usado por aqueles que eram favoráveis ao posicionamento do Texto 2.

d) Em relação ao discurso de Winston Churchill (Texto 1), qual foi o posicionamento diplomático do presidente identificado no item “b” diante da conjuntura internacional daquele momento?

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
UFSC 2020: O Amerício-241, que emite partículas alfa, é usado em alarmes de fumaça. A radiação alfa ioniza o ar e isso permite que uma pequena corrente flua entre dois eletrodos.

Em situações com fogo, a fumaça impede o processo de ionização, então a corrente cai e o alarme dispara. Esse tipo de detector de fumaça é o mais comum por não ser caro e por identificar melhor as mínimas quantidades de fumaça produzidas por chamas.

O Amerício-241 tem meia-vida de 432 anos, portanto o alarme de fumaça não precisará ser alterado diariamente.

a) Reproduza na folha oficial de resposta os eixos abaixo e esboce o gráfico de decaimento ao longo do tempo (eixo x) de uma amostra que contém N núcleos radioativos de Amerício-241 (eixo y), indicando e identificando as principais coordenadas.


b) Qual é a composição das partículas alfa?

c) Em um laboratório, projeta-se um sistema para controle da espessura de folhas de alumínio, a partir da quantidade de partículas recebidas no detector, conforme o esquema ao lado. Algumas partículas são absorvidas pela folha e outras passam para o detector.

Quanto mais espessa a folha, menos partículas passam para o detector. A quantidade de partículas que chegam ao detector é monitorada por um computador, o qual envia um sinal (chamado feedback) para controlar o espaço entre os rolos.

A folga entre os rolos controla a espessura da folha. As partículas alfa ou as partículas beta seriam a melhor opção para o projeto? Justifique sua resposta em, no máximo, 5 linhas.

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
UFSC 2020: Nos últimos meses, a imprensa tem veiculado várias reportagens a respeito do aumento do número de focos de queimadas no Brasil. As notícias chegam à população em um clima alarmista e preocupante.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem apresentado resultados de estudos a respeito do tema. O gráfico da Figura 1 mostra os números de focos de queimadas registrados de 1º a 31 de agosto em todo o país, no período de 2009 a 2019.

Figura 1: Número de focos de queimadas


Atenção: Nos itens que seguem, é obrigatória a apresentação correta dos cálculos para justificar as respostas. Resoluções sem justificativa correta não serão pontuadas.

a) Com base no gráfico acima, determine o percentual de aumento do número de focos de queimadas do ano de 2018 para o ano de 2019. Apresente seu resultado na forma percentual e não utilize arredondamentos.

Para responder aos próximos itens, considere a situação descrita a seguir:

Numa floresta, foi identificada uma situação de queimada em que o fogo se alastra, inicialmente, de forma exponencial. Com o combate realizado pelo corpo de bombeiros, o fogo foi controlado parcialmente por um período, de maneira a não expandir a área devastada. Porém, em função das condições climáticas, o fogo volta a se alastrar, dessa vez devastando a região de forma linear. Decorridas 𝑚 horas após o início do foco de incêndio, o fogo foi totalmente controlado. O gráfico da Figura 2 apresenta a evolução da área devastada em função do tempo.

Figura 2: Área devastada em função do tempo


b) Determine, em 𝑘𝑚², a área devastada pela queimada decorridas exatamente 4,6 ℎ de seu início.

c) Observou-se que, após cinco horas do início da queimada, a taxa de variação da área devastada, em 𝑘𝑚² por hora, é deDetermine, justificando matematicamente, o tempo gasto para controlar totalmente o fogo.

d) A Figura 3 é uma foto em perspectiva da região atingida pela queimada. A área do trapézio isósceles 𝐴𝐵𝐶𝐷 corresponde à área total devastada que está indicada na Figura 2. O lado 𝐴𝐷 e sua projeção sobre o lado 𝐴𝐵 medem, respectivamente, 2,5 𝑘𝑚 e 2 𝑘𝑚. Determine, justificando matematicamente, o perímetro, em 𝑘𝑚, da região devastada.

Figura 3: Área atingida pela queimada


Formulário:



RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
UFSC 2020: A busca por uma matriz energética diversificada constitui estratégia de planejamento adotada por várias nações para evitar desabastecimento ou diminuir os impactos das crises econômicas [...]. A busca pela maior eficiência energética e pela mitigação das mudanças climáticas globais, provocadas pela intensificação do efeito estufa, tem levado os países a investir em fontes menos poluentes de energia.
MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização.
3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. p. 53.

a) Conceitue “matriz energética” e “matriz de energia elétrica” e informe, para cada conceito, qual é o tipo de fonte de energia (renovável ou não renovável) predominante no Brasil.

b) Considerando a matriz energética brasileira, qual é o combustível fóssil mais utilizado para gerar eletricidade no país?

c) Identifique a bacia hidrográfica de maior potencial e a bacia hidrográfica de maior geração de energia no Brasil.

c1) Bacia de maior potencial:
c2) Bacia de maior geração:

d) Quais são as duas regiões geográficas brasileiras, com base na definição do IBGE, que possuem a maior concentração de parques eólicos geradores de energia?

RESOLUÇÃO.

Comentários