Prova UFSC/UFFS Vestibular 2020 com Gabarito

ufsc-uffs
Prova UFSC/UFFS Vestibular 2020 com Gabarito

VEJA TAMBÉM:
- Redação
- Prova 2º dia
- Prova 3º dia

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1
Memes no museu
Um fenômeno em exposição

Senhores paes amanhã não vai ter aula poorque pode ser feriado assinado tia paulinha é verdade esse bilhete

O professor Viktor Chagas chegou ao Museu da República, no Rio de Janeiro, cumprimentou os seguranças e apontou para a maior tela do salão térreo. “Esta é a famosa pintura da confecção da bandeira, de Pedro Bruno”, disse, apressado. O quadro A Pátria, de 1919, retrata uma criança agarrada a uma imensa bandeira do Brasil que está sendo confeccionada por um grupo de mulheres. É uma das imagens emblemáticas da virada republicana do país. O professor subiu as escadas, atravessou uma sala, depois outra, e por fim se postou diante de uma imagem menor que reproduzia a tela de Pedro Bruno, mas coberta de letras brancas que diziam: “Ordem e Progresso: é verdade esse bilete.”

Trata-se de uma das montagens que Chagas pinçou da internet para integrar a exposição “A política dos memes e os memes da política”, organizada por ele. “O meme, em essência, é tudo que é replicado. E sempre pressupõe muitas camadas de significados”, afirmou o professor, diante da imagem. “Este meme, por exemplo, só ganha sentido ao conhecermos o quadro original, o contexto político do momento e outro meme que mostrava o recado de um menino para a sua mãe” (“Senhores paes, amanhã não vai ter aula poorque pode ser feriado. Assinado: Tia Paulinha. É verdade esse bilete”). A frase final do recado virou mote para diversos memes.

A exposição espalha-se por quatro salas que tratam da relação dos memes com os símbolos nacionais, a propaganda política, a persuasão e a desinformação, entre outros temas. Tudo é acompanhado de textos que mostram a complexidade das forças políticas e sociais em jogo nas imagens. “Ver um meme na parede de um museu: essa provocação sempre foi nossa intenção”, disse Chagas, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Queremos que as pessoas encarem o objeto do meme como algo relevante, fugindo do oba-oba, do besteirol, da balbúrdia.” [...]

Formado em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em história pela Fundação Getulio Vargas, Chagas sempre trabalhou com temas relacionados à mídia e ao poder. Quando foi contratado pela UFF, em 2011, começou a ser indagado pelos alunos sobre fenômenos da internet. Leigo no assunto, ele passou a pesquisar sobre memes e percebeu que tinham muito a ver com seus temas de estudo. Organizou, então, um grupo de alunos para catalogar os memes e analisá-los. A ideia era colocar as pesquisas como verbetes na Wikipédia, mas seus colegas na universidade não endossaram a proposta. Disseram que uma enciclopédia deveria prezar pela relevância e, para a academia, memes não eram importantes.

Chagas decidiu, então, montar uma “enciclopédia” por conta própria. Criou com sua equipe o #MUSEUdeMEMES, um site que reúne as intervenções mais difundidas e influentes, que explica em que contexto surgiram e que impacto político e/ou social tiveram. Na última contagem feita, estavam catalogadas e analisadas no museu cerca de 200 famílias de memes, séries com o mesmo tema.

O site também abriga cerca de 1.200 trabalhos escritos cadastrados (teses, artigos etc.) e tornou-se referência no assunto. Em quatro anos de existência, teve mais de 2 milhões de visitantes, marca considerável para um projeto acadêmico. Chagas, porém, sentia falta desta parte importante do trabalho: transformar o museu virtual numa exposição real. E assim ele chegou ao Museu da República, que hospeda a mostra até o dia 24 de agosto. [...]
PAVARIN, Guilherme. Memes no museu. Revista Piauí, ed. 155, ago. 2019.
Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/memes-no-museu. [Adaptado].
Acesso em: 2 set. 2019.

QUESTÃO 01
UFSC 2020: Com base no Texto 1, é correto afirmar que:

01. a expressão “a política dos memes” difere semanticamente de “os memes da política”.

02. o quadro A Pátria, de 1919, é um dos exemplos de montagem que Chagas pinçou da internet para integrar a exposição.

04. a ideia inicial de Chagas era criar uma enciclopédia, mas, como seus colegas na universidade não endossaram a proposta, optou por publicar o conteúdo com sua equipe na forma de verbetes na Wikipédia.

08. o texto articula sobretudo trechos de narração e de descrição e tem por finalidade apresentar uma exposição em cartaz no Museu da República.

16. a exposição “A política dos memes e os memes da política”, organizada pelo #MUSEUdeMEMES, teve mais de 2 milhões de visitantes.

GABARITO.

QUESTÃO 02
UFSC 2020: Com base no Texto 1, é correto afirmar que:

01. percebe-se a ampliação do conceito de arte a partir da alusão à pintura A Pátria, de Pedro Bruno, à versão dessa mesma obra em meme.

02. o autor critica a estrutura dos memes, a qual pressupõe muitas camadas de significado que só fazem sentido quando relacionadas ao quadro original.

04. a criação de um museu de memes é importante para que se conheça a origem de uma informação e assim se evite a propagação de fake news (notícias falsas).

08. uma das peças que integram a exposição é um meme criado por um garoto para sua mãe e que foi amplamente difundido na internet.

16. um meme é essencialmente tudo que pode ser replicado, que possui várias camadas de significado e cujo sentido depende da relação com elementos como a obra original, o contexto em que foi criado e outros memes.

32. o objetivo principal do texto é divulgar a criação de um museu de memes na internet.

64. por se tratar de um trabalho desenvolvido na universidade, o museu de memes publica apenas trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações e teses.

GABARITO.

QUESTÃO 03
UFSC 2020: Com base no Texto 1 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. no penúltimo parágrafo do texto, em todas as orações o sujeito é o nome “Chagas”, o qual é retomado pelas formas nominal e pronominal.

02. na frase “Chagas, porém, sentia falta desta parte importante do trabalho: transformar o museu virtual numa exposição real.” (linhas 40-41), os dois-pontos são empregados para apresentar um esclarecimento.

04. os termos “oba-oba”, “besteirol” e “balbúrdia” (linha 23) estabelecem uma relação de antonímia com a expressão “algo relevante” (linhas 22-23).

08. na frase “Ver um meme na parede de um museu: essa provocação sempre foi nossa intenção” (linhas 20-21), os dois-pontos introduzem uma oração subordinada.

16. no trecho “Ordem e Progresso: é verdade esse bilete.” (linha 08), a expressão “É verdade esse bilete” expressa ironia ao estabelecer intertextualidade com o bilhete de um menino à sua mãe.

32. o texto é um exemplar de artigo científico, uma vez que nele se identifica o posicionamento crítico de um pesquisador que é referência em sua área.

GABARITO.

ufsc-uffs-2020-imagem-01

QUESTÃO 04
UFSC 2020: Com base nos Textos 2 e 3 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. nos Textos 2 e 3, o garoto toma a decisão de não responder à questão que lhe é proposta.

02. o tema do Texto 2 é uma questão de matemática e o do Texto 3 é uma questão de física, mas o efeito de humor desses textos consiste em relacioná-los à literatura e à linguística, respectivamente.

04. a ideia central e comum aos dois textos é de que tanto para responder a uma questão de matemática quanto a uma de física são necessários conhecimentos de literatura e de linguística.

08. as palavras “transformo”, “instigantes” e “desinteressantes” são formadas por prefixo acrescido de radical.

16. o Texto 3 explora a ambiguidade identificada pelo garoto na expressão “suas próprias palavras”.

32. no Texto 2, as palavras “número”, “subtraído”, “literário” e “mistério” recebem acento gráfico agudo decorrente da mesma regra de acentuação.

64. no Texto 3, “essas brechas”, no quarto quadro, retoma o duplo sentido expresso pelo primeiro quadro, que permite ao garoto a reposta apresentada no terceiro quadro.

GABARITO.

Texto 4

Luiza Sahd 23/02/2018 5h

Você vivencia realmente o textão que publica na internet?

Este textão aqui não quer passar nem perto de te dar uma lição de moral. Viver de textão (como é o meu caso e de outros tantos colegas) faz com que a gente jamais tenha certeza do que está dizendo, principalmente porque as palavras escritas são estáticas. O mundo, não.

Quando pergunto se você realmente vivencia o textão que compartilha na internet, minha preocupação não é com apontar hipocrisia ou incoerência na sua vida, mas que a gente consiga experimentar de verdade as coisas que prega exaustivamente.

Ontem fui visitar um amigo e ele levantou a lebre do textão versus vida real. Particularmente, fiquei bolada com a quantidade de vezes em que exaltei iniciativas que nunca consegui ter na vida fora dos ecrãs.

A gente se empolga com a hashtag #MeToo e tolera vagabundo assediando a colega de trabalho; reclama da piada impertinente do Silvio Santos, mas não consegue retrucar o primo mala que fez a mesma coisa no almoço de família; fica chocado com a negligência política em relação à saúde pública enquanto se enche de comida ensebada e cachaça. O textão tem sido um ensaio sem fim para o que queríamos da vida real – mas não temos muita disposição de bancar.

Depois da conversa que tivemos sobre isso, saí da casa do amigo decidida a só abrir a boca para pregar sobre o que eu realmente fosse capaz de realizar no dia a dia. Não se passaram 24 horas desde então e eu já:

Fui assediada sem esboçar reação, porque estava começando a chover e não quis ficar discutindo com um estranho enquanto meu cabelo se desfazia;
• Me atrasei para a terapia, tempo contado e precioso de organização da minha vida;
• Julguei secretamente uma mulher dando refrigerante para um moleque de fralda;
• Ri da letra de uma música que, na verdade, deveria me dar motivos para chorar;
• Burlei o boicote de anos a um restaurante porque estava morrendo de fome e pressa.

Pode ser que eu esteja enganada (adoraria!), mas como parte responsável pela existência de textões, meu único conselho útil nesse sentido, hoje, seria: se te falta coragem para pôr em prática o que colocamos na internet, desligue o textão e vá ver TV.
Disponível em: https://luizasahd.blogosfera.uol.com.br/2018/02/23/voce-vivencia-realmente-o-textao-que-publica-na-internet. [Adaptado].
Acesso em: 31 ago. 2019.

QUESTÃO 05
UFSC 2020: Considere os trechos a seguir, extraídos do Texto 4, e a variedade padrão da língua escrita.

I. Este textão aqui não quer passar nem perto de te dar uma lição de moral. (linha 01)

II. Viver de textão [...] faz com que a gente jamais tenha certeza do que está dizendo [...]. (linhas 01-03)

III. Fui assediada sem esboçar reação, porque estava começando a chover e não quis ficar discutindo com um estranho enquanto meu cabelo se desfazia. (linhas 18-19)

IV. [...] se te falta coragem para pôr em prática o que colocamos na internet, desligue o textão e vá ver TV. (linhas 25-26)

Em relação aos trechos, é correto afirmar que:

01. em I, os termos “Este” e “aqui” pertencem a classes de palavras diferentes, mas desempenham o papel de indicar que a autora refere-se ao seu próprio texto.

02. em II, a locução “a gente” apresenta valor semântico de pronome de primeira pessoa do plural.

04. em III, a reescrita da sentença com o sujeito no plural fica “Fomos assediadas sem esboçar reações, porque estava começando a chover e não queríamos ficar discutindo com um estranho enquanto nosso cabelo se desfazia.”.

08. em II e IV, as sentenças são escritas com verbos impessoais.

16. em III, as palavras “assediada”, “começando” e “discutindo” desempenham a mesma função gramatical.

32. em IV, a autora expressa seu posicionamento crítico à forma de fazer crítica por meio de “textão” publicado na internet.

GABARITO.

Texto 5

pós

os homens as mulheres nascem crescem
veem como os outros nascem
como desaparecem
desse mistério brota um cemitério
enterram carcaças depois esquecem

os homens as mulheres nascem crescem
veem como os outros nascem
como desaparecem
registram registram com o celular
fazem planilhas depois esquecem

torcem pra que demore sua vez
os homens as mulheres
não sabem o que vem depois
então fazem uma pós

os homens as mulheres nascem crescem
sabem que um dia nascem
noutro desaparecem
mas nem por isso se esquecem
de apagar o gás e a luz
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho.
São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p. 54.

QUESTÃO 06
UFSC 2020: Com base no Texto 5, na leitura integral de Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas, originalmente publicada em 2012, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. o termo “pós” no poema remete à passagem da vida e também pode ser associado pontualmente a um curso acadêmico.

02. a última estrofe do poema sintetiza a banalidade da vida, razão pela qual o eu poético afirma que é indiferente apagar o gás ou a luz.

04. em “veem” (versos 02 e 07), a vogal dobrada sinaliza a flexão do verbo “ver” na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, tendo como sujeito “os homens as mulheres”.

08. o poema equipara o ciclo da vida de homens e de mulheres, o que contrasta com a maior parte da obra Um útero é do tamanho de um punho, em que são exploradas questões biológicas, construções sociais e relações afetivas da mulher.

16. os termos “crescem”, “nascem”, “desaparecem” e “esquecem” atuam como verbos intransitivos, uma vez que não necessitam de complemento.

GABARITO.

Texto 6


QUESTÃO 07
UFSC 2020: Com base no Texto 6 e de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. na frase “só sei que de tudo eu sei...”, é possível substituir a expressão “de tudo” por “sobretudo” sem prejuízo ao sentido do texto.

02. a pena, o computador e o celular, retratados por meio da linguagem visual, contribuem para marcar cronologicamente o contraste entre ferramentas de escrita.

04. é um exemplar do gênero anúncio publicitário que visa promover o uso de novas tecnologias que superaram o manuscrito.

08. a frase “só sei que nada sei...” pode ser substituída por “não sei nada” sem prejuízo ao sentido do texto.

16. o texto explora a noção de conhecimento em dois momentos históricos distintos.

GABARITO.

Texto 7

Olham-se os quartos e todos aqueles homens, muitas vezes moços, sem moléstia comum, que não falam, que não se erguem da cama nem para exercer as mais tirânicas e baixas exigências da nossa natureza, que se urinam, que se rebolcariam no próprio excremento, se não fossem os cuidados dos guardas e enfermeiros, pensa-se profundamente, dolorosamente, angustiosamente sobre nós, sobre o que somos; pergunta-se a si mesmo se cada um de nós está reservado àquele destino de sermos nós mesmos, o nosso próprio pensamento, a nossa própria inteligência, que, por um desarranjo funcional qualquer, se há de encarregar de levar-nos àquela depressão de nossa própria pessoa, àquela depreciação da nossa natureza, que as religiões querem semelhante a Deus, àquela quase morte em vida.

Parece tal espetáculo com os célebres cemitérios de vivos que um diplomata brasileiro, numa narração de viagem, diz ter havido em Cantão, na China.

Nas imediações dessa cidade, um lugar apropriado de domínio público era reservado aos indigentes que se sentiam morrer. Dava-se-lhes comida, roupa e o caixão fúnebre em que se deviam enterrar. Esperavam tranquilamente a Morte.

Assim me pareceu pela primeira vez que deparei com tal quadro, com repugnância, que provoca a pensar mais profundamente sobre ele, e aquelas sombrias vidas sugerem a noção em torno de nós, de nossa existência e a nossa vida, só vemos uma grande abóbada de trevas, de negro absoluto. Não é mais o dia azul-cobalto e o céu ofuscante, não é mais o negror da noite picado de estrelas palpitantes; é a treva absoluta, é toda ausência de luz, é o mistério impenetrável e um não poderás ir além que confessam a nossa própria inteligência e o próprio pensamento.
LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. O cemitério dos vivos.
In: LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Diário do hospício; O cemitério dos vivos
São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 168-169.

QUESTÃO 08
UFSC 2020: Com base na leitura do Texto 7 e na leitura integral de O cemitério dos vivos, escrita entre os anos de 1919 e 1920, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. a obra é um romance ficcional, ainda que escrito com base em memórias e reflexões presentes no diário em que Lima Barreto relata sua experiência como interno em um hospício.

02. a escrita autobiográfica do autor de origem humilde, discriminado como mulato, denuncia a vida de seus antepassados quando trazidos para o Brasil em navios negreiros.

04. a narrativa explora o remorso do protagonista Mascarenhas, que, num momento de perda da razão, assassina a própria esposa e é internado em um hospício.

08. na frase sublinhada (linhas 18-19), o ponto e vírgula pode ser substituído por dois-pontos sem prejuízo ao sentido do texto.

16. o pronome oblíquo “lhes” (linha 13) retoma o referente “indigentes” (linha 13).

32. o excerto faz referência à existência de um livro chamado “O cemitério dos vivos”, publicado na China, que inspirou o título da obra de Lima Barreto.

64. as palavras “Deus” (linha 09), “Cantão” (linha 11) e “China” (linha 11) são grafadas com inicial maiúscula por se tratar de nomes próprios.

GABARITO.

Texto 8

25 de dezembro... O João entrou dizendo que estava com dor de barriga. Percebi que foi por ele ter comido melancia deturpada. Hoje jogaram um caminhão de melancia perto do rio.

Não sei porque é que estes comerciantes inconscientes vem jogar seus produtos deteriorados aqui perto da favela, para as crianças ver e comer.

... Na minha opinião os atacadistas de São Paulo estão se divertindo com o povo igual os Cesar quando torturava os cristãos. Só que o Cesar da atualidade supera o Cesar do passado.

Os outros era perseguido pela fé. E nós, pela fome!
Naquela epoca, os que não queriam morrer deixavam de amar a Cristo.
Mas nós não podemos deixar de comer.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.
São Paulo: Ática, 2018, p. 146.

QUESTÃO 09
UFSC 2020: Com base no Texto 8 e na leitura integral de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, publicada pela primeira vez em livro em 1960, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a obra O cemitério dos vivos, de Lima Barreto, e com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. o sucesso de Quarto de despejo promoveu também o sucesso da autora, que saiu da marginalidade para conquistar a cidade e se afirmar como escritora integrada à elite econômica paulistana.

02. podemos observar, em Quarto de despejo, traços da estética realista, entre os quais o registro minucioso do cotidiano, a linguagem simples e direta e a animalização de personagens.

04. as obras Quarto de despejo e O cemitério dos vivos apresentam em comum o valor documental, uma vez que ambas são depoimentos pessoais elaborados esteticamente por autores que passaram por internação em hospital psiquiátrico.

08. os termos “deturpada” (linha 02) e “deteriorados” (linha 04) são formas nominais cuja função é qualificar os nomes “melancia” e “produtos”, respectivamente.

16. a política de César conhecida como “Pão e Circo” consistia em promover espetáculos e distribuir alimentos para manter a população de Roma sob controle, prática retomada por autoridades políticas em São Paulo e condenada, no excerto, pela narradora.

32. de acordo com o excerto, para sobreviver ao César da atualidade, a fome, é necessário deixar de amar a Cristo.

GABARITO.

Texto 9

A mão no ombro

Fragmento 1
E se cheguei até aqui é porque vou morrer. Já?, horrorizou-se olhando para os lados mas evitando olhar para trás. A vertigem o fez fechar de novo os olhos. Equilibrou-se tentando se agarrar ao banco, Não quero!, gritou. Agora não, meu Deus, espera um pouco, ainda não estou preparado! Calou-se, ouvindo os passos que desciam tranquilamente a escada. Mais tênue que a brisa, um sopro pareceu reavivar a alameda. Agora está nas minhas costas, ele pensou, e sentiu o braço se estender na direção do seu ombro. Sentiu a mão ir baixando numa crispação de quem (familiar e contudo cerimonioso) dá um sinal, Sou eu. O toque manso. Preciso acordar, ordenou se contraindo inteiro, isso é apenas um sonho! Preciso acordar!, acordar. Acordar, ficou repetindo e abriu os olhos. (p. 149)

Fragmento 2
Cumpriu a rotina da manhã com uma curiosidade comovida, atento aos menores gestos que sempre repetiu automaticamente e que agora analisava, fragmentando-os em câmara lenta, como se fosse a primeira vez que abria uma torneira. Podia também ser a última. Fechou-a, mas que sentimento era esse? (p. 150-151)

Fragmento 3
A alegria era quase insuportável: da primeira vez, escapei acordando. Agora vou escapar dormindo. Não era simples? Recostou a cabeça no espaldar do banco, mas não era sutil? Enganar assim essa morte saindo pela porta do sono. Preciso dormir, murmurou fechando os olhos. Por entre a sonolência verde-cinza, viu que retomava o sonho no ponto exato em que fora interrompido. A escada. Os passos. Sentiu o ombro tocado de leve. Voltou-se. (p. 153)
TELLES, Lygia Fagundes. A mão no ombro. In: TELLES, Lygia Fagundes. Melhores contos de Lygia Fagundes Telles. Seleção de Eduardo Portella. 13. ed.
São Paulo: Global, 2015. [Fragmentos].

QUESTÃO 10
UFSC 2020: Com base na leitura de três fragmentos do conto “A mão no ombro”, da coletânea Melhores contos de Lygia Fagundes Telles, originalmente publicada em 1983, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. o conto evidencia três passagens: o momento em que o protagonista sonha com a morte; o instante em que ele retoma a rotina da vida imbuído da reflexão sobre o sonho; e o momento derradeiro em que ele se depara novamente com a morte.

02. o título do conto expressa o gesto produzido pela mão que desperta o protagonista do sonho e o salva da morte.

04. o conto constrói-se em torno de uma reflexão sobre a vida diante da iminência da morte.

08. as ocorrências sublinhadas do termo “se”, no Fragmento 1, integram o verbo que o segue ou o antecede, denotando atitudes próprias do sujeito.

16. as ocorrências sublinhadas da palavra “agora”, nos Fragmentos 1 e 3, indicam circunstância de tempo e referem-se ao momento em que o protagonista estava sonhando.

32. no Fragmento 2, a coesão do parágrafo é estabelecida pela manutenção do verbo na primeira pessoa do singular com sujeito oculto.

GABARITO.

Texto 10

NOITE DE GRANDE PAZ

OS CAPITÃES DA AREIA OLHAM MÃEZINHA DORA, a irmãzinha Dora, Dora noiva, Professor vê Dora, sua amada. Os Capitães da Areia olham em silêncio. A mãe-de-santo Don’Aninha reza oração forte para a febre que consome Dora desaparecer. Com um galho de sabugueiro manda que a febre se vá. Os olhos febris de Dora sorriem. Parece que a grande paz da noite da Bahia está também nos seus olhos.

Os Capitães da Areia olham em silêncio sua mãe, irmã e noiva. Mal a recuperaram, a febre a derrubou. Onde está a alegria dela, por que ela não corre picula com seus filhinhos menores, não vai para a aventura das ruas com seus irmãos negros, brancos e mulatos? Onde está a alegria dos olhos dela? Só uma grande paz, a grande paz da noite. Porque Pedro Bala aperta sua mão com calor.

A paz da noite da Bahia não está no coração dos Capitães da Areia. Tremem com receio de perder Dora. Mas a grande paz da noite está nos olhos dela. Olhos que se fecham docemente, enquanto a mãe-de-santo Aninha enxota a febre que a devora.

A paz da noite envolve o trapiche.
AMADO, Jorge. Capitães da Areia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 219.

QUESTÃO 11
UFSC 2020: Com base no Texto 10 e na leitura integral de Capitães da Areia, de Jorge Amado, originalmente publicada em 1937, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. em “sua mãe, irmã e noiva” (linha 06), o autor faz referência a três personagens diferentes que integram o bando.

02. a febre que acomete a personagem é resultado de uma tuberculose, da qual Dora acaba se recuperando mais tarde.

04. o excerto explora a sinestesia em “Os olhos febris de Dora sorriem” (linha 04).

08. ao longo da obra, ocorre uma epidemia entre as personagens mais pobres que não atinge a elite baiana, branca, rica e bem nutrida.

16. Jorge Amado é um dos integrantes da Geração de 30, importante momento do romance brasileiro, ao lado de escritores como Graciliano Ramos, Erico Verissimo e Rachel de Queiroz.

GABARITO.

Texto 11

No museu

O pintor de roxas faces disse adeus à mãe e foi direto ao museu conversar com o seu quadro predileto. Trata-se do Café à noite, de Van Gogh.

Todos os dias, após o almoço, bate na porta da conhecida casa de arte, sendo recebido por Lipont, simpático general responsável pela guarda das telas.

Há dez anos conversa com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes que se mantém de pé, bem perto da mesa de snooker. São velhos amigos?

O que o público não tem notado é a sensível modificação da bela pintura. O pintor de roxas faces, frustrado, fez um pacto com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes: libertá-lo-ia do quadro se subvertesse todo o ambiente, pois odiava Van Gogh, o grande gênio. E assim foi feito.

O relógio, que no quadro antes marcava doze horas e quatorze minutos, agora está atrasado, assinalando quinze para as oito; sobre a mesa, sete bolas coloridas; desaparecido o taco; dos três lampiões, um apenas se encontra aceso; no chão manchas de sangue sugerindo luta; na parede vermelha uma rachadura em forma de V e a cabeça de todos os fregueses pendidas sobre as cadeiras. A famosa obra está finalmente transformada.

Quando faz menção de levantar-se, o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes pergunta, baixinho, se não irá libertá-lo.

– Ora, a libertação está em ti.

Sai zombando, mas não consegue ultrapassar a porta. O velho militar retira um antigo punhal de suas costas. A polícia ainda o está investigando e os seus depoimentos, por incrível que pareça, são considerados contraditórios.
PRADE, Péricles. No museu. In: PRADE, Péricles. Os milagres do cão Jerônimo; Alçapão para gigantes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019, p. 43-44.

QUESTÃO 12
UFSC 2020: Com base no Texto 11 e na leitura integral de Os milagres do cão Jerônimo, de Péricles Prade, originalmente publicada em 1970, no contexto sócio-histórico e literário da obra e, ainda, de acordo com a variedade padrão da língua escrita, é correto afirmar que:

01. Péricles Prade constrói narrativas fantásticas personificando objetos, como é o caso do relógio, das bolas, do taco, dos lampiões e da mesa de snooker.

02. o trecho “[...] por incrível que pareça [...]” (linhas 20-21) mantém uma relação de coordenação a fim de marcar uma ideia de conclusão.

04. a flexão verbal “há” (linha 05) pode ser substituída por “faz” sem prejuízo ao sentido do texto.

08. as expressões “O pintor de roxas faces, frustrado” (linhas 07-08) e “odiava Van Gogh” (linha 09) sugerem que o pintor visitante tinha inveja de Van Gogh.

16. a pergunta “São velhos amigos?” (linha 06) marca a relação de afastamento sentida pelo pintor de roxas faces em relação à obra e ao homem de branco e de misteriosos cabelos verdes, mesmo com suas visitas diárias.

GABARITO.

INGLÊS

Text 1

Copenhagen has taken bicycle commuting to a whole new level
by Erik Kirschbaum
August 8, 2019
Copenhagen

Soren Jensen sold his car six years ago and joined the rivers of rolling humanity who bicycle through Copenhagen every day. He quickly lost about 20 kilos on his hour-a-day bike commutes, while saving time and a small fortune. “I had a Mercedes but it sat in the garage all the time because it was so much easier to get everywhere by bike,” said Jensen, a 51-year-old who works in a downtown investment bank.

Cycling has been a part of life in Copenhagen for decades despite windy and rainy conditions for much of the year. In recent years, cycling has enjoyed yet another surge in popularity – the result of constantly improving bike lanes coupled with fears of climate change.

Copenhagen’s City Council reported in early July that 62% of its residents are now commuting to work or school by bike. According to local reports, there are more bikes than people in Copenhagen, and five times as many bicycles as cars.

To make commuting by bike even easier, faster and more comfortable, there has been a spate of activity in recent years to improve the already impressive biking infrastructure. Copenhagen has built 17 new bridges over the city’s canals for bicycles. Also, more than a dozen cycle superhighways have been set up to create higher-speed, traffic-light-free bike paths.

Klaus Mygind, a member of Copenhagen’s City Council, believes that many more Danes are switching to cycling because they feel a responsibility to future generations. “I do think the climate change problem is what has been motivating even more people to take the bike,” he said.

All walks of life can be seen pedaling against the wind during the morning and evening rush hours. It’s not unusual to see lawyers and business professionals in suits or dresses standing on their bikes at red lights next to butchers, bakers and clerks.

Taken together, the efforts to bolster the cycling infrastructure while making driving and parking into the city prohibitively expensive and difficult send strong signals to commuters about where the priorities lie in the city that has pledged to become the world’s first carbonneutral capital by 2025.
Source: https://www.latimes.com/world-nation/story/2019-08-07/copenhagen-has-taken-bicycle-commuting-to-a-new-level. [Adapted].
Accessed on: August 16th, 2019.

QUESTÃO 13
UFSC 2020: Select the correct proposition(s) according to Text 1.

01. In Copenhagen, all social classes can be seen on a bike.

02. Cycling is the most popular means of commuting in Copenhagen.

04. Cycling is so popular in Copenhagen because the weather conditions are optimal year around.

08. Residents of Copenhagen are not worried about the environment.

16. Riding bikes was introduced to Copenhagen in the last decade.

32. The city’s cycling structure was designed so well that it hasn’t been altered recently.

64. Soren Jensen obtained only health benefits when he switched his car to a bike.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UFSC 2020: Select the proposition(s) which contains (contain) correct definitions or synonyms for the words in bold as they are used in Text 1.

01. commutes: regular trips to school or work
02. despite: as a consequence of
04. surge: a sudden increase
08. spate: decrease
16. fears: scary
32. pledged: promised

GABARITO.

QUESTÃO 15
UFSC 2020: Select the proposition(s) which contains (contain) the correct translation for the underlined words as they are used in Text 1.

01. bicycle: bicicleta
02. climate change: mudança climática
04. walks of life: pedestres
08. coupled with: comparado com
16. butchers: contadores
32. Danes: burgueses
64. rush hours: horários de pico

GABARITO.

QUESTÃO 16
UFSC 2020: Select the proposition(s) which correctly indicates (indicate) the grammatical meaning of the suffixes as they are used in Text 1.

01. Line 06: -y in “windy” – adjective
02. Line 07: -ity in “popularity” – noun
04. Line 08: -ly in “constantly” – adjective
08. Line 12: -er in “faster” – comparative
16. Line 22: -es in “dresses” – verb
32. Line 23: -er in “bakers” – superlative

GABARITO.

Text 2

Future skills: understanding fake news

Imagine this: two news articles are shared simultaneously online. The first is a deeply reported and thoroughly fact-checked story from a credible news-gathering organisation – perhaps Le Monde or The Wall Street Journal. The second is a false or misleading story. But the article is designed to mimic content from a credible newsroom, from its headline to the way in which it has been shared.

The first article – designed to inform – receives limited attention. The second article – designed for virality – accumulates shares. It exploits the way your brain processes new information, and the way social media decides what to show you.

Most people are getting at least some of their news from social media now. In order to maximise profits from displaying ads, news feeds and timelines show the content that attracts the most attention. This ends up favouring headlines that scream for reactions (expressed as shares, “likes” and comments). Add to this the ability to boost the visibility of any message by buying an ad and targeting the people most likely to react to it (based on interests, behaviours and relationships), and people can produce disinformation at unbelievable rates and then track their success.
Source: https://www.britishcouncil.org/anyone-anywhere/explore/dark-side-web/fake-news. [Adapted] Accessed on: August 1st, 2019.

QUESTÃO 17
UFSC 2020: Select the correct proposition(s) according to Text 2.

01. Fake news articles can go viral if they are designed to look like an article from a respected newspaper.

02. An article must be published in respected newspapers and magazines to receive a lot of attention on social media.

04. Fake news articles rely on how the brain processes information to catch the readers’ attention.

08. Advertising fake news is a crime in some countries.

16. Advertising has contributed to the growth of fake news.

32. To call people’s attention, news reports have to present real facts.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UFSC 2020: Select the proposition(s) that contains (contain) the right reference for the boldface pronouns, as they are used in Text 2.

01. Line 07: “your” (your brain) – the author of the text

02. Line 04: “its” (from its headline) – “content”

04. Line 15: “their” (their success…) – “success”

08. Line 09: “their” (their news…) – “most people”

16. Line 13: “it” (react to it…) – “ability”

32. Line 10: “that” (content that attracts…) – “content”

GABARITO.

Text 3

On social media
[Pet Shop Boys]

When you care about the issues of the day
And check your facts on Wikipedia
You can and get into an argument right away
If you’re on social media

The world is changing everywhere
With a speed that couldn’t be speedier
But you feel so ahead of the curve
When you’re on social media

When you’re on social media (4x)

You’re part of the conversation
You’re there in every debate
From football to religion to contemporary art
You’re ready to pontificate

While democracy is losing its way
And greed is getting greedier
Console yourself with a selfie or two
And post them on social media

When you’re on social media (4x)

My likes are in the thousands
My tweets are being retweeted
My family pics or holiday snaps
With total love are greeted

It’s so nice when people like you
You’re feeling hashtag blessed
You’re part of the conversation
It’s like you passed the test

When you’re on social media (4x)

And sometimes you can fuel the debate
By biting the hand that feeds you
Expressing pure anonymous hate
When you’re on social media

When you’re on social media (4x)

I feel so empowered

QUESTÃO 19
UFSC 2020: Select the proposition(s) that contains (contain) a possible translation for the underlined expressions as they are used in Text 3.

01. care about: ignorar

02. get into an argument: construir um argumento

04. right away: imediatamente

08. console yourself: aconselhar-se

16. fuel the debate: evitar o debate

32. biting the hand that feeds you: sendo ingrato

GABARITO.

QUESTÃO 20
UFSC 2020: According to Text 3, it is correct to affirm that:

01. Wikipedia is used as a source of information.

02. sharing family information on social media is inappropriate.

04. democracy has become stronger with the help of social media.

08. people may use social media to express their hate.

16. posting selfies is the best way to make new friends on social media.

32. social media make people feel they have power.

GABARITO.

ESPANHOL

Texto 1

Tres pasos para mejorar la ansiedad y la depresión en la adolescencia
Mar Sevilla Martínez
Miércoles, 11 de noviembre de 2015 – 18:00

Factores como la sobreexigencia académica propician que se desencadene depresión entre los jóvenes.

La mayor parte de los problemas de salud mental empiezan a manifestarse en la infancia y en la adolescencia y, aunque no hay datos oficiales, en los últimos años han aumentado las consultas al especialista de jóvenes con ansiedad y depresión.

La detección y la intervención en estos casos es fundamental, tanto para acabar con el malestar del adolescente y mejorar aspectos de su vida que han sido afectados (vida personal, social, académica y familiar), como porque si no se tratan adecuadamente puede aumentar la posibilidad de que se desarrollen otros problemas mentales en el futuro.

Hoy por hoy, sabemos que, aunque exista una predisposición genética, suele ser necesaria la presencia de otros factores para desencadenar los episodios de ansiedad y depresión. “El estrés, la desadaptación escolar, la falta de tiempo de juego, la sobreexigencia académica o la falta de relaciones sociales relevantes son aspectos que muchas veces no se toman en consideración y que pueden generar síntomas depresivos que dificultan aún más el funcionamiento de estos niños”, explica a CuidatePlus Carmen Moreno, psiquiatra en el Servicio de Psiquiatría del Niño y del Adolescente en el Hospital General Universitario Gregorio Marañón, en Madrid. “Además, la generalización del ocio y del juego en entornos digitales, que no siempre facilitan la interacción con iguales o con los propios padres, probablemente están jugando también un papel en el aumento de estos casos en menores”.

Ante este escenario, Moreno destaca que existen signos de alerta que pueden ayudar a los padres a detectar que están ante un problema que necesita de una intervención terapéutica y no va a desaparecer por sí solo. Estos son la disminución en el rendimiento escolar, la desmotivación o el aburrimiento, y la falta de disfrute con cosas o actividades que previamente les resultaban placenteras. “Muchas veces estos jóvenes aparecen preocupados en exceso, tienen cambios en el apetito o el sueño, están más irritables y enfadados. En esos casos tenemos que hablar con ellos, entender qué circunstancias pueden estar motivando sus síntomas y, si persisten y no mejoran o tienen impacto en su vida habitual, hacer una consulta al especialista”, aconseja.

Con el fin de evitar las consecuencias a largo plazo (prolongación de los síntomas en el tiempo, fuerte impacto en la vida familiar y social, riesgo de aparición de conductas desadaptativas e incluso suicidas) la especialista señala tres pasos que pueden ayudar al adolescente para mejorar su enfermedad:

1. Convencerse de que se puede mejorar
“Es muy importante convencer al adolescente de que sus síntomas pueden mejorar y de que comprometerse con el tratamiento va a resultar en un beneficio importante en su calidad de vida”, indica Moreno. La especialista insiste en que es frecuente que los jóvenes tengan reticencias al tratamiento por miedo a lo que opinen los demás o por desconocimiento de las opciones terapéuticas. Es importante tranquilizar a los chicos sobre la enfermedad y sus consecuencias, y enfatizar todas las ventajas que supone volver a encontrarse bien.

2. Llevar una vida ordenada
El siguiente paso que deben dar es intentar modificar su estilo de vida y apostar por las conductas ordenadas, sin tóxicos, y un entorno en el que haya espacio para el deporte y la vida social. Esto ayudará a fortalecer la resistencia frente a los problemas de ansiedad y depresión. “No obstante, cuando aparecen es importante acudir al especialista y empezar tratamiento y no fomentar la idea de que se puede superar la depresión solo con la voluntad de hacerlo. Esto no solo no es cierto, sino que puede contribuir a culpabilizar aún más a quien se siente mal y a hacerle más difícil que pida ayuda y, por lo tanto, que mejore”.

3. Proporcionar apoyo familiar
Es importante que la familia actúe con naturalidad, ofreciendo ayuda y escucha pero sin alarmarse. “Puede ser una buena oportunidad para mejorar la forma de relacionarse y la comunicación con los menores, para encontrar actividades que hacer juntos”, concluye Moreno.
Disponible en: https://cuidateplus.marca.com/familia/
adolescencia/2015/11/11/tres-pasos-mejorar-ansiedad-depresion-adolescencia-97215.html.
Acceso en: 6 ago. 2019.

QUESTÃO 13
UFSC 2020: Según las informaciones del Texto 1, es correcto afirmar que:

01. ansiedad y depresión son enfermedades habituales en la edad adulta.

02. si bien preexiste la cuestión genética, este no es el único factor del cual provienen la ansiedad y la depresión.

04. la sobrecarga de la vida académica, el desajuste escolar y el uso excesivo de los medios digitales son algunos de los factores que pueden contribuir para el aumento de la ansiedad y depresión entre los jóvenes.

08. datos oficiales comprueban que problemas como la ansiedad y la depresión se manifiestan en la etapa de la adolescencia y la juventud.

16. la psiquiatra Carmen Moreno alerta que cabe a los padres diagnosticar el problema previamente para poder evitar las consecuencias de la enfermedad a largo plazo.

32. según la especialista Carmen Moreno hay algunos síntomas que pueden ayudar a detectar el problema en los menores; entre ellos están la falta de ganas de hacer lo que a ellos normalmente les gustaba, la irritabilidad y el enfado más frecuentes.

64. para los jóvenes que estén en depresión basta con que cambien su estilo de vida para mejorar la enfermedad.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UFSC 2020: Con relación al Texto 1, es correcto afirmar que:

01. es predominantemente de tipo descriptivo, una vez que describe la problemática de la depresión en la edad adulta.

02. se trata de una noticia sobre la depresión de los ingresos a la universidad.

04. es predominantemente de tipo informativo, pues busca transmitir informaciones acerca de la ansiedad y depresión en la adolescencia.

08. se trata de un reportaje que presenta datos y cifras sobre la salud mental del pueblo de Sevilla.

16. es predominantemente argumentativo, pues expone el punto de vista de la autora sobre la temática de la depresión.

32. el título guarda relación con los caminos sugeridos por la psiquiatra Carmen Moreno para mitigar las consecuencias de la depresión.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UFSC 2020: Lee el fragmento tomado del Texto 1.

No obstante, cuando aparecen es importante acudir al especialista y empezar tratamiento y no fomentar la idea de que se puede superar la depresión solo con la voluntad de hacerlo. Esto no solo no es cierto, sino que puede contribuir a culpabilizar aún más a quien se siente mal y a hacerle más difícil que pida ayuda y, por lo tanto, que mejore”.

Ahora señala la(s) proposición(es) en que las palabras en negrita pueden ser sustituidas consecutivamente, sin promover cambio de significado del período.

01. Empero, comparecer, promover, por consiguiente.

02. Aunque, socorrer, recusar, así que.

04. Sin embargo, visitar, impulsar, por tanto.

08. Pese a que, olvidar, tirar, por tanto.

16. Además, acoger, amortiguar, así pues.

32. Todavía, ayudar, arremeter, por supuesto.

GABARITO.

QUESTÃO 16
UFSC 2020: Respecto a los tres pasos que pueden ayudar al adolescente a mejorar su enfermedad, expuestos en el Texto 1, es correcto afirmar que:

01. en el paso 1 (convencerse de que se puede mejorar) la especialista sugiere que se convenza al adolescente de que el tratamiento va a ayudarlo a ponerse bien.

02. en el paso 2 (llevar una vida ordenada) la especialista afirma que hay que fortalecer los músculos del cuerpo a través del deporte y de opciones terapéuticas pues eso evita la ansiedad y la depresión.

04. en el paso 1 (convencerse de que se puede mejorar) la especialista habla sobre la necesidad de forzar a los adolescentes a comparecer a la consulta de un especialista.

08. en el paso 3 (proporcionar apoyo familiar) la especialista destaca la relevancia de que la familia escuche a los jóvenes y les ofrezca ayuda con espontaneidad y sin sobresaltos.

16. en el paso 2 (llevar una vida ordenada) la especialista aclara que la familia no debe alarmarse por cuenta de la enfermedad de los menores.

32. en el paso 3 (proporcionar apoyo familiar) la especialista sugiere que lo mejor que la familia puede hacer es ofrecerle al joven la ayuda de un terapeuta.

GABARITO.

Texto 2

QUESTÃO 17
UFSC 2020: Respecto a la(s) información(es) contemplada(s) en el Texto 2, es correcto afirmar que:

01. el texto distingue en dos columnas lo que es una patología y lo que es una reacción psicológica momentánea.

02. los seres humanos no son capaces de distinguir la tristeza de la depresión.

04. la duración temporal es uno de los factores en que dista la tristeza de la depresión.

08. la depresión y la tristeza exigen la misma atención profesional.

16. las personas que sienten tristeza son capaces de actuar a pesar de la sensación de desánimo.

32. la tristeza es una emoción natural, mientras que la depresión es considerada una enfermedad.

64. tanto la depresión como la tristeza son estados de ánimo cuya cura depende del apoyo de familiares y amigos.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UFSC 2020: Respecto al periodo contemplado en el penúltimo recuadro del Texto 2 (“Las personas con depresión necesitan atención psicológica profesional, no pueden salir arbitrariamente de este estado, no pueden forzarse, ni ser forzadas a ‘sentirse mejor’”), es correcto afirmar que:

01. el adverbio “arbitrariamente” podría sustituirse sin cambio de significado por la construcción “por su propia voluntad”.

02. el verbo “presionar” preserva en este contexto el significado del verbo “forzar”.

04. el verbo “deber” podría sustituir el verbo “poder” en la construcción “no pueden salir” sin que se alterara su significado en la oración.

08. “sentirse mejor” expresa un cambio de estado y en este contexto tiene el mismo valor que “convertirse mejor”.

16. “depresión” y “atención” son palabras agudas y reciben acento gráfico por su terminación en (-n).

32. “psicológica” es una palabra esdrújula y recibe acento gráfico por terminar en vocal.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UFSC 2020: Conforme las informaciones del Texto 3, es correcto afirmar que:

01. la felicidad es algo que solo se puede alcanzar en el futuro.

02. las personas que sufren de depresión tienen dificultad de disfrutar de los momentos presentes.

04. Gaturro, que es el personaje central de la historieta, está deprimido por las cosas materiales que le faltan.

08. el texto sugiere que la gente aprenda a vivir el momento presente.

16. el ser humano no desea únicamente riquezas y bienes materiales.

32. tener un cargo es una de las ambiciones humanas listadas.

GABARITO.

Texto 3

QUESTÃO 20
UFSC 2020: Respecto a los usos linguísticos plasmados en el Texto 3, es correcto afirmar que:

01. la expresión “tal” funciona como un demostrativo singular cuya forma plural es “tales”.

02. la construcción cuando + verbo conjugado en el presente del subjuntivo (“Cuando tenga tal auto”, por ejemplo) presenta la misma función que la construcción aunque + verbo conjugado en el presente del subjuntivo (“Aunque tenga tal auto”, por ejemplo).

04. en el contexto de los primeros cuadritos se podría sustituir el verbo conjugado en el presente del subjuntivo (“tenga”) por la forma condicional (“tendría”) sin perjuicio de significado.

08. el sexto cuadrito exhibe dos expresiones con diferentes funciones discursivas: la primera solicita el consentimiento para hacer o decir una cosa y la segunda es una onomatopeya típica del lenguaje oral que prepara al interlocutor a lo que va a enunciar el hablante.

16. en el enunciado del penúltimo cuadrito se expresa un ruego a través del uso de un imperativo verbal.

32. se puede también escribir la expresión “si no” en una sola palabra, pues las formas “si no” y “sino” tienen el mismo valor de conjunción adversativa.

64. la oración “¡¡Sé feliz ya!!” demuestra que el personaje establece cierta proximidad con el lector; en una relación de mayor formalidad se pasaría la misma oración a “¡¡Sea feliz ya!!”.

GABARITO.

ALEMÃO

Text

Linkshänder, Linksfüßer, Linksküsser?

Die Händigkeit ist nicht die einzige Asymmetrie unseres Körpers. Ob beim Umarmen, Küssen oder Lauschen, meistens bevorzugen wir eine Körperseite.

Sebastian Ocklenburg von der Ruhr Universität Bochum erforscht die Händigkeit und kognitive Asymmetrien bei Menschen und Tieren. Anlässlich des internationalen Linkshändertages haben wir den Biopsychologen zu diesem Thema interviewt.

DW: Ungefähr 85 bis 90 Prozent aller Menschen sind Rechtshänder. Gilt diese Vorliebe für die rechte Seite auch für andere Körperteile oder Tätigkeiten?

Sebastian Ocklenburg: Ja, es gibt viele solcher Asymmetrien. Auch wenn nicht immer die rechte Seite bevorzugt wird. Ein schönes Beispiel ist das Küssen. Beim Küssen muss jeder den Kopf auf eine Seite drehen. Wenn man den Kopf da mal auf die andere Seite dreht als die, die man üblicherweise zum Küssen benutzt, fühlt sich das ganz seltsam an. Probieren Sie es mal aus!

Stimmt. Ich drehe den Kopf immer nach rechts. Mein Freund zum Glück auch, sonst hätten wir wohl Probleme. Gibt es noch andere Beispiele?

Die Füße. Bei Fußballspielern sieht man immer wieder, dass die meisten ganz deutlich einen Fuß bevorzugen, wenn sie aufs Tor schießen. Einige wenige gibt es, zum Beispiel Lionel Messi, die mit beiden Füßen gleich gut schießen können.

Diese Spieler haben dann häufig einen großen Vorteil. Über diese motorischen Asymmetrien hinaus gibt es auch sensorische Asymmetrien. Wenn Menschen zum Beispiel mit dem Auge durch ein Fernrohr gucken, dann nutzen fast alle nur ein Auge dafür. Wenn sie mit dem Ohr an der Tür lauschen, benutzen auch fast alle bevorzugt ein bestimmtes Ohr – auch wenn sie gleiches Hörvermögen auf beiden Ohren haben.

Hängen diese Vorlieben mit der Händigkeit zusammen, sind Linkshänder auch Linksfüßer?

Teils, teils. Die motorischen Asymmetrien hängen stark zusammen. Wenn ich Linkshänder bin, bin ich in der Regel auch Linksfüßer und küsse auch lieber mit der linken Kopfseite eingedreht. Das ist aber unabhängig von den sensorischen Asymmetrien beim Hören oder Sehen. Die hängen zwar untereinander zusammen, sind aber unabhängig von der Händigkeit.

Wieso gibt es diese Präferenzen überhaupt? Wieso sind manche Menschen Linkshänder und andere Rechtshänder?

Die Händigkeit hat sehr wenig mit unseren Händen an sich zu tun, ausschlaggebend ist das Gehirn. Das ist beim Menschen in zwei Hälften geteilt, die rechte und die linke Seite. Ob man Links- oder Rechtshänder ist, hängt davon ab, welche der Gehirnhälften besonders gut darin ist, feinmotorische Aufgaben auszuführen.
WAGNER, Sofia. Deutsche Welle – Themen: Wissen und Umwelt. 12.08.2019.
Aus: https://www.dw.com/de/linkshänder-linksfüßer-linksküsser/a-45037009. Zugang am: 25.08.2019.

QUESTÃO 13
UFSC 2020: Was versteht man im Text unter „Vorliebe für die rechte Seite […]”? Dass man …

01. lieber mit beiden Seiten agiert.
02. die rechte Körperseite bevorzugt.
04. lieber mit der linken Hand schreibt.
08. alle Rechtshänder gleich sehr liebt.
16. zur rechten Körperseite tendiert.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UFSC 2020: Ergänzen Sie dem Text nach:
Man spricht von körperlicher Asymmetrie, wenn …

01. beide Gehirnhälften gleich stark aktiviert werden.
02. keine der beiden Seiten bevorzugt wird.
04. lieber mit links oder rechts geschrieben wird.
08. immer auf der gleichen Seite geküsst wird.
16. mit beiden Füßen gleich gut geschossen wird.
32. lieber mit links oder rechts geschossen wird.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UFSC 2020: Was versteht man dem Text nach unter „Händigkeit”?
Wenn man lieber …

01. für beide Hände gleich agiert.
02. mit einer von beiden Händen agiert.
04. für keine Hände gleich agiert.
08. mit einem von beiden Füßen agiert.
16. für beide Füße gleich agiert.

GABARITO.

QUESTÃO 16
UFSC 2020: Welche Aussagen sind dem Text nach richtig?

01. Die Mehrheit aller Menschen ist Rechtshänder.
02. Etwa 85 bis 90% aller Menschen bevorzugen die rechte Hand.
04. Die wenigsten Menschen bevorzugen die rechte Seite.
08. Beim Küssen und Hören benutzt man oft keine bestimmte Seite.
16. Die Händigkeit eines Menschen definiert sein Hörvermögen.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UFSC 2020: Welche Aussagen sind dem Text nach richtig?
Sebastian Ocklenburg ...

01. benutzt immer den linken Fuß beim Fußballspielen.
02. hat ein Interview über Tennis gegeben.
04. arbeitet als Biopsychologe an der Ruhr Universität Bochum.
08. hat den internationalen Linkshändertag erfunden.
16. kann auf seinem rechten Ohr nicht gut hören.
32. erforscht die Asymmetrien des menschlichen Körpers.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UFSC 2020: Ergänzen Sie dem Text nach.
Lionel Messi schießt ...

01. mit einem Fuß sehr schlecht aufs Tor.
02. mit dem rechten Fuß am besten.
04. die schlechtesten Tore mit beiden Füßen.
08. die besten Tore mit dem linken Fuß.
16. mit beiden Füßen gleich gut aufs Tor.
32. die besten Tore mit dem rechten Fuß.
64. mit dem linken Fuß am schlechtesten.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UFSC 2020: Finden Sie Synonyme für das Wortpaar gucken / lauschen.

01. spielen / schießen
02. bevorzugen / küssen
04. sehen / hören
08. umarmen / forschen
16. drehen / fühlen

GABARITO.

QUESTÃO 20
UFSC 2020: Welche Aussagen sind dem Text nach richtig?
Das menschliche Gehirn ...

01. führt nur feinmotorische Aufgaben aus.
02. führt keine feinmotorische Aufgaben aus.
04. ist lieber Rechts- als Linkshänder.
08. hat eine rechte und eine linke Seite.
16. bestimmt, ob man Links- oder Rechtshänder ist.

GABARITO.

FRANCÊS

Texte 1

Secteur de l’e-sport : quand le jeu devient sérieux


L’e-sport désigne la discipline relative aux compétitions de jeux vidéo, durant lesquelles s’affrontent régulièrement des joueurs professionnels pour remporter la victoire, en équipe ou individuellement. Considéré jusqu’à récemment comme une occupation marginale, l’e-sport se professionnalise un peu plus chaque année, crée de nombreuses opportunités pour les entreprises comme pour les individus et prend une dimension importante dans le paysage sportif mondial.
Disponible sur : https://www.welcometothejungle.co/fr/articles/
travailler-secteur-e-sport-jeux-video. [Adapté].
Accès le : 21 mai 2019.

Vocabulaire :
s’affronter : enfrentar-se

QUESTÃO 13
UFSC 2020: Signalez la(les) proposition(s) qui, sans porter préjudice au sens du Texte 1, remplace(nt) le mot et les expressions soulignés:

01. signale ; une activité secondaire ; prend une proportion importante

02. indique ; un métier marginal ; assume une dimension importante

04. indique ; une préoccupation centrale ; prend un aspect important

08. dessine ; une profession ; assume un aspect important

16. signale ; un travail primordial ; assume une proportion importante

GABARITO.

Texte 2

Un peu d’histoire…

C’est en 1980 que l’entreprise américaine de jeux vidéo Atari révolutionne le jeune monde du gaming, en organisant le premier tournoi de son histoire. L’événement, qui a réuni plus de 10.000 spectateurs, a été le premier d’une longue série.

Au cours des années 1990, l’apparition du PC a tout changé et les tournois à l’échelle internationale se sont multipliés à un rythme accéléré. Au début des années 2000, Microsoft et Sony ont lancé leur plateforme de compétition en ligne, transformant définitivement l’univers des consoles, en donnant la possibilité aux joueurs de se mesurer à des adversaires jouant au même jeu à l’autre bout du monde.

C’est le moment qu’ont choisi certaines marques comme Coca-Cola, Red Bull, Logitech ou encore Nissan, pour réellement s’intéresser au monde de l’e-sport. Les tournois ont pris une nouvelle dimension et ont quitté les salles des fêtes pour occuper d’énormes centres de convention capables d’accueillir des dizaines de milliers de spectateurs.

L’e-sport transforme profondément le paysage du sport traditionnel ! L’Équipe, par exemple, média référence du sport en France, crée une section e-sport. Le club de football Paris Saint-Germain, quant à lui, a recruté certains des meilleurs pro-gamers (joueurs professionnels) à travers le monde pour constituer des équipes dans le but de remporter des tournois internationaux, en portant les mêmes couleurs que MBappé, Cavani et Neymar. De l’autre côté de l’Atlantique, c’est la NBA qui, depuis deux ans, investit des espoirs et des sommes colossales dans l’e-sport.
Disponible sur : https://www.welcometothejungle.co/fr/articles/
travailler-secteur-e-sport-jeux-video. [Adapté].
Accès le : 21 mai 2019.
Vocabulaire :
échelle : escala

QUESTÃO 14
UFSC 2020: Signalez la(les) proposition(s) correcte(s) d’après le Texte 2.

01. Le premier tournoi a eu lieu en 2000.

02. L’apparition du PC en 1990 a réuni plus de 10.000 spectateurs.

04. Les jeux vidéo n’ont pas attiré l’attention des grandes marques.

08. En lançant leur plateforme de compétition en ligne, Microsoft et Sony ont permis la participation de différents joueurs à travers le monde.

16. MBappé, Cavani et Neymar sont devenus de grands joueurs dans les tournois de l’e-sport.

32. L’e-sport réunit un grand nombre de spectateurs dans des centres de convention.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UFSC 2020: Signalez la(les) proposition(s) qui présente(nt) des verbes conjugués au passé composé dans le Texte 2.

01. L’entreprise Atari révolutionne le jeune monde du gaming.

02. L’apparition du PC a tout changé.

04. Les tournois ont quitté les salles de fêtes pour occuper d’énormes centres de convention.

08. L’e-sport transforme pronfondément le paysage du sport traditionnel.

16. L’Équipe, média référence du sport en France, crée une section e-sport.

32. La NBA investit des espoirs et des sommes colossales dans l’e-sport.

64. Le club de football Paris Saint-Germain a recruté des pro-gamers à travers le monde.

GABARITO.

Texte 3

Une professionnalisation qui ouvre de nouvelles perspectives

Une grande majorité des joueurs de jeux vidéo à travers le monde sont encore des amateurs qui considèrent les jeux sur consoles et ordinateurs comme un loisir. Ces joueurs occasionnels forment le plus gros de la population de fans d’e-sport et remplissent les stades à l’occasion des tournois. Selon une étude réalisée par Goldman Sachs, une majorité d’entre eux vivent sur le continent asiatique et 79 % sont âgés de moins de 35 ans.

À force d’entraînement, certains joueurs amateurs accèdent cependant au statut de pro-gamers et gagnent leur vie grâce aux prix remportés lors des phases finales des tournois. Les streamers représentent une autre catégorie de joueurs qui ont également réussi à faire de l’esport leur métier, mais différemment : en se filmant en train de jouer et en diffusant leurs vidéos, en direct ou après montage, sur des plateformes comme YouTube.
Disponible sur : https://www.welcometothejungle.co/fr/
articles/travailler-secteur-e-sport-jeux-video. [Adapté].
Accès le : 21 mai 2019.

QUESTÃO 16
UFSC 2020: La lecture attentive des Textes 2 et 3 permet d’affirmer que:

01. le monde asiatique reste très en retard dans le domaine de l’e-sport.

02. les grandes marques, telle que Nissan, ont compris le potentiel des jeux électroniques.

04. le Texte 2 traite de l’évolution des tournois de jeux vidéo depuis les années 1980.

08. la section e-sport de l’Équipe s’occupe du championnat de France de football.

16. les médias et les clubs de football français ne portent aucun intérêt à l’e-sport.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UFSC 2020: Signalez la(les) proposition(s) qui présent(ent) un autre titre possible pour le Texte 3.

01. L’influence de Goldman Sachs dans le monde des jeux vidéo.

02. Différentes catégories de joueurs de jeux vidéo.

04. Jeux vidéo ou l’influence des joueurs du troisième âge.

08. L’e-sport et l’apparition de nouveaux métiers.

16. La professionnalisation des joueurs dans le monde de l’e-sport.

32. L’investissement de l’État français dans les nouvelles technologies.

64. L’e-sport : un loisir pour les moins de 35 ans.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UFSC 2020: Signalez la(les) proposition(s) où les accords de genre sont correctement présentés selon les règles de la grammaire française.

01. ce statut – cet étude
02. prix remportés – médailles remportés
04. nouvel écosystème – nouvelle équipe
08. ce marché – cet plateforme
16. dernières phases – dernière tournoi
32. certains joueurs – certaines joueuses

GABARITO.

Texte 4

Les métiers traditionnels se spécialisent

Si d’un côté il y a des joueurs qui se trouvent au centre de ce nouvel écosystème florissant, de l’autre, il y a des entreprises qui sont intéressées par ce marché – éditeurs de jeux vidéo, marques d’équipement électronique ou de sport –, et qui espèrent un jour devenir des acteurs incontestés du secteur.

Pour développer leurs activités, elles ont actuellement besoin de jeunes talents en management, marketing, commerce, communication ou logistique, familiers avec le monde de l’e-sport.
Disponible sur : https://www.welcometothejungle.co/fr/articles/
travailler-secteur-e-sport-jeux-video. [Adapté].
Accès le : 21 mai 2019.

QUESTÃO 19
UFSC 2020: Signalez la(les) affirmation(s) correctes d’après le Texte 4.

01. Le mot « acteurs » ne fait pas référence au monde du cinéma.

02. Les pronoms relatifs « qui » peuvent être remplacés par « que ».

04. Les expressions « Si d’un côté » et « de l’autre » indiquent une forme de négation.

08. Le possessif « leurs » peut être remplacé par « ses » sans porter préjudice au sens de la phrase.

16. Le pronom « elles » a comme référent « entreprises ».

GABARITO.

QUESTÃO 20
UFSC 2020: À partir de la lecture des Textes 1, 2, 3 et 4, signalez la(les) question(s) qui a(ont) des réponses dans ces textes.

01. Combien d’entreprises ont été créées à partir de l’évolution du monde de l’e-sport ?

02. Pourquoi la majorité des joueurs de l’e-sport vivent sur le continent asiatique ?

04. Quel est le nom du média qui est référence du sport en France ?

08. Qu’est-ce que le mot streamer designe ?

16. Quand quelques grandes marques, comme Coca-Cola, Red Bull et d’autres, se sont-elles intéressées aux jeux vidéo ?

32. Combien de jeunes talents ont été attirés par le monde de l’e-sport ?

64. Quelles ont été les conséquences du lancement de la plateforme des compétitions en ligne ?

GABARITO.

ITALIANO

Testo 1

ROMA – Tre ecoregioni, di enorme valore per la loro biodiversità, per la regolazione del clima e per la sopravvivenza di intere comunità, sono sotto lo scacco del fuoco. Il Wwf ha raccolto la testimonianza di Jordi Surkin, direttore dell’Unità di Coordinamento Amazzonica del Wwf Latino America che vive e lavora in una delle aree più colpite della foresta tropicale sudamericana, la foresta di Chikitana del territorio boliviano. “Gli incendi stanno colpendo tre ecoregioni tra le più importanti per il Pianeta, in una area compresa tra Bolivia, Brasile e Paraguay: la prima è l’Amazzonia, la foresta tropicale più estesa del Pianeta, bacino idrico fondamentale che conserva il 20% dell’acqua globale e che riesce a stoccare il 25% del carbonio presente sulla Terra. Questi incendi stanno liberando il carbonio nell’atmosfera aumentando così i danni dei cambiamenti climatici globali. L’Amazzonia custodisce il 10% delle specie globali con animali simbolo come il giaguaro”, spiega l’esperto.

“La seconda è il Pantanal, la zona umida più vasta del Pianeta, incastonata tra Brasile, Bolivia e Paraguay. La terza area è la Chikitana Forest, tra Bolivia ed EI Chaco. Il fuoco quindi sta minacciando aree di enorme importanza per la conservazione della biodiversità del Pianeta, per la regolazione del clima e soprattutto fondamentali per la sopravvivenza di intere comunità che stanno perdendo le loro terre, la possibilità di avere cibo e ricavare guadagni, e in molti casi la loro casa – continua – Il costo umano e sociale di questi incendi disastrosi è enorme, la gente deve saperlo. Alcuni scienziati considerano questi incendi un acceleratore del trend già in atto nella foresta verso il ‘tipping point’, ovvero, il punto di non ritorno per l’Amazzonia rispetto alla sua capacità di regolare il clima”.

E la lotta contro le fiamme sarà ancora lunga. “Le nostre guardie stanno combattendo il fuoco da almeno tre settimane: il mondo, infatti, ha saputo degli incendi solo ora, ma qui la lotta è iniziata ben prima e per questo ora l’area devastata dal fuoco è molto ampia. In campo ci sono guardie parco, volontari, comunità locali – dice Surkin – Purtroppo siamo nel mezzo della stagione degli incendi che di solito dura fino a novembre: a settembre quindi la situazione sarà molto simile ad agosto. Anche se riusciremo a spegnere il fuoco in alcune aree, il rischio per le prossime settimane rimarrà ancora altissimo”.

“Il governo boliviano sta impiegando un Boeing 747 per spegnere gli incendi, capace di trasportare circa 75.000 litri di acqua, uno sforzo enorme che penso si stia facendo anche in Brasile. In molte aree il fuoco purtroppo è totalmente fuori controllo e si sta estendendo in modo impressionante. Nel solo dipartimento di Santa Cruz in Bolivia, dove mi trovo, finora è andato in fumo oltre un milione di ettari di foresta. Stiamo mettendo in campo tutti gli sforzi possibili per salvare queste aree in cui lavoriamo con progetti di conservazione”, aggiunge.

Alla base degli incendi diverse cause. “Le cause che scatenano questi incendi di così grande portata sono diverse, a seconda dei territori: in Brasile, ad esempio, gli incendi nascono nei territori di agricoltura estensiva, ma anche nei terreni dei piccoli agricoltori che cercano nella foresta mezzi di sostentamento in assenza di alternative valide. Alla base però c’è l’incapacità di affrontare un disastro di questa portata: si riesce a monitorare ma non a risolvere l’emergenza nel momento in cui questi incendi scoppiano – continua l’esperto – A peggiorare le cose c’è un’insufficiente conoscenza dei metodi capaci di impedire questi disastri. Il fuoco, se gestito in maniera appropriata, può essere utilizzato, ad esempio per rigenerare il terreno destinato al pascolo, ma nella maggior parte dei casi gli allevatori usano tecniche non appropriate e la cosa sfugge di mano scatenando incendi di più vasta portata”.
Adattato da Gli incendi in Amazzonia in tre ecoregioni tra le più importanti del pianeta.
Disponibile su: https://www.repubblica.it/ambiente/2019/08/30/
news/_gli_incendi_in_amazzonia_in_tre_ecoregioni_tra_le_piu_importanti_
del_pianeta_-234734457
Consultato il: 1 set. 2019.

QUESTÃO 13
UFSC 2020: Secondo il Testo 1, è corretto affermare che:

01. la foresta di Jordi Surkin è la più devastata al mondo.

02. la prima zona minacciata è il Pantanal, bacino idrico fondamentale che conserva il 20% dell’acqua globale.

04. quattro ecoregioni indispensabili per la regolazione del clima sono minacciate dal fuoco.

08. la foresta di Chikitana è il territorio più colpito dal fuoco.

16. in Bolivia esiste il territorio più colpito dalla devastazione degli incendi.

GABARITO.

QUESTÃO 14
UFSC 2020: Secondo il Testo 1, è corretto affermare che:

01. il Pantanal è la zona umida più vasta del Pianeta e si trova tra Brasile, Bolivia e Paraguay.

02. Surkin lavora in uno dei territori più colpiti dal fuoco.

04. l’Amazzonia si trova in un’area compresa tra Bolivia, Brasile e Argentina.

08. Surkin si trova momentaneamente nella foresta di Chikitana.

16. la foresta di Chikitana si trova tra Bolivia ed EI Salvador.

GABARITO.

QUESTÃO 15
UFSC 2020: Secondo il Testo 1, è corretto affermare che:

01. la lotta contro le fiamme sarà breve.

02. le guardie stanno cercando di spegnere il fuoco da circa tre settimane.

04. nel dipartimento di Santa Cruz in Bolivia è stato bruciato oltre un migliaio di ettari di foresta.

08. il governo brasiliano sta utilizzando un Boeing 747 per spegnere gli incendi, capace di trasportare circa 75.000 litri di acqua.

16. la stagione degli incendi in genere dura fino a novembre.

32. il governo boliviano sta usando un Boeing 747 per spegnere gli incendi.

GABARITO.

QUESTÃO 16
UFSC 2020: Secondo il Testo 1, è corretto affermare che:

01. la causa degli incendi è sempre la stessa.

02. in Brasile gli incendi sorgono nei territori di agricoltura estensiva, ma anche nei terreni dei piccoli agricoltori.

04. gli allevatori usano tecniche non adeguate per rigenerare il terreno e causano così incendi ancora più vasti.

08. esiste una sufficiente conoscenza dei metodi capaci di impedire questi disastri.

GABARITO.

Testo 2

Mio padre sta versando caffè nelle tazzine degli ospiti. Sono un bambino e non bevo caffè, ma oggi questa scena mi incuriosisce, perché mio padre è ferito. Sembra averlo scordato, adesso, mentre ride chiacchierando, col carillon dei cucchiaini che girano tintinnanti nel sole pomeridiano. Eppure il suo mignolo è avvolto in una smisurata garza, per proteggere l’unghia rimasta schiacciata nello sportello di un’auto, qualche giorno fa. lo guardo affascinato l’enorme dito bianco che oscilla sulla tavola, finché, di colpo, lo vedo immergersi nel liquido fumante, senza che lui, distratto, se ne accorga.

Sto lì, ipnotizzato, in mezzo al tepore postprandicale, tra l’odore di cibo e di tabacco, senza dire nulla, senza avvertirlo del nero che intanto va montando lungo la fasciatura, risalendo verso la sorgente del dolore, lentamente, inesorabilmente. Più su, più su, e lui niente. Adesso, però, l’intera benda è diventata scura, intrisa di un bitume incandescente. Così la mia infanzia si arresta, attraversata da un urlo improvviso, il tonfo del bricco, le schegge di ceramica, gli schizzi sulla tovaglia. Ecco cos’è per me “la voce del sangue”: la fitta di chi chiama dall’interno, e chiama e chiama, finché la gente intorno si decide a ascoltarla, mentre lento si spande l’aroma del caffè.

Gli era sempre piaciuto il caffè, per questo, alla fine, non mi sono sorpreso più di tanto quando ho capito che lo sarebbe diventato. Mi riferisco alla tomba di famiglia. La ricordavo appena, traccia svanita di qualche lontano funerale. Alla sua morte, tuttavia, fui costretto a prendere confidenza con quel luogo e con i suoi protocolli: burocrazia di cimiteri. Trascurato da oltre un decennio, il sepolcro era caduto in abbandono. Fissai un appuntamento con un addetto, per indagare meglio la situazione. In breve seppi che, tra la colliquazione di alcune salme e l’umidità del posto, il vano risultava mezzo allagato, in uno stato di completo disfacimento. (Tolto il coperchio marmoreo, mi curvo perplesso sul vuoto, e intravedo le casse accatastate in mezzo alla melma, come in un acquitrino, mentre dal basso sale un’aria fredda, da vecchio scantinato).
MAGRELLI, Valerio. Genealogia di un padre. Torino: Einaudi, 2014. p. 5-6.

QUESTÃO 17
UFSC 2020: Chi narra il brano è:

01. il bambino che non beve caffè.
02. uno degli ospiti invitati a casa per il caffè.
04. una donna che prende il tè.
08. il padre che ha una ferita sulla bocca.
16. il bambino che guarda il mignolo del padre.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UFSC 2020: La garza smisurata:

01. copre l’unghia che è rimasta schiacciata dallo sportello dell’auto.
02. copre le tazzine del caffè.
04. protegge i cucchiaini dal sole.
08. avvolge il mignolo del padre.
16. protegge un dito della mano del padre che è ferito.
32. avvolge tutta la mano del padre.

GABARITO.

QUESTÃO 19
UFSC 2020: Il bambino si accorge che:

01. la benda continua sempre pulita.
02. la garza bianca pian piano diventa nera.
04. la garza si sporca solo parzialmente.
08. la garza cambia colore mentre l’aroma del caffè si spande.

GABARITO.

QUESTÃO 20
UFSC 2020: Il padre del narratore:

01. serviva volentieri il caffè alla zia del bambino.
02. non versa il caffè nelle tazzine degli ospiti.
04. è già morto.
08. all’inizio del testo ha una ferita.
16. è in ospedale malato.
32. è un amante del caffè.

GABARITO.


MATEMÁTICA

FORMULÁRIO


Para as questões de proposições múltiplas da prova de Matemática, some os números associados às proposições corretas e transfira o resultado para o cartão-resposta.

QUESTÃO 21
UFSC 2020: Considerando os gráficos dos polinômios 𝑝(𝑥) = 𝑎𝑥³ + 𝑏𝑥² + 𝑐𝑥 + 𝑑 e ℎ(𝑥) = 𝑚𝑥 + 𝑛, representados a seguir, é correto afirmar que:

ufsc-uffs-2020-imagem-05

01. o polinômio 𝑝 pode ser expresso por 𝑝(𝑥) = (𝑥 + 2)(𝑥 − 1)(𝑥 − 3).

02. o resto da divisão do polinômio 𝑝 poré zero.

04. o polinômio ℎ pode ser expresso por ℎ(𝑥) = −𝑥 + 2.

08. se o resultado da soma 𝑝(𝑥) + ℎ(𝑥) é 𝑞(𝑥), então o polinômio 𝑞 tem grau 3 e seu termo independente é 5.

16. 𝑝(−3) = −12.

32. o polinômio 𝑝 é crescente para 𝑥 ∈ (−∞, −1)𝑈(1, +∞).

64. a área do triângulo que possui como vértices os pontos 𝐴, 𝐵 e a origem do sistema de coordenadas cartesianas é igual a 3 unidades de área.

GABARITO.

QUESTÃO 22
UFSC 2020:

01. O número de anagramas da palavra VITÓRIA que começam e terminam com consoante é 360.

02. Com os algarismos 1, 2, 3, 7 e 8 são formados números de cinco algarismos distintos. Se listássemos, em ordem decrescente, todos os números obtidos, então a posição do número 27.813 seria a 80ª.

04. O termo independente no desenvolvimento deé um divisor de 5.

08. Um grupo de 75 pessoas foi entrevistado sobre doenças. Foi constatado entre os entrevistados que 16 pessoas já tiveram as doenças A, B e C; 30 já tiveram as doenças A e C; 24 já tiveram as doenças A e B; 22 já tiveram as doenças B e C; 6 tiveram apenas a doença A; 9 tiveram apenas a doença B; e 5 tiveram apenas a doença C. Se escolhermos ao acaso um dos entrevistados, a probabilidade de essa pessoa não ter sido acometida com nenhuma das três doenças é maior do que 20%.

16. Um grupo de 12 torcedores, sendo 8 do time A e os demais do time B, participou de um sorteio para assistir a um importante jogo do campeonato. Ficou estabelecido que fossem escolhidos 9 torcedores para essa ocasião. Se, entre os 9 escolhidos, 6 devem ser torcedores de A e 3 devem ser torcedores de B, então existem 112 formas distintas de escolher esses torcedores.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UFSC 2020:

01. Se as matrizesesão iguais, então 𝑚 ∙ 𝑛 =

02. A matrizadmite inversa.

04. See 𝐵 = (𝑏𝑖𝑗)3𝑥3 tal queentãosendo 𝐼 a matriz identidade.

08. O sistemaé indeterminado para 𝑚 = 2 𝑒 𝑝 = −1.

16. Se 𝐴 e 𝐵 são matrizes quadradas de mesma ordem, então (𝐴 ∙ 𝐵)ᵗ = 𝐴ᵗ ∙ 𝐵ᵗ.

32. Se 𝑥1 e 𝑥2 são raízes da equação 𝑥² + 2𝑥 + 10 = 0, então |𝑥1| + |𝑥2| = 2√10.

GABARITO.

QUESTÃO 24
UFSC 2020:

01. Na figura a seguir, 𝑟 e 𝑠 são retas paralelas.


Se os segmentosemedem, respectivamente, 𝑥 − 2; 5𝑥 − 14; 5𝑥 + 1; e 𝑥 + 3, então a medida do segmentoé 28 unidades de comprimento.

02. Se num pentágono convexo as medidas dos ângulos internos são indicadas por 2𝑥, 3𝑥, 150°, 120° e 135°, então a diferença entre as medidas do maior e do menor ângulo é 130°.

04. O triângulo ABC da figura a seguir é retângulo em C; por outro lado, o triângulo AFE é retângulo em F.


Se os segmentosemedem, respectivamente, 12 𝑐𝑚,𝑐𝑚, 𝑥 𝑐𝑚 e 5 𝑐𝑚, então a medida 𝑥 é um número racional.

08. Um hexágono cujo lado mede 4 𝑐𝑚 está inscrito numa circunferência. Se existe um quadrado circunscrito a essa circunferência, então seu perímetro mede 32 𝑐𝑚.

16. Todo losango é um paralelogramo.

32. Se os lados de um triângulo medem 8 𝑐𝑚, 10 𝑐𝑚 e 16 𝑐𝑚, então esse triângulo é acutângulo e escaleno.

64. Numa pesquisa, foi feito um levantamento entre os estudantes que usam apenas um tipo de transporte para ir à universidade. O gráfico ao lado indica a frequência obtida em cada tipo de transporte.


Ocorre que, por algum problema técnico, a quantidade de respondentes que se locomovem de ônibus não apareceu na impressão do gráfico. Se a média aritmética obtida, considerando os quatro tipos de transporte, foi de 102, então a quantidade de alunos que se locomovem de ônibus é um número múltiplo de 3.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UFSC 2020: Uma fábrica precisa embalar seus produtos para comercialização. Para tanto, deve construir caixas no formato de prisma regular reto, conforme a planificação apresentada a seguir.


Seja 𝑎 𝑐𝑚 a medida da aresta da base do prisma. Se a altura do prisma é 𝑎√3 𝑐𝑚, determine o volume desse prisma, em cm³, e passe seu resultado para o cartão-resposta.

GABARITO.

QUESTÃO 26
UFSC 2020:

01. Os números 54 e 175 são primos entre si.

02. O número (√2 + 1). (√2 − 1) é irracional.

04. Se [𝑎, 𝑏] é o conjunto solução da equação |𝑥 − 1| + |𝑥 + 1| = 2, então 𝑎 + 𝑏 > 0.

08. Maria, Ana e Paula investiram, respectivamente, R$ 500,00, R$ 300,00 e R$ 200,00 na produção e venda de bombons para a festa de encerramento do ano na escola. Finalizado o evento, as amigas contabilizaram um lucro de R$ 700,00. Se esse valor foi dividido de forma proporcional ao valor que cada amiga investiu, então a parte do lucro de Paula foi de R$ 140,00.

16. Se 𝐴 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 > 𝑥}, então o conjunto das partes de 𝐴 é unitário.

32. Se 𝑧1 = −2 + 2𝑖 e 𝑧2 =são números complexos, então a forma polar do númeropode ser representada por 2(cos 45° + 𝑖 𝑠𝑒𝑛45°).

64. Se 𝑘 ∈ ℤ (𝑘 > 0), então 10𝑘 − 1 é um múltiplo de 9.

GABARITO.

QUESTÃO 27
UFSC 2020:

01. Uma loja oferece um celular em duas formas de pagamento: à vista por R$ 850,00 ou a prazo, com uma entrada no valor de R$ 100,00 e uma prestação no valor de R$ 900,00, trinta dias após a compra. A taxa de juros mensal cobrada pela loja é inferior a 20%.

02. Seé uma progressão geométrica, então o décimo termo dessa sequência é

04. Se (𝑎𝑛) é uma progressão geométrica de termos positivos e razão 𝑞, então a sequênciaé uma progressão aritmética de razão 𝑙𝑛(𝑞).

08. Se o primeiro termo de uma progressão aritmética é 3, o último termo é 33 e o número de termos é igual à razão, então a soma de todos os termos da progressão é 108.

16. Se 𝑎, 𝑏 ∈ ℝ com 𝑏 ≠ 0, então

GABARITO.

QUESTÃO 28
UFSC 2020:

01. See, então o domínio de 𝑓 ∘ 𝑔 é o intervalo

02. Toda função ímpar é uma função injetora.

04. Se 𝑓: ℝ → ℝ é a função que associa a cada 𝑥 real o maior valor entre 𝑥 + 21 e 3 − 2𝑥, então 𝐼𝑚(𝑓) = [15, +∞[.

08. A função 𝑓: ℝ → (−1,1) definida poré bijetora. Sua inversa é a função𝑓⁻¹: (−1,1) → ℝ dada por

16. Se 𝑓(𝑥) =, então 𝑓(497) =

32. Se 𝑓: ℝ → [0, +∞[ é uma função sobrejetora e 𝑔(𝑥) = 𝑓(𝑥 + 5) para todo 𝑥 real, então o menor valor da função 𝑔 é 5.

64. See, então existe 𝑎 ∈ ℝ tal que 𝑓(𝑎) = 𝑔(𝑎).

GABARITO.

QUESTÃO 29
UFSC 2020:

01. Se 𝑓(𝑥) = 𝑠𝑒𝑛(2𝑥) ∙ 𝑐𝑜𝑠𝑥 + 𝑠𝑒𝑛𝑥 ∙ 𝑐𝑜𝑠(2𝑥), então 𝑓(𝑥) > 0 para 𝑥 ∈

02. Existe um número real 𝑥 ∈tal que 𝑡𝑔𝑥 = 2 e 𝑠𝑒𝑐𝑥 = 2.

04. Em regiões muito frias, construtores de tubulação utilizam placas isolantes para evitar transferência de calor da tubulação para o solo. No desenvolvimento desse tipo de placa, leva-se em conta a variação da temperatura da região ao longo do ano (360 dias). A variação da temperatura é modelada pela função 𝑓(𝑡) = 𝑎 + 𝑏𝑐𝑜𝑠(𝑐𝑡), sendo 𝑡 o número de dias e 𝑎, 𝑏 𝑒 𝑐 constantes. Se o gráfico a seguir representa a função 𝑓, então 𝑎 = 0 e 𝑏 ∙ 𝑐 = −10.


08. Considere a figura ao lado. Se a abscissa do ponto 𝐴 é 12, a ordenada do ponto 𝐵 é 3 e o ângulo 0Â𝐵 é a metade do ângulo 0Â𝐶, então a ordenada do ponto 𝐶 é 6,4.


16. Maria está participando de uma corrida em que deve percorrer, apenas uma vez, o perímetro da região triangular representada a seguir.


Sabe-se que a distância entre os pontos 𝐴 e 𝐵 é 14 𝑘𝑚 e que a distância entre os pontos 𝐶 e 𝐵 é 6 𝑘𝑚 a mais que a distância entre os pontos 𝐴 e 𝐶. Nessas condições, a distância percorrida por Maria é de 40 𝑘𝑚.

GABARITO.

QUESTÃO 30
UFSC 2020:

01. Se os pontos 𝐴(2,0), 𝐵(0,3) e 𝑃(𝑎, 𝑏) são colineares, e se os pontos 𝐶(1,3), 𝐷(0,1) e 𝑃 são também colineares, então

02. Se 𝑟 é a reta da figura a seguir,


então sua equação geral pode ser escrita por 9𝑥 + 5𝑦 − 35 = 0.

04. A equação 3𝑥² + 2𝑦² − 12𝑥 + 8𝑦 + 19 = 0 representa uma elipse com centro em (2, −2) e com o eixo maior paralelo ao eixo das abscissas.

08. Se 𝜆 é a circunferência de equação 𝑥² + 𝑦² − 4𝑦 = 0 e 𝑟 é a reta de equação 2𝑥 + 3𝑦 + 7 = 0, então 𝜆 ∩ 𝑟 é um conjunto unitário.

16. Se as retas 𝑟 𝑒 𝑠 têm equações 𝑟: 𝑎𝑥 + 𝑏𝑦 + 𝑐 = 0 e 𝑠: 𝑎𝑥 + 𝑏𝑦 + 𝑑 = 0, então a distância entre as retas é

32. Seja 𝑆 a região do plano descrita pelas inequaçõesA região 𝑆 descreve um trapézio de área 21.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 31
UFSC 2020: O Diário Oficial da União de 22 de julho de 2019 publicou a listagem de 51 novos agrotóxicos liberados no Brasil e informações técnicas de cada um, como a classificação de acordo com a toxicidade e a periculosidade ambiental, conforme esquematizado abaixo.


Em relação aos agrotóxicos, é correto afirmar que:

01. a utilização de um predador ou parasita de determinada praga, a escolha da época para o plantio e a colheita, bem como a manutenção da vegetação natural de áreas próximas às da lavoura, são medidas que aumentam a necessidade do uso de agrotóxicos.

02. na produção de alimentos orgânicos, utiliza-se a metade da quantidade de agrotóxicos recomendada pelo fabricante.

04. o uso inadequado de agrotóxicos pode levar à seleção de insetos resistentes.

08. uma medida para prevenir a eliminação dos polinizadores é evitar a aplicação de agrotóxicos na época de floração das briófitas, das pteridófitas, das gimnospermas e das angiospermas.

16. entre os possíveis prejuízos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos, pode-se citar a contaminação dos lençóis freáticos e a redução ou a eliminação dos polinizadores.

32. a degradação de alguns agrotóxicos é muito lenta no ambiente, o que favorece o acúmulo dos seus componentes nos seres vivos ao longo das cadeias alimentares.

64. plantas transgênicas possuem a composição do DNA alterada por receberem altos níveis de agrotóxicos.

GABARITO.

QUESTÃO 32
UFSC 2020: Cada heredograma abaixo representa uma história familiar relacionada a determinada doença rara do ser humano (cada uma proveniente exclusivamente de um modo de herança diferente, que pode ser autossômico dominante, autossômico recessivo, ligado ao Y, recessivo ligado ao X e mitocondrial).

Os indivíduos que possuem uma dessas doenças, independentemente da herança, são destacados nos heredogramas com símbolos cheios.


Sobre os heredogramas apresentados e com base nos conhecimentos de Genética, é correto afirmar que:

01. o modo mais provável de herança do heredograma B é o mitocondrial, pois se observa a transmissão da doença das mães afetadas para a prole, o que não ocorre em relação aos pais afetados.

02. o modo de herança do heredograma E é recessivo ligado ao X, pois apenas indivíduos do sexo feminino são afetados.

04. o modo de herança ligado ao Y é observado no heredograma A, porém a doença do heredograma C possui um padrão em que não se descarta a possibilidade de haver esse modo de herança.

08. a doença presente no heredograma D pode ter uma herança autossômica dominante ou recessiva, porém é mais provável que seja uma herança autossômica recessiva por se tratar de uma doença rara e pelo fato de os indivíduos sem a doença não serem portadores do alelo raro responsável pela manifestação da doença.

16. o heredograma C possui o modo de herança recessivo ligado ao X, porém não se descarta a possibilidade de ele ser dominante ligado ao X ou autossômico.

32. a probabilidade de a próxima criança do casal III-3 e III-4 do heredograma E ser afetada e ser do sexo feminino é de 25%.

64. é possível que apenas um indivíduo da primeira geração do heredograma E tenha um único alelo raro que foi transmitido aos seus descendentes; o encontro desse alelo é promovido pelo casamento consanguíneo, resultando em indivíduos com a doença na quarta geração.

GABARITO.

QUESTÃO 33
UFSC 2020: Abaixo pode-se ver uma representação esquemática da reprodução das abelhas.

ufsc-uffs-2020-imagem-53

Sobre as abelhas e os mecanismos de formação de gametas, é correto afirmar que:

01. a meiose é o tipo de divisão celular que produz os gametas masculinos e femininos.

02. as abelhas operárias são iguais geneticamente, ou seja, possuem os mesmos alelos.

04. os componentes químicos presentes nos agrotóxicos e as mudanças climáticas são duas possíveis causas do declínio populacional das abelhas melíferas registrado nos últimos anos.

08. a relação ecológica entre as abelhas é harmônica e interespecífica, caracterizando uma relação de protocooperação na qual se observa divisão de trabalho.

16. as abelhas são diploides, exceto as operárias, que são haploides; essa característica torna as operárias estéreis.

32. a partenogênese é observada na reprodução das abelhas a partir do desenvolvimento dos óvulos fecundados da rainha com a participação dos espermatozoides dos machos férteis (zangões).

64. dependendo do tipo de alimentação que recebem na fase larval, os óvulos fecundados originam abelhas operárias ou rainhas.

GABARITO.

QUESTÃO 34
UFSC 2020: As figuras representam as junções celulares presentes tanto nos discos intercalados do tecido muscular estriado cardíaco (Figura 1) quanto no tecido epitelial de revestimento (Figura 2).


Sobre as junções celulares representadas nas figuras e sobre as especializações de membranas, é correto afirmar que:

01. essas junções são responsáveis por manter unidas as células dos tecidos conjuntivos.

02. nos discos intercalados, há várias junções comunicantes que fazem com que um estímulo possa se espalhar rapidamente por todas as células musculares estriadas cardíacas, o que leva o coração a se contrair.

04. observam-se, no tecido epitelial interno do intestino delgado, projeções da membrana celular que ampliam a capacidade de absorção conhecidas como “microvilosidades”.

08. a diferença estrutural entre o tecido muscular estriado esquelético, o tecido muscular estriado cardíaco e o tecido muscular liso é a quantidade decrescente de discos intercalados entre esses tecidos.

16. no tecido epitelial interno do intestino delgado, a zônula de oclusão seleciona as substâncias que serão transportadas diretamente ao sangue, eliminando a necessidade de essas substâncias passarem pelo interior das células epiteliais.

GABARITO.

QUESTÃO 35
UFSC 2020: Bactérias da espécie Klebsiella pneumoniae são capazes de resistir aos fármacos mais potentes para o tratamento de infecções graves e estão entre os microrganismos que mais causam infecções hospitalares.

Ao caracterizar 48 colônias de K. pneumoniae de pacientes ambulatoriais com infecção do trato urinário do município de Ribeirão Preto, localizado no Sudeste do Brasil, o estudo identificou cepas com perfil genético característico daquelas que provocam infecção hospitalar.

Os resultados aumentam a preocupação sobre a vigilância epidemiológica relacionada à colonização em pacientes que recebem alta hospitalar, a fim de prevenir a ocorrência e a disseminação de infecções bacterianas multirresistentes na comunidade.
AZEVEDO, P. A. A.; FURLAN, J. P. R.; GONÇALVES, G. B.; GOMES, C. N.; GOULART, R. S.; STEHLING, E. G.; PITONDO-SILVA, A. Molecular
characterisation of multidrug-resistant Klebsiella pneumoniae belonging to CC258 isolated from outpatients with urinary tract infection in Brazil. Journal of
Global Antimicrobial Resistance, v. 18, p. 74-79, 2019.

Sobre bactérias, é correto afirmar que:

01. as cianobactérias apresentam cloroplastos com a capacidade de realizar a fotossíntese bacteriana, o que auxilia a produção de oxigênio atmosférico.

02. a conjugação bacteriana é um processo de ganho de variabilidade, via recombinação entre duas bactérias (doadora e receptora), que pode promover resistência a determinado fármaco.

04. a parede celular das bactérias tem na sua composição peptidoglicano, uma gordura que possui capacidade impermeabilizante e que torna as bactérias resistentes aos antibióticos.

08. sua principal forma de reprodução é assexuada por brotamento, como na espécie Escherichia coli, presente no sistema digestório humano.

16. bactérias de várias formas podem unir-se e formar associações coloniais; destacam-se as colônias de bactérias espiroquetas, causadoras da tricomoníase.

32. seu material genético é constituído de DNA circular, disperso no citoplasma sem nenhuma membrana protetora.

GABARITO.

QUESTÃO 36
UFSC 2020: No Brasil, a importância dos vegetais pode ser medida de várias formas. Cita-se a pujança das plantações de cereais como milho e soja, que geram bilhões em recursos financeiros, assim como a riqueza das formações vegetais de nossos extraordinários biomas, onde viceja a vida. Sobre os seres vivos vegetais, é correto afirmar que:

01. as angiospermas podem ser classificadas em dois grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas; entre as diferenças desses grupos pode-se citar tipo de raiz, nervura das folhas, quantidade de pétalas e sépalas nas flores, bem como corte histológico de caule e raiz.

02. entre os cereais há representantes dos quatro grupos de plantas reunidos popularmente de acordo com o teor de água.

04. para diminuir o risco de extinção das araucárias, plantas do grupo das gimnospermas, todos os anos é regulamentado um período de colheita do fruto do pinheiro, conhecido como “pinhão”.

08. entre as pteridófitas encontramos samambaias e avencas, plantas com esporófito haploide, avasculares e sem sementes.

16. na reprodução das angiospermas, o receptáculo floral origina o fruto verdadeiro.

32. plantas criptógamas, como os musgos, não apresentam raiz, caule, folha nem vasos condutores de seiva (xilema e floema), sendo a fase gametofítica permanente em seus ciclos de vida.

GABARITO.

QUESTÃO 37
UFSC 2020: Na letra da canção abaixo, transparece a expectativa que as famílias sentem com a espera e o nascimento de uma criança.

CRESCER
Isadora Canto

Vejo que você está crescendo
Bem quentinho, aqui dentro
Papai me abraça inteira
Pra sentir você também
Um beijo, e a certeza
Que você está bem

Eu arrumo todo o nosso lar
Me arrumo só para te esperar
Te sinto noite e dia
Dentro desse barrigão
O peso da alegria perto do coração.
CANTO, Isadora. Crescer. In: CANTO, Isabela. Vida de bebê.
São Paulo: Pommelo, 2018. CD. Faixa 1.

Sobre a gestação e o parto, é correto afirmar que:

01. a doença hemolítica do recém-nascido, conhecida também como “eritroblastose fetal”, ocorre quando o tipo sanguíneo em relação ao sistema Rh é diferente entre a mãe e o filho, tendo a mãe Rh positivo e o filho Rh negativo.

02. a placenta, anexo embrionário que estabelece a comunicação entre a mãe e o filho, é formada por uma rede de vasos sanguíneos que se fundem e fazem com que o sangue seja compartilhado por ambos os indivíduos.

04. a bolsa amniótica é repleta de líquido e tem como função nutrir as células do tecido epitelial, prevenir a dessecação e amortecer choques mecânicos.

08. nos seres humanos, os óvulos são classificados como “megalécitos” por possuírem grande quantidade de vitelo, capaz de nutrir o embrião durante 22 semanas.

16. na formação de gêmeos dizigóticos ocorre a liberação de mais de um ovócito, fenômeno conhecido como “poliembrionia”; já na formação de gêmeos monozigóticos ocorre a poliovulação, na qual cada ovócito é fecundado por um único espermatozoide.

32. a presença do hormônio gonadotrofina coriônica no sangue da mulher estimula a atividade do corpo-amarelo ovariano e mantém as taxas de estrógeno e progesterona elevadas no início da gestação.

64. o parto natural consiste na expulsão do feto por contrações rítmicas da musculatura uterina, estimulada pelo hormônio ocitocina ou oxitocina.

GABARITO.

QUESTÃO 38
UFSC 2020: Na figura abaixo, há uma foto dos cromossomos, em metáfase mitótica, de uma marmosa (Marmosa sp), um marsupial da América do Sul.


Sobre os cromossomos representados na figura e a divisão celular, é correto afirmar que:

01. o número diploide dessa espécie é de 14 cromossomos.

02. na meiose de uma fêmea Marmosa sp, um ovócito primário gera quatro óvulos viáveis, sendo que cada um deles apresentará 14 cromossomos.

04. na figura há 28 cromossomos homólogos; após uma meiose, haverá células haploides com 14 cromossomos.

08. na meiose de um macho Marmosa sp, um espermatócito primário gera quatro espermatozoides, com o número haploide de sete cromossomos cada.

16. os cromossomos apresentam duas cromátides, o que significa que estão duplicados; a duplicação do material genético teve início na prófase da mitose, juntamente com a condensação do DNA.

32. o cromossomo indicado pela seta A é o tipo metacêntrico e o cromossomo indicado pela seta B é o tipo submetacêntrico.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UFSC 2020: Sobre os compostos orgânicos presentes nos seres vivos, é correto afirmar que:

01. o HDL (do inglês High Density Lipoprotein, “lipoproteína de alta densidade”), conhecido como o colesterol ruim, pode dar início a alguns problemas de saúde, como as placas de gordura, que podem obstruir artérias e levar ao infarto.

02. a hemoglobina, pigmento respiratório encontrado nas hemácias humanas, é uma proteína conjugada que contém ferro.

04. a glicose, a frutose, a maltose e a sacarose são classificadas como carboidratos monossacarídeos; tais compostos participam da produção de energia nas células dos seres vivos.

08. os cerídeos são exemplos de compostos lipídicos encontrados somente em animais, como a cera de abelha, a lanolina obtida da lã de carneiro e ceras que impermeabilizam as penas de aves aquáticas.

16. as vitaminas estão envolvidas nos processos metabólicos do organismo e são classificadas de acordo com o solvente; pode-se citar as vitaminas do complexo B e a vitamina C como hidrossolúveis e as vitaminas A, D, E e K como lipossolúveis.

32. o colesterol pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de hormônios esteroides tanto nas células procarióticas como nas eucarióticas.

GABARITO.

QUESTÃO 40
UFSC 2020: Um professor de Biologia elaborou um modelo didático utilizando apenas papelão, folha de papel e pegadores de roupa, conforme a figura abaixo, com o objetivo de revisar os conteúdos de Zoologia. Ele solicitou aos alunos que ligassem cada grupo de animal com a característica correspondente, conforme o exemplo da ligação entre os pegadores nº 07 e nº 10.

Em relação ao modelo didático e sobre Zoologia, é correto afirmar que:

01. a ligação entre os pegadores nº 02 e nº 03 é esperada pelo professor, pois os poríferos possuem alternância de geração, com uma fase pólipo e outra medusa.

02. o sistema ambulacral (pegador nº 05) é típico dos cnidários (pegador nº 11), no qual o revestimento interno possui células flageladas conhecidas como “coanócitos”, responsáveis pela digestão intracelular.

04. os equinodermos, os poríferos e os cnidários são animais protostômios; já os nematódeos, os moluscos e os artrópodes são deuterostômios.

08. a ligação entre os pegadores nº 01 e nº 12 é esperada pelo professor, porém a rádula é uma estrutura que não está presente em todas as ordens dos moluscos.

16. o pegador nº 09 tem duas opções corretas de ligação (com o pegador nº 04 ou com o nº 06), pois tanto os artrópodes quanto os equinodermos possuem exoesqueleto.

32. não há uma opção de ligação correta com o pegador nº 08, pois todos os grupos de animais apresentados possuem tecido verdadeiro; observa-se apenas um grupo com simetria radial e diblástico, e os demais grupos são triblásticos.

64. os animais do pegador nº 07, além de serem pseudocelomados, possuem sistema digestivo completo, e há diversas espécies de importância médica, tais como Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Wuchereria bancrofti e Ancylostoma braziliensis.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24847,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,255,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,47,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,36,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,10,comercio exterior,1,concurso,231,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,7,educação infantil,299,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,217,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,10,famerp,11,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,57,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,179,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,134,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,264,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,50,provas enade,57,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,6,provas famerp,6,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,155,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,223,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,764,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3187,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,921,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,81,questão de inglês,796,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1867,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2453,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,809,questão de raciocínio lógico,95,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,12114,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,600,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21718,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,86,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,7,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,552,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UFSC/UFFS Vestibular 2020 com Gabarito
Prova UFSC/UFFS Vestibular 2020 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-R9rF7vOmLIw/XhPm6NKtBzI/AAAAAAACayU/eeKq1m-8qq8ObPog0C7MZ9rIcFzTT39pwCLcBGAsYHQ/s320/ufsc-uffs.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-R9rF7vOmLIw/XhPm6NKtBzI/AAAAAAACayU/eeKq1m-8qq8ObPog0C7MZ9rIcFzTT39pwCLcBGAsYHQ/s72-c/ufsc-uffs.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-ufsc-uffs-vestibular-2020-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/01/prova-ufsc-uffs-vestibular-2020-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo