ENADE 2019: Considerando os resumos de pesquisa apresentados, assinale a opção correta

TEXTO I

Este estudo objetivou construir e validar uma escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico em pacientes adultos. Procedeu-se à construção e à validação de face e de conteúdo da escala e pesquisa de campo, com a participação de 115 pacientes.

A Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico contém 7 itens, sendo que cada um apresenta cinco subitens. A pontuação dessa escala varia de sete a trinta e cinco pontos, e quanto maior o escore, maior o risco do paciente.

Concluiu-se que a escala é um instrumento válido e confiável, entretanto, há necessidade de novos estudos para avaliar sua utilização na prática clínica.
LOPES, C. M. M. et al. Escala de avaliação de risco para lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, n. 270, 2016 (adaptado).

TEXTO II

Este estudo buscou evidenciar, na literatura nacional e internacional, o conceito e as tipologias de empreendedorismo na Enfermagem. Englobou seis bases de dados, com os descritores entrepreneurship, entrepreneurs, entrepreneurial, entrepreneurialism, intrapreneurial, nursing, nurse, nurses, iniciativa empresarial, contrato de risco, enfermagem e enfermeira.

A busca nas bases de dados resultou em 31 artigos, sendo 18 da PUBMED, 6 da LILACS, 3 da SCOPUS, 2 da CINAHL, 2 da BDENF e nenhum da SciELO. Foram selecionados para a análise artigos derivados de pesquisa original publicados de forma completa, livre e gratuita em periódicos disponíveis nas bases de dados selecionadas, nos idiomas português, inglês e espanhol, condizentes com o objetivo proposto e os descritores e/ou palavras-chave listados no protocolo previamente validado.

Os artigos que estavam em mais de uma base de dados foram considerados duplicatas e automaticamente excluídos. Após a leitura dos artigos, os dados foram classificados em categorias.
COPELLI, F. H. S.; ERDMANN, A. L.; SANTOS, J. L. G. Empreendedorismo na Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, supl. 1, 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Considerando os resumos de pesquisa apresentados, assinale a opção correta.

A) Os dois resumos apresentam o referencial teórico para discussão dos resultados

B) Os dois resumos descrevem o problema de pesquisa, mencionando o procedimento de coleta e análise de dados, bem como o delineamento de pesquisa adotado.

C) Os dois resumos tratam de pesquisas nas quais há coerência entre o objetivo de pesquisa e o método de investigação proposto, o que constitui um indicador de confiabilidade dos resultados obtidos.

D) O primeiro resumo apresenta critérios de inclusão dos participantes da pesquisa e o segundo apresenta delineamento que indica estudo de intervenção.

E) O primeiro resumo apresenta descrição dos instrumentos de coleta de dados coerentes com a abordagem qualitativa e, o segundo descreve o procedimento de análise de dados com base em abordagem quantitativa e análise estatística.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um homem de 56 anos de idade, 78 kg, está no 6º dia de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a politraumatismo após acidente automobilístico.

GABARITO:
C) Os dois resumos tratam de pesquisas nas quais há coerência entre o objetivo de pesquisa e o método de investigação proposto, o que constitui um indicador de confiabilidade dos resultados obtidos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um homem deu entrada no pronto-socorro de um hospital acompanhado pelo seu filho, o qual é seu único cuidador. O filho relatou que o pai apresentava sintomas de desorientação, agitação e quadro de torpor surgidos uma semana após a ingestão de diazepam.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários