ENADE 2019: Um homem deu entrada no pronto-socorro de um hospital acompanhado pelo seu filho, o qual é seu único cuidador

ENADE 2019: Um homem deu entrada no pronto-socorro de um hospital acompanhado pelo seu filho, o qual é seu único cuidador. O filho relatou que o pai apresentava sintomas de desorientação, agitação e quadro de torpor surgidos uma semana após a ingestão de diazepam.

No exame físico, o paciente encontrava-se confuso e desorientado, com diminuição da acuidade visual, da ingesta hídrica e da alimentar, além de apresentar dificuldade de comunicação e locomoção. Devido ao quadro apresentado decidiu-se pela sua internação na unidade de clínica médica.

O enfermeiro da unidade de internação, ao admitir o paciente, percebeu que os dados referentes à consulta de enfermagem, realizada no pronto-socorro, foram inseridos no prontuário eletrônico conforme fases do processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e teorias de enfermagem.

Considerando os benefícios do processo de sistematização da assistência de enfermagem bem como das teorias de enfermagem na avaliação do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sintomas relacionados a nutrição, sono, locomoção, comunicação e orientação no tempo e no espaço exemplificam necessidades psicobiológicas e psicossociais.

II. Os dados fornecidos pertencem ao histórico, primeira etapa do processo de enfermagem, e a partir deles é possível traçar os diagnósticos prioritários.

III. A utilização das teorias de enfermagem para detecção das necessidades do paciente simplifica as etapas do processo de enfermagem, o qual envolve quatro etapas.

IV. A fase de diagnóstico, utilizada no processo de enfermagem, é suprimida pela teoria de enfermagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Considerando os resumos de pesquisa apresentados, assinale a opção correta.

GABARITO:
A) I e II.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: O reconhecimento dos estágios do processo de morte e morrer pela equipe multiprofissional é essencial para a compreensão das necessidades humanas e para a adoção de cuidados integrais, éticos e humanizados.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários