ENADE 2019: Considerando os textos e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir

TEXTO I

Desde 2017, a Organização Mundial da Saúde identificou elevado número de casos de sarampo em 170 países, sendo que, em 2018, foram confirmados 82 596 casos somente na Europa, com 72 fatalidades. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de país livre da doença, porém, perdeu a certificação em 2018, após serem registrados 10 262 casos, sobretudo na região Norte. Em 2019, de acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 561 casos de sarampo entre os meses de janeiro a julho.

A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenção de doenças como o sarampo. A instituição do Plano de Eliminação do Sarampo ocorreu em 1992, mas a segunda dose da tríplice viral foi instituída a partir de junho de 2004. Em 2013, a vacina tetraviral foi introduzida no Calendário Básico de Vacinação da Criança, que também combate a varicela. O gráfico a seguir apresenta a cobertura vacinal do sarampo no Brasil, de 2015 a 2018, através da porcentagem anual de aplicação das duas doses da tríplice viral.

cobertura vacinal
Disponível em: <https://aosfatos.org/noticias/desenhamos
-fatos-sobre-o-surto-de-sarampo-no-brasil>.
Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

TEXTO II

Ao perder a certificação de país livre do sarampo em 2018, o Ministério da Saúde estabeleceu um conjunto de medidas de prevenção e controle, com ampliação das estratégias de adesão da população à imunização e apoio na investigação e no manejo dos casos da doença.

O objetivo é aumentar as taxas de cobertura vacinal (95%) para os índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde mediante avaliação e atualização da situação vacinal dos brasileiros.

coberturas vacinais recomendadas acima de 95
Disponível em: < http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45304
-acoes-contra-surto-buscam-garantir-recertificacao-de-pais-livredo-sarampo>.
Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Considerando os textos e os gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. No calendário vacinal brasileiro, a recomendação é de que as crianças recebam a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 6 meses de idade e a tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 12 meses de idade.

II. As epidemias são recorrentes em países desenvolvidos em virtude, dentre outros fatores, do movimento anti-vacina que está em crescimento nos países em desenvolvimento devido a divulgação de informações falsas sobre as vacinas.

III. A instituição do Plano de Eliminação do Sarampo em 1992, da segunda dose da tríplice viral em 2004 e da tetraviral em 2013 explica que as campanhas de vacinação atuais estão focando nos jovens entre 15 e 29 anos, pois eles nasceram quando a segunda dose da tríplice viral ainda não havia sido instituída.

IV. Além dos fluxos migratórios, um fator agravante para a ocorrência de surtos é o fato do país possuir cobertura vacinal da tríplice viral menor do que a recomendação internacional, que é de 95%.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada para atender um adulto, vítima de acidente automobilístico em área urbana com tráfego intenso.

GABARITO:
E) II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva a promoção, prevenção, proteção e detecção precoce de alterações que possam indicar anormalidades.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários