ENADE 2019: A enfermeira gestora de uma unidade de clínica médica tem enfrentado a seguinte situação

ENADE 2019: A enfermeira gestora de uma unidade de clínica médica tem enfrentado a seguinte situação com a equipe de enfermagem: um enfermeiro assistencial não tem cumprido as regras institucionais, apresentando faltas injustificadas e constantes atrasos no plantão.

Esse fato levou a outra enfermeira assistencial a ter que assumir as obrigações do colega, o que gerou um conflito nas relações de trabalho, com trocas de falas agressivas, além de reclamações de outros profissionais. Acrescenta-se ao caso o fato do enfermeiro assistencial ser parente da enfermeira gestora. Diante das circunstâncias, cabe à enfermeira gestora mediar esse conflito.

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A enfermeira gestora deve alertar a equipe sobre os prejuízos que podem resultar da pluralidade de ideias para que não haja descompromisso com os objetivos do trabalho da equipe.

PORQUE

II. A resolução de conflitos no cotidiano das organizações requer uma condução imparcial, flexível, confidencial e participativa, de forma que as mudanças de atitude sejam efetivas na prática.

A) respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: As Redes de Atenção à Saúde (RASs) no Sistema Único de Saúde (SUS) propõem a organização de serviços de saúde de maneira a priorizar a regionalização e ampliar o acesso.

GABARITO:
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 17 trata especificamente da ergonomia e objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho com fito de favorecer a saúde do trabalhador.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários