ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 17 trata especificamente da ergonomia e objetiva

ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 17 trata especificamente da ergonomia e objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho com fito de favorecer a saúde do trabalhador.

Os riscos ergonômicos, tais como trabalho em pé por longos períodos e sem descanso, levantamento de sobrecarga de peso e esforços repetitivos podem acarretar diversas doenças ocupacionais. Assim, os parâmetros estabelecidos na NR 17 visam ao conforto e ao aumento do desempenho dos trabalhadores, evitando lesões/doenças decorrentes do trabalho.

Em relação à NR 17, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para os trabalhadores que desenvolvem atividades em pé por longos períodos deve ser permitida a saída do setor por 30 minutos para descanso e disponibilizados assentos para utilização nos períodos de intervalo.

PORQUE

II. Avaliar as condições laborais que envolvem o transporte e a descarga de materiais, mobiliário e equipamentos, bem como a própria organização do trabalho, possibilita implementar ações promotoras de conforto, segurança e desempenho eficiente do trabalho.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A enfermeira gestora de uma unidade de clínica médica tem enfrentado a seguinte situação com a equipe de enfermagem: um enfermeiro assistencial não tem cumprido as regras institucionais, apresentando faltas injustificadas e constantes atrasos no plantão.

GABARITO:
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Uma mulher de 89 anos de idade, internada há 10 dias em uma unidade de clínica médica e em uso de múltiplos medicamentos prescritos, caiu do leito na noite passada.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários