ENADE 2019: A gravidez na adolescência é considerada problema de saúde pública a ser abordado de maneira abrangente

ENADE 2019: A gravidez na adolescência é considerada problema de saúde pública a ser abordado de maneira abrangente. O diagnóstico, o manejo clínico precoce, a condução da gestação, o acompanhamento no puerpério, o estímulo à amamentação e o controle nutricional devem ser realizados por equipe multidisciplinar, pois são relevantes para a garantia do bem-estar físico, psicológico e social dessas mães adolescentes, dos parceiros, dos filhos e dos familiares.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde.
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cuidando de
adolescentes: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva.
Brasília, 2016 (adaptado).

Considerando as ações de educação sexual e reprodutiva no âmbito da Estratégia Saúde da Família, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O enfermeiro deve orientar as adolescentes sobre métodos contraceptivos no puerpério, reforçando as orientações acerca do uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, na seguinte ordem de escolha: DIU, hormonal oral simples, hormonal oral combinado e hormonal injetável, dependendo das particularidades.

PORQUE

II. Para o retorno seguro à atividade sexual, é importante realizar o planejamento reprodutivo por meio de ações educativas que proporcionem decisões esclarecidas e informadas acerca da postergação da próxima gravidez, que deve ocorrer dentro de um intervalo intergestacional adequado e estar de acordo com a fase de aleitamento, os projetos de vida e o atual modo de vida da adolescente e do parceiro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: O monitoramento dos processos de esterilização de materiais é responsabilidade direta do enfermeiro que gerencia a Central de Material e Esterilização (CME), caracterizando-se como uma das principais formas de controle de qualidade nos serviços de saúde.

GABARITO:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: As Redes de Atenção à Saúde (RASs) no Sistema Único de Saúde (SUS) propõem a organização de serviços de saúde de maneira a priorizar a regionalização e ampliar o acesso.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários