ENADE 2019: O monitoramento dos processos de esterilização de materiais é responsabilidade direta do enfermeiro

ENADE 2019: O monitoramento dos processos de esterilização de materiais é responsabilidade direta do enfermeiro que gerencia a Central de Material e Esterilização (CME), caracterizando-se como uma das principais formas de controle de qualidade nos serviços de saúde. Esses processos são realizados por meio da avaliação de parâmetros críticos que compreendem aspectos mecânicos, químicos e microbiológicos.

Considerando os métodos e indicadores utilizados no monitoramento químico (de acordo com a classificação padrão da ANSI/AAMI/ISO 11140-1) e microbiológico que garantem a qualidade do processamento de materiais reutilizáveis na unidade de CME, avalie as afirmações a seguir.

I. O monitoramento químico é realizado por indicadores e integradores químicos disponíveis em forma de tiras de papel ou outro suporte que, impregnados com tinta termocrômica, sofrem reação de termorreação em função da mudança de ambiente térmico, apresentando mudança de cor após o ciclo de esterilização.

II. O teste de Bowie & Dick, indicador químico de classe 2, possui como principal finalidade a detecção de falhas na remoção do ar na câmara interna dos esterilizadores a vapor com sistema de pré-vácuo e dos esterilizadores com sistema gravitacional permitindo o contato do vapor com os itens a serem esterilizados.

III. Os indicadores químicos de classe 6, também chamados de indicadores emuladores ou simuladores, são designados a reagir a todos os parâmetros críticos de um ciclo específico de esterilização, devendo chegar ao seu end point somente após 94% do ciclo que eles foram projetados para atingir.

IV. Os indicadores microbiológicos são caracterizados por uma preparação padronizada de esporos bacterianos projetados para produzir suspensões com 105 a 106 esporos por unidade de papel filtro. As espécies bacterianas usadas nestes indicadores diferem conforme o processo de esterilização.

V. Os indicadores de segunda geração são autocontidos, nos quais a tira ou o disco com esporos é acondicionado em uma ampola separada do meio de cultura. Após a esterilização, a ampola é quebrada e entra em contato com os esporos. Em seguida, o indicador passa por uma primeira leitura, depois de 24 horas de incubação, e por uma segunda leitura, definitiva, depois de 48 horas de incubação a temperaturas de 27 °C a 56 °C, dependendo da indicação do indicador biológico.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e IV.
B) I, II e V.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) I, III, IV e V.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Uma adolescente de 16 anos de idade e seu atual companheiro chegaram à unidade básica de saúde acompanhados de uma agente comunitária de saúde, pois foi identificada, durante visita domiciliar, suspeita de gravidez sem acompanhamento de pré-natal.

GABARITO:
E) I, III, IV e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A gravidez na adolescência é considerada problema de saúde pública a ser abordado de maneira abrangente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários