ENADE 2019: A Prática Baseada em Evidência (PBE) é definida como uma abordagem

ENADE 2019: A Prática Baseada em Evidência (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica à experiência clínica e à escolha do paciente.

Diversos autores enfatizam que a PBE é importante para fundamentar a prática profissional e destacam ser essencial sua implementação para o alcance da eficácia, da confiabilidade e da segurança nas práticas em saúde.

Os serviços de saúde têm cada vez mais reconhecido a necessidade de realizar a PBE. Entretanto, a sua implementação não envolve apenas os atributos pessoais, mas também fatores relacionados ao contexto da organização, como cultura, responsabilidade, carga de trabalho e recursos disponíveis, devendo ser aplicada de maneira sistemática.
BARRÍA, R.M. Implementing evidence-based practice: a challenge for the nursing practice.
Investimento Educacional na Enfermagem, v. 32, n. 2, 2014 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta acerca dos passos para sistematização da PBE.

A) Transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; avaliação da validade, do impacto e da aplicabilidade da informação; integração da evidência com a experiência clínica e as características do paciente; e avaliação dos resultados obtidos.

B) Transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; valorização do discernimento e da especialização do enfermeiro; busca de evidência de pesquisa válida e relevante; atenção às preferências e circunstâncias do paciente; e aplicação dos recursos disponíveis.

C) Atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; verificação do impacto e da aplicabilidade da informação; integração da evidência com a experiência clínica; e levantamento das características do paciente.

D) Atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; e verificação do impacto e da aplicabilidade da informação.

E) Discernimento e especialização do enfermeiro; busca de evidência de pesquisa válida e relevante; atenção às preferências e circunstâncias do paciente; aplicação dos recursos disponíveis; e avaliação dos resultados obtidos.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um jovem que durante os últimos três anos de sua vida trabalhou em uma empresa de fruticultura situada no Ceará desenvolveu uma doença hepática que o levou a óbito aos 31 anos de idade.

GABARITO:
A) Transformação de uma dúvida em questão clínica; busca da melhor evidência para respondê-la; avaliação da validade, do impacto e da aplicabilidade da informação; integração da evidência com a experiência clínica e as características do paciente; e avaliação dos resultados obtidos.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários