ENADE 2019: Um jovem que durante os últimos três anos de sua vida trabalhou em uma empresa

ENADE 2019: Um jovem que durante os últimos três anos de sua vida trabalhou em uma empresa de fruticultura situada no Ceará desenvolveu uma doença hepática que o levou a óbito aos 31 anos de idade. O laudo emitido por pesquisadores de uma faculdade apontou para hepatopatia grave de provável etiologia induzida por substâncias tóxicas (agrotóxicos) como a causa mortis.

A tarefa do trabalhador consistia em atender às requisições de fertilizantes e agrotóxicos. Ele separava os produtos de acordo com a especificação e a quantidade indicadas na guia, para repassá-los ao setor de mistura. Os produtos manipulados apresentavam-se nas formas líquida, gasosa ou em pó. Os líquidos eram retirados de bombonas equipadas com torneiras; os sólidos eram pesados; e o gás estava armazenado em cilindros que eram atrelados em trator.

Suas tarefas também envolviam guardar no estoque o restante do produto cuja embalagem foi aberta e não totalmente utilizada, assim como receber devolução de produtos liberados e não utilizados. O exercício de sua tarefa exigia o trânsito através do galpão, passando inclusive pelo setor de mistura, onde a contaminação do ar era maior.
RIGOTTO, R. M.; AGUIAR, A. C. P. Por que morreu VMS?
Sentinelas do desenvolvimento sob o enfoque socioambiental crítico da
determinação social da saúde. Saúde Debate, v. 41, n. 112, 2017 (adaptado).

Considerando o caso apresentado e as atribuições da vigilância em saúde ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I. A saúde ambiental estuda conflitos ecológicos distributivos e lança luz sobre as desigualdades e injustiças ambientais produzidas por assimetrias de poder entre os agentes econômicos e os povos afetados pela expansão agrícola, pelas mineradoras e por obras de infraestrutura em seus espaços de vida e reprodução social.

II. A anamnese e o exame físico de paciente com diagnóstico de hepatite tóxica ocupacional revelam dano hepático após a exposição ao agente químico e icterícia.

III. O risco à saúde por exposição a agrotóxicos no espaço de trabalho e de moradia consiste em situação denominada de injustiça ambiental.

IV. A área responsável pelos procedimentos de vigilância epidemiológica das doenças e agravos relacionados à exposição de populações vulneráveis a agrotóxicos é a vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes físicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A tecnologia pode ser classificada tanto como um saber quanto por seus desdobramentos materiais e não materiais na produção dos serviços de saúde.

GABARITO:
D) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A Prática Baseada em Evidência (PBE) é definida como uma abordagem que associa a melhor evidência científica à experiência clínica e à escolha do paciente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários