ENADE 2019: Uma criança de 3 anos de idade foi levada ao hospital de sua cidade com sinais de alergia

ENADE 2019: Uma criança de 3 anos de idade foi levada ao hospital de sua cidade com sinais de alergia. A pediatra que fez o atendimento prescreveu 3,5 mg de adrenalina. Segundo a mãe da criança, o enfermeiro demonstrou estranheza à dosagem prescrita, mas, mesmo assim, administrou a medicação conforme prescrito.

A criança começou a passar mal poucos minutos após a aplicação de adrenalina, foi entubada e, em seguida, transferida para o Centro de Terapia Intensiva de outro hospital. Dois dias após a sua internação, a criança teve cinco paradas cardíacas e faleceu. A secretaria de saúde da cidade abriu sindicância para investigar o caso e avaliar a conduta dos profissionais responsáveis pela prescrição e pela administração do medicamento.

Com base no caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Do ponto de vista ético, espera-se que o enfermeiro utilize sua criatividade e seu conhecimento para gerenciar as ações assistenciais, tomar decisões e adequar os recursos humanos e materiais de que dispõe, assegurando a qualidade da assistência.

II. O enfermeiro responsável pela administração do medicamento prescrito agiu com imprudência, pois aplicou o medicamento mesmo conhecendo os possíveis danos para o paciente.

III. A pediatra responsável pela prescrição agiu com negligência, pois a sua conduta demonstrou incapacidade técnica e inabilidade na prática profissional.

IV. A equipe de enfermagem constitui importante elo do processo de administração de medicamento e seus atos podem marcar a transição de um erro previsível para um erro real, como evidenciado no caso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um homem de 70 anos de idade deu entrada na unidade de internação cirúrgica há 3 dias após ter sido submetido a laparotomia exploratória emergencial, com incisão cirúrgica realizada na região abdominal mediana.

GABARITO:
D) I, II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Considerando as informações dos textos e dos gráficos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários