ENADE 2019: Uma mulher de 89 anos de idade, internada há 10 dias em uma unidade de clínica médica

ENADE 2019: Uma mulher de 89 anos de idade, internada há 10 dias em uma unidade de clínica médica e em uso de múltiplos medicamentos prescritos, caiu do leito na noite passada. Segundo relato da equipe, a idosa apresentava-se desorientada, e a queda ocorreu quando ela tentou levantar-se. Após realizado raio X, foi constatada fratura do fêmur direito.

No momento, a paciente está com tração esquelética, aguardando cirurgia. O membro inferior direito permanece aquecido, com boa perfusão periférica. Considerando o caso descrito e o protocolo de prevenção de quedas do Ministério da Saúde de 2013, avalie as afirmações a seguir.

I. Os principais fatores de risco para quedas, relacionados aos indivíduos, no ambiente hospitalar apresentados no caso acima são: idade avançada, história recente de queda, redução da mobilidade, uso de medicamentos e hipotensão postural.

II. Entre as intervenções com multicomponentes para prevenção de quedas estão: avaliação do risco de queda por meio da identificação do paciente com risco por meio da sinalização à beira do leito ou de pulseira; revisão periódica da medicação; atenção aos calçados utilizados; educação em saúde do paciente e dos profissionais; revisão da ocorrência de quedas para identificação de suas possíveis causas.

III. O indivíduo acamado, restrito ao leito, completamente dependente da ajuda de terceiros, com ou sem fatores de risco é considerado um paciente com baixo risco de quedas.

IV. A adoção de medidas gerais de prevenção de quedas em ambiente hospitalar deve estar voltada para os indivíduos fisicamente debilitados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 17 trata especificamente da ergonomia e objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho com fito de favorecer a saúde do trabalhador.

GABARITO:
B) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A educação permanente em saúde precisa ser compreendida tanto quanto prática de ensino-aprendizagem quanto política de educação em saúde.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Enfermagem com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários