Prova do ENADE 2019 Engenharia de Produção com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Engenharia de Produção com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacion...
prova-do-enade-2019-engenharia-de-producao-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Produção com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Engenharia de Produção

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Novos produtos chegam ao mercado desenvolvidos a partir de novas ideias, materiais e tecnologias.

Empreendedores, em busca de oportunidades, acompanham as inovações. Paralelamente, surgem formas inovadoras de desenvolvimento do produto e da produção. Alguns produtos, antes confeccionados somente pela subtração de materiais, passaram a ser produzidos com manufatura aditiva. Termos como Internet das Coisas e Design Thinking tornaram-se expressões do dia a dia.

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os novos espaços de criação e desenvolvimento estão se espalhando e se tornando mais acessíveis a cada dia, o que contribui para a alavancagem dos negócios.

PORQUE

II. O desenvolvimento de produtos, que abrange as fases: ideia inicial e triagem, especificações do produto, formulação de alternativas, construção do modelo ou mock-up, construção de um protótipo e aprovação, tem sido realizado em tempos totais de ciclo cada vez mais curtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: A gerência de produção de uma empresa fabricante de calculadoras definiu como objetivo garantir o custo mínimo de estocagem. O perfil de produção da empresa indica, por meio de dados históricos, que o custo de estoque C(x), em milhares de reais, é dado pela expressão


para x > 0, em que x representa, em milhares, o número de calculadoras produzidas diariamente.
HOFFMANN, L. D.; BRADLEY, G. L. Cálculo: um curso moderno e
suas aplicações. 11. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2015 (adaptado).

Nesse contexto, o número de calculadoras produzidas por dia que miminiza o custo de estocagem é

A) 3 000.
B) 5 500.
C) 8 000.
D) 41 000.
E) 62 500.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Em uma simulação manual de um posto bancário, os tempos (em minutos) entre as chegadas de clientes sucessivos seguem a série de números aleatórios R1 (2,5,6,2,4). Os tempos (em minutos) de atendimentos de um único caixa seguem a série de números aleatórios R2 (2,3,2,4,3).

Caso o cliente chegue e encontre o caixa ocupado, ele aguarda na fila até a sua vez de ser atendido.

No instante 0 de simulação, que corresponde à abertura do banco, o sistema encontra-se com um único cliente, que acabou de chegar e que está iniciando seu atendimento.

Considerando essa situação, para o período de simulação, que compreende o instante 0 até o instante 20 minutos, assinale a opção que apresenta a taxa de utilização correta do caixa.

A) 50%.
B) 60%.
C) 70%.
D) 80%.
E) 90%.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Uma empresa de eletrônicos portáteis, interessada em traçar um perfil de seus potenciais consumidores, realizou uma pesquisa com 30 pessoas, indagando quanto cada uma delas gastou com aparelhos eletrônicos e acessórios no último mês.

Os resultados obtidos foram tratados e apresentados na forma de um histograma de frequência, conforme o apresentado na figura a seguir.


Com base nessa situação e nos dados da figura, avalie as afirmações a seguir.

I. Entre os entrevistados, a média de gastos com compra de aparelhos e acessórios eletrônicos foi superior a R$ 145,00.

II. Entre os entrevistados, 2% gastaram entre R$ 340,00 e R$ 380,00 na compra de aparelhos e acessórios eletrônicos.

III. Entre os entrevistados, 40% gastaram entre R$ 100,00 e R$ 140,00 na compra de aparelhos e acessórios eletrônicos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: A inovação diz respeito ao desenvolvimento de novas soluções que atendam aos mercados ou gerem valor para a sociedade. De modo geral, a inovação pode ser entendida como a busca de novidade de valor agregado por meio de novos produtos, serviços ou mercados, métodos de produção ou sistemas de gestão.

Para auxiliar o processo de desenvolvimento de novos produtos, são aplicadas algumas ferramentas, como: QFD (Quality Function Deployment), FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), Pugh, Design Thinking e Manufatura Aditiva.
Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/science-
andtechnology/oslo-manual 9789264013100-en>. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).

A partir do tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso isolado do QFD pode gerar um produto atrativo ao cliente, porém sem confiabilidade para o exercício de todas as suas funções.

II. O modelo proposto por Pugh analisa as etapas de desenvolvimento do produto considerando os aspectos ergonômicos.

III. A primeira fase do processo de Design Thinking é chamada imersão ou empatia.

IV. A Manufatura Aditiva utiliza-se da impressão 3D para a produção customizada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: A análise ergonômica busca adaptar as situações de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Conhecer a distância entre o trabalho prescrito (tarefa) e o trabalho real (atividade) é essencial nos projetos do trabalho, uma vez que essa distância pode gerar consequências danosas à produtividade e à saúde dos trabalhadores.

No projeto do trabalho, é importante analisar a margem de manobra resultante da tarefa, os modos operatórios adotados na atividade e, consequentemente, a carga de trabalho.
GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a
prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blucher, 2001 (adaptado).

Nesse contexto, quando se aumenta a margem de manobra,

A) a carga de trabalho e os modos operatórios diminuem.

B) a carga de trabalho e os modos operatórios aumentam.

C) a carga de trabalho aumenta e os modos operatórios diminuem.

D) a carga de trabalho diminui e os modos operatórios aumentam.

E) a carga de trabalho e os modos operatórios se mantém inalterados.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Atualmente, as organizações estão inseridas em ambientes com mudanças contínuas e, nesse cenário, planejar estrategicamente é uma alternativa para que se mantenham competitivas no mercado. A escolha da estratégia correta é um dos grandes diferenciais em tempos de crise.

O quadro a seguir apresenta um conjunto de estratégias que podem ser utilizadas pelas organizações para alcançar uma ótima posição no mercado a longo prazo.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-03
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior.
7 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1986 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Na estratégia denominada Liderança no custo total, considera-se que a organização tem um escopo amplo e atende a muitos segmentos e que suas fontes de vantagens incluem a busca de economias de escala, tecnologia patenteada e acesso preferencial a matérias-primas.

II. Na estratégia denominada Diferenciação, a organização seleciona um ou mais atributos considerados importantes em seus segmentos-alvo, posicionando-se singularmente para satisfazer tais atributos.

III. Quando se utiliza da estratégia denominada Enfoque em custos, a organização procura uma vantagem de custo em seu segmento-alvo.

IV. Na estratégia denominada Enfoque em diferenciação, a organização procura uma vantagem de diferenciação em seu segmento-alvo.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: A ISO 45001:2018, norma de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional, é uma ferramenta em que podem se apoiar organizações públicas e privadas, em casos de sinistros ou situações irregulares, como incêndios e desabamentos.

Considerando os requisitos dessa norma, avalie as afirmações a seguir.

I. Essa norma, além de um certificado, é, também, uma ferramenta preditiva.

II. A seção de planejamento e controle operacional da ISO 45001:2018 determina que as empresas certificadas planejem, implementem e controlem procedimentos para os riscos identificados.

III. A referida norma determina que as empresas certificadas adotem medidas de preparação e resposta a emergências.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: A competência de uma empresa para prever cenários e planejar a produção determina a sua sobrevivência e o seu crescimento.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. São variáveis para o cálculo da previsão da demanda de uma empresa: dados históricos de vendas e de demanda, pedidos e contratos assinados, prognóstico da força de vendas, prognóstico de especialistas e tendências de mercado.

II. São variáveis para o cálculo da capacidade de produção de uma empresa: maquinário disponível, número de funcionários e de estações de trabalho.

III. São variáveis para o cálculo dos níveis de estoque de uma empresa: informações sobre promoções e descontos e a confiabilidade dos equipamentos.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: A tabela a seguir indica o número de pães produzidos por uma padaria em cada dia da semana.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-04

A previsão de produção de pães no sábado corresponde à média ponderada das quantidades de pães produzidos na sexta-feira, com peso de 0,5; na quinta-feira, com peso de 0,3; e na quarta-feira, com peso de 0,2.

Nessa situação, o número de pães produzidos no sábado está entre

A) 2 000 e 2 150.
B) 2 200 e 2 350.
C) 2 375 e 2 400.
D) 2 435 e 2 480.
E) 2 500 e 2 525.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: O Just in Time (JIT), um dos pilares do Sistema Toyota de Produção, baseia-se no princípio do abastecimento de produtos e matérias-primas nas quantidades solicitadas e nos momentos adequados, ou seja, nada deve ser produzido, comprado ou transportado sem que seja necessário. Um importante subsistema do JIT é o Kanban.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Kanban foi criado para controlar o nível de inventário, a produção e o fornecimento de componentes e, em alguns casos, de matéria-prima.

II. O Kanban apresenta resultados positivos quando aplicado em situações nas quais os estoques das estações de trabalho estão desbalanceados.

III. O e-Kanban é definido como uma variação do Kanban tradicional, em que os cartões são substituídos por sinais eletrônicos.

IV. O sistema Kanban funciona com sistemas produtivos puxados, ou seja, sistemas cuja ordem de produção depende do cliente, interno ou externo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Os vários materiais utilizados na fabricação de tijolos são extraídos e transportados até o misturador e o laminador, que deixam a mistura homogênea. Por meio de correias transportadoras, esses materiais chegam à maromba, que, em um fluxo contínuo, dá forma e corta o produto no tamanho especificado pelo cliente.

Nessa etapa, os tijolos estão úmidos e ficam em uma estufa até estarem preparados para a queima no forno. Esse processo é resumido no fluxograma a seguir.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-05

Uma fábrica de tijolos recebeu demanda pela produção de tijolos de 5 kg e com 25 cm de comprimento.

O misturador e o laminador conseguem produzir 20 000 kg de material seco por hora. A maromba trabalha em uma velocidade máxima de 10 m/min para esse tipo de tijolo. A estufa, onde os tijolos devem repousar por 4 horas, comporta 12 000 unidades desse tipo de tijolo. O forno tem capacidade de queimar 800 tijolos em 48 minutos.

Considerando as informações apresentadas, bem como a situação descrita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A máxima produção diária da fábrica, em um turno de 8 horas ininterruptas, é de 8 000 tijolos.

PORQUE

II. A capacidade da estufa está subdimensionada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A instalação de painéis residenciais de captação de energia solar é uma opção de investimento que permite ao usuário economia na conta de energia ou até a independência das concessionárias de energia elétrica.

Outra opção, mais tradicional, é a instalação de equipamentos que aquecem a água com energia solar. Esses equipamentos permitem a substituição, principalmente, dos chuveiros elétricos, uma das maiores fontes domésticas de consumo de energia elétrica.

A partir dessas informações, considere que, em uma residência, há dois chuveiros elétricos que ficam ligados duas horas por dia cada um. Esses chuveiros têm potências de 3 600 W e 4 400 W. A tarifa de consumo de energia é de R$ 0,50 por kWh, acrescida de 30% de imposto.

O dono da residência, visando substituir os dois chuveiros elétricos, solicitou orçamento a uma empresa especializada na instalação de sistemas de energia solar. O orçamento recebido foi de R$ 3.000,00 e envolvia a instalação de um kit solar completo, composto por coletores, boiler, materiais e serviço.

Considerando que o dono da residência aceitou o orçamento da empresa e que o mês possui 30 dias, assinale a opção que apresenta o tempo de recuperação do capital investido

A) 21,1 meses.
B) 17,5 meses.
C) 14,2 meses.
D) 9,6 meses.
E) 6,3 meses.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: No projeto de construção de uma casa, o tempo de duração de cada etapa foi modelado por uma distribuição triangular com os tempos mínimos, os mais prováveis e os máximos. Nesse projeto, cada etapa pôde ser iniciada assim que a etapa precedente estivesse concluída.

O quadro a seguir apresenta as etapas, os tempos de duração e as precedências de etapas do projeto.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-06

Com base nessas informações, o tempo de duração mínimo, o mais provável e o máximo do projeto são, respectivamente,

A) 7, 12 e 16.
B) 7, 12 e 17.
C) 7, 13 e 16.
D) 8, 12 e 16.
E) 8, 13 e 17.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: O volume crescente e a complexidade dos resíduos gerados atualmente, em decorrência da economia moderna, representam um sério risco para os ecossistemas e para a saúde humana. Todos os anos, estima-se que 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletadas em todo o mundo.
Disponível em: <https://www.unenvironment.org/explore-topics/
resource-efficiency/what-we-do/cities/solid-waste-management>.
Acesso em: 06 jun. 2019 (adaptado).

A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas.

Após vinte e um anos de discussões no Congresso Nacional, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por meio da Lei n. 12.305 de 2010 marcou o início de uma forte articulação institucional entre os três entes federados (União, Estados e Municípios), o setor produtivo e a sociedade em geral na busca de soluções para os problemas na gestão dos resíduos sólidos.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>.
Acesso em: 06 jun. 2019 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A PNRS contém instrumentos importantes tanto para permitir ao país o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos, quanto para promover sua gestão e sua correta destinação.

II. A produção mais limpa (P+L) é uma estratégia mais antiga do que a política de tratamento de resíduos de fim de tubo (end of pipe).

III. A logística reversa de pós-consumo é apontada na PNRS como elemento norteador da gestão dos resíduos sólidos e trata de procedimentos como a reciclagem, que podem trazer benefícios ao meio ambiente.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que grande parte dos setores industriais brasileiros está defasado em relação à adoção de tecnologias digitais. Tais setores estão ameaçados de ficarem para trás na corrida tecnológica devido a desvantagens competitivas referentes à quarta revolução industrial, denominada indústria 4.0.
Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,mais-da-metade-da-industria-brasileira-esta-atrasada-na-corridatecnologica,70002176605>.
Acesso em: 15 jun. 2019 (adaptado).

De forma geral, há uma percepção de que captar dados e saber usá-los de forma eficiente é o que gera valor, competitividade e redução de riscos nos negócios. Na indústria 4.0, essa percepção é acentuada, pois estamos diante de uma nova era de possibilidades de mineração e processamento de uma grande quantidade de dados disponibilizados em nuvem. Mas temos que questionar o que eles nos permitem fazer, quais modelos de negócios podemos criar e quais propósitos atingir para atender às necessidades e exigências dos clientes, o que continuará sendo essencial em qualquer tipo de negócio.
Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/
Tecnologia/noticia/2018/04/4-tendencias-da-industria-40.html>.
Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A indústria 4.0 trouxe o conceito de coleta, tratamento e mineração de dados (data mining) e tornará obsoletos os modelos de negócios tradicionais que não a adotarem.

II. A dinâmica competitiva tende a selecionar as empresas que se adaptam melhor e mais rápido às exigências do mercado, e alguns setores industriais brasileiros podem ficar para trás nessa corrida tecnológica.

III. Novos modelos de negócio, como as fintechs e os bancos digitais, que operam serviços mais ágeis via internet e aplicativos de celular, têm inserido inteligência artificial no atendimento virtual aos clientes.

IV. A computação em nuvem (cloud computing) amplia a capacidade analítica de tomada de decisão dos gestores, fortalecendo as vantagens competitivas das empresas e dos setores industriais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: Uma empresa está avaliando a substituição de um equipamento obsoleto por um novo, com investimento inicial de R$ 500.000,00 e benefícios esperados de R$ 20.000,00 no primeiro ano, de R$ 30.000,00 no segundo ano e de R$ 90.000,00 por ano, do terceiro ao décimo segundo ano, o que leva ao seguinte perfil de valor presente líquido (VPL).

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-07

Nessa situação, a taxa interna de retorno (TIR) do projeto de substituição do equipamento é de

A) 25% ao ano.
B) 20% ao ano.
C) 15% ao ano.
D) 10% ao ano.
E) 5% ao ano.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Um gerente de produção de uma fábrica de pneus deseja definir qual é o mix de pneus grandes e pequenos para maximização do lucro. Ele dispõe das seguintes informações acerca do processo de produção/consumo da fábrica:

O lucro de cada unidade de pneu pequeno é de R$ 20,00, e o de cada unidade de pneu grande, R$ 50,00. O processo de produção do pneu é realizado em duas etapas subsequentes: confecção e vulcanização.

A capacidade diária máxima do processo de confecção é de 3 000 pneus pequenos, quando confecciona-se apenas pneus pequenos; ou de 2 000 pneus grandes, quando confecciona-se apenas pneus grandes, sendo possível a produção combinada de pneus pequenos e grandes, desde que respeitada a capacidade de confecção.

A capacidade diária máxima do processo de vulcanização é de 2 000 pneus pequenos, quando vulcaniza-se apenas pneus pequenos, ou de 1 000 pneus grandes, quando vulcaniza-se apenas pneus grandes.

É possível a produção combinada de pneus pequenos e grandes, desde que respeitada a capacidade de vulcanização. O mercado consegue absorver a totalidade da produção diária de pneus pequenos, mas absorve, no máximo, 800 pneus grandes por dia.

Para a resolução desse problema, ou seja, a definição do mix de produção, o gerente considera as variáveis de decisão x1 e x2, em que:

x1 é a quantidade de pneus pequenos a serem produzidos diariamente;

x2 é a quantidade de pneus grandes a serem produzidos diariamente.

Nessa situação, a opção que corresponde à solução correta do problema, na forma (x1, x2), é

A) (400; 800).
B) (400; 1 000).
C) (1 000; 800).
D) (1 200; 400).
E) (0; 1 000).

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Uma empresa possui três fábricas, localizadas em São Paulo, Manaus e Recife, as quais devem abastecer consumidores de duas regiões do Brasil: Sudeste e Nordeste.

As tabelas a seguir apresentam dados sobre as fábricas e os centros consumidores em questão.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-08

Define-se a variável de decisão do problema como sendo xij, quantidade de produtos (em milhares de unidades) enviados da fábrica i para o centro consumidor j, em que i = 1 (São Paulo), 2 (Manaus) ou 3 (Recife) e j = 1 (Sudeste) ou 2 (Nordeste).

São, então, propostas as seguintes opções para os envios:

• opção 1: x11 = 2 500, x21 = 0, x31 = 0, x12 = 0, x22 = 500, x32 = 1 000;
• opção 2: x11 = 2 000, x21 = 0, x31 = 500, x12 = 0, x22 = 300, x32 = 1 200;
• opção 3: x11 = 2 000, x21 = 500, x31 = 0, x12 = 0, x22 = 500, x32 = 1 000;
• opção 4: x11 = 1 500, x21 = 0, x31 = 1 000, x12 = 500, x22 = 500, x32 = 0.

Com base nessa situação, considerando que as demandas dos consumidores devem ser atendidas, avalie as afirmações a seguir.

I. As opções 1 e 2 são inviáveis, pois nelas há extrapolação da capacidade das fábricas.

II. A opção 3 é viável, pois todas as demandas dos consumidores são atendidas, sem que haja extrapolação da capacidade das fábricas.

III. A opção 4 é viável, pois todas as demandas dos consumidores são atendidas, sem que haja extrapolação da capacidade das fábricas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: A capacidade produtiva é um indicador fundamental para analisar o fluxo operacional de uma organização. O planejamento e o controle da capacidade de produção determinam a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda.

Considere uma empresa têxtil que pode utilizar um regime de trabalho de três turnos diários, de 8 horas cada um, nos sete dias da semana. A capacidade de produção é de 200 peças de determinado item por hora. Em uma semana, a empresa trabalhou dois turnos por dia, durante cinco dias.

Os registros de produção dessa semana de trabalho apresentaram ocorrências conforme tabela a seguir.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-09

Com base nesses dados, avalie as afirmações a seguir.

I. A capacidade máxima de produção da empresa é de 33 600 peças por semana.

II. A capacidade programada de produção na semana avaliada foi de 16 000 peças.

III. A máxima produção possível na semana avaliada foi de 13 200 peças.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: Em uma fábrica, a manutenção dos equipamentos é uma forma de melhoria da produtividade. Vários indicadores são importantes nesse controle, destacando-se o MTBF (Mean Time Between Failures) e o MTTR (Mean Time To Repair).

Uma prensa funciona diariamente em turno de 12 horas. Em um turno de trabalho, o equipamento ficou parado por 2 horas para manutenção e apresentou MTBF de 2 horas e 30 minutos. Considere que:

MTBF = (TD – TM) / P ;
MTTR = TM / P ;
em que:
TD = tempo total de disponibilidade;
TM = tempo total de manutenção;
P = número de paradas.

Com base nos dados apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O MTTR da prensa foi de 180 minutos.

II. O equipamento teve 4 paradas durante o turno de 12 horas.

III. Quanto maior for o MTBF e menor for o MTTR, melhor será o desempenho do equipamento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Uma fábrica dispõe na linha de produção de duas máquinas de peças plásticas injetadas. É sabido que as condições de injeção, como o tempo de resfriamento dos moldes, afetam diretamente a qualidade das peças, sobretudo no que diz respeito às propriedades mecânicas que serão alcançadas, como a resistência ao impacto.

Nesse contexto, para avaliar o desempenho das máquinas, foi realizado teste de resistência ao impacto de um conjunto de corpos de prova produzidos em cada uma das máquinas, obtidos por meio de amostragem aleatória.

A seguir, são apresentadas as cartas de controle de variáveis para dados individuais, incluindo limites superiores e inferiores de controle (LSC e LIC, respectivamente), construídas com os resultados obtidos no teste.

Carta de controle da máquina 1


Carta de controle da máquina 2


Nessa situação, a análise das cartas de controle indica que

A) o ajuste da máquina 1 é melhor do que o da máquina 2, pois a máquina 1 produz peças que apresentam resistência ao impacto com LSC maior do que as produzidas na máquina 2.

B) o ajuste da máquina 1 é pior do que o da máquina 2, pois a máquina 1 produz peças com valores de resistência ao impacto mais próximos do LSC e do LIC, em comparação com as produzidas na máquina 2.

C) o ajuste da máquina 1 é pior do que o da máquina 2, pois a máquina 2 produz peças mais homogêneas do que a máquina 1.

D) o ajuste da máquina 1 é pior do que o da máquina 2, pois a máquina 1 produz peças que, em sua maioria, apresentam resistência ao impacto que não atinge o LIC ou o LSC.

E) o ajuste da máquina 1 é melhor do que o da máquina 2, pois a máquina 2 produz peças que apresentam maior amplitude dos valores de resistência ao impacto do que as produzidas na máquina 1.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: A norma ISO 9001:2015, que foca na adoção da abordagem por processos para desenvolver, implementar e melhorar a eficácia de um Sistema de Gestão da Qualidade, permite, se implementada, a compreensão e a satisfação consistentes dos requisitos da norma; a consideração dos processos em termos de valor acrescentado; a obtenção de um desempenho eficaz dos processos e a sua melhoria com base na avaliação de dados e informações.

Muito utilizado em metodologias Seis Sigma, o Sipoc (supplier, input, process, output e customer) é uma ferramenta para mapear processos em que os fatores que impactam diretamente a execução do trabalho são definidos e formalizados.
CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade ISO
9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001.
São Paulo: Atlas, 2016 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir, acerca da aplicação da ferramenta Sipoc em um restaurante japonês.

I. A realização da inspeção de qualidade do sushi montado está no output do Sipoc.

II. O vendedor de peixe está no supplier, já o atum e o salmão estão no input do Sipoc.

III. Pessoas que procuram comida japonesa estão no customer do Sipoc.

IV. Resíduos de peixe são posicionados como process do Sipoc.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, III e IV.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: Na transição das nações industriais para a quarta revolução industrial, potências como Alemanha, China e Estados Unidos investem na estruturação da manufatura avançada para garantir que suas economias sejam competitivas no mercado global.

Essas iniciativas internacionais na conhecida indústria 4.0 apresentam relação temática com trabalhos realizados no Brasil em convergência e integração tecnológica, desenvolvimento de cadeias produtivas, recursos humanos, regulação e infraestrutura.

Porém destaque-se que os trabalhos internacionais estão concentrados na gestão da informação e do conhecimento tecnológico, na digitalização, nos sistemas ciberfísicos, na inteligência artificial (IA), na internet das coisas (IoT), na interoperabilidade, na robótica colaborativa, e em novos materiais e máquinas híbridas.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços;
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Perspectivas de especialistas brasileiros sobre a manufatura avançada no Brasil:
um relato de workshops realizados em sete capitais brasileiras
em contraste com as experiências internacionais. Brasília, 2016 (adaptado).

A partir desse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A gestão da informação e do conhecimento tecnológico é um desafio para a integração das tecnologias nos mercados globais.

II. A integração de sistemas de plantas industriais depende da implantação de sistemas ciberfísicos e da robótica colaborativa.

III. A gestão da informação e do conhecimento tecnológico engloba o entendimento estratégico dos setores por meio de análise de metadados e da criação de inteligência de mercado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: O planejamento do arranjo físico (layout) tem como objetivo garantir a maior eficiência possível na combinação dos recursos utilizados nas atividades produtivas. O custo total de um arranjo físico, considerando-se que a alocação de atividades, pode ser calculado pela seguinte expressão:


em que:

Wij é uma medida de interação entre as atividades i e j;
dij é uma medida de distância entre as atividades i e j;
Kij é o fator de conversão para custos entre as atividades i e j;
Ci é o custo fixo de localização de cada atividade.

Considere um processo produtivo que utilize seis máquinas (M1, M2, M3, M4, M5 e M6), cada uma devendo ser alocada em uma das posições indicadas no esquema a seguir. Por restrições de infraestrutura, as posições das máquinas M5 e M6 são predefinidas e fixas nas posições 6 e 5, respectivamente.


A matriz de-para, a seguir, expressa a medida de interação como o número de paletes movimentados entre cada par de máquinas, por turno de trabalho.


Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta a associação (máquina, posição) que leva ao arranjo físico com custo mínimo de movimentação de materiais.

A) (M3,1); (M2,2); (M4,3); (M1,4); (M5,5); (M6,6).

B) (M2,1); (M1,2); (M3,3); (M4,4); (M6,5); (M5,6).

C) (M4,1); (M2,2); (M1,3); (M3,4); (M6,5); (M5,6).

D) (M1,1); (M2,2); (M4,3); (M3,4); (M6,5); (M5,6).

E) (M1,1); (M2,2); (M4,3); (M3,4); (M5,5); (M6,6).

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: A gestão da cadeia de suprimentos diz respeito às práticas necessárias a uma empresa para que suas operações agreguem valor ao cliente, não só no fornecimento de materiais e na produção de bens e serviços, mas também na distribuição e entrega final do produto ao cliente, sem desconsiderar, ainda, a importância do reaproveitamento dos resíduos.

Uma empresa com três fábricas de refrigerantes elaborou um planejamento para recuperar o seu maior resíduo, os vasilhames de plástico. Foi planejado, para cada fábrica, um sistema logístico de recuperação de resíduos oriundos do principal ponto de coleta dos vasilhames descartados pelos usuários.

A tabela a seguir apresenta os custos fixos e os custos variáveis unitários para o transporte de até 30 000 vasilhames do ponto de coleta até as fábricas localizadas nas cidades F, G e H.

enade-2019-engenharia-de-producao-imagem-15

Com base nas informações e nos dados apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O sistema logístico de recuperação de resíduos da fábrica situada na cidade F é o que apresenta o menor custo total para o transporte de 10 000 vasilhames.

II. O sistema logístico de recuperação de resíduos da fábrica situada na cidade H é o que apresenta o menor custo total para o transporte de 30 000 vasilhames.

III. Para 25 000 vasilhames, o custo total de transporte do sistema de recuperação de resíduos é igual para as fábricas localizadas nas cidades G e H.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: A área de gestão de pessoas está diretamente ligada à alta liderança de uma empresa, podendo interagir, de forma abrangente, com as demais áreas organizacionais, repassando informações acerca dos funcionários e influenciando de forma positiva e assertiva as atividades desempenhadas em cada uma delas. Porém, para se obter êxito na gestão estratégica, todos na empresa precisam assumir a responsabilidade de gerenciar e liderar pessoas.

Com o intuito de melhorar o seu clima organizacional, uma empresa resolve utilizar o Balanced Scorecard (BSC).

Considerando-se as informações apresentadas, as perspectivas que compõem o BSC e a sua aplicação nessa empresa, é correto afirmar que

A) o BSC possibilitará a cada unidade administrativa da empresa o estabelecimento de estilos de liderança únicos e distintos entre si.

B) o desdobramento de estratégias de longo prazo para estratégias de curto prazo, por meio do BSC, induz melhorias no clima organizacional da empresa.

C) a escolha do BSC mostra-se adequada à gestão estratégica de pessoas, pois as diversas perspectivas do BSC conduzirão, como resultado final, à perspectiva de aprendizagem e crescimento.

D) o BSC, ao integrar os indicadores de desempenho, permitirá que a perspectiva de aprendizagem e crescimento seja organizada de forma desvinculada das demais perspectivas, o que contribuirá para a autonomia de cada unidade administrativa da empresa.

E) o BSC, por utilizar-se de indicadores de desempenho e de relações de causa e efeito, contribuirá para o entendimento pelas unidades administrativas da empresa dos fatores-chave para a motivação dos funcionários, o que permitirá a cada unidade identificar sua contribuição no resultado final da empresa.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,393,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8652,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,75,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61662,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Engenharia de Produção com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Produção com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh40ZbZ20NJj4Rl4UAvutH4FxubCkTTUdNgdWyp8FwPMt8ZzpAlH-aZfgZDBbThVZYSmUuhVyOV0dAKAS6GmDBRAIYTXjwjIqPrQYlEBxT39eGidvrTulyOX_lpELVl5gQ2nrXledDUQ0c/s1600/prova-do-enade-2019-engenharia-de-producao-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh40ZbZ20NJj4Rl4UAvutH4FxubCkTTUdNgdWyp8FwPMt8ZzpAlH-aZfgZDBbThVZYSmUuhVyOV0dAKAS6GmDBRAIYTXjwjIqPrQYlEBxT39eGidvrTulyOX_lpELVl5gQ2nrXledDUQ0c/s72-c/prova-do-enade-2019-engenharia-de-producao-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-de-producao-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-de-producao-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo