Prova do ENADE 2019 Engenharia Florestal com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Engenharia Florestal com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional...
prova-do-enade-2019-engenharia-florestal-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia Florestal com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Engenharia Florestal

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Os biomas são classificados pelas formas de crescimento mais comuns de plantas distribuídas ao longo de grandes áreas geográficas.

A classificação de biomas não leva em conta as relações taxonômicas entre organismos, mas se baseia em similaridades nas respostas morfológicas dos organismos ao ambiente físico.

Todos os biomas são fortemente afetados pelas ações humanas e, na atualidade, essa é uma das mais importantes causas de perturbação em comunidades naturais, levando à degradação dos ambientes.
CAIN, M. L.; BOWMAN, W. D.; HACKER, S. D. Ecologia. 3. ed.,
Porto Alegre: Artmed, 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As florestas tropicais úmidas, um dos biomas mais diversificados e produtivos do planeta, são multiestratificadas, devido à distribuição vertical da luz em seu interior, o que permite sua rápida recuperação.

PORQUE

II. Florestas tropicais úmidas crescem sobre solos jovens e férteis, formados a partir da glaciação mais recente, sendo constituídas por espécies que se dispersam e crescem de forma rápida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Ecossistemas florestais podem ser recuperados por meio do plantio de espécies facilitadoras da sucessão natural em locais em que uma série de barreiras impede o desenvolvimento do processo.

A capacidade de estabelecimento em condições limitantes, a atração de fauna, o crescimento rápido e a grande deposição de serrapilheira são características desejáveis de espécies para plantios de reabilitação.
FERREIRA, W. C. et al. Regeneração natural como indicador de
recuperação de área degradada a jusante da usina hidrelétrica
de Camargos, MG. Revista Árvore, v. 34, n. 4, p. 651-660, 2010 (adaptado).

Considerando essas informações e o processo de recuperação de áreas degradadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Banco de sementes é o estoque de sementes viáveis para o solo, responsáveis pelo aparecimento de espécies climáxicas no processo de sucessão.

II. Banco de plântulas é o estoque de plântulas, responsáveis pelo aparecimento das primeiras espécies em uma área após degradação antrópica.

III. Ecossistema perturbado é aquele que passou por distúrbio, mas manteve meios de regeneração biótica, sendo a ação antrópica não obrigatória para sua recuperação.

IV. A viabilidade da recuperação de solos degradados por meio de bioindicadores, a exemplo de populações de insetos, deve ser avaliada, visto que esses organismos são sensíveis a mudanças ambientais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei n. 9.985, de 2000, ao criar dois grupos distintos de unidades de conservação, incorpora a ideia de que as áreas protegidas não devem ser concebidas como ilhas de conservação isoladas do contexto social, cultural e econômico no qual estão inseridas.

Considerando as informações apresentadas, as categorias de unidades de conservação que estão de acordo com a recomendação prevista em Lei são

A) Floresta Nacional, Área de Relevante Interesse Ecológico e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

B) Reserva Extrativista, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Área de Proteção Ambiental.

C) Refúgio da Vida Silvestre, Reserva de Fauna e Reserva Biológica.

D) Estação Ecológica, Parque Nacional e Monumento Natural.

E) Reserva Extrativista, Parque Nacional e Floresta Nacional.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Os Sistemas Agroflorestais (SAF), consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas, podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Associados à tecnologia, amenizam-se limitações do terreno, minimizam-se riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza-se a produtividade a ser obtida, o que resulta em diminuição tanto da perda de fertilidade do solo quanto do ataque de pragas.

A utilização de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais. Os componentes arbóreos, inseridos como estratégia para o combate da erosão e o aporte de matéria orgânica, restauram a fertilidade do solo. Há melhoria na estrutura e na atividade da fauna do solo e maior disponibilidade de nutrientes. É alcançado um equilíbrio biológico que promove o controle de pragas e doenças.
Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-produtos-
processos-e-servicos/-/produto-servico/112/sistemas-agroflorestais-safs>.
Acesso em: 24 jul. 2017 (adaptado).

Considerando-se essas informações bem como os benefícios do uso dos SAF, é correto afirmar que, na fase inicial do processo de recuperação de áreas degradadas, devem ser plantadas

A) espécies forrageiras para a introdução de gado, visando à melhoria das propriedades físicas do solo, à aceleração da disponibilidade de biomassa e à ciclagem de nutrientes, realizando-se, posteriormente, o plantio de espécies mais exigentes.

B) espécies arbóreas de rápido crescimento, para acelerar a disponibilidade de biomassa e promover a ciclagem de nutrientes, o que permitirá, posteriormente, o plantio de espécies mais exigentes em termos nutricionais.

C) espécies arbóreas de crescimento mais lento, para promover o sombreamento da área e acelerar a disponibilidade de biomassa, o que permitirá, posteriormente, o plantio de espécies mais exigentes em termos nutricionais.

D) espécies arbóreas exóticas, para lucratividade rápida; somente após este ciclo, devem ser introduzidos animais e culturas agrícolas, quando, então, haverá maior ciclagem de nutrientes, o que permitirá o posterior plantio de espécies nativas mais exigentes em termos nutricionais.

E) espécies agrícolas apenas, por pelo menos três anos, para que ocorra ciclagem de nutrientes, o que permitirá, posteriormente, o plantio de espécies arbóreas, que são mais exigentes em termos nutricionais.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: As folhas são órgãos laterais que se inserem sobre o caule principal e os ramos e, devido à sua diversidade, podem ser importantes ferramentas dendrológicas na identificação de espécies.

A respeito da morfologia das folhas, é correto afirmar que

A) folhas bipinadas ou recompostas são aquelas em que os folíolos se dividem em foliólulos.

B) folhas inseridas em dupla em um mesmo nó caracterizam a filotaxia verticilada.

C) folhas compostas digitadas se dividem em dois folíolos.

D) folhas compostas bifolioladas apresentam a raqui alada.

E) folhas simples apresentam limbo dividido.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: A tabela a seguir apresenta a Matéria Seca da Parte Aérea (MSPA) de mudas de Eucalyptus dunnii correspondentes a 90% da produção máxima, os respectivos níveis críticos (NC) de fósforo (P) no solo em três níveis de calagem e a eficiência de uso de P no nível crítico do nutriente no solo em que: C0, sem calagem; C1/2, metade da dose para elevar o pH a 5,5 pelo método SMP; C1, dose para elevar o pH a 5,5 pelo método SMP. P0, 0 mg de P/kg de solo; P1, 50 mg de P/kg de solo; P2, 150 mg de P/ kg de solo; P3, 300 mg de P/kg de solo; e P4, 600 mg de P/kg de solo.

tratamento
MAEDA, S. S.; BOGNOLA, I. A. Influência de calagem e adubação
fosfatada no crescimento inicial de eucalipto e nos níveis críticos de P.
Pesquisa florestal brasileira. Colombo, v. 32, n. 72, p. 401-407, 2012 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os níveis críticos de fósforo no solo para a produção de MSPA das mudas de Eucalyptus dunnii diminuem com a calagem.

II. A calagem aumenta a eficiência de utilização do fósforo para a produção de MSPA de Eucalyptus dunnii.

III. A calagem diminui a produção de MSPA das mudas de Eucalyptus dunnii.

É correto que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: No Brasil, o tubete plástico é o principal recipiente utilizado na produção de mudas de eucalipto. Entretanto, há sistemas que substituem o tubete de plástico por materiais biodegradáveis e/ou estáveis.

Uma das vantagens decorrentes da utilização de recipientes biodegradáveis é a possibilidade de sua incorporação ao solo, o que facilita o plantio, elimina algumas operações, e reduz riscos de contaminação do viveiro por organismos patogênicos, em função da ausência da necessidade de devolução dos recipientes.

Em relação ao uso de tubetes biodegradáveis na produção de mudas florestais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O uso comercial de tubetes biodegradáveis na produção de mudas florestais requer a realização de pesquisas para avaliação de sua composição e de sua degradabilidade no viveiro e no campo.

PORQUE

II. A degradação dos tubetes biodegradáveis deve ser rápida a fim de não prejudicar o desenvolvimento radicular da muda, tanto na fase de plantio quanto na fase de produção de mudas em viveiros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: Uma das possíveis etapas do melhoramento florestal é a propagação vegetativa de indivíduos selecionados por meio de técnicas de resgate de material. Nesse contexto, árvores matrizes podem fornecer material vegetativo para a produção de mudas.

A respeito das técnicas de resgate de material vegetativo, avalie as afirmações a seguir.

I. A enxertia possibilita o resgate de material vegetativo de matrizes nativas ou exóticas, sem a necessidade de efetuar o corte da árvore.

II. A estaquia é a técnica adequada à propagação vegetativa de matrizes adultas de espécies dos gêneros Acacia, Eucalyptus e Pinus.

III. O anelamento proporciona a indução de brotações basais que são utilizadas para a estaquia em várias espécies, a exemplo do gênero Eucalyptus.

IV. O corte da árvore e a indução de brotações basais com maior grau de juvenilidade possibilitam a realização de macro e micropropagação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: A silvicultura brasileira, principalmente de espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus, tem conseguido importantes avanços científicos e tecnológicos com aumentos nos níveis de produtividade a cada rotação.

Entre todos os avanços que consolidaram a silvicultura brasileira como uma das mais relevantes do mundo, destacam-se a adoção do cultivo mínimo e o domínio acerca dos tipos, das doses, das formas e das épocas de aplicação de fertilizantes nos povoamentos comerciais.

Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

A) As características físicas, a atividade biológica e a fertilidade do solo são mantidas ou melhoradas em locais em que se aplica o preparo conservacionista do solo do tipo cultivo mínimo.

B) O potássio é um dos micronutrientes mais demandados pelas espécies florestais, sendo priorizado na adubação de cobertura.

C) A adubação de cobertura, que prioriza a aplicação de fósforo, é realizada em filetes contínuos ou em meia lua na projeção de copa, ao longo dos primeiros meses após o plantio das mudas.

D) O preparo do solo, no cultivo intensivo, é realizado apenas nas linhas de plantio em que o subsolador executa a função de romper as camadas compactadas do solo, além da aplicação de fosfato no interior do sulco de plantio.

E) A adubação de base é realizada de maneira localizada, poucos dias após o plantio das mudas, com maior concentração de fertilizante nitrogenado para atender à grande demanda inicial desse nutriente e estimular o desenvolvimento do sistema radicular.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: A escolha do espaçamento adequado de plantio é crucial para o sucesso da implantação de povoamentos florestais comerciais, e deve ser realizada com base em fatores silviculturais, tecnológicos e econômicos, que influenciarão a qualidade, a quantidade e o custo da produção madeireira.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Em locais que apresentam déficit hídrico elevado, deve-se optar por espaçamentos adensados para que as espécies possam recobrir rapidamente a área, diminuindo, assim, a evaporação de água do solo.

II. A arquitetura de copa das espécies/ clones de árvores influencia na escolha do espaçamento de plantio, uma vez que a menor densidade de plantio deve ser adotada para espécies/clones com maior raio médio de copa.

III. São vantagens da escolha de espaçamentos reduzidos os menores custos de estabelecimento e de manutenção, tendo em vista que o dossel florestal vai fechar mais rapidamente, reduzindo o desenvolvimento de plantas invasoras nas entrelinhas de plantio.

IV. Quando a finalidade do plantio objetivo for a produção de madeira para serraria, devese adotar espaçamentos adensados para obter lucro com os desbastes.

V. A adoção de espaçamento de plantio adensado reflete a pretensão de obter maior volume por hectare, já a adoção de maiores espaçamentos de plantio deve ser realizada quando o objetivo for a obtenção de maior volume e diâmetro por árvore.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e V.
B) III e V.
C) I, III e IV.
D) I, II, III e IV.
E) I, II, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: A tabela a seguir apresenta os resultados de uma análise de variância fatorial que testa os efeitos do tipo de floresta e de estações do ano na biomassa de sementes das espécies arbóreas.

MARIMON, B. S.; FELFILI, J.M. Chuva de sementes em uma floresta
monodominante de Brosimum rubescens Taub. e em uma floresta mista
adjacente no Vale do Araguaia, MT, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 2, 2006 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e que o nível de significância adotado é de 5%, avalie as afirmações a seguir.

I. As florestas avaliadas não apresentaram diferenças significativas.

II. Ao todo foram avaliados 3 tipos de florestas e 2 estações do ano.

III. A interação entre os tipos de florestas e as estações do ano foi significativa.

IV. As estações do ano avaliadas influenciam a biomassa das sementes, apresentando o mesmo comportamento para as florestas analisadas.

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Comportamento do fogo é um termo que se refere à maneira como os materiais entram em combustão, como se desenvolvem as chamas e como o fogo se propaga, sendo resultado da interação entre clima e condições do combustível, relevo, técnica de queima e forma de ignição. A ignição, o crescimento, a propagação e o declínio de qualquer incêndio em combustíveis florestais representam um complexo processo de reação em cadeia.
SOARES, R. V.; BATISTA, A. C. Incêndios florestais: controle, efeitos e
uso do fogo. Curitiba: UFPR, 2007 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A velocidade de propagação é uma variável do comportamento do fogo difícil de ser medida, pois depende de equipamentos muito específicos e pouco disponíveis.

II. A intensidade do fogo equivale ao produto da quantidade de combustível disponível pelo seu poder calorífico e pela velocidade de propagação.

III. Os ventos fortes tendem a dissipar a coluna de convecção horizontalmente, aumentando a altura de crestamento letal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: No melhoramento florestal, a seleção é o procedimento que permite escolher as melhores árvores para as futuras etapas do programa e deve basear-se na(s) característica(s) desejada(s). Quando se objetiva trabalhar com duas ou mais características no programa de melhoramento, diferentes métodos de seleção podem ser utilizados.

Considerando um programa de melhoramento que objetiva aumentar o Diâmetro à Altura do Peito (DAP) e a densidade da madeira, avalie as afirmações a seguir.

I. A seleção em níveis independentes de eliminação estabelece valores mínimos a serem mantidos para cada característica, o que mantém árvores que sejam boas para as duas características.

II. O índice de seleção considera as duas características escolhidas e, com base em pesos estabelecidos pelo melhorista para cada uma delas, gera uma variável adicional que simplifica o processo de seleção.

III. A correlação positiva entre duas características permite a obtenção de ganho direto na seleção de uma característica e ganho indireto para a outra.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Muitas espécies de insetos são benéficas ao ser humano, estando entre elas as que têm hábito de predar ou parasitar outros insetos, exercendo o controle biológico natural de seus hospedeiros.

O controle biológico é a base dos programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), que visam à adoção de diferentes táticas de controle para reduzir o impacto das pragas, minimizando o uso e os efeitos negativos dos inseticidas químicos.
COSTA, E. C. et. al. Entomologia florestal. Santa Maria:
UFSM, 2008 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No controle biológico, predadores e parasitoides, considerados exemplos de inimigos naturais, são agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional do inseto-praga.

PORQUE

II. O aumento da densidade populacional de um inseto-praga implica maior quantidade de alimento aos inimigos naturais, cujas populações também aumentam, o que provoca um decréscimo na densidade da praga e na disponibilidade de alimento, acarretando na redução dos inimigos naturais e permitindo que a população da praga volte a crescer.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: O gráfico a seguir apresenta dados de Diâmetro à Altura do Peito (DAP) e da altura total de árvores provenientes de um plantio florestal.


Considerando que a altura estimada no gráfico foi obtida a partir de um modelo de regressão linear simples, sem aplicação de qualquer outra transformação nas variáveis, os valores corretos dos coeficientes dessa regressão são

A) β0 = 10; β1 = 1.
B) β0 = 0; β1 = -0,5.
C) β0 = 0; β1 = 1.
D) β0 = 10; β1 = 0,5.
E) β0 = -10; β1 = -1.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Atualmente, programas computacionais como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) oferecem diversos recursos para a modelagem numérica do relevo de forma bastante acurada.

Tem-se, nesses programas, portanto, uma importante ferramenta para a criação de metodologias de delimitação e monitoramento de áreas de preservação permanente.

A imagem a seguir apresenta as larguras de faixas de preservação permanentes calculadas pela largura média e variável de um curso d’água.

Disponível em: <http://www.mundogeomatica.com.br/Livros/
LivroGeotecAnaliseAmbiental/GeotecAnaliseAmbientalEbook.pdf>.
Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que a tecnologia empregada permitiu verificar o conflito entre

A) o curso d’água e o uso comercial da terra.

B) o uso comercial da terra e a área de reserva legal.

C) a área de preservação permanente e o curso d’água.

D) a área de preservação permanente e a área de reserva legal.

E) a área de preservação permanente e o uso comercial da terra.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: Em inventários florestais, diferentes amostras podem ser retiradas de uma mesma população, o que pode resultar em estimativas diferentes, pois um estimador é uma variável aleatória e pode assumir valores diferentes para cada amostra.

Então, ao invés de estimar o parâmetro de interesse por um único valor, é muito mais informativo estimá-lo por um intervalo de valores que considere a variação presente na amostra e que contenha o seu verdadeiro valor com determinada confiança.

Esse intervalo é denominado Intervalo de Confiança (IC) e é descrito pela fórmula a seguir.


em que:é a média amostral;é o erro padrão da média, µ é a média populacional e t é o valor tabelado da distribuição t de Student.
Disponível em: <http://www.leg.ufpr.br/~shimakur/CE055/node56.
html>. Acesso em: 10 jun. 2019 (adaptado).

Considere, ainda, que o erro de amostragem relativo é dado por:


Em um inventário florestal obteve-se um volume médio de 300 m³/ha e erro padrão da média ± 15 m³/ha. Considerando um valor de t = 2, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o intervalo de confiança para a média (IC) e o erro de amostragem relativo (%).

A) 270 m³/ha ≤ µ ≤ 330 m³/ha; 5%.
B) 270 m³/ha ≤ µ ≤ 330 m³/ha; 10%.
C) 270 m³/ha ≤ µ ≤ 315 m³/ha; 15%.
D) 285 m³/ha ≤ µ ≤ 315 m³/ha; 5%.
E) 285 m³/ha ≤ µ ≤ 315 m³/ha; 10%.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: A altura dominante de uma parcela é representada pela média da altura das 100 árvores de maior Diâmetro à Altura do Peito (DAP) por hectare.
ASSMANN, E. The principles of forest yield study.
Oxford: Pergamon Press, 1970 (adaptado).

A tabela a seguir apresenta os valores de medida de uma parcela de 300 m² instalada em um plantio de eucalipto com 10 anos de idade (idade de referência).


No gráfico a seguir, estão apresentadas as curvas de classificação de sítio do referido plantio.


Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a parcela indicada pertence à classe de sítio

A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Para a prática correta do manejo florestal, deve-se considerar a capacidade que a floresta possui para repor as quantidades de produtos retirados. Assim, a retirada de produtos não deve ser maior que a capacidade de produção ou crescimento da floresta.
D'OLIVEIRA, M. V. N. et. al. Manejo florestal sustentável na pequena propriedade.
Rio Branco: Embrapa Acre, 2007 (adaptado).

Nesse contexto, considere as seguintes características de um Plano de Manejo Florestal Sustentável na Amazônia.

• Produtividade anual da floresta para o grupo de espécies comerciais = 0,86 m³/ha/ano.
• Ciclo de corte = 25 anos.
• Unidade de Produção Anual = 500 hectares.

A partir dessas informações, a intensidade máxima de corte anual passível de ser autorizada pelo órgão ambiental para esse plano de manejo é de

A) 21,5 m³.
B) 430 m³.
C) 1 500 m³.
D) 10 750 m³.
E) 30 500 m³.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: O dimensionamento dos talhões considera o risco de incêndios e a mecanização para implantação, condução, colheita e transporte florestal. Para isso, são projetadas estradas e aceiros.

Um engenheiro florestal, após análises econômicas, define que, para um sistema de colheita de tora longa, com corte efetuado com Feller Buncher e arraste com Skidder, em área plana, a distância média de arraste é de 72 m. Considerando essa distância de arraste, o engenheiro projetou duas estradas a serem utilizadas para a colheita e o transporte da madeira.

Nessa situação, é correto afirmar que a distância entre as duas estradas foi de

A) 72 m.
B) 96 m.
C) 144 m.
D) 288 m.
E) 576 m.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A tabela a seguir apresenta a análise econômica de um povoamento de eucalipto submetido a aproveitamentos diversos de sua madeira e a análise econômica para as quatro alternativas de investimento, considerando-se três taxas de juros (6%, 9% e 12% a. a.).

VPL: Valor Presente Líquido; VPE: Valor Periódico Equivalente; TIR: Taxa Interna de Retorno.
VPL: Valor Presente Líquido; VPE: Valor Periódico Equivalente; TIR: Taxa Interna de Retorno.
COELHO, R. M. et al. Avaliação econômica do uso da madeira de
eucalipto para diferentes finalidades, na região do Alto Jequitinhonha,
MG. Floresta, Curitiba, v. 46, n. 2, p. 155 - 164, 2016 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, a alternativa que proporcionou maior retorno financeiro corresponde ao uso da madeira para

A) energia, pois possui o menor VPE.

B) energia, pois apresenta o menor VPL.

C) construção civil, pois possui maior VPL.

D) construção civil, pois possui o menor TIR.

E) serraria, pois apresenta maior valor agregado e maior demanda de mercado.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: O Contrato de Concessão Florestal, introduzido pela Lei n. 11.284, de 2006, prevê a exploração, por empresa particular, de povoamentos florestais situados em terras públicas.

Ao possibilitar a transferência para a administração privada de grandes áreas de florestas públicas, estimadas, em 2019, em mais de 250 milhões de hectares, por um período relativamente longo de 40 anos, a concessão ainda gera desconforto em setores da sociedade.

Nesse contexto, os gestores de empresas concessionárias, além de gerenciar a aplicação da tecnologia de manejo florestal de acordo com o contrato de concessão, precisam estabelecer canal permanente de comunicação com a população do entorno da área florestal sob exploração.

É correto afirmar que o processo de concessão florestal em terras públicas

A) proporciona aumento do valor do metro cúbico de madeira em árvores em pé na pequena propriedade rural.

B) permite inserir a área de Reserva Legal existente na pequena propriedade rural no mercado madeireiro da região.

C) possibilita que grandes empresas multinacionais tenham acesso à madeira existente em florestas públicas brasileiras.

D) prevê a exploração de madeira e outros produtos e serviços em florestas públicas por empresas particulares por um período indeterminado.

E) amplia a participação da economia florestal na composição do PIB do município onde se localiza a área de floresta pública sob concessão.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: O monitoramento da perda de solo por processos erosivos é importante para o planejamento do uso da terra de modo sustentável.

Nesse contexto, o geoprocessamento tem se mostrado uma ferramenta eficiente, pois permite o acompanhamento de grandes áreas por meio de imagens de sensoriamento remoto, em que as bacias hidrográficas compõem unidades de análise.

Em uma imagem de sensoriamento remoto, o que delimita uma bacia hidrográfica são

A) os divisores de águas na paisagem.
B) os tipos de solos distribuídos na área.
C) os limites administrativos entre municípios.
D) os tipos de vegetação distribuídos na área.
E) os tipos de redes de drenagem existentes.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: Durante o processo de secagem de madeiras, é comum desenvolverem-se tensões de compressão na superfície e de tração no interior da peça de madeira, causadas pelo aparecimento de um gradiente de umidade ao longo da espessura.

Os esforços de compressão e de tração superiores ao limite de proporcionalidade da madeira podem causar deformações residuais, permanecendo mesmo quando o gradiente da umidade ao longo da espessura é eliminado.

Para diminuir os esforços que ocasionam o endurecimento da madeira, é realizado o processo de acondicionamento, que consiste em elevar a temperatura e a umidade relativa para aumentar a elasticidade da madeira e reduzir o gradiente de umidade na fase final da secagem.

Para avaliar a qualidade da madeira após o acondicionamento, faz-se o “teste do garfo”, ilustrado na figura a seguir.

Disponível em: <http://www.pimads.org/publicacoes/>.
Acesso em: 16 jul. 2017 (adaptado).

Considerando o texto e a figura apresentados, avalie as afirmações a seguir, acerca do "teste do garfo".

I. Quando os dentes do garfo arqueiam para dentro, a madeira ainda apresenta endurecimento e o período de acondicionamento deve ser prolongado para cargas semelhantes da mesma espécie.

II. Se os dentes externos, que estavam arqueados, ficarem retos, a carga estará livre do endurecimento; assim, o mesmo período de acondicionamento deve ser usado para cargas similares da mesma espécie.

III. Se os dentes externos arquearem-se consideravelmente para fora, o que indica que a carga apresenta endurecimento reverso, o período de acondicionamento para cargas subsequentes de material semelhante deve ser diminuído.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: As paredes celulares das fibras da madeira são formadas por microfibrilas, originadas pelas ligações das moléculas de celulose (β-D-glucose) por meio de pontes de hidrogênio.

Essas microfibrilas estão dispostas na parede celular formando o denominado ângulo microfibrilar, que é definido como o ângulo formado entre a microfibrila e o eixo da célula. O modo como as microfibrilas estão dispostas afeta a qualidade da madeira.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Quanto menor o ângulo microfibrilar, melhor a qualidade da madeira para o uso em serraria.

II. O ângulo microfibrilar tende a aumentar com a idade, sendo maior na madeira adulta, em comparação a madeira juvenil.

III. O ângulo microfibrilar é diferente entre os lenhos, tendendo a decrescer do inicial para o tardio.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Há grande variedade de espécies florestais brasileiras utilizadas em serrarias para a obtenção de madeira serrada. O desdobro de toras em serrarias requer a utilização de técnicas que possam aumentar o rendimento de madeira serrada e minimizar defeitos gerados por tensões internas das toras.

Em relação às técnicas de desdobro em serrarias, avalie as afirmações a seguir.

I. Quanto maior o número de cortes realizados em uma tora, maior será o rendimento de madeira serrada.

II. O desdobro alternado e/ou simultâneo minimiza os efeitos de tensões de crescimento.

III. Em toras que apresentam conicidade elevada deve-se optar pelo desdobro paralelo à casca em detrimento do desdobro paralelo ao eixo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Entre os anos de 1998 e 2009, houve redução no consumo de madeira em tora na Amazônia Legal, conforme mostra o gráfico a seguir.


A queda no consumo de madeira em tora, de cerca de 10 milhões de m3, entre 2004 e 2009, decorre principalmente de três fatores: a substituição da madeira tropical por produtos concorrentes, o aumento nas atividades de fiscalização e a crise econômica.
Disponível em: <https://www.mma.gov.br>.
Acesso em: 18 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas a respeito dos fatores identificados como causas da redução do consumo de madeira em tora da Amazônia, é correto afirmar que

A) a substituição da madeira tropical por produtos concorrentes é fator relacionado às forças de mercado, já os demais fatores estão relacionados à análise do macroambiente.

B) o aumento na fiscalização e a crise econômica são fatores relacionados às forças de mercado, já a substituição da madeira tropical é fator relacionado à análise do macroambiente.

C) a substituição da madeira tropical por produtos concorrentes e o aumento na fiscalização são fatores relacionados às forças de mercado, já a crise econômica é fator relacionado à análise do macroambiente.

D) os três fatores apresentados estão relacionados à análise do macroambiente.

E) os três fatores apresentados estão relacionados às forças de mercado.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Engenharia Florestal com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia Florestal com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFolX3fqdwrP3jhPR3w2KeTZXjoquW9pzeI6OrDC2jlabIPaeHjMZVeO7Dmcw-fYpAP-pXbHP1knqN9oq4nhDw5COwU7gIruK_3GrZmCpnMvSWZl31GqiXbaVwcmZCLgF5ErR_PoKbNq8/s1600/prova-do-enade-2019-engenharia-florestal-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFolX3fqdwrP3jhPR3w2KeTZXjoquW9pzeI6OrDC2jlabIPaeHjMZVeO7Dmcw-fYpAP-pXbHP1knqN9oq4nhDw5COwU7gIruK_3GrZmCpnMvSWZl31GqiXbaVwcmZCLgF5ErR_PoKbNq8/s72-c/prova-do-enade-2019-engenharia-florestal-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-florestal-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-florestal-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo