Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional d...
prova-do-enade-2019-engenharia-quimica-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Engenharia Química

QUESTÃO 09
ENADE 2019: O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, no início de novembro de 2018, o cronograma de expansão da mistura do biodiesel ao diesel no Brasil. A proposta estabelece que a adição de biodiesel cresça um ponto percentual ao ano, passando do atual patamar de 10% (mistura B10) para 11% (mistura B11) em junho de 2019.

O processo continuará sucessivamente e a ampliação será realizada até março de 2023, quando o diesel comercializado ao consumidor final conterá 15% de biodiesel.

De acordo com o CNPE, a estimativa é que a produção brasileira do biodiesel passe de 5,4 bilhões para mais de 10 bilhões de litros anuais, entre 2018 e 2023, o que representará um aumento de 85% da demanda doméstica.
Disponível em: <http://envolverde.cartacapital.com.br/
brasil-pode-se-tornar-o-maior-produtor-de-biodiesel-no-mundo/>.
Acesso em: 6 jun. 2019 (adaptado).

O gráfico abaixo apresenta a produção brasileira de biodiesel (m³) no período de 2009 e 2018.

enade-2019-engenharia-quimica-imagem-01
Disponível em: <http://www.anp.gov.br/?dw=8740>.
Acesso em: 6 jun. 2019 (adaptado).

Com base nas informações e no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. No período de 2009 a 2018, observa-se tendência de aumento na produção de biodiesel.

II. Quando confronta-se a produção de dois anos consecutivos, a produção de 2016 foi a única que apresentou declínio, contraposto a 2015.

III. O R² é também conhecido como coeficiente de determinação ou coeficiente de correlação.

IV. A equação y = 344337x + 1 × 10⁶ representa um modelo matemático que descreve a relação entre o volume produzido e o ano.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Ligas de estanho (Sn) e chumbo (Pb) são largamente utilizadas na indústria brasileira na área de soldagem devido ao seu baixo ponto de fusão em comparação com outras ligas metálicas. Dependendo da temperatura e da proporção dos dois elementos, esse tipo de liga pode formar uma microestrutura com uma única fase (solução sólida) ou com mais de uma fase em equilíbrio.

O diagrama a seguir apresenta as fases para esse tipo de liga. Embora o processo industrial de fusão e solidificação não ocorra em uma condição de equilíbrio termodinâmico, o diagrama pode ser utilizado por engenheiros para prever a microestrutura final do material.

Porcentagem em massa, estanho
SHACKELFORD, J. F. Introdução à ciência dos materiais para engenheiros.
São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado).

Com base nas informações e no diagrama de fases Pb-Sn, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma liga contendo 40% em massa de estanho em equilíbrio a 200 °C apresentará uma fase sólida α-Pb e uma fase líquida.

II. Uma liga contendo 20% em massa de estanho em equilíbrio a 200 °C apresentará uma grande quantidade de fase líquida e uma pequena quantidade de fase sólida.

III. Uma liga contendo 20% em massa de estanho estará totalmente fundida em uma temperatura menor que uma liga com 90% em massa de estanho.

IV. Uma liga contendo 30% em massa de estanho em equilíbrio a 100 °C apresentará duas fases sólidas com composições químicas diferentes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Os engenheiros utilizam o resultado de testes de laboratório na seleção de materiais para determinada aplicação estrutural. O teste de ruptura por tração, por exemplo, fornece informações importantes a respeito do material analisado, tais como resistência, ductibilidade e tenacidade.

Durante o ensaio, um corpo de prova de dimensões padronizadas é tracionado a uma velocidade constante, enquanto a força de tração aplicada e o alongamento produzido são monitorados.

O resultado do ensaio de três materiais hipotéticos diferentes (A, B e C) é apresentado a seguir na forma de um gráfico de tensão de tração versus deformação.

enade-2019-engenharia-quimica-imagem-02
SHACKELFORD, J. F. Introdução à ciência dos materiais para engenheiros.
São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado).

Em relação às curvas desse gráfico, assinale a opção correta.

A) A resistência do material C é maior que a do material A.

B) A ductibilidade do material A é maior que a do material B.

C) A tenacidade do material B é maior que a do material A.

D) A ductibilidade do material B é maior que a do material C.

E) A tenacidade do material A é maior que a do material C.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários para resolução eficiente de funções, situações ou problemas, profissionais ou pessoais.
BEHAR, P. A. (Org.). Competências em educação a distância.
Porto Alegre: Penso, 2013 (adaptado).

Suponha que o engenheiro responsável pela operação de uma planta química que processa produtos inflamáveis, tóxicos e com potencial poluidor deva descrever à área de gestão de pessoas o perfil esperado de um operador de campo para trabalhar nessa unidade.

Assinale a opção que contém o conjunto correto de competências necessárias a ser descrito pelo engenheiro.

A) Planejamento e organização; comunicação; gestão do conhecimento.

B) Planejamento e organização; relacionamento interpessoal; comunicação.

C) Planejamento e organização; gestão de melhorias e inovação; gestão do conhecimento.

D) Orientação para a qualidade, saúde, segurança e meio ambiente; capacidade analítica; multifuncionalidade.

E) Orientação para qualidade, saúde, segurança e meio ambiente; orientação para desenvolvimento pessoal; negociação.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: Em uma reação reversível, o equilíbrio químico acontece quando a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.

Consequentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes, possibilitando a determinação da constante de equilíbrio (Kc).
CARVALHO G. C. Química Moderna.
São Paulo: Scipione, 1997 (adaptado).

Suponha que, durante um teste em laboratório, um engenheiro tenha necessitado determinar a constante de equilíbrio da reação elementar de formação de amônia, representada a seguir.


Com base nas informações apresentadas, qual relação de concentrações melhor representa o valor de Kc?



GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Uma indústria produz superfosfato com 92% de pureza, a partir de fosfato de cálcio e ácido sulfúrico concentrado, conforme equação química a seguir.

Ca3(PO4)2 + 2H2SO4 → 2CaSO4 + Ca(H2PO4)2

Suponha que, em um teste, foram adicionados a um misturador 500 kg de fostato de cálcio e 260 kg de ácido sulfúrico, produzindo 280 kg de superfosfato Ca(H2PO4)2. Considere que os dados de massa molar (g/mol) são Ca = 40; P = 31; O = 16; H = 1; S = 32.

Assinale a opção que apresenta o reagente limitante e sua concentração em kmol.

A) Fosfato de cálcio, 1,48 kmol.
B) Fosfato de cálcio, 2,65 kmol.
C) Ácido sulfúrico, 1,20 kmol.
D) Ácido sulfúrico, 1,48 kmol.
E) Ácido sulfúrico, 2,65 kmol.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Um novo processo baseado na mecanização de uma linha de produção está em avaliação em uma indústria química. O processo atual (A) envolve um custo mensal fixo de R$ 50.000,00 e um custo operacional de R$ 80,00 por tonelada do produto.

Com a mecanização da linha (processo B), o custo mensal fixo sobe para R$ 100.000,00, com custo operacional de apenas R$ 30,00 por tonelada do produto. Considere que o valor de venda da tonelada do produto seja de R$ 150,00.

Assinale a opção que apresenta a produção (tonelada) no ponto de equilíbrio para cada um dos processos.

A) A = 714,3 t e B = 933,3 t.
B) A = 814,3 t e B = 833,3 t.
C) A = 714,3 t e B = 833,3 t.
D) A = 814,3 t e B = 933,3 t.
E) A = 714,3 t e B = 733,3 t.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: O processo de produção de um polímero (P) a ser utilizado como biomaterial pode ocorrer por rota microbiológica. Esse processo é conduzido em um reator de mistura perfeita (CSTR) em fase aquosa, utilizando um resíduo agroindustrial rico em glicose (A) como substrato. A equação que representa essa reação é A → P.

A vazão volumétrica de entrada e saída do reator é de 25 L/min com uma concentração inicial de glicose de 1 mol/L. Considere a cinética da reação de primeira ordem com a constante cinética igual a 0,2 min⁻¹.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que apresenta o volume necessário do reator (em litros) para obter 95% de conversão de glicose.

A) 22,75 L.
B) 227,5 L.
C) 555,0 L.
D) 2 275 L.
E) 5 550 L.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: Uma caldeira hipotética foi projetada para gerar vapor saturado à pressão de 40 bar.

Para tal, queima 2 t/h de um óleo combustível de Poder Calorífico Inferior (PCI) médio de 50 MJ/kg e 2 000 m³/h de um gás residual cujo PCI médio é 35 MJ/m³.

A eficiência de projeto dessa caldeira é de 60% e o ∆H considerado para a vaporização da água a 40 bar é de 1 700 kJ/kg.

Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a produção de vapor esperada.

A) 20 t/h.
B) 30 t/h.
C) 40 t/h.
D) 50 t/h.
E) 60 t/h.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Uma placa metálica, cujas faces externas estão mantidas às temperaturas T1 e T2 por fluido de resfriamento, possui um aquecedor de resistência de espessura fina com fluxo térmico uniforme igual a σ, conforme representado na figura a seguir.


O balanço de energia diferencial dessa placa, em coordenadas cartesianas, pode ser expresso por


em que ρ é a massa específica do material, cp é o calor específico do material, T é a temperatura, t é o tempo e x, y, z são as variáveis nos eixos cartesianos.

Considere o fluxo de calor dessa placa unidimensional na direção x, a condutividade térmica do material constante e a operação em regime permanente.

Assinale a opção que apresenta a equação que descreve esse fenômeno.



GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: Um experimento foi realizado em um reator batelada de 1 L, em determinadas condições de pressão e temperatura, durante um tempo de reação de 32 min.

O reagente A se transforma no produto P de maneira irreversível em uma reação de primeira ordem. O gráfico a seguir representa o resultado da conversão de A (XA) versus a concentração de A (CA) obtido no experimento.


Com base nos resultados experimentais apresentados e nos dados fornecidos e considerando que ln 5 é aproximadamente igual a 1,6, assinale a opção que apresenta o valor correto da constante cinética da reação.

A) k = 0,05 min⁻¹
B) k = 0,125 min⁻¹
C) k = 0,025 L ⋅ mol⁻¹ ⋅ min⁻¹
D) k = 0,05 L ⋅ mol⁻¹ ⋅ min⁻¹
E) k = 0,125 mol ⋅ L⁻¹ ⋅ min⁻¹

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Na presença de ácido clorídrico, o isopropilbenzeno converte-se em isopropil-sec-butilbenzeno, que, por sua vez, transforma-se em isopropil-di-secbutilbenzeno como resultado de uma reação em série.

O gráfico a seguir representa as concentrações (mol/L) das diferentes espécies (A, B e C) em função do tempo (min).


Assinale a opção que apresenta corretamente as curvas associadas a cada uma das espécies.

A) Isopropilbenzeno (A), isopropil-sec-butilbenzeno (B), isopropil-di-sec-butilbenzeno (C).

B) Isopropilbenzeno (C), isopropil-sec-butilbenzeno (B), isopropil-di-sec-butilbenzeno (A).

C) Isopropilbenzeno (B), isopropil-sec-butilbenzeno (C), isopropil-di-sec-butilbenzeno (A).

D) Isopropilbenzeno (C), isopropil-sec-butilbenzeno (A), isopropil-di-sec-butilbenzeno (B).

E) Isopropilbenzeno (B), isopropil-sec-butilbenzeno (A), isopropil-di-sec-butilbenzeno (C).

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: A bactéria anaeróbia facultativa Klebsiella oxytoca tem a capacidade de utilizar glicerol como fonte de carbono para produção de butano-2,3-diol.

Em altas concentrações de oxigênio dissolvido, o microrganismo preferencialmente incrementa a massa celular e, sob limitação de oxigênio, é favorecida a produção do álcool. Além disso, altas concentrações de substrato e produtos inibem o metabolismo nesse bioprocesso.

Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta o modo de condução do bioprocesso que proporcionará maior produtividade em termos de butano-2,3-diol e menor quantidade de glicerol residual.

A) Produção em batelada alimentada com reciclo de células e alto coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.

B) Produção em batelada com baixa concentração inicial de glicerol e alto coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.

C) Produção em batelada com alta concentração inicial de glicerol e baixo coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.

D) Produção em batelada alimentada com baixa concentração inicial de glicerol e alto coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.

E) Produção em sistema contínuo com um único reator com alta concentração de glicerol na alimentação e baixo coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Em processos de tratamento de efluentes, vários fatores afetam a velocidade de sedimentação das partículas, a qual é crucial para a estabilidade de suspensões e para a homogeneidade destas preparações.

A respeito da velocidade de sedimentação das partículas em uma suspensão, avalie as afirmações a seguir.

I. A redução do tamanho das partículas da fase dispersa geralmente diminui a velocidade de sedimentação das partículas.

II. O aumento da viscosidade da fase dispersante geralmente diminui a velocidade de sedimentação das partículas.

III. A diferença de densidade entre a fase dispersa e a fase dispersante afeta a velocidade de sedimentação das partículas.

IV. A velocidade de sedimentação é diretamente proporcional à densidade das partículas, considerando a fase líquida com densidade constante.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Em um sistema representado por uma função de transferência de 1ª ordem, em malha fechada com um controlador do tipo integral puro (KI/s), o comportamento da variável de processo (PV), a partir da variação unitária do setpoint (SP), pode ser observada a seguir.

SMITH, C. A.; CORRIPIO, A. B. Princípios e prática do controle
automático de processo. Rio de Janeiro: LTC, 2008 (adaptado).

A função de transferência em malha fechada pode ser representada por:


Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. O sistema se instabilizará devido ao aumento excessivo do ganho do controlador.

II. Quanto maior o valor do ganho da malha, mais rápida será a resposta e sem sobrevalor (overshoot).

III. O controlador do tipo integral é utilizado para mitigar o erro permanente (offset) das malhas de controle.

IV. Se todas as raízes da equação característica forem negativas, a malha de controle será estável.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Considere uma instalação em que um tanque cilíndrico elevado (tanque 1) alimenta, por gravidade, um tanque cilíndrico menor posicionado em um nível inferior (tanque 2).

O tanque 1 não é alimentado e a sua vazão de saída (Q1), que depende do nível de fluido no tanque (z1), é definida por kz1, sendo k uma constante.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre o nível final de líquido no tanque 1 e o tempo de operação do sistema é representada por uma função linear.

II. O tempo de enchimento do tanque 2 é uma função logarítmica natural e depende do nível final do tanque 1, desde que o volume retirado do tanque 1 seja igual ou inferior ao volume total do tanque 2.

III. O nível de líquido no tanque 2 pode ser calculado pela equação:em que z2 é o nível final do tanque 2,é o nível inicial do tanque 2, A2 é a área do fundo do tanque 2 e t é o tempo de operação.

IV. No caso de o tanque 1 ter dimensões muito maiores do que o tanque 2, seria possível desprezar a variação da vazão de saída do tanque 1 e considerá-la constante.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: O 2-etil-hexanol, conhecido comercialmente como octanol, é usualmente produzido em um reator de hidrogenação com leito catalítico a base de níquel, conforme fluxograma a seguir.

enade-2019-engenharia-quimica-imagem-15

No processo representado, a corrente oriunda do reator apresenta composição mássica de 90% de 2-etil-hexanol; 1% de água; 5% de subprodutos leves e 4% de subprodutos pesados. Considere que

• a solubilidade do 2-etil hexanol na água é cerca de 1% em massa;
• o 2-etil-hexanol forma com a água um azeótropo de mínimo e o ponto de ebulição é 180 °C a 1 atm;
• os subprodutos leves e pesados são queimados em uma caldeira e não devem ter uma segunda fase aquosa.

Com base nas informações apresentadas, assinale o fluxograma que complemente corretamente o processo para a obtenção de um produto com pureza mínima de 99,5% em massa e com teor máximo de água de 0,1% em massa.


GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: Em uma indústria petroquímica, aldeídos isômeros são separados em uma coluna de destilação com 90 pratos, em que o limite de contaminação aceitável de pesados, no topo, é de 0,25% em peso e de leves, na base, é de 0,15% em peso.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Se a contaminação no topo estiver em 0,07% em peso e a da base em 0,03% em peso, pode-se reduzir o consumo energético da coluna.

II. Se a contaminação no topo estiver em 0,28% em peso, deve-se reduzir a vazão de refluxo.

III. Se a contaminação na base estiver em 0,19% em peso, deve-se aumentar a vazão de vapor para o reboiler.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: A entalpia de formação é o calor liberado ou absorvido na reação de formação de 1 mol de determinada substância a partir de seus elementos constituintes (substâncias simples), no estado padrão.

Considerando a reação de oxidação do ácido clorídrico em meio gasoso representada a seguir:

4HCl(ɡ) + O2(ɡ) → 2H2O(ɡ) + 2Cl2(ɡ)

e as entalpias de formação de HCl(ɡ) e H2O(ɡ) como sendo –92 J/mol e –241 J/mol , respectivamente, o calor dessa reação é

A) 114 J/mol.
B) -114 J/mol.
C) 149 J/mol.
D) 850 J/mol.
E) -850 J/mol.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Um experimento foi conduzido visando avaliar a energia cedida por uma fonte quente para um sistema cilindro-pistão contendo gás ideal.

Para tal, uma massa conhecida de gás foi inserida no cilindro e pressurizada com o peso do pistão, o qual possuía movimentação vertical livre, gerando uma condição inicial VATA e PA.

Em seguida, a fonte quente foi acionada por 3 minutos e a condição final VBTB e PB foi observada. O sistema manteve-se à pressão constante de 2,5 atm. O gráfico a seguir representa as observações ao longo do experimento.

enade-2019-engenharia-quimica-imagem-18

A partir dos resultados observados no experimento, a variação de energia interna do sistema entre os pontos A e B foi determinada como sendo 8 kJ.

Considerando que não há perdas de energia no sistema e que 1 atm = 105 Pa, assinale a opção que apresenta o valor correto da energia cedida pela fonte por unidade de tempo.

A) 8,4 kJ/min.
B) 8,0 kJ/min.
C) 7,6 kJ/min.
D) 2,8 kJ/min.
E) 2,5 kJ/min.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A coluna de adsorção é um dos equipamentos utilizados na remoção de contaminantes em efluentes de indústrias. Nesse processo, as moléculas de adsorvato que estão presentes numa corrente líquida ou gasosa são concentradas no adsorvente sólido por meio de ligações interfaciais.

Os sítios ativos são preenchidos até que o sólido fique saturado, momento em que é preciso retirar os contaminantes do sólido para sua regeneração, por meio de um processo denominado dessorção.

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de adsorção é um fenômeno espontâneo.

II. A etapa de regeneração da coluna apresenta entropia negativa, liberando calor.

III. O calor envolvido tanto na adsorção química quanto na física é o mesmo, dependendo somente do adsorvente e do adsorvato utilizados.

IV. A adsorção química nos sítios ocorre em multicamadas, enquanto a adsorção física ocorre em monocamada.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: Suponha que uma indústria química gera, diariamente, 24 t de uma lama orgânica que é enviada para incineração em outra empresa a um custo de R$ 55,00/t.

Experimentos em laboratório indicaram que essa lama tem Poder Calorífico Inferior (PCI) médio de 10 000 kcal/t, porém a eficiência da queima é de 80%, o que ocasiona a formação de cinzas na proporção de 0,05 t por tonelada de lama. O custo de descarte da cinza é de R$ 100,00/t.

O corpo técnico da empresa propôs que a diretoria investisse R$ 7.500.000,00 em um projeto de adequação da caldeira existente para queimar toda a lama, substituindo parte do óleo combustível,que apresenta PCI de 16 000 kcal/t e custo de R$ 1.100,00/t.

A empresa considera que um projeto dessa magnitude é viável, desde que o tempo de retorno simples seja inferior a 1 ano.

Em relação ao projeto, avalie as afirmações a seguir.

I. A lama orgânica substitui 5 t/h de óleo combustível.

II. O retorno do investimento é de R$ 600,00/h.

III. O projeto é economicamente viável, segundo critério utilizado pela empresa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: O fator de atrito é parâmetro importante a ser avaliado no escoamento de fluidos em tubulações para determinação da perda de carga do sistema e depende do tipo de escoamento e da rugosidade do tubo.

Em 1939, Cyril F. Colebrook combinou dados disponíveis para o escoamento de transição e turbulento, tanto para tubulações lisas quanto para rugosas, e criou uma relação implícita denominada de equação de Colebrook. Posteriormente, Lewis F. Moody elaborou o diagrama de Moody, reunindo os cálculos do fator de atrito para o escoamento em um tubo como uma função do número de Reynolds e da rugosidade relativa.

O diagrama de Moody é apresentado na figura a seguir.

enade-2019-engenharia-quimica-imagem-19
MORAN, M. J. et al. Principles of engineering thermodynamics.
8. ed. Hoboken, Nova Jersey (EUA): John Wiley & Sons, 2015 (adaptado).

Com base no diagrama de Moody e nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Para o escoamento laminar, o fator de atrito depende do número de Reynolds, sendo independente da rugosidade da superfície.

II. Para superfícies lisas, a rugosidade relativa é nula, logo, o fator de atrito é zero.

III. Para números de Reynolds muito grandes, as curvas de fator de atrito correspondentes às curvas de rugosidade relativas especificadas são praticamente horizontais, tornando o fator de atrito independente do número de Reynolds nessa região.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: O conhecimento da composição das fases em equilíbrio é essencial para o fracionamento de compostos de misturas complexas.

Nesse contexto, o gráfico a seguir representa as curvas de equilíbrio líquido-vapor para uma mistura binária, sendo  e Pβ as pressões de vapor das substâncias α e b, respectivamente, a uma dada temperatura T.

Fração molar

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O ponto W representa uma única fase, a fase líquida.

II. A substância β é mais volátil que a substância α.

III. O ponto J representa duas fases em equilíbrio.

IV. O ponto Z representa uma mistura rica na fase vapor.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Suponha que uma essência à base de sementes brasileiras tenha sido desenvolvida por um grupo de estudantes visando à valorização da matéria prima local e à produção de um perfume de ambientes de baixo custo.

O produto tem aspecto viscoso e será comercializado em um frasco difusor sem tampa, com fundo esférico achatado e gargalo cilíndrico de 10 cm de altura e 2 cm de diâmetro.

A seguir, são apresentados alguns dos parâmetros que foram considerados para a estimativa do tempo de sublimação total de uma unidade de 20 g do produto.

• Condições do ambiente: 1 atm e 25 °C.
• Pressão de vapor do produto: 0,1 atm a 25 °C.
• Difusividade do produto no ar: 0,10 cm²/s.
• Massa molar média do produto: 80 g/mol.

A partir desses dados e considerando a transferência de massa exclusivamente por difusão, o tempo de consumo estimado para uma carga de 20 g foi de 21 dias, aquém da expectativa inicial de que os consumidores fizessem apenas recargas mensais.

Com base nos dados e informações apresentados e considerando a eficiência das propostas do grupo para aumentar o tempo de duração da carga, avalie as afirmações a seguir.

I. Instalar uma tampa perfurada no frasco.

II. Diminuir o diâmetro e o comprimento do gargalo da embalagem.

III. Adicionar pequenas esferas inertes flutuantes no interior do frasco.

IV. Substituir o solvente utilizado na essência por outro com maior pressão de vapor na temperatura ambiente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Uma das rotas para a produção de propeno envolve a desidrogenação catalítica de propano, conforme a equação a seguir.

C3H8 ⇋ C3H6 + H2

Nesse processo, são utilizados catalisadores de platina a fim de aumentar a seletividade em propeno e evitar a ocorrência de reações indesejadas, como as que levam à formação de metano. Além disso, temperaturas demasiadamente elevadas podem provocar o craqueamento do propano, formando coque. A entalpia padrão dessa reação a 298 k corresponde a 124 kJ/mol.

A cinética da desidrogenação do propano pode ser escrita por um modelo de Langmuir-Hinshelwood, conforme a expressão a seguir, na qual k é uma constante cinética; Pj é a pressão parcial do componente j, em que j pode ser C3H8, C3H6,H2 ou CH4; Keq é a constante de equilíbrio da reação; e KC3H6 e KCH4 são constantes de adsorção para o propeno e o metano, respectivamente.

RICCA, A. et al. Membrane assisted propane dehydrogenation:
experimental investigation and mathematical modelling of catalytic reactions.
Catalysis Today, v. 331, p. 43-52, 2019 (adaptado).

Com base na situação descrita, avalie as afirmações a seguir.

I. Para deslocar o equilíbrio da desidrogenação do propano no sentido de formação de propeno, deve-se conduzir essa reação sob alta temperatura e pressão elevada.

II. Analisando a lei cinética descrita previamente, observa-se uma competição de moléculas de propeno e de metano nos sítios ativos do catalisador em relação à adsorção de propano.

III. Em função do potencial craqueamento do propano, o coque formado tende a provocar o bloqueio dos poros do catalisador e levar à sua desativação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: A equação de Michaelis-Menten, apresentada a seguir, descreve a curva hiperbólica da velocidade de reação V0 versus a concentração do substrato [S] para a maioria das reações de catálise enzimática com apenas um substrato, sendo Km a constante de Michaelis-Menten e Vmax a velocidade máxima da reação.

A glicoamilase é uma das enzimas utilizadas pela indústria alimentícia na hidrólise da maltose para produzir xaropes com maior teor de glicose. A cinética dessa reação é determinada experimentalmente em um reator fechado e aquecido a 40 °C. A equação que descreve a reação é Maltose + H2O → 2Glicose

A partir da linearização da equação de Michaelis-Menten, utilizando-se Lineweaver-Burk, e dos dados experimentais obtidos, foi construído o gráfico a seguir.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger.
6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção que apresenta os valores aproximados da constante cinética da Lei de Michaelis-Menten e da velocidade máxima da reação.

A) Km = 32 mmol/L e Vmáx = 38 µmol/(L ⋅ min).
B) Km = 0,0262 mmol/L e Vmáx = 0,8413 µmol/(L ⋅ min).
C) Km = 1,2 mmol/L e Vmáx = 38 µmol/(L ⋅ min).
D) Km = 0,8413 mmol/L e Vmáx = 0,0262 µmol/(L ⋅ min).
E) Km = 38 mmol/L e Vmáx = 32 µmol/(L ⋅ min).

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Engenharia Química com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9YrKl5IIvvkrJn4cjisXwXvT1WGfaEYsS3-LUzuExZ4ZxnLSSbfT4N4kHxCbmwApeVHu5AhOjeajW3LbdQgu8tJQhVFtqfrUiP3gj7qNcCoUpcsp3JcfnBsX8SdqVLGRx1kqwvYKZf6w/s1600/prova-do-enade-2019-engenharia-quimica-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9YrKl5IIvvkrJn4cjisXwXvT1WGfaEYsS3-LUzuExZ4ZxnLSSbfT4N4kHxCbmwApeVHu5AhOjeajW3LbdQgu8tJQhVFtqfrUiP3gj7qNcCoUpcsp3JcfnBsX8SdqVLGRx1kqwvYKZf6w/s72-c/prova-do-enade-2019-engenharia-quimica-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-quimica-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-engenharia-quimica-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo