Prova do ENADE 2019 Fisioterapia com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Fisioterapia com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internacional de muda...
prova-do-enade-2019-fisioterapia-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Fisioterapia com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Fisioterapia

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Um homem de 72 anos de idade foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar localizado em lobo superior direito. Na avaliação, apresentou-se lúcido e orientado, hipocorado, acianótico, com perfusão capilar periférica preservada.

Aparelho cardiovascular: PA = 140x70 mmHg, FC = 88 bpm, ritmo cardíaco regular, com extrassístoles frequentes. Aparelho respiratório: taquipneico com esforço respiratório em ar ambiente, murmúrio vesicular audível com estertores em hemitórax direito e sibilos esparsos.

Gasometria arterial: pH= 7,51; PCO2 = 40 mmHg; PO2 = 56 mmHg; HCO3 = 31 mEq/L; SaO2 = 88%. Os valores de referência são apresentados no quadro a seguir.

Valores normais da gasometria arterial
RIELLA, M. C. Princípios de nefrologia e distúrbios
hidroeletrolíticos. 6 ed. Guanabara Kogan, 2018 (adaptado).

De acordo com as informações, o paciente apresenta

A) alcalose mista com hipoxemia.
B) acidose metabólica com hipoxemia.
C) acidose respiratória com hipoxemia.
D) alcalose metabólica com hipoxemia.
E) alcalose respiratória com hipoxemia.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Um homem de 68 anos de idade recebeu diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), motivo pelo qual passou a fazer uso de corticoide e broncodilatador.

Dado o prognóstico esperado para seu estado de saúde, como consequência da condição diagnosticada, o idoso foi encaminhado para um programa de reabilitação pulmonar. Na avaliação, foram realizados os testes de caminhada de seis minutos (TC6’) e o de sentar e levantar (TSL).

Considerando o caso apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os testes TC6’ e o TSL são métodos simples que refletem o impacto da doença nas funções relacionadas ao movimento e à mobilidade, e são adequados para casos de DPOC, pois avaliam respostas global e integrada dos sistemas pulmonar, cardiovascular e muscular periférico.

PORQUE

II. A DPOC é caracterizada por redução da força e endurance dos músculos respiratórios, bem como dos músculos dos membros inferiores e superiores, causando diminuição da capacidade e do desempenho à mobilidade e intolerância aos esforços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: A drenagem linfática manual é uma técnica específica de massagem cujo objetivo é drenar a linfa por meio dos vasos linfáticos, com especial aplicabilidade em pacientes com linfedema.
Disponível em: <https:/doi.org/10.1007/978-3-319-31738-0_13-1>.
Acesso em: 13 jul. 2019 (adaptado).

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A drenagem linfática manual compreende um conjunto de manobras lentas, rítmicas e leves que seguem o sentido retrógrado da drenagem, com o objetivo de desobstruir os vasos linfáticos e melhorar a absorção e o transporte dos fluidos.

II. A aderência cicatricial é uma barreira para a drenagem linfática manual, devendo ser tratada previamente com técnicas de mobilização tecidual.

III. A associação do enfaixamento compressivo multicamadas com a drenagem linfática manual evita que o líquido retorne pela ação da gravidade.

IV. O membro com linfedema deve permanecer em repouso e em elevação após a drenagem linfática manual, uma vez que a contração muscular é uma compressão externa que sobrecarrega a função dos linfangions.

V. A realização da drenagem linfática manual, associada ao uso diário de malha compressiva, é indicada, na ausência de tratamento prévio, para evitar a necessidade do enfaixamento compressivo quando o paciente não relatar tratamento prévio.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, IV e V.
E) I, II, III e V.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Os programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM) são considerados intervenções complexas envolvendo uma equipe multidisciplinar, com intervenções educacionais e comportamentais. Os exercícios físicos contribuem para a maior parte dos resultados.
Diretriz Sul-Americana de prevenção e reabilitação cardiovascular.
Arquivo Brasileiro de Cardiologia. v. 103, n. 2, Supl. 1,
Agosto 2014 (adaptado).

Considerando a atuação do fisioterapeuta nesse cenário, avalie as afirmações a seguir.

I. A fase III da RCPM, primeira etapa extrahospitalar, inicia-se imediatamente após a alta e/ou alguns dias após um evento cardiovascular ou uma descompensação clínica, tendo duração prevista de três a seis meses, sendo que, em algumas situações, pode estender-se por mais tempo, com três a cinco atendimentos semanais.

II. Programas de exercício para Insuficiência Cardíaca (IC) promovem progressivo aumento da capacidade funcional, requerendo aumento gradual da carga de trabalho de 40 a 70% do esforço máximo, por 20 a 45 minutos, três a cinco vezes por semana, por 8 a 12 semanas.

III. No teste cardiopulmonar, o limiar anaeróbico é o ponto ideal para o treinamento aeróbico em pacientes com IC, que deve ser associado a exercícios de resistência por grupos musculares, com benefícios funcionais na qualidade de vida, no balanço autonômico e no perfil neuro-humoral.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: O prontuário do paciente é o documento no qual constam, de forma objetiva, todas as informações sobre a saúde do paciente, como a descrição dos procedimentos adotados em cada atendimento e sua evolução, além de representar o meio de comunicação entre os membros da equipe multiprofissional de saúde, a fim de possibilitar a continuidade da assistência.

É dever de todos os profissionais de saúde, incluindo o fisioterapeuta, manter os registros do prontuário atualizados e legíveis, de forma que as informações nele contidas retratem de maneira fidedigna a condição do paciente e a assistência realizada.
Disponível em: <https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3177>.
Acesso em: 14 ago. 2019 (adaptado).

Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo fisioterapeuta, avalie as afirmações a seguir.

I. Na assistência fisioterapêutica domiciliar, o prontuário original fica sob os cuidados do fisioterapeuta, que deve deixar uma cópia de inteiro teor com o paciente, em domicílio.

II. Quando a assistência fisioterapêutica for prestada no âmbito de uma instituição, o fisioterapeuta fica dispensado de registrar os dados no prontuário fisioterapêutico quando essas informações já constarem no prontuário da instituição.

III. O fisioterapeuta deve permitir que o paciente ou o seu responsável tenham acesso ao prontuário, bem como deve fornecer as explicações necessárias à compreensão do paciente ou do responsável.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: Em um município de 35 000 habitantes, a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) identificou uma situação de encaminhamentos frequentes de bebês ao Serviço de Fisioterapia do Centro de Especialidades (CES) para estimulação precoce. Avaliando a situação com a equipe técnica, ela observou que as crianças, em sua maioria, não apresentavam nenhuma lesão ou diagnóstico de doença neurológica.

Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A avaliação do problema em conjunto com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a criação de um projeto de monitoramento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança e a orientação à comunidade com a equipe de saúde local são proposições viáveis, considerando-se os objetivos do NASF e da Atenção Primária de Saúde (APS).

PORQUE

II. A ESF, principal estratégia de reorganização da APS, possibilita uma vigilância efetiva frente às suspeitas de atraso no desenvolvimento infantil, uma vez que entende o indivíduo como singular e parte integrante de um contexto mais amplo - família e comunidade -, conforme a Política Nacional de Atenção Básica em Saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Lei Orgânica de Saúde de 1990, a saúde é considerada consequência das condições de vida, ou seja, não é obtida simplesmente por meio de assistência médica, mas, especialmente, pelo acesso a trabalho, salário justo, educação, habitação, saneamento básico, transporte, alimentação, lazer, cultura e sistema de saúde harmonioso e de qualidade. Essa acepção demanda considerar o ser humano um ser integral, e a saúde, um componente essencial para a qualidade de vida.
TÉDDE, C. et al. A compreensão da integralidade do cuidado pelos
fisioterapeutas da Atenção Primária à Saúde. Atas do Congresso
Ibero-Americano em Investigação Qualitativa,
v. 2, 2019 (adaptado).

Considerando a atuação do fisioterapeuta, assinale a opção que descreve uma prática profissional com valorização da integralidade e dos determinantes de saúde-doença.

A) Propor instrumentos de avaliação baseados nos aspectos fisiológicos e biomecânicos dos usuários, para estabelecer condutas adequadas sob os pontos de vista preventivo, curativo ou de reabilitação.

B) Promover prática de intervenção fisioterapêutica em ambulatório e hospital centrada na fisiopatologia e na mobilidade corporal.

C) Conduzir a intervenção do usuário no local de sua atividade laboral, disponibilizando os recursos tecnológicos de um centro especializado.

D) Implementar intervenções coletivas e/ou individuais de saúde que considerem os indicadores de risco do usuário, do grupo ou da comunidade envolvidos.

E) Encaminhar os problemas salariais, de saneamento e de transporte que envolvam a relação intersetorial, identificados no contexto da abordagem do usuário pelos profissionais da equipe.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: A Atenção Primária em Saúde (APS) configura-se como uma assistência que manuseia tecnologias de baixa complexidade no desenvolvimento de trabalhos de promoção e de prevenção à saúde.

Além disso, a APS é referência para a comunicação com toda a rede de atenção e é caracterizada pelo primeiro contato de uma relação terapeuta-usuário, tendo como intuito a integração de ações que visem à prevenção dos agravos e à promoção da saúde.

Essa forma de fazer e pensar a saúde garante uma abertura de espaço ideal para implementação e desenvolvimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs).
DOS SANTOS, V.; SANTOS, K.O.B. Fisioterapia e práticas integrativas
e complementares nos núcleos de apoio à saúde da família. Revista
Pesquisa em Fisioterapia, v. 7, n. 2, 2017 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Pautadas na visão holística de saúde e baseadas nas relações de vínculo e cuidado integral, as PICs são reconhecidas como ferramentas importantes para a abordagem das doenças e agravos não transmissíveis (DANT).

II. As PICs abordam o cuidado contínuo e humanizado, valorizando os mecanismos naturais de prevenção de agravos e a recuperação da saúde com foco no cuidado especializado e nos equipamentos disponibilizados pelo gestor.

III. Na abordagem das DANT, a fisioterapia é uma das profissões relacionadas na Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares de Saúde como recurso especializado para a prática reabilitadora.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O gráfico a seguir apresenta resultados (prevalências (%) e intervalos de confiança de 95% (hastes)) encontrados a partir de um diagnóstico médico realizado com adultos, acerca dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), por unidades da Federação.

OLIVEIRA, M.M. de et al. Problema crônico de coluna e diagnóstico de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) autorreferidos no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, 2015 (adaptado).

Considerando o gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O estado de São Paulo apresenta valores de prevalência de DORT mais próximos dos estados da região centro-oeste do que da região norte.

II. O estado que mais se aproxima da média do Brasil é a Bahia, ainda que tenha um intervalo de confiança maior.

III. Os estados da região sul apresentam a maior prevalência de DORT.

IV. A região nordeste apresenta a menor prevalência de casos referidos de DORT.

V. Os dados apresentados são compatíveis com estudos longitudinais ou de coorte.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) I, III e V.
D) II, III, IV e V.
E) I, II, IV e V.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: Uma jovem de 19 anos de idade foi atingida na região cervical por uma bala perdida, o que resultou em lesão completa da medula espinhal ao nível de C7.

Passada a fase de choque medular e dos cuidados iniciais por equipe multidisciplinar, foi encaminhada para o tratamento fisioterapêutico ambulatorial. No exame físico, identificou-se ausência da sensibilidade tátil e dolorosa abaixo da lesão, plegia compatível com o nível da lesão, espasticidade e hiperreflexia.

Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Durante o exame físico, o reflexo bicipital deverá estar exacerbado, enquanto o reflexo tricipital deverá apresentar-se normal.

II. Na avaliação da função respiratória, haverá comprometimento motor do músculo diafragma, o qual estará parcialmente paralisado nesse nível de lesão.

III. Com o treinamento adequado, a paciente deverá ser capaz de transferir-se para a cadeira de rodas com o auxílio de tábua de transferência, além de manusear cadeira de rodas motorizada para as atividades da vida diária.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: A discinesia escapular é um termo que se refere ao movimento disfuncional da escápula, sendo comumente observada nas lesões traumáticas ou não traumáticas do ombro. Tem sido demonstrado que a discinesia escapular é uma resposta inespecífica à condição dolorosa no ombro.

Suas causas incluem, dentre outros, a fraqueza e/ou o desequilíbrio muscular, a lesão nervosa e o déficit proprioceptivo. Devido à frequente associação da discinesia escapular com as disfunções do ombro, o fisioterapeuta deve ser capaz de identificar essa condição durante sua avaliação, para que o tratamento seja eficaz.

Considerando a avaliação da discinesia escapular, avalie as afirmações a seguir.

I. Na avaliação dinâmica, o paciente realiza a elevação e o abaixamento anterior ou lateral dos membros superiores, nas condições com ou sem carga e em velocidade lenta ou rápida, sendo analisado o ritmo escápulo-umeral.

II. No caso de encurtamento ou hiperatividade do músculo peitoral menor, nota-se o movimento excessivo de inclinação posterior do ângulo inferior e inclinação anterior do acrômio durante os movimentos dos membros superiores.

III. A inclinação posterior excessiva da borda superior da escápula é constatada no caso de encurtamento ou ativação muscular aumentada do músculo trapézio superior associada à fraqueza ou à hipoatividade do trapézio inferior.

IV. No caso de encurtamento ou ativação aumentada dos músculos serrátil anterior e trapézio inferior, identifica-se a proeminência posterior excessiva da borda medial da escápula, tanto na avaliação estática quanto na avaliação dinâmica.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: Cuidados Paliativos são uma abordagem para a melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam uma doença ameaçadora da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, a partir da identificação precoce e de impecável avaliação, bem como do tratamento da dor e de outros problemas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Better palliative care for older people.
Geneva (CH): WHO, 2004 (adaptado).

Considerando os aspectos éticos, bioéticos e a intervenção fisioterapêutica nos Cuidados Paliativos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os serviços de cuidados paliativos objetivam conceder à família a mesma atenção dispensada ao doente, pois ambos constituem a unidade de cuidados.

II. A reabilitação funcional tem como objetivo melhorar o prognóstico e a qualidade de vida, por meio da diminuição da dor, da dispneia e da fadiga, bem como da estabilidade emocional e do fortalecimento muscular.

III. Os pacientes e os familiares têm direito a informações sobre sua condição e opções de tratamento, devendo as decisões serem tomadas de maneira compartilhada, respeitando valores éticos e culturais.

IV. O planejamento terapêutico deve ser feito de maneira individual, baseado no prognóstico geral e no potencial de recuperação funcional, considerando o desejo e a motivação do paciente.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: As mudanças no perfil epidemiológico e nas estruturas organizacionais do sistema público de saúde brasileiro promovem a emergência de novos perfis profissionais, comprometidos ética e socialmente com os indivíduos que se vinculam aos serviços de saúde.

Permear o trabalho fisioterapêutico com compromisso social, humanização, integralidade e ética proporciona que o direito à saúde preconizado na Constituição e na Reforma Sanitária Brasileira seja mais palpável no ato de “cuidar”.
NAVARRO, J.H. N.; GHISLENI, A.P. A fisioterapia e as políticas públicas
de saúde na rede assistencial do Sistema Único de Saúde. In: MORSCH, P.;
PEREIRA, G. N.; BÓS, A. J. G. (Orgs.). Fisioterapia em gerontologia.
Porto Alegre: Rubio, 2018 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A inserção em programas como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e programas de Assistência Domiciliar demanda práticas voltadas para a integração, o que implica na superação do modelo biomédico, tecnicista e curativo.

PORQUE

II. O modelo de saúde vigente exige que os fisioterapeutas sejam capazes de identificar responsabilidades que vão além da execução de técnicas reabilitadoras, tais como práticas profissionais integradas com os demais setores da sociedade, permeadas de conhecimentos sobre saúde pública, ciências sociais, ciências da saúde e educação popular.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Nas últimas duas décadas, a gravidez na adolescência tornou-se um importante tema de debate e alvo de políticas públicas em praticamente todo o mundo.

O desenvolvimento de ações educativas relacionadas à saúde sexual e à saúde reprodutiva, baseadas nas demandas e nas necessidades trazidas pelos adolescentes, é fundamental.

No Brasil, a mudança de padrões da gravidez na adolescência está relacionada a vários fatores, como a implantação da Estratégia Saúde da Família e do Programa Saúde na Escola.
Disponível em: <http://www.saude.gov.br>. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).

Em relação à atuação do fisioterapeuta nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O fisioterapeuta promove a articulação de parcerias para o desenvolvimento de estratégias sistemáticas de busca ativa de adolescentes grávidas no território, acolhendo-as e realizando atendimento pré-natal.

II. O fisioterapeuta promove a articulação de estratégias, em redes intra e intersetorial, para o desenvolvimento de ambientes protetores às adolescentes grávidas, às mães e aos pais adolescentes, para garantia da sua permanência na escola, para acesso à profissionalização e ao primeiro emprego e para fortalecimento dos laços familiares.

III. O fisioterapeuta promove a articulação de ações intra e intersetoriais, fortalecendo uma intervenção individualizada, capaz de promover o desenvolvimento saudável de adolescentes e favorecer ambientes protetores.

IV. O fisioterapeuta promove a articulação de parceria com as famílias, conduzindo atividades de educação e saúde relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento de adolescentes, à saúde sexual e reprodutiva, à prevenção de violência e acidentes e à redução do uso abusivo de álcool e outras drogas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: Para os pacientes com tuberculose pulmonar, muitas vezes, o fim do tratamento medicamentoso não significa a cura completa.

Os indivíduos podem apresentar distúrbios ventilatórios e entre as complicações mais comuns estão o enfisema regional, as estrias atelectásicas e a fibrose pleural, que podem levar a lobectomia, toracoplastia ou pneumectomia, reduzindo, assim, sua tolerância ao exercício e, consequentemente, a qualidade de vida.

Além do comprometimento pulmonar, o emagrecimento causado pela doença leva a uma redução de massa muscular, podendo causar redução da força muscular respiratória.
BOTEZEL, D. M.; DOSSENA, L.O.; NAUE, W.S. Efeito de um programa de
fisioterapia em pacientes com tuberculose pulmonar.
Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, v. 1, n. 1, 2016 (adaptado).

Considerando o texto e os níveis de atenção à saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. A condição descrita no texto pressupõe a condução de um plano de intervenção pelo fisioterapeuta do NASF baseado na orientação de usuários e cuidadores em relação à atenção com a saúde e à adesão ao tratamento fisioterapêutico.

II. Em caso de tratamento cirúrgico, a necessidade de abordagem do fisioterapeuta do programa de atenção domiciliar (PAD), após alta hospitalar, deve ser levada em consideração para orientar usuários e cuidadores em relação à atenção com a saúde, à adesão ao tratamento fisioterapêutico, à intervenção em nível secundário e à indicação de reabilitação, quando necessário.

III. O atendimento do paciente tanto pelo fisioterapeuta do NASF quanto do PAD se faz necessário considerando demandas de intervenção em nível terciário de atenção à saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, e III.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: O contato físico entre jogadores, o gesto esportivo, as quedas e a sobrecarga são os mecanismos mais comuns de lesões no esporte.
ZUCKERMAN, S. L. et al. Injuries sustained in National Collegiate
Athletic Association men’s and women’s basketball, 2009/2010–
2014/2015. British Journal of Sports Medicine.
v. 52, n.4, 2016 (adaptado).

Considerando esses mecanismos e a atuação do fisioterapeuta, avalie as afirmações a seguir.

I. O treinamento sensório-motor multiintervencional é composto por exercícios de equilíbrio, pliometria, agilidade, resistência e exercícios específicos que reduzem a incidência de certos tipos de lesões esportivas em atletas durante o gesto esportivo.

II. A educação do gesto esportivo é o objetivo final do trabalho preventivo de lesões no esporte e deve englobar aspectos de força, coordenação e controle motor, para ensinar ao atleta as variáveis físicas que favorecem a mecânica econômica do movimento.

III. O mecanismo de lesão mais comum do tornozelo em atleta profissional de basquete é a inversão com flexão plantar do pé, que ocorre, principalmente, na aterrissagem do salto para a bandeja, do rebote ou do arremesso, quando o jogador cai sobre o pé do adversário ou do atleta da mesma equipe.

IV. O impacto do ombro do nadador pode ser causado durante a fase aérea, pela posição de flexão e rotação medial, e durante a fase aquática, quando a face palmar entra na água e quando o nadador faz hiperextensão e rotação medial, uma vez que causam elevação da cabeça do úmero.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: De acordo com a Sociedade Internacional de Continência, até 50% das mulheres, em alguma fase de suas vidas, terá incontinência urinária.

A cinesioterapia é um recurso fisioterapêutico utilizado para rearmonização e reeducação da musculatura do assoalho pélvico, por meio de contrações isoladas desses músculos, associadas com posicionamento adequado da pelve e respiração. Entretanto, o resultado do tratamento depende, dentre outros recursos, do conhecimento da função dos órgãos e da localização dos músculos pélvicos.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma das dificuldades da cinesioterapia é a incapacidade das pacientes de distinguir corretamente os músculos do assoalho pélvico, promovendo contrações de outros não relacionados, tais como o reto abdominal, o glúteo máximo e o adutor da coxa.

II. O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico é um dos tratamentos efetivos para pacientes com bexiga hiperativa de origem não neurológica.

III. O fator de continência mais importante é a rede de sustentação formada pelas fibras do músculo levantador do ânus que se ligam à fáscia endopélvica e circundam a vagina e a porção distal da uretra.

IV. Na elaboração dos exercícios, é recomendada a realização da manobra de valsalva, pois a contração isométrica auxilia no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

V. Com base nos sinais e sintomas, a incontinência urinária de esforço é a perda de urina que ocorre durante tosse, espirro ou esforço físico.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e IV.
B) I, II e IV.
C) I, III e V
D) III, IV e V.
E) I, II, III e V.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: As más condições de saúde musculoesquelética representam um risco ao envelhecimento saudável, por estarem relacionadas à dor persistente, ao comprometimento da mobilidade e à redução da qualidade de vida e do bem-estar mental.

O fisioterapeuta inserido no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) pode ser um agente de primeiro contato responsável por identificar a presença de condições que afetem a funcionalidade. Considerando a atuação do fisioterapeuta no NASF, no que concerne à atenção às condições musculoesqueléticas, avalie as afirmações a seguir.

I. O fisioterapeuta atua no acolhimento e na triagem das demandas de pacientes com dor e/ou limitação funcional.

II. O fisioterapeuta atua na territorialização e desenvolve ações de vigilância à saúde funcional para busca ativa de fatores de risco e vulnerabilidade.

III. O fisioterapeuta pode realizar, durante as visitas domiciliares, testes funcionais com base no desempenho, a fim de obter uma estratificação funcional do paciente.

IV. O fisioterapeuta realiza atendimento domiciliar nas condições que envolvam quadros de pós-operatório recente ou indivíduos impossibilitados de se deslocarem até a unidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: A bronquiolite aguda é uma infecção viral do trato respiratório que, frequentemente, acomete crianças com menos de dois anos de idade. A maioria dos casos é de média gravidade e tratada sem necessidade de internação. Entretanto, algumas dessas crianças apresentam dificuldades respiratórias mais graves e necessitam de hospitalização.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/
PMC6458017/pdf/CD004873.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).

Considerando a fisiopatologia da bronquiolite, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A infecção por bronquiolite aguda viral normalmente inicia-se com sintomas leves do trato respiratório superior, assemelhando-se a um resfriado comum, e, após alguns dias, pode afetar os bronquíolos distais, com sinais clínicos de taquipneia, tiragens, sibilos, crepitações e roncos.

PORQUE

II. Neonatos com bronquiolite viral apresentam maior produção de muco, edema peribronquiolar e infiltração de leucócitos, além de maior chance de colapso pelas pequenas vias aéreas e sacos alveolares em desenvolvimento, gerando um desequilíbrio na ventilação/perfusão que, normalmente, leva a hipoxemia e, em estágios avançados, a hipercapnia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Um homem de 52 anos de idade queixa-se de dor lombar há 3 meses e relata que, nesse período, apresentou febre várias vezes. Ele trabalha sentado e, quando levanta da cadeira, apresenta dificuldades para andar e agravamento da dor na região lombar.

O homem menciona que os músculos da região apontada ficam tensos e que a dor piora durante a noite. Diante das queixas, foi solicitado exame de ressonância magnética, cujas imagens são apresentadas a seguir.

enade-2019-fisioterapia-imagem-02
SOUZA, C.G., et al. Espondilodiscites piogênica e tuberculosa: aspectos
na ressonância magnética para o diagnóstico diferencial.
Radiol Bras. v. 46, n. 3, 2013 (adaptado).

Com a confirmação do diagnóstico de Espondilodíscite piogênica, o homem foi encaminhado ao serviço de fisioterapia para avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e programa de intervenção. O diagnóstico por imagem revelou acometimento segmentar de L5-S1 e do disco intervertebral interposto. A cultura do material puncionado no corpo vertebral revelou Staphylococcus aureus.

Considerando as atuais evidências científicas que atestam a sensibilidade e a especificidade de ferramentas para o diagnóstico fisioterapêutico, assinale a opção que apresenta o instrumento que deve ser aplicado pelo fisioterapeuta para relacionar a sensação de dor lombar com a atividade de mobilidade e a capacidade discriminativa.

A) Questionário de Incapacidade Lombar de Quebec (Quebec Back Pain Disability Questionnaire – QBPQ).

B) Questionário de Incapacidade Roland-Morris (Roland-Morris Disability Questionnaire – RMDQ).

C) Índice de Incapacidade Oswestry (Oswestry Disability Index – ODI).

D) Índice de Capacidade para o Trabalho (Work Ability Index - WAI).

E) SF-36 (Short Form 36 Health Survey Questionnaire - SF-36).

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: Uma mulher de 40 anos de idade apresentou pico hipertensivo acompanhado de AVE hemorrágico, foi entubada, acoplada ao ventilador mecânico, sedada e ficou em coma induzido por 10 dias. Após esse período, foi retirada a sedação por meio do despertar diário, sendo extubada sem complicações.

A paciente foi, então, colocada em macronebulização contínua através de máscara de Hudson, com oxigênio a 3L/min. O nível de consciência manteve-se preservado e ela respondeu às solicitações verbais coerentemente. Devido ao grau de complexidade apresentado, a mobilização precoce precisou ser realizada com segurança.

Considerando a implementação da mobilização precoce e a intensidade dos exercícios, assinale a opção que apresenta as primeiras atividades que devem ser realizadas.

A) Transferência do leito para a poltrona, exercícios na poltrona e caminhada.

B) Uso de cicloergômetro no leito e posicionamento sentado na borda do leito.

C) Mobilização passiva, exercícios ativo-assistidos e ativos.

D) Mudanças de decúbito e posicionamento funcional.

E) Ortostatismo e caminhada estática.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: O desempenho funcional durante a marcha é um dos itens avaliados para prescrição de órteses. Avaliam-se, principalmente, os três períodos de transição durante a fase de apoio da marcha apresentados na figura a seguir.

LUSARDI, M. M. Principles of Lower Extremity Orthosis. In: LUSARDI,
M. M.; JORGE, M.; NIELSEN, C. C. (Orgs.). Orthotics and Prosthetics
in Rehabilitation-E-Book. Philadelphia:
Elsevier, 2013 (adaptado).

Com base na figura, avalie as afirmações a seguir sobre como os diferentes tipos de órteses de membros inferiores podem interferir nessas três transições.

I. A supramaleolar mantém o tornozelo em alguns graus de flexão plantar, o que facilita a capacidade da tíbia de avançar sobre o pé (A).

II. A órtese tornozelo pé (OTP) rígida prejudica a terceira transição (C), pois dificulta o rolamento do peso corporal sobre a primeira articulação metatarsofalangeana.

III. A fita proximal da OTP rígida evita a progressão da tíbia para frente sobre o pé que suporta o peso durante a fase de apoio (A), prejudicando a segunda transição.

IV. A OTP articulada restringe a capacidade da tíbia de avançar sobre o pé na segunda transição (B), criando um momento extensor que estabiliza o joelho durante o apoio.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: A presença de fisioterapeutas em unidades e serviços de urgência e emergência é recente no cenário brasileiro da atenção à saúde.

Nesse contexto, começam a surgir evidências positivas da atuação desses profissionais, como, por exemplo, na redução do tempo de intubação orotraqueal e de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, o que repercute em um menor número de complicações respiratórias e motoras, e reflete na redução das taxas de infecção e do tempo de internação hospitalar.
DE PAIVA, D. R. et al. Inserção e atuação de fisioterapeutas residentes
em um serviço de emergência hospitalar: relato de experiência.
Revista Pesquisa em Fisioterapia,
v. 7, n. 2, 2017 (adaptado).

Considerando os níveis de atenção e complexidade em saúde, avalie as afirmações a seguir.

I. A atuação do fisioterapeuta em unidades de pronto atendimento envolve práticas consideradas de alta complexidade e de atuação breve, considerando a natureza do serviço.

II. A atuação do fisioterapeuta envolve atendimento pré-hospitalar, ou seja, a assistência à saúde prestada antes da chegada do paciente ao hospital de referência para a realização do tratamento definitivo.

III. A atuação do fisioterapeuta nos níveis de alta complexidade (pré-hospitalar ou hospitalar) exige que o profissional imprima em seu trabalho uma visão integrada e humanizada do paciente e de seu universo, em sintonia com a equipe de saúde.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: O uso de imagens de pacientes comparando o antes e o depois de tratamentos fisioterapêuticos diversos tem sido corriqueiro por parte de profissionais em todo Brasil, principalmente em redes sociais para divulgar um serviço.

Acerca desse tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fisioterapeuta deve se promover publicamente, em qualquer meio de comunicação, de acordo com o Código de Ética, no qual fica proibido divulgar casos clínicos identificáveis e/ou exibir o paciente ou sua imagem em anúncios profissionais, salvo quando autorizado pelo paciente ou responsável e quando respeitada a identidade do indivíduo.

PORQUE

II. É proibido ao fisioterapeuta inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de trabalho, nome, endereço, fotografia ou qualquer outra referência que possibilite a identificação do paciente, salvo para divulgação em comunicações e eventos acadêmico-científicos, com a autorização formal do paciente ou do responsável legal.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Um homem de 61 anos de idade, sedentário e com hipertensão arterial sistêmica (HAS) há 15 anos, foi encaminhado para a Unidade Básica de Saúde.

Após o acolhimento na unidade, o paciente relatou que é ex-tabagista e faz uso de bebida alcoólica com certa frequência. Na última aferição realizada em domicílio, apresentou pressão arterial de 160x110 mmHg. No fim da entrevista, o fisioterapeuta convidou o paciente e os familiares para participarem da sala de espera sobre HAS.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As intervenções educacionais em saúde, para indivíduos com HAS, objetivam melhorar hábitos e condições de vida, além de prevenir danos sistêmicos que potencialmente conduziriam os hipertensos à perda da independência e da funcionalidade.

II. As reuniões em grupo para indivíduos com HAS criam oportunidades para que eles entendam a doença e a função das terapias medicamentosa e não medicamentosa, e também contribuem para o aumento da adesão ao tratamento e dos cuidados com a saúde.

III. As orientações fisioterapêuticas sobre a prática regular de exercícios aeróbicos com intensidade leve, entre 70 e 80% da frequência cardíaca máxima, visam a controlar os níveis pressóricos, prevenir a HAS e melhorar a qualidade de vida.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: A ferida cirúrgica interfere negativamente na qualidade de vida do indivíduo, uma vez que pode provocar dor crônica e limitação de movimento.

Apesar de muitos recursos disponíveis para o tratamento, promover o reparo tecidual é um desafio para os profissionais da área da saúde.

A fisioterapia dispõe do recurso de laser de baixa potência para reduzir perdas de tensão tecidual pós-cirúrgicas.
KUFFER, D.P. Photobiomodulation in promoting wound healing:
a review. Regenerative Medicine. v. 11, n. 1, 2016 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O laser de baixa potência, com comprimento de onda entre 620 e 685 nm, apresenta efetividade na reparação da deiscência cicatricial quando aplicado diariamente e pontualmente nas bordas da cicatriz e na forma de varredura sobre a ferida.

PORQUE

II. O laser de baixa potência é um recurso para tratar e prevenir as deficiências cicatriciais, com o objetivo de promover a migração de células epiteliais e a angiogênese no local da aplicação, além de favorecer a circulação sanguínea e a síntese proteica, contribuindo para a propriedade de tração tecidual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é a justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: A artrogripose múltipla congênita caracteriza-se pela presença de três ou mais articulações rígidas e tem caráter não progressivo. As articulações mais comumente acometidas são as dos membros inferiores, sendo possível encontrar contraturas em articulações dos membros superiores, como cotovelos e punhos.

As crianças com essa condição de saúde podem apresentar desde dificuldade de manuseio de objetos até dependência de dispositivos para locomoção assistida, o que pode comprometer atividades próprias da infância, como brincar e, até mesmo, frequentar ambiente escolar não adaptado.

Os objetivos fisioterapêuticos para esses casos incluem promover a maior independência possível para a participação da criança em atividades individuais e coletivas em cada etapa do seu desenvolvimento, respeitando sempre os limites impostos pela deficiência.

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A principal deformidade causada pela artrogripose é o pé equino-varo, sendo que, no pósoperatório, o fisioterapeuta deve prescrever e orientar exercícios de mobilização, alongamentos e o uso de órtese suropodálica em tempo integral.

II. O fisioterapeuta deve observar o contexto social da criança para a prescrição adequada e a orientação do uso de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, andadores e/ou muletas.

III. Nas deformidades de flexão de joelho, após a correção cirúrgica, devem-se prescrever órteses longas do tipo órtese joelho tornozelo pé (OJTP), sem cinto pélvico.

IV. As crianças com bom prognóstico de marcha apresentam tronco sem deformidades, força muscular mínima de grau 3 nos músculos dos membros superiores e são capazes de utilizar recursos auxiliares de marcha, como muletas e andadores.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,392,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1433,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,391,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8630,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61640,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Fisioterapia com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Fisioterapia com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYqhUtSU5jusSXlIIXd82WvZdNTBANMbEykgwyDTZzVKXcJHoqMF3axJyvJsl2hm5ZJPvNQFHYI_kSQM3wQslI2mi6mG2SakowI-RmbDsfdf0hNPa1aqB6Doz_9dkfWOJMZrK94NRzWhQ/s1600/prova-do-enade-2019-fisioterapia-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYqhUtSU5jusSXlIIXd82WvZdNTBANMbEykgwyDTZzVKXcJHoqMF3axJyvJsl2hm5ZJPvNQFHYI_kSQM3wQslI2mi6mG2SakowI-RmbDsfdf0hNPa1aqB6Doz_9dkfWOJMZrK94NRzWhQ/s72-c/prova-do-enade-2019-fisioterapia-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-fisioterapia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-fisioterapia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo