Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Agronegócio com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Agronegócio com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regime internac...
prova-do-enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Agronegócio com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Tecnologia em Agronegócio

QUESTÃO 09
ENADE 2019: O Guia InNat é um aplicativo que fornece imagens e informações sobre as características físicas e a atuação de agentes naturais de controle de pragas (predadores e parasitoides).

Essa tecnologia oferece subsídios para que agricultores e técnicos possam identificar controladores naturais de pragas presentes nos cultivos agrícolas e, assim, efetuar o controle biológico de forma isolada ou conjunta com outros métodos, propiciando a redução da ocorrência de pragas, a diminuição da dependência de insumos externos e a ausência de resíduos de pesticidas nos produtos agrícolas e no ambiente.
Disponível em: <https://www.embrapa.br>.
Acesso em: 28 jul. 2019 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Guia InNat auxilia no reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas e orienta o usuário sobre pesticidas e dosagens a serem utilizados para o controle.

II. O uso de softwares na agricultura auxilia no controle de pragas e, também, informa sobre as condições meteorológicas e climatológicas, contribuindo para evitar perdas na produção.

III. A agricultura de precisão é um sistema de administração das informações do campo que utiliza a tecnologia e, por isso, propicia controle melhor e mais eficaz da produção agrícola.

É correto o que se afirma em

A) l, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 10 - ANULADA.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Em uma empresa, a análise de investimentos deve ser criteriosa e seus resultados devem ser claros para todos os envolvidos.

Faz-se necessário, para tanto, determinar com precisão os seguintes aspectos: quais serão os investimentos totais e seus componentes; quais serão os custos efetivamente envolvidos; quais benefícios são esperados do investimento; qual é o retorno estimado; o que significa taxa de retorno; e outros critérios de avaliação que sejam pertinentes.
GOMES, J. M. Elaboração e análise de viabilidade
econômica de projetos: tópicos práticos de finanças para
gestor não financeiro. São Paulo: Atlas, 2012 (adaptado).

A tabela a seguir apresenta o resultado da análise financeira realizada em 2015 para um consórcio de seringueira e cacau.

SOARES, N. S.; DA SILVA, M. L. Análise econômica do
consórcio seringueira-cacau no sul da Bahia, 2015.
Rev. de Economia Agrícola, São Paulo, v. 64,
n. 1, p. 21-35, jan.-jun. 2017 (adaptado).

Com base na tabela apresentada e considerando uma taxa de desconto de 10% ao ano, avalie as afirmações a seguir.

I. A razão B/C foi maior que 1, indicando que as receitas superam os custos.

II. O retorno financeiro do projeto será de R$ 1,27 para cada R$ 1,00 investido.

III. Por meio dos indicadores apresentados, é possível concluir que o consórcio de seringueira e cacau é viável e lucrativo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Empreendimentos rurais que atuam na produção de grãos diferem de outras atividades comerciais por terem ciclo de produção mensalmente irregular. Assim, não lhes é característico realizar vendas e compras diárias, o que exige dos gestores do agronegócio um planejamento eficiente do fluxo de caixa.

A figura a seguir apresenta o fluxo de caixa (em dias) de uma produção de soja que ocorre nas seguintes condições: (i) compra de insumos para o plantio, com prazo de pagamento de 90 dias; (ii) término do plantio 15 dias após a compra dos insumos; (iii) término da colheita 130 dias após o término do plantio; e (iv) prazo de recebimento da venda do produto 60 dias após a colheita.

enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-imagem-02

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o prazo do fluxo de caixa é de

A) 205 dias.
B) 190 dias.
C) 150 dias.
D) 145 dias.
E) 115 dias.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: A modernização da agricultura e da pecuária propiciou a mecanização da lavoura e a introdução de novas técnicas de manejo, bem como a intensificação do uso de agrotóxicos e defensivos.

Assim, os riscos de acidentes e a sua potencial gravidade foram elevados, já que, no passado, limitavam-se àqueles envolvendo equipamentos manuais.

Por isso, o cumprimento das normas relacionadas à saúde e à segurança dos trabalhadores rurais está sendo cada vez mais exigido pelos mercados compradores.
Disponível em: <http://www.folhaagricola.com.br/artigo/>.
Acesso em: ago. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As normas de segurança e saúde no trabalho rural não podem ser negligenciadas, sendo de fundamental importância o treinamento da equipe sobre os possíveis riscos e acidentes da atividade.

PORQUE

II. Os trabalhadores da agricultura e da pecuária estão constantemente expostos a inúmeros agentes físicos, químicos e biológicos que podem causar acidentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: A forma de encerramento dos contratos futuros é um dos elementos que os diferenciam dos contratos a termo, em que as operações são liquidadas diretamente entre as partes e o risco de não cumprimento das obrigações dos contratos é assumido por ambas as partes, sem o amparo de qualquer tipo de sistema de garantia.

Por outro lado, as operações com derivativos padronizados (contratos futuros) são liquidadas em câmaras de compensação ligadas às bolsas.
Disponível em: <http://www.cvm.gov.br>.
Acesso em: jul. 2016 (adaptado).

Em relação às formas de encerramento de contratos futuros, é correto afirmar que,

A para um especulador que deseje ganhar dinheiro no mercado futuro, o ideal é o encerramento do contrato por liquidação física.

B) para um produtor que tenha negociado contratos futuros de venda de soja e esteja situado próximo à região de entrega da mercadoria estipulada no contrato, o ideal é o encerramento do contrato por liquidação financeira.

C) para uma agroindústria que tenha negociado contratos futuros de compra de milho e esteja situada próximo à região de entrega da mercadoria estipulada no contrato, o ideal é o encerramento do contrato por reversão de posição.

D) para um produtor que tenha negociado contratos futuros de venda de soja e esteja situado longe da região de entrega da mercadoria estipulada no contrato, o ideal é o encerramento do contrato por liquidação física.

E) para uma agroindústria que tenha negociado contratos futuros de compra de café e esteja situada longe da região de entrega da mercadoria estipulada no contrato, o ideal é o encerramento do contrato por reversão de posição.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: Um fazendeiro produtor de café decidiu verticalizar algumas atividades de sua propriedade, com o objetivo de agregar valor ao seu produto.

Ele espera que o retorno do seu investimento nessas atividades seja superior a 3% ao ano, em relação à média da taxa básica de juros de 11,45% ao ano dos últimos três anos.

Com base em seu objetivo, o fazendeiro solicitou propostas de financiamento em três empresas distintas. O resumo dessas propostas é apresentado na tabela a seguir.

Entradas de caixa

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O retorno do investimento esperado pelo proprietário da fazenda fica comprometido em relação ao VPL nas três propostas apresentadas pelas empresas.

II. O projeto 3 é a mais eficiente financeiramente, uma vez que possui VPL mais aproximado ao valor do investimento.

III. Se o proprietário da fazenda espera que o retorno do investimento seja superior em 3% ao ano em relação à média da taxa básica de juros dos últimos três anos, a taxa mínima de atratividade a ser considerada é de 14,45% ao ano.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: O agronegócio é definido como um sistema que integra operações envolvidas na fabricação e na distribuição de suprimentos agrícolas; operações de produção na fazenda; e o armazenamento, o processamento e a distribuição dos produtos agrícolas e itens fabricados a partir deles.

Nessa concepção, os elementos que compõem a cadeia produtiva são identificados em três grandes segmentos: (i) antes da porteira; (ii) dentro da porteira; e (iii) depois da porteira. Assim, fomentar práticas ambientais adequadas que atendam aos desafios do desenvolvimento sustentável é responsabilidade de toda a cadeia produtiva.
TOMÉ, L. H. P. Coordenação de redes no agronegócio.
Maringá: UniCesumar, 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O segmento dentro da porteira é constituído pelas etapas de agroindustrialização e comercialização dos produtos agropecuários para o consumidor final.

II. O segmento depois da porteira, que envolve a produção agropecuária, tem relação direta com a agregação de valor na cadeia produtiva.

III. O segmento antes da porteira é representado pelas indústrias, pelas empresas produtoras de materiais genéticos e pelos distribuidores de insumos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O cooperativismo possibilita melhores relacionamentos econômicos e contratuais entre diversos agentes responsáveis pelos negócios do sistema agroindustrial, e compreende a produção dos insumos, a produção agrícola, o processamento e a distribuição do produto processado até o consumidor.
TAVARES, M. F. F. Introdução à gestão do agronegócio.
2. ed. São Paulo: Grupo A educação, 2018 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os princípios do cooperativismo são a solidariedade, a igualdade, a democracia e a fraternidade.

II. O peso do voto do associado nas assembleias é definido com base na sua cota-capital.

III. Nas empresas cooperativas, o cooperado assume, concomitantemente, os papéis de cliente, de proprietário e, também, de gestor.

IV. A cooperativa possui o objetivo principal de intermediar a relação entre o cooperado e o mercado, integrando o produtor à cadeia produtiva e viabilizando o seu desenvolvimento.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, lll e IV, apenas.
E) l, II, lll e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: A análise financeira de uma agroindústria de processamento inicia-se pela definição do seu volume de produção.

A tabela a seguir apresenta o exemplo do custo anual dos materiais diretos de uma agroindústria de processamento para produção de vinho, que tem instalações e maquinários para a produção de 5 000 garrafas por ano, mas atualmente está produzindo 3 000 garrafas.

Custo anual dos materiais diretos

Custo anual dos materiais diretos
Disponível em: <https://www.sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/
FontesHTML/Graspa/SistemaProducaoGraspa/custo.htm>.
Acesso em: ago. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Se a empresa conseguir aumentar a produção anual para 5 000 garrafas, alcançando o potencial produtivo da estrutura, será possível diluir os custos fixos da produção.

II. Com o aumento da produção anual de garrafas, os custos totais da compra de rolhas e rótulos também podem aumentar, o que os caracteriza como custos variáveis.

III. Como as garrafas são embaladas individualmente em caixas de papelão, se a produção de garrafas subir para 5 000, serão utilizadas 5 000 caixas, caracterizando-se, então, as caixas como custos fixos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: De modo geral, os países buscam a integração econômica para atingir resultados que, de forma individual, não obteriam. Porém, embora as relações econômicas internacionais atuais estejam firmadas no princípio da liberdade de circulação de bens e na livre concorrência, a abertura e a multilateralização comercial podem gerar protecionismo.

Nesse sentido, é importante conhecer a regulamentação das barreiras técnicas no direito internacional, principalmente as medidas fitossanitárias e a sua aplicação pelos Estados que integram a Organização Mundial do Comércio.
CARDOSO, O. V. As barreiras fitossanitárias no comércio internacional
e sua regulamentação na OMC. Revista Parahyba Judiciária.
João Pessoa, ano 6, n. 7, p. 69, 2008 (adaptado).

Em relação às barreiras sanitárias, avalie as afirmações a seguir.

I. As medidas sanitárias, chamadas de barreiras de biossegurança, são do gênero das barreiras tarifárias e implicam em tarifas que variam de valores considerados baixos até os mais altos.

II. A finalidade principal da barreira sanitária é prevenir a contaminação e a disseminação de pragas, pestes, moléstias ou doenças que sejam capazes de afetar o meio ambiente do território interno.

III. As barreiras sanitárias caracterizam-se pelas exigências ou limitações impostas à entrada de animais, vegetais e seus derivados no território de um determinado país.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: No agronegócio brasileiro, a busca por maior eficiência na utilização de fatores produtivos que atendam às demandas da sociedade e aos objetivos do desenvolvimento sustentável têm conduzido os produtores a estabelecer uma nova dinâmica espacial, realçando a importância da formação de aglomerações produtivas no desempenho competitivo e inovativo, principalmente quanto às questões da dimensão local e da proximidade espacial. Um exemplo dessas aglomerações é o Arranjo Produtivo Local (APL).
Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/
article/view/5>. Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Considerando as especificidades de atuação dos APLs para o fomento da competitividade e do desenvolvimento sustentável no agronegócio, avalie as afirmações a seguir.

I. Um APL envolve cooperação e mecanismos de governança, bem como trabalho em conjunto e relações de parceria que possibilitam ampliar a competitividade dos pequenos produtores.

II. Os APL são formados por um conjunto de atores econômicos, políticos e sociais localizados em uma mesma região, que desenvolvem atividades produtivas especializadas em um determinado setor e que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

III. A decisão por atuar em um APL é vantajosa, pois atividades coletivas voltadas para vender mais e diminuir custos promovem o aumento da competitividade e determinam a dinâmica de desenvolvimento local do arranjo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: Algumas ferramentas de gestão da qualidade podem ser utilizadas para a padronização das atividades, segurança alimentar e segurança do trabalhador, como o procedimento operacional padrão (POP).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O POP é um documento organizacional que apresenta a sequência do trabalho a ser executado.

II. O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento por meio da padronização e da minimização dos desvios na execução da atividade.

III. O POP possui como característica a linguagem simples, clara e objetiva, para que o documento possa ser entendido e aplicado por todos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: Entre as inovações tecnológicas que possuem aplicabilidade na agricultura e na pecuária, destacam-se os drones que ganharam maior visibilidade especialmente na última década.

Tal recurso destaca-se em função de seu custo relativamente baixo e por sua versatilidade, pois pode auxiliar em inúmeras atividades cotidianas em uma propriedade rural.

Nesse contexto avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização de drones mais comum destina-se à análise da plantação, uma vez que podem ser associados a softwares específicos que auxiliam na análise das imagens captadas.

II. A utilização de drones pode auxiliar na separação de lotes de animais em um rebanho bovino no campo ou de cultivares numa lavoura.

III. A utilização de drones pode servir para monitorar o desmatamento e encontrar nascentes, pois o sobrevoo oferece uma visão ampla de lugares distantes e de difícil acesso.

IV. A utilização de drones pode auxiliar no processo de comercialização das propriedades rurais, uma vez que é possível gravar imagens e divulgá-las para os interessados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: A Instrução Normativa Conjunta n. 02, de 07 de Fevereiro de 2018, estabelece os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos.

A IN n. 02 dispõe que a rastreabilidade deve ser assegurada através de cada ente da cadeia produtiva em todas as etapas sob sua responsabilidade. Os registros de cada ente devem conter, no mínimo, as informações obrigatórias nela dispostas.
BRASIL. Instrução Normativa Conjunta n. 02. Diário Oficial da
União, n. 28, Brasília-DF, 8 fev. 2018. pp. 148-149 (adaptado).

Considerando as informações que devem constar nos registros para a rastreabilidade, avalie as afirmações a seguir.

I. São informações obrigatórias a serem registradas e arquivadas pelo ente anterior na cadeia produtiva: nome do produto; variedade ou cultivar; quantidade do produto expedido; identificação do lote; data de expedição do produto vegetal; informações do comprador.

II. São informações obrigatórias a serem registradas e arquivadas pelo ente anterior na cadeia produtiva: nome do produto; variedade ou cultivar; quantidade do produto recebido; identificação do lote; data de recebimento do produto vegetal; informações do fornecedor.

III. São informações obrigatórias a serem registradas e arquivadas pelo ente anterior na cadeia produtiva: nome do produto; variedade ou cultivar; quantidade do produto recebido; quantidade do produto expedido; data de recebimento do produto vegetal; informações do transportador.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Novos produtos são constantemente lançados como estratégias comerciais, na busca do destaque em um mercado competitivo e globalizado.

Os recursos tecnológicos aumentam a chance de tornar esses produtos competitivos no setor agroalimentar, possibilitando o aumento das exportações e contribuindo, assim, para um saldo positivo no balanço do comércio exterior.
Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br>.
Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

Nesse contexto e considerando a produção agroindustrial vegetal, avalie as afirmações a seguir.

I. O processamento de polpa de fruta atende a um padrão nacional, válido para diferentes tipos de empresas.

II. A polpa de fruta é um produto primário da agroindústria, sendo, muitas vezes, fornecida a outras indústrias de processamento.

III. As técnicas de processamento de produtos vegetais são diversas e variam conforme a espécie, o tipo de corte, a temperatura, as doses de produtos para higienização e os tipos de embalagens.

IV. Compota ou fruta em calda é o produto sujeito a cozimento, envasado em lata ou vidro, coberto com calda de açúcar, fechado em recipiente e submetido a um tratamento térmico adequado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: O comércio brasileiro de cargas vivas encontra-se em crescimento pleno, movimentando bovinos para diversos países, cavalos de raça para a Holanda, peixes ornamentais para a República Tcheca e Hong Kong (na China), frangos para a Malásia, galinhas para Sri Lanka e Madagascar, entre outros.

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços revelam que, com a exportação de cargas vivas, em 2017 o país movimentou mais de 22 milhões de animais e mais de 1,2 bilhão de reais.
Disponível em: <https://www.abtc.org.br>.
Acesso em: 28 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as especificidades da exportação de animais vivos, avalie as afirmações a seguir.

I. Antes dos animais serem embarcados em seu ponto de partida, eles são reunidos e isolados em estabelecimentos pré-embarque para que sejam realizados os procedimentos sanitários exigidos pelos países importadores.

II. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emite um certificado zoossanitário para atender às normas brasileiras e às condições sanitárias exigidas pelo país importador.

III. A carga viva passa por um processo de quarentena e depois recebe um documento, expedido por um médico veterinário, que libera os animais para exportação.

IV. Cada animal a ser exportado é identificado de forma individual com dispositivo eletrônico associado ao estabelecimento de origem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: As embalagens e os materiais destinados ao contato com alimentos podem transferir a eles substâncias que representam risco à saúde dos consumidores.

Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relaciona os materiais que apresentam requisitos que garantem a segurança de seu uso.

Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.

I. As embalagens devem, obrigatoriamente, ser registradas na Anvisa.

II. A legislação sanitária de embalagens está organizada por tipo de material: plástico, celulósico, metálico, vidro, têxtil e elastomérico.

III. A escolha do material e do tipo de embalagem é responsabilidade do fabricante do alimento em função das características do produto e da vida-de-prateleira pretendida.

IV. Quando o material utilizado na embalagem for PET pós-consumo reciclado (PET PCR), o fabricante do alimento ou da embalagem deve solicitar ao fornecedor do material o registro ou a autorização da Anvisa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: É cada vez mais importante a contribuição das mulheres do campo, das florestas e das águas para a produção de alimentos saudáveis, para a segurança e a soberania alimentar e para o desenvolvimento rural sustentável e solidário do país.

Nesse sentido, o Governo Federal tem implementado e ampliado políticas públicas para as mulheres do meio rural no Brasil. São políticas que garantem os direitos e o acesso à documentação, à terra, ao crédito, à organização produtiva, à produção agroecológica, aos serviços de assistência técnica e extensão rural, à comercialização e agregação de valor à produção, à participação na gestão, ao desenvolvimento territorial e à manutenção da memória coletiva e dos conhecimentos tradicionais.
Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/
files/ceazinepdf/POLITICAS_PUBLICAS_PARA_MULHERES_RURAIS_NO_
BRASIL.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as políticas públicas de fomento à participação da mulher no agronegócio brasileiro, assinale a opção que define corretamente o Pronaf Mulher.

A) É um conjunto de ações para o fortalecimento da participação das mulheres nos territórios e na agenda de desenvolvimento rural, buscando ampliar o acesso às políticas públicas de inclusão social e econômica.

B) É uma linha de crédito específica que tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho das mulheres do meio rural na agricultura familiar e nos assentamentos da reforma agrária, oferecendo mais oportunidades para que desenvolvam atividades econômicas.

C) É um programa que tem por objetivo fortalecer as organizações produtivas das trabalhadoras rurais, incentivando a troca de informações, conhecimentos técnicos, culturais, organizacionais, de gestão e de comercialização.

D) É uma modalidade do crédito para instalações e construções, que tem como objetivo promover a inserção e a participação das mulheres na dinâmica produtiva e econômica, bem como contribuir para a igualdade entre mulheres e homens no meio rural.

E) É uma política complementar de reforma agrária que financia a aquisição de imóveis rurais que não podem ser desapropriados, para exploração em regime de economia familiar por trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra ou com pouca terra.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: As decisões de comercialização estão entre as principais atividades gerenciais do agronegócio, já que as perdas decorrentes de uma comercialização deficiente podem inviabilizar uma atividade produtiva.

Se a demanda por produtos agroindustriais é caracterizada por uma relativa estabilidade, o mesmo não ocorre em relação aos produtos agrícolas. Desta forma, os participantes das atividades agroindustriais (empresas, mercado, governo, etc.) desenvolvem mecanismos para a comercialização desses produtos de modo a dar conta dos problemas característicos do mercado.
AZEVEDO, P.F. Comercialização de produtos agroindústriais. In: de
BATALHA, M.O. (Coord.). Gestão Agroindustrial. 3 ed. São Paulo,
Atlas, 2010 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os contratos futuros e o mercado de opções têm o papel de reduzir a incerteza com relação ao comportamento do preço de uma série de produtos, sendo que os contratos futuros especificam o período para a entrega, o lugar e o objeto transacionado, enquanto o mercado de opções garante o direito de compra ou de venda de um determinado ativo no prazo estipulado, com um valor preestabelecido.

II. Uma das políticas públicas que buscam assegurar e regular a produção, a comercialização, o abastecimento e a armazenagem no mercado interno é a Lei Agrícola, sob o controle da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável, por exemplo, pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

III. Um dos pontos importantes na comercialização e na logística de produtos agrícolas é o estoque para especulação sazonal de produtos que podem esperar um melhor preço para venda, ou que são de demanda sazonal, como o café e o milho, por exemplo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 29
ENADE 2019: A agricultura orgânica pode ser descrita como um sistema holístico de produção que promove e melhora a saúde do agroecossistema, incluindo a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo.

Além disso, esse sistema prioriza o uso de práticas de manejo dentro da propriedade agrícola em lugar do uso de insumos externos, aproveitando métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento de materiais sintéticos.
Disponível em: <https://www.ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/
bitstream/item/187599/1/CLV18008.pdf>.
Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).

Considerando a certificação da produção orgânica, avalie as afirmações a seguir.

I. A certificação da produção orgânica é de fundamental importância para a garantia da qualidade desse tipo de produto.

II. A certificação é um procedimento pelo qual se assegura que um produto, processo ou serviço obedece determinados requisitos.

III. O produtor que utiliza fertilizantes químicos e sementes transgênicas pode receber a certificação de produção orgânica, desde que esses insumos externos atinjam menos que 70% da produção ou da área.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: A gestão logística e a cadeia de suprimentos no agronegócio envolvem a atuação integrada de fornecedores de insumos, transporte, agricultores, processadores, comerciantes e mercado consumidor.

Já a logística reversa, constitui-se de ações destinadas à coleta e à restituição dos resíduos sólidos do consumidor final ao fornecedor, para destinação ambientalmente adequada.

No agronegócio, a logística reversa é fundamental no descarte de embalagens de pesticidas, por exemplo.
PARDO, P. Logística aplicada ao agronegócio. Maringá:
UniCesumar, 2017 (adaptado).

Considerando a logística reversa de embalagens de pesticidas/agrotóxicos, avalie as afirmações a seguir.

I. As embalagens rígidas, que contêm formulações miscíveis ou dispersíveis em água, devem ser submetidas à operação de tríplice lavagem ou tecnologia equivalente no prazo de 30 dias após o uso, conforme orientação constante em seus rótulos, bulas ou folheto complementar.

II. O descarte ambientalmente correto das embalagens rígidas de pesticidas/agrotóxicos é previsto na legislação brasileira, com o objetivo de evitar a contaminação com produto residual e minimizar os impactos ambientais.

III. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pesticidas/agrotóxicos e de suas embalagens, assim como de outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitui resíduo perigoso, devem estruturar e implementar sistemas de logística reversa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: As práticas relacionadas à produção agrícola estão em constante profissionalização, buscando inovações para melhorar a qualidade, produzir mais e ter mais lucros.

A agricultura de precisão vai ao encontro desses objetivos, uma vez que visa auxiliar os produtores e fortalecer ações de pesquisa, ensino e desenvolvimento de tecnologias.
Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/noticias/comissaobrasileira-
de-agricultura-de-precisao-se-reune-na-quarta-feira-nomapa>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A agricultura de precisão tem como objetivo aumentar a eficiência do manejo no campo, necessitando de mão de obra qualificada para o manuseio dos equipamentos.

II. O tamanho da propriedade ou da área de produção é um dos fatores considerados na implementação da agricultura de precisão, já que em propriedades pequenas tende a ser inviável economicamente.

III. Os três aspectos principais que caracterizam a agricultura de precisão são: a revolução gerencial; a tecnologia de informação; e o auxílio na redução de impactos ambientais.

IV. A utilização de tecnologias da agricultura de precisão tem como potenciais benefícios o aumento da capacidade de prever variações climáticas e a identificação dos pontos mais produtivos do solo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e ll.
B) I e III.
C) II e lV.
D) I, III e IV.
E) II, III e lV.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: A rastreabilidade possibilita conhecer a história de um alimento em cada segmento da cadeia de produção, ou seja, poder seguir o rastro de um alimento desde sua procedência até a comercialização.

Significa, portanto, mais informação e responsabilidade, exigindo a aplicação de um sistema eficaz de identificação do produto.
Disponível em: < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia8/
G01/arvore/AG01_29_217200392358.html>.
Acesso em: jul. 2019 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Maiores número e frequência das informações são prejudiciais ao sistema de rastreabilidade, pois elevam o nível de dificuldade de entendimento dos dados.

II. A rastreabilidade é uma garantia de segurança alimentar, já que viabiliza localizar, imobilizar ou retirar do mercado, por meio de ações que exigem rapidez, animais ou produtos alimentares identificados como casos de provável risco ou perigo à população.

III. O processo de rastreamento tem início com uma solicitação do produtor interessado à entidade responsável, para que seja realizada a primeira visita de um inspetor (técnico profissional da área) a seu estabelecimento/ unidade produtiva.

IV. Um sistema de rastreabilidade é um conjunto de medidas que possibilitam controlar e monitorar sistematicamente todas as entradas e saídas nas unidades, sejam elas produtivas, processadoras ou distribuidoras, visando garantir a origem e a qualidade do produto final.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: O conceito de "fazendas inteligentes" surgiu a partir das soluções tecnológicas da atualidade, que são, para muitos produtores, estratégias competitivas.

Por meio do aprimoramento de recursos como a Internet, máquinas, equipamentos e formas de produção agropecuária, vários desafios vão sendo superados em direção a este novo modelo de produção.

Com relação às “fazendas inteligentes”, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As fazendas inteligentes terão o mínimo de intervenção humana, com coleta e análise de dados, monitoramento dos processos produtivos e tomadas de decisão mais assertivos, resultando em maior produtividade e de forma mais sustentável.

PORQUE

II. As máquinas e equipamentos poderão ser monitoradas e comandadas por aplicativos, que auxiliarão as diversas áreas da propriedade, incluindo a adequação ambiental e o manejo do sistema produtivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Toda IG (Indicação Geográfica) registrada pelo produtor brasileiro resulta em algum tipo de ganho.

O Vale dos Vinhedos, por exemplo, conquistou reconhecimento na União Européia e as terras da região foram valorizadas em 200 a 500%, além de ter sido registrado crescimento do turismo e aumento da motivação dos produtores.

A IG do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, por sua vez, atraiu investimentos de organizações não governamentais internacionais para a conservação da biodiversidade da região, além da preservação da tradição e dos hábitos dos gaúchos.
Disponível em: <http://planetaorganico.com.br/site/index.php/
indicacao-geografica/>. Acesso em: 26 jul. 2019 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O registro de IG é atribuído a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, conferindo-lhes valor intrínseco, reputação e identidade própria.

II. Produtos com IG são aqueles que possuem uma qualidade única em função de recursos naturais considerados, como solo, clima, vegetação, além do saber-fazer (know-how ou savoir-faire).

III. Os produtos com IG são classificados também como produtos orgânicos.

IV. As indicações geográficas dividem-se em indicação de procedência (IP) e denominação de origem (DO).

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), exigindo que 30% da alimentação escolar seja comprada de produtores locais, são um exemplo de iniciativas que visam à construção de novos paradigmas e ao encurtamento dos circuitos de produção e consumo.

No que diz respeito à agricultura familiar, esse não é o único programa que fortalece os circuitos curtos.

Destaca-se, ainda, a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Famliar (PRONAF) e do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA).
BAVA, S. C. Circuitos curtos de produção e consumo.
Rio de Janeiro: Heinrich-Böll-Stiftung, 2012 (adaptado).

A respeito dos circuitos de produção e consumo e dos programas envolvidos, avalie as afirmações a seguir.

I. A diminuição da distância entre os locais de produção e de consumo dos alimentos, bem como a comercialização em menor escala, está ligada diretamente aos circuitos curtos de produção.

II. Os atores envolvidos são beneficiados econômica, social e culturalmente em circuitos curtos, pois suas trocas socioeconômicas baseiam-se na reciprocidade.

III. O PRONAF destina-se a estimular a realização de ações educativas que incentivem o consumo de produtos locais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,10,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,464,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,393,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,21,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1434,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas concurso,291,provas da univesp,2,provas enade,392,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,10,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,10062,questão de conhecimento específico,20,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,228,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5334,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,243,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,8652,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,886,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,224,questão gastronomia,75,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em comércio exterior,27,questão tecnologia em design de interiores,27,questão tecnologia em design de moda,27,questão tecnologia em design gráfico,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61662,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,65,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em comércio exterior,1,tecnologia em design de interiores,1,tecnologia em design de moda,1,tecnologia em design gráfico,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Agronegócio com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Agronegócio com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihl6dDxr1IpgjGr4kH41DpgmblMg-Ju1d2kjI9WUGYwv18L9ZNrCRp1EAORcfdg8M8O2pgBvtLXcWwEu5dT_peCvDR4l_NJcHaCKjgaYbc_E33q9cD29J4BOztuLAzy0rxlL92K3SXdYk/s1600/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihl6dDxr1IpgjGr4kH41DpgmblMg-Ju1d2kjI9WUGYwv18L9ZNrCRp1EAORcfdg8M8O2pgBvtLXcWwEu5dT_peCvDR4l_NJcHaCKjgaYbc_E33q9cD29J4BOztuLAzy0rxlL92K3SXdYk/s72-c/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-agronegocio-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo