Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Segurança do Trabalho com Gabarito

Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Segurança do Trabalho com Gabarito -  CONFIRA O GABARITO DE TODAS AS PROVAS  - QUESTÃO 01 O regim...
prova-do-enade-2019-tecnologia-em-seguranca-do-trabalho-com-gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Segurança do Trabalho com Gabarito


QUESTÃO 01
O regime internacional de mudanças climáticas, organizado no âmbito do Sistema das Nações Unidas há 24 anos, constitui, em essência, um arranjo institucional dinâmico e de construção permanente. Criado para facilitar o entendimento e promover a cooperação entre as 195 partes signatárias, é dotado de estrutura jurídica e organizacional próprias. A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas prevê mecanismos para a solução dos conflitos e para promoção da cooperação entre os Estados nacionais.
Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v14i29.996>.
Acesso em: 22 jul. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva

A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente.

B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais.

C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores.

D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada.

E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.

GABARITO.

QUESTÃO 02

CAMPOS, A. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994 (adaptado).

ENADE 2019: Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.

II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.

III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.

IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 03
ENADE 2019: Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos.

Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta.

Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 04
ENADE 2019: Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%).

Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões.

Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=280933>
Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública.

PORQUE

II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 05

Aldeia Watoriki, Terra Indígena Yanomami, Amazonas Roraima Aldeia Gavião Parkatejê, Terra Indígena Mãe Maria, Pará

O Supremo Tribunal Federal definiu, em 2009, os critérios para o reconhecimento de determinada terra como território indígena, sendo eles: o marco da tradicionalidade da ocupação; o marco temporal da ocupação; o marco da concreta abrangência e finalidade prática da ocupação tradicional; e, por fim, o marco da proporcionalidade, que consiste na aplicação do princípio da proporcionalidade em matéria indígena.

De acordo com o marco da tradicionalidade da ocupação, para que uma terra indígena possa ser considerada tradicional, as comunidades indígenas devem demonstrar o caráter de perdurabilidade de sua relação com a terra, caráter este demonstrado em sentido de continuidade etnográfica.
Disponível em: <https://doi.org/10.12957/publicum.2018.37271>.
Acesso em: 27 set. 2019 (adaptado).

ENADE 2019: Com base nas imagens e informações acerca dos referidos marcos para o reconhecimento de determinada terra como indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida.

II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas.

III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações.

IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 06
ENADE 2019: Conforme dados do Atlas da Violência 2019, apresentados no gráfico a seguir, verifica-se o crescimento no número de homicídios de mulheres no país durante o período de 2007 a 2017.

Nesse período, a taxa de homicídios entre as mulheres negras cresceu mais do que a taxa de homicídios entre as mulheres não negras.

A classificação de raça/cor do IBGE agrega negras como a soma de pretas e pardas e não negras como a soma de brancas, amarelas e indígenas.

Número de casos por 100 mil habitantes
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Orgs.).
Atlas da violência 2019. Brasília: Ipea, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O maior crescimento dos casos de homicídios de mulheres negras em comparação com os casos de mulheres não negras indica a relevância dos estudos a respeito das múltiplas variáveis relacionadas a este fenômeno social.

PORQUE

II. A análise do gráfico permite concluir que, no início da série histórica, havia um contexto favorável à superação da situação social de maior vulnerabilidade da mulher negra, em razão da menor diferença entre as taxas de homicídios.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 07

O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos

ENADE 2019: O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência.

A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social
das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em
comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).

Considerando a imagem e as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.

II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.

III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.

IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 08
ENADE 2019: O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/05/27/oms-inclui-a
-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas.htm>. Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.

II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.

III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.

IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

Tecnologia em Segurança do Trabalho

QUESTÃO 09
ENADE 2019: Tanto o manuseio de determinados agentes químicos quanto o contato com eles, sem a devida proteção, podem causar doenças ocupacionais, por isso o Ministério da Saúde instituiu uma lista de doenças relacionadas ao trabalho.

Considerando o tema das doenças ocupacionais, avalie as afirmações a seguir.

I. A exposição de trabalhadores à fibra de algodão, sem a devida proteção, pode causar bissinose.

II. Os trabalhadores expostos à sílica livre, sem a proteção adequada, estão sujeitos a silicose.

III. O trabalhador que, sem a proteção devida, fica exposto ao asbesto, pode apresentar saturnismo.

IV. A siderose pode ser causada pela inalação da poeira de ferro por trabalhadores expostos a essa poeira sem a proteção adequada.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 10
ENADE 2019: Em termos operacionais, a epidemiologia organiza e relaciona as informações de saúde com os processos de trabalho; identifica, descreve e analisa características comuns e heterogêneas das repercussões sanitárias em distintos estratos de trabalhadores; e possibilita a construção de grupos estratificados segundo características comuns relacionadas ao processo de trabalho.
MACHADO, J. Processo de vigilância em saúde do trabalhador.
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 13, 1997 (adaptado).

Considerando a intoxicação por agentes químicos como exemplo de repercussão sanitária que pode resultar em problemas para a saúde do trabalhador, avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização, pelo trabalhador, de uma máscara com o filtro apropriado no contato com agente químico reconhecidamente cancerígeno impede a solicitação de aposentadoria especial por parte desse trabalhador.

II. A Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Perigosos (FISPQ) indica os procedimentos de segurança em caso de exposição ao agente químico e deve ser elaborada pela empresa que utiliza esses produtos em seus processos produtivos.

III. Após análise e constatação da presença, no ambiente de trabalho, de um agente químico em concentrações acima dos limites estabelecidos por norma, deve-se fornecer aos trabalhadores expostos respiradores compatíveis com o agente detectado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 11
ENADE 2019: Considerando a importância da prevenção de intoxicações ocupacionais decorrentes de agentes químicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como insufladores e exaustores, nos ambientes que contenham produtos químicos é considerada uma medida de mitigação do risco de intoxicação.

II. O Programa de Proteção Respiratória (PPR) prevê, para uso rotineiro de respiradores, o treinamento dos usuários e os ensaios de vedação adotados.

III. A realização de análises qualitativas e quantitativas dos agentes químicos dispersos no ambiente de trabalho é necessária à prevenção de intoxicações.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 12
ENADE 2019: Os gestores de uma empresa de call center contrataram uma empresa de saúde e segurança do trabalho para realizar uma análise ergonômica do local, conforme as recomendações da NR 17, anexo II.

Considerando esse contexto e os aspectos tratados na referida norma, avalie as afirmações a seguir.

I. O tempo destinado às pausas e aos intervalos deverá ser descontado do tempo em efetiva atividade do trabalhador.

II. As escalas laborais do departamento de call center devem considerar as necessidades dos trabalhadores com dependentes sob seus cuidados.

III. Os conjuntos de microfone e fone de ouvido (headsets) podem ser compartilhados, desde que seja garantida a higienização dessas peças entre a utilização por um usuário e por outro.

IV. Os headsets devem dispor de ajuste individual da intensidade do nível sonoro e ser providos de sistema de proteção contra choques acústicos e ruídos indesejáveis de alta intensidade, permitindo o entendimento das mensagens pelo usuário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 13
ENADE 2019: A implantação do gerenciamento de riscos e perigos em organizações visa à segurança e à qualidade de vida dos trabalhadores, o que demanda planejamento assertivo e, por isso, a adoção de uma postura prevencionista.

Assim, a gerência e o controle de riscos envolvem o uso de técnicas de identificação, determinação e análise de riscos para, posteriormente, priorizar ações de prevenção e controle de perdas.
BARSANO, P. R.; BARBOSA, R. P. Controle de riscos: prevenção de
Érica, 2014 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas bem como o estabelecido na NR 9, que dispõe sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), avalie as afirmações a seguir.

I. Os trabalhadores podem apresentar sugestões para a atualização do PPRA desde que previamente aprovadas pelos membros da CIPA.

II. O gerenciamento de riscos é responsabilidade dos trabalhadores e deve ser formalizado por meio de negociação coletiva de trabalho.

III. O PPRA define os exames a serem realizados pelos trabalhadores expostos a riscos ocupacionais.

IV. A antecipação e o reconhecimento dos riscos, a avaliação da eficácia da implantação das medidas de controle e o monitoramento da exposição são etapas do PPRA.

É correto o que se afirma em

A) IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 14
ENADE 2019: A área de atuação do tecnólogo em segurança do trabalho é abrangente e multidisciplinar.

Entre as situações com que esse profissional pode se deparar em sua rotina de trabalho está a intervenção no suporte básico à vida em situações de emergência ocorridas no ambiente laboral.

Em um atendimento pré-hospitalar, a aptidão para avaliar rapidamente a situação e aplicar imediatamente procedimentos de primeiros socorros pode fazer a diferença na estabilização do trabalhador acidentado.
São Paulo: Látria, 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e as ações a serem realizadas em um atendimento préhospitalar, avalie as afirmações a seguir.

I. A avaliação primária da vítima inclui a investigação sobre possíveis alergias, histórico de patologias e medicamentos utilizados.

II. A avaliação da segurança da cena deve ser realizada após o atendimento inicial da vítima, já que a prioridade é garantir a manutenção da vida.

III. O acionamento da equipe de emergência especializada deve ser realizado após a avaliação inicial da vítima.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 15
ENADE 2019: No âmbito da saúde, a biossegurança desenvolve ações direcionadas à promoção do bem-estar e à proteção da vida do trabalhador, estabelecendo medidas de controle de infecções para proteção da equipe de saúde, dos usuários e da população.
Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/
cuidadofundamental/article/view/6462/pdf_1>.
Acesso em: 8 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as recomendações sobre o controle de riscos biológicos estabelecidas na NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde), assinale a opção correta.

A) O trabalhador deve comunicar imediatamente a algum médico disponível do plantão, a ocorrência de algum acidente ou incidente com possível exposição a agentes biológicos.

B) As vacinas contra tétano, difteria e hepatite B são exigidas do trabalhador da área da saúde, e o empregador pode descontar o custo com elas do salário desse trabalhador, parceladamente.

C) Os trabalhadores da área da saúde são responsáveis pela higienização das suas vestimentas de trabalho, as quais devem ser lavadas com sabão neutro e passadas para evitar contaminação.

D) O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso dessas peças de higiene e proteção.

E) Os trabalhadores, ao iniciarem as atividades na área de saúde, devem passar por uma capacitação sobre as condições de exposição a agentes biológicos, a ser realizada no contraturno.

GABARITO.

QUESTÃO 16
ENADE 2019: A higiene do trabalho é uma ciência que se dedica ao estudo da quantificação e qualificação de agentes químicos, físicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.

Por meio desse estudo, é possível estabelecer métodos de mitigação desses agentes ambientais e de seus efeitos na saúde dos trabalhadores.

Considerando os aspectos relacionados à higiene do trabalho, avalie as afirmações a seguir.

I. O gerenciamento do tempo de exposição é uma medida de controle que permite a redução do perigo dos ambientes ocupacionais.

II. Os limites de tolerância referem-se à concentração ou à intensidade máxima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

III. A distribuição dos trabalhadores em grupos homogêneos de exposição é utilizada para otimizar as avaliações ambientais.

IV. As medidas de caráter administrativo e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) deverão ser adotados quando comprovada a inviabilidade técnica ou insuficiência das medidas de proteção coletiva.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 17
ENADE 2019: O gráfico a seguir apresenta o número de acidentes de trabalho ocorrido entre os anos de 2001 e 2014, visando ao entendimento da gestão de riscos dentro das indústrias.

O gráfico a seguir apresenta o número de acidentes de trabalho ocorrido entre os anos de 2001 e 2014, visando ao entendimento da gestão de riscos dentro das indústrias
Disponível em: <http://www.anamt.org.br/site/upload_arquivos/
legislacao_2016_14120161355237055475.pdf>.
Acesso: 19 jul. 2019 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas no gráfico, assinale a opção correta.

A) Entre dois anos consecutivos, a maior taxa de variação ocorreu entre 2002 e 2003.

B) Entre dois anos consecutivos, a maior variação absoluta foi de 587 acidentes de trabalho.

C) Entre 2010 e 2013, percebe-se um crescimento contínuo do número de acidentes de trabalho.

D) Entre 2007 e 2012, houve redução de aproximadamente 10% no número de acidentes de trabalho.

E) Entre dois anos quaisquer, no período apresentado, a maior amplitude encontrada foi de 2 004 acidentes de trabalho.

GABARITO.

QUESTÃO 18
ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/>.
Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas máquinas e equipamentos cuja operação requeira a participação de dois ou mais operadores, o número de dispositivos de acionamento bimanual simultâneos deve corresponder ao número de operadores expostos aos perigos.

PORQUE

II. Nas máquinas e equipamentos operados por dois ou mais dispositivos de acionamento bimanual, a atuação síncrona é requerida entre os diferentes dispositivos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 19
ENADE 2019: Em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todos os extintores fabricados atualmente devem ser providos de etiquetas de identificação que permitam ao usuário distinguir a classe de incêndio a que se destinam e o seu emprego correto.

Também é exigência da norma que os extintores estejam carregados, desobstruídos e livres de danos, para se garantir, assim, sua perfeita utilização a qualquer momento.
13. ed. São Paulo: Senac, 2012 (adaptado).

A partir do previsto na referida norma, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A eficiência dos extintores é influenciada pela frequência das inspeções, as quais devem ocorrer a cada seis meses.

PORQUE

II. As inspeções tem por objetivo a realização de um exame completo e minucioso, de modo a garantir o funcionamento seguro e eficiente dos extintores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 20
ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 9, que dispõe sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

Considerando as disposições presentes na NR 9 e as atualizações da NR 1 (Disposições Gerais), é correto afirmar que o PPRA é um documento obrigatório para

A) todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com grau de risco 3 ou superior, independentemente do número de empregados.

B) todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, independentemente do grau de risco e do número de empregados.

C) todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com grau de risco 3 ou superior e com mais de 20 empregados.

D) Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), com graus de risco 1 e 2, e que não possuam riscos físicos, químicos e biológicos.

E) Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), independentemente do grau de risco e do número de empregados.

GABARITO.

QUESTÃO 21
ENADE 2019: Conforme a Norma Regulamentadora NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), as zonas de perigo de máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores, sem prejuízo dos aspectos ergonômicos.

A adoção de sistemas de segurança deve considerar as características técnicas da máquina e do processo de trabalho, bem como as medidas e alternativas técnicas existentes, de modo a atingir o nível necessário de segurança previsto na NR 12.

Considerando as diretrizes estabelecidas pela NR 12, avalie as afirmações a seguir.

I. As máquinas precisam ser construídas pensando-se em reduzir a força, a pressão, a extensão ou a torção dos segmentos corporais.

II. As áreas de circulação nos locais de instalação das máquinas podem ser demarcadas com a utilização de marcos e balizas.

III. O acesso à zona de perigo das máquinas deve ser móvel e estar associado a um dispositivo de intertravamento sempre que for requerido mais de um acesso por turno de trabalho.

IV. As placas com a inscrição "Perigo" devem ser adotadas como sinalização de segurança das máquinas para indicar a iminência ou a ocorrência de um evento perigoso.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) IV.
C) I e II.
D) III e IV.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 22
ENADE 2019: A Norma Regulamentadora NR 15, anexo I, estabelece limites de exposição diária permissível para cada nível de ruído contínuo e intermitente.

Estabelece ainda que, se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais períodos de exposição a ruídos de diferentes níveis, deve-se considerar seus efeitos combinados, conforme representado na fórmula a seguir.


em que Ci indica o tempo total em horas que o trabalhador fica exposto a um nível de ruído específico i (medido em dB) e Ti é o tempo máximo em horas de exposição diária permissível para cada nível de ruído (medido em dB).

Se o resultado obtido do somatório exceder a unidade, a exposição estará acima dos limites de tolerância.

Em uma indústria metalúrgica, o tecnólogo de segurança no trabalho, utilizando um decibelímetro, mediu o nível de ruído em uma máquina e verificou que os trabalhadores estavam expostos a ruídos de 85 dB, por 6 horas, e de 90 dB, por 2 horas.

Consultando o anexo I da NR 15, foram obtidos os tempos máximos de exposição para diferentes níveis de ruído, conforme apresentado na tabela a seguir.


Considerando essa situação bem como os limites diários de exposição a ruídos estabelecidos na NR 15, anexo I, o tecnológo em segurança do trabalho concluiu que a dose de ruído

A) não excedeu o limite de tolerância permitido, não sendo necessária a adoção de nenhuma medida de controle.

B) excedeu o limite de tolerância permitido, sendo necessário o uso de EPI e a diminuição do tempo de exposição dos trabalhadores.

C) excedeu o limite de tolerância permitido e, para sanar o problema, é necessário instalar avisos de alerta na indústria.

D) não excedeu o limite de tolerância permitido, mas, pelo nível de exposição dos trabalhadores, é necessário recomendar-lhes o uso de protetores auriculares.

E) não excedeu o limite de tolerância permitido, mas, pelo nível de exposição dos trabalhadores, é necessário adotar uma medida de proteção coletiva.

GABARITO.

QUESTÃO 23
ENADE 2019: De acordo com as condições em que as tarefas são desempenhadas e com o tempo durante o qual o homem permanece na mesma posição, realizando determinadas atividades, podem surgir problemas como desconforto e fadiga.
Porto Alegre: Bookman, 2015 (adaptado).

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A ergonomia é responsável pela adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores às condições ambientais de trabalho.

II. Sempre que o trabalho puder ser executado com o trabalhador sentado ou em pé, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta última posição.

III. A ergonomia organizacional envolve aspectos relacionados às normas de produção, ao ritmo de trabalho e às exigências de tempo para conclusão de atividades.

IV. Os trabalhadores, incluindo jovens e mulheres, podem realizar o transporte manual de cargas, limitando-se o peso máximo a ser transportado, devendo ainda receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho a serem adotados.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) I e II.
D) III e IV.
E) I, II e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 24
ENADE 2019: Em relação à segurança e à prevenção de acidentes no ambiente do trabalho, algumas áreas de atuação demandam mais cautela do que outras. A adoção de medidas de proteção coletiva e o uso consciente de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aliados ao cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs), são fundamentais para tornar os ambientes mais seguros.
Disponível em: <https://zanel.com.br/nrs-o-que-significam-quais-sao-e-para-que-servem-as-nrs/>.
Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).

Considerando as recomendações das Normas Regulamentadoras e a hierarquia das proteções a serem adotadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, as medidas de proteção coletiva são consideradas sistemas de proteção de primeira ordem.

PORQUE

II. EPIs são requeridos quando as medidas de proteção coletiva são inviáveis tecnicamente ou insuficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 25
ENADE 2019: Um tecnólogo em segurança no trabalho foi contratado por uma empresa do segmento alimentício para realizar uma consultoria na área de saúde e segurança do trabalho. O novo empreendimento contratará cerca de 50 funcionários.

Assim, a empresa precisará dimensionar o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalhador (SESMT), acompanhar a implementação do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e realizar programas de treinamento para os novos funcionários.

Com base nas informações apresentadas, avalie a afirmações a seguir.

I. O dimensionamento do SESMT deverá considerar o grau de risco da empresa e o número de funcionários.

II. O PCMSO deve incluir, obrigatoriamente, exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais.

III. O tecnólogo deverá organizar o treinamento inicial dos funcionários a ser realizado em até 30 dias após o início das atividades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 26
ENADE 2019: As brigadas de incêndio são constituídas por funcionários de diferentes setores, treinados para extinguir princípios de incêndio em edificações, seja em ambientes industriais, residenciais ou comerciais. As brigadas devem estar aptas para atuar em qualquer situação de emergência, de modo a minimizar os danos materiais ou pessoais.
13. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012 (adaptado).

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir sobre as ações de prevenção realizadas por brigadistas.

I. Receber e orientar o corpo de bombeiros.

II. Analisar os riscos existentes nos ambientes.

III. Organizar e participar de exercícios simulados.

IV. Identificar a situação de risco e acionar o alarme de emergência.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) III.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 27
ENADE 2019: Conforme a Secretaria de Trabalho (SETRAB), por meio da Subsecretaria de Inspeção Trabalho (SIT), órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho, são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além dos ergonômicos e de acidentes, existentes em um ambiente laboral, que podem representar danos à saúde do trabalhador.

Diante disso, faz-se necessário identificar, intervir e monitorar os riscos ambientais relacionados às atividades laborais.
AQUINO, A. R.; PALETTA, F. C.; ALMEIDA, J. R. Risco ambiental.
São Paulo: Blucher, 2017 (adaptado).

O mapa de riscos consiste em uma representação gráfica, indicando por meio de círculos, com cores e tamanhos diferentes, os riscos ambientais e suas intensidades para cada setor da empresa.

Considerando as orientações sobre a elaboração de mapa de riscos, avalie as afirmações a seguir.

I. A elaboração do mapa de riscos é de responsabilidade do Serviço Especializado em Medicina e Saúde do Trabalhador (SESMT) da empresa, com assessoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

II. A elaboração do mapa de riscos deve levar em consideração a frequência e a gravidade de ocorrência de um determinado agente de risco para determinar a sua intensidade no ambiente laboral.

III. Os riscos físicos de grande intensidade presentes em um ambiente laboral são identificados no mapa de riscos com círculos grandes, na cor azul.

IV. Os riscos químicos e biológicos, ambos com pequena intensidade, são identificados no mapa de riscos por um único círculo pequeno, metade na cor vermelha e metade cor marrom.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 28
ENADE 2019: Em 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu um dos terminais do porto de Santos, litoral de São Paulo, lançando efluentes líquidos em manguezais e em uma lagoa contígua ao terminal.

Foram emitidos também efluentes gasosos na atmosfera, colocando em risco a segurança das comunidades próximas, dos funcionários e de outras instalações situadas naquela zona industrial.
Disponível em: <https://www.unicamp.br>.
Acesso em: 8 ago. 2019 (adaptado).

O estudo de acidentes como esse permite a evolução das organizações e o aprimorando das ações relacionadas à segurança e à saúde do trabalho.

Com base nessas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. A análise do acidente deverá considerar aspectos técnicos, humanos, materiais, ambientais e organizacionais, devendo utilizar ferramentas de gestão como a Análise Preliminar de Riscos (APR).

II. A emissão de efluentes gasosos liberados no incêndio caracteriza-se como risco químico e acarretará o pagamento de adicional de insalubridade para os trabalhadores do porto.

III. O combate a um princípio de incêndio envolvendo materiais inflamáveis poderá ser realizado com a utilização de extintores de Água Pressurizada (AP) e Dióxido de Cardono (CO2).

IV. A intoxicação dos funcionários do porto por gases como monóxido de carbono, presente na fumaça do incêndio, pode ser considerada uma doença relacionada ao trabalho.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas
B) IV, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 29

Considerando as Normas Regulamentadoras aplicáveis à situação apresentada na figura, assinale a opção correta

ENADE 2019: Considerando as Normas Regulamentadoras aplicáveis à situação apresentada na figura, assinale a opção correta.

A) O trabalhador exposto às radiações não-ionizantes não faz jus ao adicional de insalubridade.

B) O uso de cinto de segurança tipo paraquedista na atividade registrada na imagem é considerado uma medida de controle de risco obrigatória.

C) O trabalhador, comprovando experiência anterior na atividade, poderá ser dispensado do treinamento para trabalho em altura.

D) O uso de guarda-corpo e tela de proteção na situação apresentada são obrigatórios de acordo com a Norma Regulamentadora NR 18.

E) Em trabalhos a céu aberto, bebidas isotônicas, creme protetor solar e vestimentas apropriadas são considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

GABARITO.

QUESTÃO 30
ENADE 2019: A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) deve prezar pela integridade e comodidade do funcionário, considerando aspectos legais, econômicos, sociais, ambientais e culturais que impactam a atividade profissional.

Nesse contexto, a ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso) foi projetada para se integrar a outros sistemas de gerenciamento, permitindo que uma organização inclua outras variáveis em sua gerência de SST, como o clima organizacional e o bem-estar dos colaboradores.
Disponível em: <http://www.abnt.org.br>.
Acesso em: 28 jul. 2019 (adaptado).

Considerando a implantação de um sistema de gestão integrada para a saúde e segurança no trabalho, avalie as afirmações a seguir.

I. Esse sistema de gestão possibilita à organização realizar processos sistemáticos que considerem o próprio ambiente de trabalho e estabeler controles operacionais e procedimentos associados a suas atividades.

II. Os benefícios desse sistema oportuniza à organização: melhorar a capacidade de responder questões de conformidade regulamentar, reduzir custos gerais com incidentes de trabalho e diminuir o absenteísmo e as taxas de rotatividade.

III. Esse sistema busca prevenir lesões e doenças relacionadas ao ambiente laboral, com o controle e a minimização dos riscos de SST, adotando medidas de prevenção e de proteção eficazes.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 31
ENADE 2019: O gestor da segurança e saúde do trabalho de uma madeireira de médio porte tem entre suas responsabilidades a estruturação de condições de higiene do trabalho.

Para tanto, ele precisa observar as recomendações das normas e da legislação vigente, estando sempre atento às atualizações.

Em sua última análise do ambiente da empresa, levantou a seguintes informações:

• exposição a temperaturas extremas nas etapas em que são utilizados os fornos de secagem;

• exposição frequente dos funcionários a ruídos contínuos superiores a 100 dB;

• exposição a vibrações de mãos e braços superiores a 15 m/s² em virtude da utilização de máquinas e ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas.

Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A ocorrência de vibrações provenientes da utilização de máquinas é questão de conforto e comodidade, não sendo considerada uma condição insalubre.

II. A determinação dos tempos máximos de exposição e a utilização de protetores auriculares pelos trabalhadores são necessárias para a preservação do sistema auditivo nesses níveis de ruído.

III. A exposição ao calor não deve ultrapassar os limites de tolerância e as medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador à altura da região do corpo mais atingida.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 32
ENADE 2019: Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) englobam um conjunto de condutas a serem adotadas por uma empresa para estabelecer melhoramentos e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho.
trabalho. Rio de Janeiro: LTC, 2017 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A qualidade de vida no trabalho abrange questões comportamentais dos funcionários e afeta a produtividade da organização.

PORQUE

II. Os programas de qualidade de vida no trabalho, adotados por exigências legais, como o Programa das Condições Médicas e de Saúde Ocupacional (PCMSO) aumentam a satisfação e a motivação dos funcionários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

GABARITO.

QUESTÃO 33
ENADE 2019: Um homem morreu eletrocutado enquanto trabalhava no telhado de uma obra. Na análise do acidente, verificou-se que ele estava colocando uma calha quando tocou em um fio de alta tensão.

O trabalhador era autônomo e foi possível constatar que não houve omissão de terceiros no acidente. Os bombeiros foram chamados e tentaram reanimar a vítima, sem sucesso.

Disponível em: <https://www.g1.globo.com/rs>.
Acesso em: 05 set. 2019 (adaptado).

Considerando a situação descrita e a imagem da obra apresentada na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. Os andaimes mostrados na figura estão em desacordo com as recomendações da NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), que proíbe a utilização de madeira para sua confecção.

II. O trabalhador autônomo, como o do caso apresentado, é responsável por adotar todas as medidas de segurança necessárias, eximindo o proprietário da obra de responsabilidades em relação ao acidente.

III. A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), para o caso apresentado, deverá ser aberta no mesmo dia do acidente, independentemente de ter ocorrido em um final de semana.

IV. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados à atividade de colocação de calhas, executada pelo trabalhador na situção apresentada, poderia ter evitado a sua morte.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

GABARITO.

QUESTÃO 34
ENADE 2019: Em um relatório de análise de acidente descreve-se a seguinte situação: durante a operação de usinagem feita para desbastar a junta de solda do tampo traseiro da peça de um novo equipamento adquirido pela empresa, o operador notou um ruído estranho e acionou o supervisor de produção.

Em função do problema apresentado, o operador desligou a máquina para a inspeção do equipamento pelo supervisor.

Durante a inspeção, o supervisor colocou a cabeça, o tronco e os braços no interior do equipamento, por meio da escotilha de inspeção, e detectou o defeito no desbaste.

Em seguida, o supervisor solicitou ao mecânico de manutenção que realizasse a correção da falha. O mecânico colocou o braço dentro do equipamento e conseguiu alcançar o ponto com defeito.

Nesse momento, o operador acionou inadvertidamente o painel de operação e deu partida na máquina. A ferramenta giratória que executa desbaste circular foi acionada e amputou o braço do mecânico um pouco abaixo da altura do ombro.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0303-76572007000100004&script=sci_arttext>.
Acesso em: 15 ago. 2019 (adaptado).

Com base na situação descrita no relatório, avalie as afirmações a seguir.

I. Entre os possíveis fatores presentes na origem do acidente incluem-se a falha de comunicação entre o operador e os demais colaboradores que inspecionavam o equipamento.

II. A presença de barreiras de proteção, próximas ao local de risco, previstas na Norma Regulamentadora NR 12, contribuiriam para evitar o acidente.

III. Considerando as normas de segurança, o acidente será creditado à vítima, por ter cometido um ato inseguro, caracterizando imprudência e negligência.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 35
ENADE 2019: Um tecnólogo foi contratado para compor a equipe do Serviço Especializado em Medicina e Saúde do Trabalhador (SESMT) de uma grande construtora. Na fase de planejamento para o início da obra, o tecnólogo reuniu-se algumas vezes com o engenheiro civil, responsável técnico da empresa, para elaborar um plano de ação e organizar a documentação necessária relacionada à segurança e à saúde no trabalho.

Nessas reuniões, o engenheiro informou que o prazo de conclusão era de 36 meses e que o número máximo previsto de trabalhadores era de 234, sendo 14 mulheres. Acrescentou, ainda, que o tecnólogo deveria dimensionar o canteiro de obras, incluindo as instalações operacionais e as áreas de vivência, em conformidade com as recomendações das Normas Regulamentadoras.

Considerando a situação descrita, avalie as informações a seguir.

I. A comunicação prévia da obra à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) é obrigatória e deve ser realizada por meio de sistema eletrônico.

II. As instalações sanitárias, para os funcionários do sexo masculino, deverão ser constituídas de 22 chuveiros e 11 conjuntos, cada um contendo um lavatório, um vaso sanitário e um mictório; e, para as mulheres, 2 chuveiros e um conjunto com lavatório e vaso sanitário.

III. A elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é obrigatória para a obra descrita.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Segurança do Trabalho com Gabarito
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Segurança do Trabalho com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwaTVX_siQw6DrKt6lla65JR19FEtk5aX9mJB93uzw1FIO5n25vNBw2o4OU8V50VkfemWGNYQgjxIz_72huXo3lb0PZALkEH4xXz-t0c-4BkoMvaTHXd7NY94j3BmDkzjVql9sCX8aUhc/s1600/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-seguranca-do-trabalho-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwaTVX_siQw6DrKt6lla65JR19FEtk5aX9mJB93uzw1FIO5n25vNBw2o4OU8V50VkfemWGNYQgjxIz_72huXo3lb0PZALkEH4xXz-t0c-4BkoMvaTHXd7NY94j3BmDkzjVql9sCX8aUhc/s72-c/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-seguranca-do-trabalho-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-seguranca-do-trabalho-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/02/prova-do-enade-2019-tecnologia-em-seguranca-do-trabalho-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo