A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964

A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964 e ficou conhecido por ter sido um período de democracia liberal.

A Quarta República, no entanto, ficou marcada por disputas políticas que abalaram as estruturas da democracia do país, tendo como resultado final o Golpe de 1964.

Um dos nomes da política brasileira que ficou conhecido por atuar em favor de grupos conservadores e que foi o pivô da crise do governo de Vargas e um dos apoiadores do golpe em 1964 foi:

a) Juscelino Kubitschek

b) Henrique Teixeira Lott

c) Jânio Quadros

d) Carlos Lacerda

e) Auro de Moura

QUESTÃO ANTERIOR:
A República da Espada estendeu-se de 1889 a 1894 com dois presidentes militares: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

RESOLUÇÃO:
Um dos grandes nomes do conservadorismo brasileiro durante a Quarta República, responsável direto pela crise que selou o fim do governo de Getúlio Vargas em 1954 e que arquitetou o golpismo contra a democracia brasileira foi Carlos Lacerda.

O jornalista foi dono do jornal Tribuna da Imprensa, foi eleito governador da Guanabara e um dos postulantes à presidência, caso tivesse acontecido eleições presidenciais em 1965.

GABARITO:
d) Carlos Lacerda

PRÓXIMA QUESTÃO:
- A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários