A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais

A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira.

Entre os movimentos sociais de destaque, estavam o movimento agrário e o movimento estudantil, que tinham como referência de luta a nível nacional:

a) as Ligas Camponesas e a UNE.

b) a Força Sindical e a CUT.

c) as Ligas Camponesas e o MTST.

d) a União Cívica e a CUT.

e) a Força Sindical e o MTST.

QUESTÃO ANTERIOR:
A Quarta República brasileira foi um período da história do Brasil que aconteceu entre 1946 e 1964 e ficou conhecido por ter sido um período de democracia liberal.

RESOLUÇÃO:
Do lado do movimento agrário, o grande nome foram as Ligas Camponesas, grupo que atuou com grande força no país, sobretudo durante o governo de João Goulart, pela aprovação da reforma agrária, debatida no Brasil, exaustivamente, em 1963.

Já no caso do movimento estudantil, o grande destaque foi a União Nacional dos Estudantes (UNE), que tinha atuação destacada e exigia, por exemplo, a criação de mais vagas universitárias no Brasil.

GABARITO:
a) as Ligas Camponesas e a UNE.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários