Como se prevenir da COVID-19

como-se-prevenir-da-covid-19
Como se prevenir da COVID-19?

Para se prevenir da COVID-19 você precisará redobrar cuidados corriqueiros, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir.

Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, ou com o antebraço.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos.
  • Manter distância de até 1 metro das pessoas.

A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas.

Vídeo do Ministério da Saúde de como lavar as mãos para evitar o Coronavírus (COVID-19):


De acordo com Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e membro da sociedade Brasileira de Infectologia, é recomendável portar álcool 70 para limpar prontamente as mãos antes de encostar em áreas como olho, nariz e boca.

"Como a contaminação se dá através de gotículas [que saem da pessoa infectada por meio de tosse, espirro e fala], o vírus pode estar em qualquer superfície: em maçanetas, mesas, bancadas. Você pode tocar nessas superfícies, contaminar a mão, e depois tocar rosto, boca e olhos, que são portas abertas para o vírus entrar no organismo", explicou Richtmann.

Segundo a infectologista, a higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

QUESTÃO ANTERIOR:
Como é a transmissão do COVID-19?

PRÓXIMA QUESTÃO:
Por que lavar as mãos previne contra COVID-19?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários