Por que lavar as mãos previne contra COVID-19?

Por que lavar as mãos previne contra COVID-19?

Lavar as mãos previne conta o COVID-19 porque retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção.

Para infectar uma pessoa, o vírus precisa sair de um doente e entrar no organismo de outra pessoa. Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio das gotículas – não há indício de transmissão pelo ar sem ter relação com estas gotículas.

Vídeos ensinando a forma correta de lavar as mãos:



Estudos avaliados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.

Usando as gotículas como "transporte", os vírus podem ficar em superfícies como maçanetas, apoios de transporte público, botões de elevadores, teclas de computador, celulares, entre outros.

A proximidade do doente com a pessoa saudável pode permitir que essa "viagem" do vírus fique mais curta. Por isso, segundo os infectologistas, é hora de rever alguns hábitos sociais, como cumprimentar com beijos no rosto ou com um aperto de mãos.

"O costume latino-americano de abraçar, beijar, manter contato mais próximo pode vir a ser um risco maior para essas culturas", disse Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, ao G1. "É recomendável evitar esse tipo de contato físico."


QUESTÃO ANTERIOR:
Como se prevenir da COVID-19?

PRÓXIMA QUESTÃO:
Quanto tempo o vírus COVID-19 sobrevive em superfícies?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários