Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais

Durante a Quarta República brasileira, foram realizadas quatro eleições presidenciais, respectivamente em 1945, 1950, 1955 e 1960.

Os grandes partidos políticos que travavam disputa nessas eleições eram PTB, PSD e UDN. No caso da União Democrática Nacional (UDN), qual foi o único candidato que esse partido conseguiu eleger?

a) Juarez Távora

b) Juscelino Kubitschek

c) Jânio Quadros

d) João Goulart

e) Getúlio Vargas

QUESTÃO ANTERIOR:
A Quarta República, sobretudo em seus últimos anos, ficou marcada pela existência de movimentos sociais que evidenciavam os grandes entraves existentes na sociedade brasileira.

RESOLUÇÃO:
O único candidato à presidência que a União Democrática Nacional conseguiu eleger durante a Quarta República foi Jânio Quadros, político que fez carreira em São Paulo e que venceu a eleição presidencial de 1960.

Houve outros candidatos udenistas que foram lançados, porém derrotados: Eduardo Gomes, derrotado em 1945 e 1950, e Juarez Távora, derrotado em 1955. O mandato de Jânio Quadros durou pouco mais de seis meses, uma vez que o presidente renunciou ao cargo em agosto de 1961.

GABARITO:
c) Jânio Quadros

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Em 1954, aconteceu o Atentado da Rua Tonelero, famoso episódio em que atentaram contra a vida do jornalista Carlos Lacerda. Esse evento, que foi decisivo para o desfecho do governo de Getúlio Vargas, foi planejado por quem?

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Questões sobre Repúblicas com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários